Michael Campos

O que é Design Estratégico?

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    Por muito tempo o design foi visto apenas como um recurso estético, entretanto, ele passou a ser visto com outros olhos, o que originou o design estratégico. Trata-se de um recurso, que surgiu logo após a era digital. 

    Por meio de tantas mudanças que ocorreram, o design não é mais visto apenas como um complemento. Na verdade, o design passou a ser uma das partes mais importantes de todo plano de marketing e gestão de qualquer organização. 

    Um dos motivos disso acontecer, se dá pelo fato de que a experiência do cliente, é um fator determinante para o sucesso de uma organização. 

    Na prática, uma loja especializada em sistema de alarme de segurança residencial, que já possui vários métodos de promover uma experiência satisfatória para o cliente, consequentemente terá uma base de clientes fiéis.

    Afinal, todos eles já estão cientes da qualidade de atendimento que essa loja proporciona. 

    Inclusive, possuir clientes fiéis é uma das maiores conquistas que uma empresa pode ter. Isso porque:

    • Os custos de marketing são reduzidos;
    • Aumenta o poder de negociação;
    • Aumenta o vínculo com os clientes;
    • Preços acima do mercado.

    Ou seja, ter uma base de clientes fiéis não significa apenas que a empresa está indo bem, mas sim, que os seus resultados estarão assegurados. Empresas que desejam se destacar na internet, precisam ter em mente que a experiência do cliente é uma de suas maiores prioridades. 

    No momento em que uma empresa de perícia de engenharia investe na experiência dos seus clientes, logo, os resultados positivos aparecerão. Portanto, não basta oferecer os melhores conteúdos, preços e serviços. Tudo o que você faz, é avaliado pelo consumidor. 

    Quando o design estratégico é bem executado, a empresa pode colecionar uma série de vantagens. 

    Dentre os benefícios mais expressivos é, logicamente, o aumento de alcance, o que é essencial para uma empresa de instalação de alarme de incêndio, que precisa aumentar o seu número de clientes. 

    Um dos benefícios que o design estratégico pode proporcionar, é ter um relacionamento mais próximo com os usuários, ou até mesmo tornar o trabalho da equipe de venda mais fácil de ser executado. 

    Contudo, o design estratégico não se resume apenas em elaborar elementos visuais atraentes. Neste artigo, você entenderá melhor como esse recurso pode ser essencial para o seu site. Confira:

    O que é design estratégico?

    Resumidamente, o design estratégico é um termo utilizado para se referir ao trabalho de criação de uma marca, produto ou serviço que é destinado para promover uma experiência agradável ao consumidor. Ao mesmo tempo, essas criações precisam apresentar soluções. 

    Por outro lado, o conceito do design estratégico pode ser tratado como um projeto de inovação, visto que ele é capaz de apresentar um resultado final único para o usuário. 

    No momento em que uma fábrica de isolante térmico concentra seus esforços para gerar uma experiência única ao cliente, logo, ela vai ganhando seu destaque no segmento. 

    Para que você possa entender melhor o conceito desse recurso, podemos usar o seguinte exemplo: ao pensar no design do seu site, nesse processo, você irá adotar imagens, layout, tipografia e outros detalhes visuais que sejam do seu agrado?

    Ou, por outro lado, será necessário fazer um estudo, levantando os atuais objetivos da empresa, e a persona que deve ser impactada? Considerando que o cenário está cada vez mais competitivo entre as empresas, o ideal é que a sua empresa siga pelo segundo caminho. 

    Portanto, podemos concluir que o design estratégico representa exatamente o segundo caminho. Ou seja, ele é baseado em estudo, análise e planejamento de todos os elementos visuais. 

    Todos esses elementos visuais precisam ser estudados, até porque eles serão os responsáveis por oferecer uma experiência positiva para os usuários. 

    Lembre-se, quanto melhor for a experiência do cliente em sua empresa serviço de estrutura metálica, mais fácil será dele fechar negócio novamente. 

    Quando colocado em prática, o objetivo é fortalecer os tópicos relevantes dentro de qualquer processo organizado de design. Esses tópicos podem ser: marca do produto, ou identidade visual da empresa. 

    A ideia por trás do design estratégico, é maximizar o potencial de cada criação por meio de um planejamento para saber o que pode ser mais atrativo para o usuário. 

    Dentro do mundo dos negócios, um fornecedor de janelas de alumínio ou qualquer outro segmento que atua com vendas, vive em uma busca constante para achar atrativos aos clientes, e o design estratégico é de fato, uma ótima opção. 

    Vale a pena investir no design estratégico?

    Antes de ter essa dúvida, você precisa se perguntar: quais são os principais motivos para você adotar o design estratégico dentro da sua empresa? Quais são as vantagens que ele pode proporcionar nas suas criações?

    Para responder a sua dúvida, listamos as principais vantagens que o design estratégico é capaz de gerar. Veja:

    Potencializador de inovações

    Ao aplicar o design estratégico, é possível notar que ele age diretamente na fomentação das inovações dentro das empresas, criando soluções para oferecer uma experiência melhor para o consumidor. 

    Por meio dos feedbacks, estudos e testes, a empresa passa a ter acesso às soluções que não foram utilizadas anteriormente. Dessa forma, a organização fica engajada pela procura de saídas diferentes e criativas. 

    Trabalho em equipe

    Outro benefício que o design estratégico é capaz de promover, é o incentivo à colaboração entre as diferentes equipes. Afinal, um dos erros mais comuns de serem vistos, são as equipes de marketing e venda trabalhando separadamente. 

    Entretanto, o design estratégico vai totalmente ao contrário. De maneira natural, a estratégia faz com que os diferentes setores trabalhem juntos para desenvolver soluções e alcançar os objetivos. 

    Gestão otimizada

    Quando o design estratégico é aplicado, de um modo geral, toda a gestão da empresa passa a ser otimizada. A otimização dentro de uma fábrica de placas de sinalização, por exemplo, é essencial para tornar o processo operacional mais eficiente. 

    Isso acontece, porque o mindset muda em direção a uma busca constante por inovações e soluções criativas, para que novas formas de entregar uma experiência satisfatória sejam criadas. 

    Diferenciação

    Vale mencionar que a disputa por consumidores é extremamente competitiva, e por esse motivo, vale a pena encontrar maneiras para diferenciar a sua marca das demais do mercado. 

    Dentre tantas maneiras existentes, o design gráfico é uma das melhores alternativas. Além de tornar uma empresa fabricante de etiquetas autêntica, ele também gera resultados mais eficientes, o que é fundamental para o negócio. 

    Relacionamento mais próximo

    Muitas estratégias de marketing são capazes de fazer com que a empresa fique mais próxima dos seus clientes, e o design estratégico é outro recurso que pode ser utilizado para potencializar a relação entre as partes. 

    Empresas que estão sempre em busca de melhorar a experiência do usuário, explora várias maneiras de como promover isso. Ao mesmo tempo, o cliente se sente valorizado, o que naturalmente gera esse efeito de aproximação. 

    Como implementar o design estratégico?

    Até aqui você já pôde entender a importância que o design estratégico possui entre as empresas, mas o que é preciso para implementá-lo dentro de um negócio? Para te ajudar nesse processo, listamos as principais práticas a serem adotadas. Conheça-as:

    Entenda a sua persona

    Nessa parte, é necessário ter em mente que ao conhecer a persona do seu público, você terá em mãos a base para que o design estratégico do seu site seja desenvolvido. 

    Ou seja, se o seu público busca por simplicidade e praticidade, você precisa criar um design que remete a esses fatores, e que ao mesmo tempo, faça com que o público lembre do seu site. 

    Crie protótipos

    Outra parte importante desse processo consiste em criar experimentações, afinal, o processo criativo é bastante longo, e os testes são necessários para chegar no resultado final. 

    Uma vantagem que os testes tem é que o seu público pode realizar testes, e com base em suas avaliações, você pode realizar aprimoramentos no que está sendo desenvolvido. 

    Realize feedbacks qualitativos

    Através dos feedbacks qualitativos, a empresa consegue saber quais são os pontos que precisam ser alterados em seu produto, e quais os serviços que podem ser implementados para garantir uma satisfação maior do consumidor. 

    Nesse processo, tente reunir o máximo de respostas construtivas, que realmente fazem sentido com a sua proposta. 

    Mude o mindset da sua empresa

    Por fim, você precisa mudar o mindset da sua empresa, de modo que todos os seus colaboradores estejam engajados em oferecer uma experiência única, exclusiva e satisfatória para o cliente. 

    Dessa forma, podemos concluir que a cultura organizacional da sua empresa estará bem estabelecida e forte, fazendo com que não apenas os designers participem do processo, mas sim, todos os funcionários. 

    Considerações finais

    Dentre tantas as alternativas existentes para tornar a imagem de uma marca mais forte, é certo afirmar que o design estratégico é um recurso indispensável para empresas que buscam ganhar destaque na competitividade. 

    Portanto, investir nesse recurso é, de fato, um bom investimento para gestores que se preocupam com a imagem virtual da sua empresa. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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