Trabalhar com o marketing para afiliados é uma importante ferramenta para você conseguir efetivamente ter resultados com mais qualidade, explorando todo o seu potencial de empresa junto a parceiros de negócios.
O mundo tem passado por um processo complexo, conhecido como transformação digital. Por conta disso, muitas empresas têm se adaptado a essa nova rotina, com uma estrutura completamente diferente para o trabalho com automação residencial, por exemplo.
Por conta disso, houve um aquecimento no mercado, que levou estas empresas a procurarem maneiras de se destacar para conseguir aumentar suas vendas, como o marketing de conteúdo e o marketing de afiliados.
Marketing de afiliados, entenda mais sobre isso
Na prática, esse modelo de publicidade é muito utilizado por diversas empresas, uma vez que é vantajoso tanto para os parceiros quanto para a própria companhia que está utilizando esse formato para aumentar suas vendas.
O afiliado é uma pessoa comum, que se cadastra para se tornar parte do programa e conseguir divulgar o produto em suas redes sociais, site ou outras plataformas que julgar adequado, sem que haja um contrato firmado sobre esse tipo de ação.
Por isso, é importante pensar em como você pode trabalhar com mais qualidade nesse tipo de ação, conquistando mais pessoas para divulgar seu produto ou serviço e oferecendo um retorno interessante para que estas pessoas queiram continuar trabalhando.
Quando uma pessoa decide se tornar afiliada de sua empresa, é possível gerar um link personalizado para que as transações sejam contabilizadas. Dessa maneira, você consegue qualificar o sucesso dessa estratégia para, por exemplo, sua empresa de engenharia elétrica.
Então, baseado nos resultados obtidos, você paga uma quantia determinada aos afiliados, como se fosse uma comissão pelas vendas que você está realizando. Por isso, é importante saber como lidar com todos estes elementos para conseguir uma boa estrutura de negócios.
Os personagens do marketing de afiliados
Para conseguir compreender como obter lucro com esse tipo de ação, é importante identificar o papel de cada pessoa envolvida no processo, que são os personagens de uma estratégia de marketing de afiliados.
Além disso, é importante identificar como você pode aproveitar melhor esse tipo de ação, conseguindo uma estrutura mais adequada para oferecer mais vendas em sua empresa, de maneira estruturada e inteligente.
A figura dos produtores
O produtor é o personagem que representa as empresas que escolhem essa forma de marketing, como uma empresa de segurança eletrônica ou de qualquer outro ramo de atuação.
Quando um produtor decide fazer o lançamento ou divulgação de um novo produto ou serviço, não é incomum que ele busque plataformas de afiliados para conseguir aumentar suas vendas.
Esse tipo de estratégia é muito comum, uma vez que o gasto é relativamente baixo e a cartela de clientes aumenta exponencialmente, gerando um interesse maior do público e explorando de maneiras menos convencionais esse tipo de ação.
O cliente digital é muito mais exigente que o cliente antigo, e isso é refletido nos custos e ações necessárias para conseguir converter um cliente com mais qualidade. Entretanto, quando você trabalha com afiliados, pode reduzir consideravelmente este custo.
Entenda mais sobre os afiliados
Outro personagem importante desse processo é o afiliado. Esta figura é normalmente uma pessoa que tem interesse em trabalhar com a divulgação de seu produto ou serviço, tal qual um funcionário ou um vendedor comissionado, mas sem vínculo empregatício.
Os afiliados são as pessoas que abraçam a ideia do produto, utilizando ferramentas de marketing digital e estratégias de vendas para conseguir alcançar o maior número possível de público, aumentando assim as chances de vendas.
Muitos afiliados trabalham profissionalmente com a produção de conteúdo, seja através da criação de blogs ou usando suas redes sociais como um canal de divulgação, possibilitando que seu material seja expandido para públicos novos, que estavam fora de seu radar.
Por isso, a interação com o público é fundamental para o afiliado conseguir aumentar as vendas e conquistar uma boa conversão de público em clientes para a sua empresa de, por exemplo, bolsas promocionais.
Veja detalhes sobre os consumidores
O terceiro personagem importante desse relacionamento é o cliente. Ele é o alvo dos dois personagens anteriores, sendo uma peça-chave para o trabalho com o marketing de afiliados.
Isso porque o afiliado deve encontrar o máximo possível de consumidores para apresentar o produto, enquanto para o produtor, é importante compreender melhor como está a situação do cliente no momento.
Esse tipo de trabalho quando é realizado de forma correta, com cada etapa tendo seu espaço de diálogo, acaba gerando um interesse maior em sua empresa e criando uma estrutura mais adequada para a negociação, impactando diretamente os consumidores.
Como obter lucro com este método?
Para conseguir garantir melhores resultados e mais lucro com o marketing de afiliados, é importante ter atenção a alguns elementos importantes que podem fazer a diferença em sua estratégia para vender, por exemplo, equipamentos para cervejaria.
Vale lembrar que cada empresa tem sua própria forma de agir, então é importante que as opções apresentadas abaixo sejam trabalhadas com qualidade e você consiga adaptar estes elementos para sua realidade, conseguindo conversões mais efetivas.
Tática de baixo custo
Muitas empresas estão tão focadas em conseguir vender para aumentar seus lucros que deixam de lado outra importante etapa de conseguir melhorar a saúde financeira, a economia de recursos.
Com as táticas de afiliados, você consegue resultados bastante expressivos sem gastar muito de seu recurso com publicidade, o que acaba aumentando o potencial de lucro pelas transações efetuadas por este método de marketing.
Para isso, os afiliados trabalham em diferentes vertentes, como:
- Redes sociais;
- Podcasts;
- Vídeos;
- Cupons de desconto.
Independentemente do tipo de ação que o usuário fizer, ele acabará conseguindo conquistar uma estrutura mais econômica, podendo investir em outras estratégias para aumentar sua lucratividade com uma empresa de manutenção elétrica industrial.
Saiba escolher seus embaixadores
Outro ponto importante para conseguir aumentar sua lucratividade é saber escolher corretamente seus embaixadores. É preciso que você escolha pessoas que representem bem a marca, cujos ideais e valores sejam similares aos seus.
A seleção de afiliados é de inteira responsabilidade do produtor, por conta disso, você pode filtrar através de várias métricas para conseguir escolher os melhores parceiros para seu negócio.
Pontos como a compatibilidade de ideias, os canais de divulgação e a forma como será feita a campanha podem ser dialogadas e conversadas com as pessoas certas, para você montar uma equipe bem estruturada e com alto potencial de retorno financeiro.
O programa de marketing de afiliados é completamente desenvolvido pela empresa, que tem como principal objetivo conquistar uma boa estrutura de negócios. Assim, você trabalha com mais qualidade através de seus embaixadores de empresas de contabilidade.
Procure estudar as pessoas que está considerando como parceiros de negócios, avaliando a qualidade de suas publicações e de seu material, uma vez que esse tipo de ação acaba gerando um vínculo de qualquer maneira.
Melhoria no SEO
No mundo digital, o SEO, sigla para Search Engine Optimization é um dos grandes diferenciais para conseguir resultados positivos. Por isso, é importante identificar como o marketing de afiliados pode gerar resultados positivos.
O nome principal da ferramenta de SEO utilizada neste caso é o link building. Através da veiculação de links externos nos sites de parceiros, você acaba apresentando para os algoritmos de sites de busca que sua página é relevante para o tema.
Isso aumenta consideravelmente seu posicionamento, permitindo que você seja encontrado mais facilmente e consiga resultados melhores com suas vendas.
Segurança
Os sistemas de marketing de afiliados são criados com tecnologia de ponta, para que ambas as partes se sintam seguras e protegidas para acompanhar seus resultados, métricas e até mesmo identificar pagamentos.
A internet possibilita que tudo seja altamente rastreável e eletrônico, sem que haja necessidade de reuniões ou documentos presenciais. Dessa forma, o afiliado se sente mais seguro de trabalhar com você em seu serviço de fretado para empresas, por exemplo.
Por outro lado, você tem um controle maior sobre os resultados que os parceiros estão oferecendo, conseguindo identificar os melhores entre eles para manter relações mais próximas e conseguir conquistar resultados melhores.
Conheça formas de divulgação do marketing de afiliados
Pois bem, dentro dessa estratégia, existem alguns métodos de divulgação, ou seja, aqueles pontos que estabelecem qual será o valor recebido pelo vendedor afiliado. Pensando nisso, separamos três dos mais comuns.
O primeiro é o CPC, também conhecido como Custo por Clique. Nesse caso, o objetivo é, como o nome sugere, conquistar o clique do cliente, assim, o anúncio deve ser chamativo e interessante. Ademais, não é necessário que haja uma venda, basta apenas o clique.
Já o segundo método é o CPA, que é o Custo por Ação. Aqui, o clique no anúncio já não é mais o suficiente, isso porque o cliente também precisa fazer qualquer tipo de ação, por exemplo, um cadastro, uma pergunta ou, no melhor dos casos, a compra.
O terceiro exemplo é o CPM, Custo por Mil Impressões. Nesse caso, ele já tem uma base fixa, que é definida pelo anunciante. Assim, sempre que o anúncio chegar às mil visualizações, já haverá o pagamento. Essa técnica é ótima para pessoas já estabelecidas na web.
Considerações finais
O marketing de afiliados é um modelo que tem apresentado resultados cada vez mais satisfatórios, em grande parte por conta das possibilidades de engajamento que você possui.
Dessa forma, você se torna uma liderança em seu nicho de atuação, apresentando modernidade e inovação na forma como lida com seus consumidores, ajudando ainda outras pessoas a trabalhar e conquistar resultados em conjunto com você.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.