Michael Campos

Saiba como motivar funcionários com o uso do endomarketing

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Gizella Almeida

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    Para atrair clientes, existe o marketing. Para valorizar funcionários, existe o uso do endomarketing.

    Formar uma equipe de profissionais competentes vai além de um bom processo seletivo.  

    Depois do processo de recrutamento e efetivação, a empresa deve se esforçar para despertar o melhor de cada um deles.

    O endomarketing serve, essencialmente, para promover um ambiente profissional de acordo com os objetivos do negócio.

    Acompanhe este texto para saber o porquê é importante manter o time de colaboradores engajado e como o endomarketing pode contribuir para isso.

    Conheça o endomarketing

    Endomarketing ou marketing interno corresponde ao conjunto de estratégias focadas no capital humano de um projeto arquitetônico residencial, por exemplo. 

    A base do endomarketing são os relacionamentos. Quando uma organização decide construir um relacionamento saudável com seus funcionários, melhora a sua imagem e desperta a lealdade do público em geral.  

    Se as pessoas da empresa são leais, significa que a empresa construiu uma marca empregadora forte e conseguiu a retenção de talentos, um fator chave para o sucesso em um mercado tão competitivo.  

    Assumindo que um dos objetivos do marketing interno é fazer com que os funcionários se sintam parte da manutenção industrial, a estratégia se caracteriza por práticas como:

    • Capacitação contínua;
    • Diálogo aberto;
    • Comunicação eficiente;
    • Troca de experiências e impressões.

    Desse modo, a marca se consagra como um ótimo lugar para trabalhar e construir uma carreira – fato que se reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados ao cliente final.

    Qual é a importância do endomarketing?

    A introdução já deu conta das características essenciais do endomarketing. No entanto, ainda não nos aprofundamos nos benefícios que ele representa.

    Faremos sobre isso nos tópicos a seguir. Mantenha-se atento à leitura para saber mais.

    Melhora a satisfação  

    Todos ficam felizes quando a empresa gera lucros, investe em comunicação interna e treina seus funcionários adequadamente.  

    Considere as estratégias de endomarketing como uma forma de construir uma imagem positiva da fábrica de equipamentos para laboratórios, por exemplo.   

    Quando essa imagem se consolida, atuar na rotina profissional se torna motivo de prazer e satisfação para todos.

    Clima organizacional de qualidade

    O clima organizacional afeta a desenvoltura da empresa. Afinal, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente hostil onde não há empatia ou compartilhamento de aprendizado.

    Graças a técnicas e ferramentas de endomarketing, é possível aproximar colegas de trabalho e despertar relacionamentos muito frutíferos.

    Dessa forma, tanto o trabalho individual quanto o coletivo se fortalecem e fluem de forma mais produtiva e fácil na linha de produção, seja de vidro acidato ou de outra linha de produção. 

    Marca fortalecida

    O fortalecimento refere-se não apenas aos benefícios da produtividade entusiasmada dos funcionários.

    Os profissionais têm uma grande responsabilidade na valorização da marca através da troca de ideias com familiares e amigos.

    Suas opiniões são muito importantes para quem as conhece por meio delas, pois são pessoas que conhecem a empresa de dentro para fora.

    Como resultado, torna-se uma marca ainda mais prestigiada dentro e fora do âmbito profissional.

    Aumento do lucro 

    Uma empresa que trabalha em conjunto com sua equipe, motiva e valoriza os funcionários com uma boa cultura organizacional, certamente será mais produtiva. 

    A otimização do trabalho ajuda você a expandir seus negócios e, claro, aumentar seus lucros.

    Como aplicar endomarketing

    As ações de marketing interno, via de regra, são gerenciadas pelos setores de RH e marketing do serviço de reforma residencial, por exemplo.

    Os cargos de lideranças desses departamentos devem fazer parte do brainstorming (reunião para expor ideias) para o endomarketing.

    Siga as dicas a seguir para ter uma boa noção do que pode se fazer.

    1. Faça eventos

    É muito interessante promover um evento para a comunidade interna, tanto para fortalecer o vínculo afetivo com a empresa, quanto para promover o trabalho em equipe. Não espere o time se reunir apenas na festa de final de ano.

    Vá além: planeje um calendário de eventos para o ano todo. Incorpore o discurso da marca nessas reuniões e aproveite as oportunidades para aumentar o compromisso da empresa com os funcionários e promover a inclusão.

    1. Realize pesquisas de clima periódicas

    Uma das estratégias mais utilizadas por quem cria planos de endomarketing é a pesquisa de clima.

    Ela permite que você veja como seus funcionários veem a empresa de lacre adesivo personalizado, em que eles estão inseridos, e o que eles pensam do ambiente de trabalho.

    A melhor forma de fazer essa pesquisa é sempre ouvir a equipe para se adaptar e criar as metodologias de acordo com isso. Cada instituição tem sua própria realidade.

    Esse resultado pode medir a satisfação dos funcionários, o tempo na empresa, a motivação para as funções desempenhadas, a adequação à carga de trabalho e ao trabalho do dia a dia, e outras questões que exigem respostas.

    1. Valorize os planos de carreira

    Os planos de carreira são um caminho de progresso profissional para avançar na empresa. Essas promoções incluem aumentos salariais, promoção a cargos e bônus.

    Os profissionais que vislumbram um plano de carreira em licenciamento ambiental estão ávidos por novas experiências, oportunidades de aprendizado e crescimento profissional.

    É perceptível que ter um plano de carreira diminui a rotatividade de funcionários, amplia a retenção de talentos e mantém toda a equipe engajada.

    No caso dos servidores públicos, a implementação das reformas administrativas na Constituição Federal exige que as instituições públicas tenham um plano de carreira estatutário que permita evoluir por meio de promoção dentro de suas carreiras.

    1. Atente-se à comunicação horizontal

    O diálogo entre colaboradores e líderes deve ser transparente e acessível. Alguns são tímidos, não por não estar familiarizados com a empresa e não se sentirem à vontade para lidar com questões gerenciais delicadas.

    Mas geralmente, há quem tenha todos esses traços juntos. Uma das ações criativas de marketing interno é criar um canal para falar com o diretor.

    Isso permite que os profissionais entrem em contato pessoalmente e diretamente para discutir dificuldades, sugestões e dúvidas a respeito do que a fábrica de pratica equipamentos espera deles.

    1. Tenha uma política de benefícios

    As políticas de benefícios corporativos não precisam se limitar a vale-transporte ou planos de saúde. Elas também podem ser utilizadas como ferramenta de marketing interno.  

    Vale-refeição, auxílio em cursos, vale-academia e entradas para shows são excelentes opções para avaliar, engajar e reter colaboradores. 

    Outro tipo de incentivo é o bônus. Com o estilo de “funcionário do mês”, os colaboradores com melhor desempenho no período receberão bônus e prêmios diversos e pré estabelecidos conforme as realizações e podem consistir em refeições em restaurantes, dia de folga, viagens em família, etc. 

    Isso estimula a produtividade, os profissionais se sentem mais valorizados e seus esforços são reconhecidos.

    Dicas para se sair bem no endomarketing

    Agora que você conhece a definição, os exemplos e os benefícios do marketing interno, é hora de mergulhar nas dicas de implementação. 

    Cada um dos tópicos a seguir traz dicas importantes para atrair colaboradores e maximizar resultados.

    Combine propósito e ação 

    Para ter uma equipe entusiasmada, a empresa precisa alinhar seus objetivos com as ações práticas do dia a dia. 

    Um exemplo: se um dos objetivos de um pet shop é fornecer radiografias veterinárias a um preço acessível, todos precisam agir de acordo. 

    Verifique sempre os valores, metas e objetivos da empresa. Esclareça as intenções de cada trabalho de modo a orientar a atuação da equipe.

    Peça feedbacks

    Solicite feedbacks aos funcionários para identificar os pontos que devem ser melhorados. 

    Trabalhe em conjunto com os recursos humanos para identificar possíveis erros operacionais. 

    Pode ocorrer que a solução para um problema tenha mais a ver com o modo como a empresa é gerida do que necessariamente com o volume de vendas ou o atendimento ao consumidor.

    Administrar uma empresa com bom desempenho exige um alto nível de comprometimento e empatia. Sem um profissional satisfatório, é impossível prestar um serviço verdadeiramente qualificado.

    Acompanhe os resultados 

    A otimização do trabalho envolve a definição de metas e objetivos específicos. Em seguida, você precisa medir essas metas e objetivos para determinar como sua organização funciona em geral. 

    Fique de olho neles para que você possa trabalhar conforme necessário. Há muitos dados relevantes nesse estágio.

    Faturamento mensal, ticket médio, custo de aquisição de cliente e gastos operacionais mensais são exemplos.

    A criação prévia desses métodos de quantificação é o segredo para elaborar estratégias de marketing de impacto. Não só no marketing interno, mas em todas as formas de divulgação da empresa.

    Conclusão

    Não é exagero dizer que o marketing está presente em todas as esferas das nossas vidas.

    O endomarketing, focado especialmente no bem estar dos colaboradores, é outro atestado disso.

    Uma empresa de sucesso constrói sintonia entre o ambiente interno e o ambiente externo. Só assim os melhores resultados chegam.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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