Michael Campos

Shadowban no Instagram: veja o que você precisa saber

Picture of Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    As redes sociais são hoje um dos principais canais para as empresas manterem contato com o seu público, existindo um número variado de opções. Ter um mau desempenho nelas pode até mesmo prejudicar seu negócio, tal como receber um shadowban no Instagram.

    Esse evento pode ocorrer quando seu perfil comete algum tipo de infração na rede, com a sua punição podendo chegar a opções mais graves, como um bloqueio total e exclusão da sua conta ou, no caso do Instagram, uma penalidade em sua repercussão.

    Questões que podem trazer danos irreparáveis para o nome de um negócio presente nesta plataforma de comunicação, já que uma relação até mesmo de anos que é criada com os usuários ali presentes pode chegar ao fim por causa de uma simples gestão de conteúdo.

    E dentro do mundo amplamente conectado em que vivemos, quando uma empresa perde destaque na rede, o mesmo costuma ocorrer com os seus resultados no mercado físico como um todo, impedindo que uma companhia tenha o mesmo desempenho de antes.

    O que pode ser o caso de um serviço de aplicação de insulfilm espelhado, cuja empresa responsável por tal prática pode receber diversos novos clientes ao ocupar a primeira posição nas páginas de busca, sendo indicada para todos que busquem por esse ofício.

    A partir do momento em que tal negócio passa a não ter a mesma performance de antes, em alguns conquistando até mesmo uma repercussão negativa, o seu número de clientes convertidos pode cair drasticamente, afetando todo o funcionamento desse negócio.

    Situação que mostra a importância que as empresas devem dar para os seus canais de internet, já que além de serem um canal direto para se comunicarem com seus clientes, tratam-se de ferramentas muito úteis para chegar ao conhecimento de novos públicos.

    Afinal, quando uma pessoa se encontra com o seu carro quebrado na estrada, uma das suas primeiras ações hoje é usar o seu celular para encontrar por uma empresa de transporte de veículos na região que possa ir até seu encontro na rua.

    Exemplo que mostra a importância para um negócio atualmente de contar com uma boa performance na internet, com um destaque em particular para as redes sociais, já que se tratam de plataformas que apresentam um grande alcance de variados perfis de público.

    Em relação aos principais canais do meio para se ter atenção, é importante levantar o nome do Instagram, sendo uma das redes sociais mais populares disponíveis na internet, no entanto muitos não se preocupam de fato com a sua ação dentro dessa rede social.

    E quando falamos de um perfil mal administrado no Instagram, podemos falar também de diferentes punições que podem estar sendo aplicadas a essa conta, prejudicando assim a sua performance no campo digital, o que inclui uma prática conhecida como shadowban.

    O que significa o “shadowban” do Instagram?

    As redes sociais de uma forma geral costumam lidar com uma série de regras que são desenvolvidas para garantir a melhor navegação possível dos seus usuário, o que inclui um monitoramento acerca de diversas ações que podem ocorrer nessas redes, entre elas:

    • Xingamentos;
    • Ameaças;
    • Conteúdo pornográfico;
    • Exposição de informações privadas;
    • Links que levem a canais com vírus.

    Isso além de muitos outros tópicos negativos que podem prejudicar a navegação dos usuários, sendo assim pontos que acabam recebendo bastante atenção pelos monitores das principais redes sociais, cada uma adotando um método diferente de comportamento.

    Algumas plataformas optam por punições leves, como um pedido para que tal publicação danosa seja excluída, outras partem direto para a exclusão do seu perfil, contando também com o seu histórico de comportamentos apresentados no decorrer do tempo na plataforma.

    Ação que pode ser um grande inconveniente para um negócio que conta com uma grande exposição online, o que pode ser o caso desde de uma confeitaria até uma empresa de instrumentos cirúrgicos, com ambas as empresas captando público na internet.

    Uma rede social que apresenta um comportamento específico é o Instagram, que dispõe de uma prática conhecida como shadownban, termo que pode ser traduzido como um “banimento nas sombras”, prejudicando assim o seu perfil na rede.

    Popularmente chamado no Brasil de bloqueio fantasma, o shadownban é uma penalidade que ocorre quando uma conta no Instagram continua disponível na plataforma, no entanto toda a sua performance dentro desse canal passa a ser prejudicada.

    Isso em um ponto no qual as pesquisas por assuntos que antes levariam ao seu perfil, como o uso de uma hashtag específica, agora não contem com a presença da sua conta entre os resultados apresentados, prejudicando a repercussão desse perfil no Instagram.

    Ação essa que pode ser responsável por um baixo número de clientes que são direcionados a uma empresa de táxi aéreo, a partir do momento em que os seus conteúdos não tenham o mesmo alcance de antes, abrindo espaço para que seus concorrentes cresçam ali.

    E um dos grandes problemas do shadowban é que, diferente de outras punições, como um bloqueio de acesso à conta, essa penalidade pode passar invisível não apenas aos seguidores desse perfil, como também para quem o administra.

    Será que minha conta sofre disso?

    Para responder essa dúvida, após perceber que o alcance dos seus conteúdos já não é o mesmo de antes, é válido realizar um teste e fazer uma publicação com o mesmo tipo de estratégia que antes tornava os seus conteúdos populares, como hashtags específicas.

    Após isso, é importante fazer a pesquisa por tais termos através de outras contas, para então visualizar se o seu perfil surge como uma opção.

    Por mais que exista a questão do algoritmo, que não leva seu conteúdo a todos, quando esse desaparecimento no Instagram ocorre de forma muito recorrente, é possível associar essa causa a uma punição do tipo shadowban que pode estar sendo aplicada ao seu perfil.

    Identifiquei um caso de shadowban, o que fazer?

    De forma parecida ao funcionamento de um rastreador veicular, responsável por acompanhar as viagens de um automóvel, quem gerencia um perfil no Instagram deve acompanhar o seu nível de performance para facilmente identificar qualquer problema.

    Tudo isso podendo apontar para uma punição do tipo shadownban que a sua conta pode estar recebendo. Para resolver esse problema, basta somente resolver qualquer que seja a questão que levou para tal penalidade.

    O problema é que por ser uma prática silenciosa, nem mesmo o Instagram informa ao usuário que esse tipo de punição pode estar ocorrendo, cabendo a ele mesmo saber como identificar isso e resolver o problema criado pela sua má gestão nas redes.

    Caso um shadowban tenha sido identificado, é importante adotar algumas das ações descritas a seguir, de forma a garantir a recuperação completa da performance de sua conta no Instagram.

    Deixar as redes por um tempo

    Passar uns dias sem postar nada pode ser uma forma de fazer a sua conta voltar a ter a mesma performance de antes. No entanto, esse tempo fora pode ser prejudicial para uma conta comercial de pneus para automóveis, por exemplo, com outras ações a se indicar.

    Limitar o seu número de postagens é também uma opção a ser considerada.

    Cancelar os acesso à sua conta

    Ainda sobre os perfis comerciais, é comum que tais contas possam ser gerenciadas por um número amplo de indivíduos, principalmente quando esse perfil é administrado por uma agência publicitária, situação que leva diferentes usuários a acessarem essa conta.

    Prática essa que pode levantar suspeitas no Instagram, sendo importante de tempos em tempos limitar esses acessos, de forma a demonstrar à plataforma o seu completo comando em cima desse perfil.

    Fale com o Instagram

    No caso de qualquer problema identificado, é possível reportar diretamente ao Instagram, o que pode facilitar até mesmo a descoberta sobre o que pode estar prejudicando o destaque do perfil, permitindo a um serviço de locação de vans para turismo otimizar suas ações.

    Mudar o status do seu perfil

    É comum que as punições do tipo shadowban possam estar limitadas às ações de uma conta comercial, fazendo assim com que uma transição para um perfil pessoal elimine tal penalidade.

    Porém é preciso ter cuidado com essa prática, usando dela apenas em situações de rápida necessidade, já que outras punições podem surgir quando uma conta pessoal é usada como um perfil de negócios.

    Evitar hashtags proibidas

    Por fim, é possível associar esse tipo de punição com o uso de hashtags que são proibidas pelo Instagram por causa de associações a concorrentes ou até mesmo a ideias que podem ser vistas de maneira negativa. Entre essas opções é possível citar:

    • Sextou;
    • IG;
    • Snapchat;
    • Skype.

    E todas essas ações podem ser recomendadas para que um perfil deixe de sofrer esse tipo de punição, o que pode durar de 24 horas até mesmo semanas, sendo importante reconhecer a fundo as diretrizes legais do Instagram para evitar esse tipo de questão.

    Antes mesmo de recorrer a uma empresa de suporte técnico em informática, por achar que seus dispositivos sofrem de vírus, é válido reavaliar a forma em que seu Instagram está sendo administrado, pois é seu comportamento na rede que pode estar te prejudicando.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade