Michael Campos

A gestão do seu negócio em suas mãos: saiba mais para alavancar

Gizella Almeida
Gizella Almeida

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Conforme o tempo avança, as novas tecnologias surgem para facilitar a vida da sociedade, e muitas empresas precisam pensar em como fazer uma gestão de negócios eficaz para atender, de forma plena, o mercado consumidor. 

    Sendo assim, com o avanço em várias frentes da tecnologia, muitos equipamentos eletrônicos ganham espaço nas empresas, principalmente por causa da mobilidade que proporcionam e se adequarem facilmente a gestão de negócios segura, prática e ágil.

    A tecnologia sem fio está cada vez mais rápida, garantindo acesso mais significativo aos usuários presentes em praticamente qualquer lugar do mundo, possibilitando as ações remotas.

    No entanto, também é preciso considerar que a quebra dos limites convencionais e a liberdade sem fio dos equipamentos eletrônicos, e em especial os dispositivos móveis, introduziu novos desafios em todos os aspectos da vida, principalmente nas organizações empresariais. 

    Entre tantos desafios que muitas organizações encaram, um dos mais significados é quanto a questão de segurança tecnológica, mesmo quando se trata de fazer o aluguel consultório médico para atender os pacientes.

    Inclusive, o desafio levanta a questão sobre como as empresas podem garantir que os dados estejam protegidos em dispositivos fora do alcance físico

    A resposta está no  software BPM (Business Process Management), ou seja, gerenciamento de processos empresariais, ou gestão de negócios voltados para dispositivos móveis.

    Definição sobre o BPM empresarial

    Para acompanhar as mudanças do setor e as crescentes demandas dos consumidores, empresas e organizações recorrem ao BPM. 

    Proprietários de negócios de Dobradeira de chapa manual, executivos, chefes de departamentos e gerentes, por exemplo, reconhecem o papel do BPM na otimização dos diferentes aspectos das operações de negócios.

    De maneira geral, o BPM é definido como uma disciplina de gestão de operações de negócios, podendo ser amplamente utilizado para auxiliar em diferentes métodos, processos e gestão de negócios, entre os quais:

    • Analisar;
    • Automatizar;
    • Melhorar;
    • Mensurar;
    • Otimizar.

    Para isso, o BPM foca em melhorar o desempenho corporativo a partir do gerenciamento de processos de negócios.

    Independentemente do setor ao qual é aplicado, ou do tamanho da empresa, investir em BPM permite impulsionar melhorias de processo.

    Benefícios principais do BPM empresarial

    De fato, o BPM fornece às empresas uma visão mais clara das operações. Os programas e softwares de gestão de negócios permitem que as organizações realizem mais com menos, reduzindo desperdícios e até mesmo os esforços para obter bons resultados. 

    Mesmo a automação de tarefas simples, como assinatura de contrato para o Produtos para laboratório, pode ser realizada online, bastando o acesso a um dispositivo móvel e internet. 

    Isso é vantajoso para empresas de todos os portes, mas principalmente para aquelas que enfrentam problemas de orçamento e lucratividade. Estes são os principais benefícios do BPM:

    1. Eficiência aprimorada

    A ineficiência é um dos desafios mais comuns para as organizações. 

    E, para reduzir o desperdício e melhorar os fluxos, o BPM lança uma nova luz sobre os processos, o que permite reconhecer as ineficiências e identificar as mudanças necessárias para as operações ocorrerem de forma ideal.

    1. Agilidade nos negócios

    Em um cenário abrangente, em que a competitividade é alta, e tende a crescer cada vez mais, ser ágil é prioridade para qualquer empresa. 

    Nesse sentido, o BPM ajuda a criar processos flexíveis para que a empresa que realiza conserto de equipamentos hospitalares, por exemplo, possa ajustar processos e implementar mudanças sempre que necessário. 

    1. Visibilidade da gestão de negócios

    À medida que uma empresa obtém uma melhor compreensão do fluxo das operações, ela se torna mais capaz de adaptar ou modificar as atividades para obter o máximo de eficiência.

    O BPM permite que toda e qualquer organização veja o que não está funcionando sem todo o trabalho manual e árduo.

    1. Segurança e conformidade

    Seja uma empresa de cuidador de idosos, ou qualquer outro segmento assistencial ou produtivo, existe uma infinidade de regras e regulamentos que devem ser seguidos à risca. 

    A falha em seguir e cumprir esses padrões pode levar a complicações frustrantes e grandes multas.

    As empresas que usam BPM são muito menos propensas a cair em descumprimento, mesmo que as regras que os regulam mudem. Afinal, o sistema permite acompanhar e ajustar os processos mais rapidamente.

    Dentro desse prisma, a empresa também tem mais segurança contra ameaças como fraude e roubo. 

    1. Assinatura de documento com transferência rápida

    As empresas costumam confiar na compreensão individual de qualquer processo específico para treinar os novos contratados. 

    Há um grande problema aqui, em um período em que funcionários experientes saem ou se aposentam, pois eles levam todo esse conhecimento com eles.

    O BPM oferece uma solução para essa lacuna de conhecimento, incentivando a documentação completa e a consulta posterior desses registros. Assim, a empresa pode facilmente compartilhar as informações com novos contratados.

    As informações podem ser facilmente transferidas com total segurança, permitindo que os funcionários iniciantes documentem a assinatura online, em vez de em papel, por exemplo.

    1. Melhoria contínua

    Além desses aspectos, ainda é possível ressaltar que pequenas e constantes mudanças serão mais bem-sucedidas para a empresa de home care em SP, do que uma grande mudança drástica sem acompanhamento e constância.

    O BPM fornece à empresa as informações necessárias para que se possa refinar os processos constantemente, de forma gradativa, se necessário, melhorando a adesão e implementação.

    Assim, cada mudança necessária que for feita é um passo na direção certa.

    A gestão dos negócios via dispositivos móveis

    O BPM proporciona confiança e segurança quanto à transferência de dados e continuidade dos trabalhos. 

    No entanto, a gestão de negócios pode ser focada por meio de dispositivos móveis, com toda a segurança garantida. 

    O gerenciamento de dispositivos móveis protege os dados da empresa por meio de políticas de segurança fornecidas pelo fabricante do equipamento ou fornecedor do sistema de BPM. 

    Com a ajuda dessas políticas, os administradores de TI (Tecnologia da Informação) podem controlar, proteger e desconectar dispositivos móveis das redes da empresa. 

    Por exemplo, o MDM (Mobile Device Management), isto é, o gerenciamento por dispositivos móveis, permite que a equipe de TI habilite a criptografia em todo o dispositivo e bloqueie ou limpe automaticamente um dispositivo em caso de perda ou roubo.

    O MDM também facilita o gerenciamento de aplicativos móveis, possibilitando que os administradores de TI implementem, configurem e atualizem programas em dispositivos da empresa de serviço de cuidadora de idosos ou dispositivos de funcionários destinados ao trabalho. 

    Isso simplifica o gerenciamento de TI de cada dispositivo com acesso à rede de uma organização e preservar a segurança.

    Outros recursos populares do MDM incluem inventário e rastreamento de dispositivos móveis, aplicação de senha, lista de permissões e lista negra de aplicativos, bem como a adesão de criptografia de dados.

    O futuro do MDM na gestão de negócios

    Com a vida começando a voltar aos escritórios em todo o mundo, após uma pandemia de escala mundial, nunca foi tão importante garantir que os funcionários de uma organização tenham grande segurança. 

    É provável que isso continue sendo visto pelos departamentos de TI como um dos maiores desafios e metas.

    Parte disso se deve ao quão popular o trabalho híbrido se tornou nos últimos tempos. Houve várias tentativas de tornar isso popular, inclusive por empresas que decidiram oferecer aos funcionários a escolha de três modelos de trabalho. 

    Algumas empresas deram um passo a mais, propondo aos funcionários que eles trabalhem de “qualquer lugar”, considerando estados, escritórios virtuais ou de coworkings, por exemplo.

    Apesar desses benefícios, combinar o trabalho no escritório com o remoto pode ser problemático quando se trata de segurança, quando esta não é bem planejada.

    Isso ocorre porque as linhas entre o que constitui um dispositivo doméstico ou de trabalho inevitavelmente se confundem, mesmo que a organização forneça ao funcionário um hardware dedicado. 

    É importante ressaltar que também envolve os funcionários acessando regularmente as redes privadas em casa, com o risco de serem vítimas de uma variedade maior de ameaças, e até mesmo transferir software malicioso para a rede quando trabalham no escritório. 

    Por isso é importante que também sejam aplicados, além das ferramentas, o alinhamento para o devido comportamento da equipe.

    A importância da segurança da rede

    As empresas não apenas precisam pensar em adotar uma política clara de BPM, mas também estar mais vigilantes quando se trata da segurança de rede quanto ao serviço de remoção de pacientes, caso seja a finalidade de tal organização.

    Com mais funcionários voltando para a empresa, mesmo em um modelo de trabalho híbrido, as soluções de MDM têm um grande papel a desempenhar – não apenas quando se trata de segurança, mas também em conformidade com a LGPD (Lei Geral de proteção de Dados) 

    É preciso ter em mente, no entanto, que isso pode ter um alto custo. Decidir qual opção de MDM seria melhor para o negócio antes de investir em qualquer gestão de negócios. 

    Também é melhor pensar na escalabilidade e preço do software, quão boa é a segurança e quantos dispositivos ou funcionários ele pode suportar. 

    De maneira geral, é necessário considerar que há certos aspectos que devem ser analisados antes de comprar a solução de MDM ideal, mas este é um bom lugar para começar.

    Conclusão

    O melhor a se fazer é elaborar um plano para a gestão de negócios de BPM e MDM apropriados – para saber se a empresa verá um ROI (Return Over Investiment), ou seja, um retorno sobre investimento interessante. 

    No entanto, a segurança deve ser de suma importância para qualquer negócio.

    Deixar de proteger os dados pode ser catastrófico para uma empresa, em imagem e resultados.

    Portanto, não há desculpa para não tomar todas as medidas para garantir que a empresa continue funcionando de maneira plena e adequada, se resguardando e protegendo os colaboradores e clientes, ainda mais considerando as facilidades agregadas a essas tecnologias.

    Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade