Michael Campos

Taxa Selic: veja o impacto e a importância da taxa nos negócios

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    A taxa Selic é um índice de grande valor para os mais diferentes tipos de negócios e transações comerciais que podem ocorrer dentro do país, sendo uma taxa capaz de definir o melhor momento para um negócio se expandir, além de outras atividades.

    Além do meio empresarial, essa taxa também afeta diversas ações que podem ser colocadas em prática por um indivíduo, principalmente em relação à forma com que ele lida com o seu patrimônio, como na compra da sua sonhada casa própria, por exemplo.

    Esse é mais um dos tópicos no qual é possível alinhar as ações do comércio e do público consumidor, existindo por parte do mercado um empenho em seguir as características apresentadas pela sua audiência almejada para obter a sua atenção.

    Como uma fábrica de camisetas promocionais, no qual a decisão por lançar novos modelos de camisa está alinhado às preferências do seu público, sendo importante estudar os gostos da audiência para assim oferecer produtos que agradem tal perfil de público.

    Isso além de muitos outros conceitos que são operados por meio da relação entre o mercado e a sociedade, como na definição das estratégias de marketing que deverão ser seguidas por um negócio para que ele alcance melhores resultados dentro do mercado.

    Mas além de olhar para o seu público, uma empresa deve observar também outras características antes de optar por ações que possam levar a uma repercussão positiva por parte desse negócio, como nas ações que vêm sendo adotadas por seus concorrentes.

    Tudo por meio da realidade geral de um mercado, no qual a situação de uma empresa de montagem de painel elétrico, seja ela positiva ou negativa, depende de conceitos muito mais amplos, como toda a conjuntura econômica de um mercado.

    Uma relação na qual o valor dos seus preços será definido a partir de uma alta procura pelos seus serviços e produtos, pela disponibilidade da matéria-prima necessária para sua produção, além de muitos outros elementos.

    E dentro dessa relação existe uma taxa específica importante por definir toda a situação do mercado, sendo esse apenas um dos fatores a serem trabalhados pela taxa Selic.

    Sobre o que se trata a Selic?

    Mesmo quem entende pouco sobre economia já deve ter reparado, ao abrir o jornal ou assistir um programa de notícia, informe relacionados à taxa Selic. Isso por meio de informações como “a taxa Selic subiu”, “por que a Selic vem diminuindo”.

    Frases que podem parecer um enigma a ser desvendado apenas por economistas e por quem possui algum tipo de relação com a área econômica, até porque quem gerencia um negócio de aluguel de impressoras para gráfica precisa entender um pouco de finanças.

    Para assim identificar todas as oportunidades que surgem em seu negócio, assim como os desafios que terão de ser enfrentados para garantir que a sua empresa alcance os melhores resultados possíveis dentro do mercado, superando assim seus concorrentes.

    E se tem algo que afeta a todo tipo de empreendimento é a Selic, termo para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Uma taxa definida para lidar com o valor a ser definido em cima das mais diferentes transações econômicas que podem ocorrer no país.

    Essa que foi criada em 1979 pelo Banco Central e pela Andima (Associação Nacional das Instituições de Mercado Aberto), na época com o objetivo de trazer uma maior transparência e segurança para as negociações que envolvem o uso de títulos públicos.

    Atualmente, uma das principais funções da Selic é agir como uma espécie de antídoto para frear os efeitos da inflação, ou seja, o movimento de aumento de preços. Um índice capaz de afetar o preço de um fretamento de vans para empresas, além de produtos gerais.

    Isso porque essa taxa funciona como uma base de referência para diferentes índices de tributação que podem ser aplicados dentro do país, podendo ser encontrados em pontos como:

    • Aplicações financeiras;
    • Empréstimos consignados;
    • Parcelamento de dívidas;
    • Financiamento de um imóvel.

    Questões gerais que podem prejudicar ou beneficiar os projetos arquitetados por um indivíduos, tudo ao seguir o movimento de baixa ou de alta da Selic.

    Taxa cujo valor é definido a cada 45 dias, em reuniões realizadas pela Copom, Comitê de Política Monetária, um órgão do Banco Central que é responsável por definir o valor dessa taxa de acordo com a situação econômica geral que se apresenta no Brasil.

    Diante disso, o mercado acaba sendo afetado em diferentes frentes por causa do valor definido para a Selic.

    Como uma construtora, que além do número de obras ser dependente do investimento em um setor, acaba por ter os seus custos sendo definidos pelo preço encontrado nos mais diversos equipamentos e serviços necessários, como na perfuração em concreto armado.

    Isso com os mais diferentes mercados sendo impactados então pela situação financeira do país, com a Selic servindo apenas como um reflexo direto dessa realidade.

    Qual o valor atual da Selic?

    Desde o período da pandemia de COVID-19 o Brasil passa por uma situação econômica instável. Nível esse que não vem apresentando uma recuperação esperada por parte até mesmo de uma desconfiança do mercado internacional em aplicar no país.

    Diante dessa insegurança, o valor da inflação acaba por apresentar uma maior possibilidade de aumento, o que impacta diretamente o valor definido para a Selic. Isso em um cenário no qual ela se mostra muito inferior em relação ao ano de 2021.

    Na comparação entre os quatro primeiros meses de 2021 e 2022, a Selic apresentou os seguintes índices:

    • Janeiro – 0,15% (2021) / 0,73% (2022);
    • Fevereiro – 0,13% (2021) / 0,76% (2022);
    • Março – 0,20% (2021) / 0,93% (2022);
    • Abril – 0,21% (2021) / 0,83% (2022).

    Aumento esse que pode fazer com que a encomenda de um serviço de manutenção elétrica em condomínios possa apresentar valores diferentes de um mês para o outro caso a Selic continue a apresentar um alto nível de crescimento dentro do mercado.

    Existe também um amplo número de investimentos que podem ser afetados dentro da bolsa de valores por causa dos índices apresentados por tal tipo de taxa.

    Tipos de negócios afetados pela Selic

    O setor financeiro como um todo mantém uma forte atenção para os índices apresentados pela Selic, já que essa taxa é responsável por definir a valorização ou desvalorização de um índice do mercado. Entre essas aplicações é válido destacar:

    Oferta de crédito

    Para conseguir um empréstimo bancário, é esperado que esse cliente se responsabilize por quitar não só o valor a ser aplicado, mas também a taxa de juros que é aplicada em cima desse financiamento.

    Isso com a oferta de crédito oferecida por instituições financeiras, desde um empréstimo para dar início a um negócio de inspeção de instalação elétrica, até as taxas presentes na conta mensal de um cartão de crédito.

    Rentabilidade da taxa fixa

    As aplicações que ocorrem dentro do mercado de ações passam também pela valorização dos seus ativos financeiros, e nesse sentido a Selic trabalha com a rentabilidade de tais taxas por um tempo mais contínuo, para identificar esse rendimento em um certo período.

    Cheque especial

    O crédito automático oferecido pelas instituições bancárias, em situações no qual o valor na conta de um cliente se encontra negativado, apresenta um certo índice de juros aplicado em cima desses títulos.

    E tal tributação é diretamente afetada pelo valor da Selic, mostrando o quanto essa taxa é importante tanto para os grandes negócios, como para o rendimento do valor presente na conta bancária de um cidadão comum.

    É possível observar impactos positivos e negativos trazidos pela variação apresentada pela Selic.

    O movimento de subida e de queda da Selic

    Essa taxa serve como um parâmetro para os mais diversos índices de tributação, impactando diferentes tipos de serviços, podendo elevar os custos de se abrir um estúdio, de uma avaliação de ruído para conforto acústico até o levantar de suas paredes.

    Resultados e valores diferentes que dependem do movimento de alta ou baixa da Selic, seguindo a realidade do mercado e da sociedade dentro de um período específico, com o seu aumento acompanhando o maior número de crédito disponível no mercado.

    Por outro lado, uma Selic em baixa costuma ocorrer quando é necessário adotar práticas que possam fomentar as atividades comerciais, tudo depende da situação econômica geral do país, seguindo as mais variadas transações ocorridas no território nacional.

    Isso em um cenário no qual, assim como o valor da Selic é definido por outros índices de mercado, a própria Selic é responsável por definir as taxas de juros, além de outras tributações que estão presentes na sociedade.

    Algo que cria uma situação de importância geral por parte dessa taxa, como algo que ajuda a definir o estado de um mercado, ao mesmo tempo que também é impactado por ele.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade