Inbound commerce é uma metodologia aplicada nas lojas virtuais, estratégia que atrai um tráfego mais qualificado para seu negócio, aumenta sua taxa de conversão, cria autoridade da sua marca no mercado e um relacionamento muito mais próximo ao seu cliente.
Essa estratégia de marketing é baseada na produção e compartilhamento de conteúdos que sejam relevantes para o seu cliente.
Um exemplo, uma empresa de criação de outdoor ao utilizar o inbound commerce em seu negócio, irá criar conteúdos que chamem atenção das pessoas que estão atrás desse serviço, tornando atrativo para que eles se tornem novos clientes.
Quer saber como isso pode ser feito e como utilizar o inbound commerce a favor da sua empresa? Nesse artigo separamos algumas dicas para te ajudar a introduzir essa estratégia de marketing no seu negócio.
Afinal, o que é inbound commerce?
Esse termo pode assustar ou parecer que é alguma coisa muito complicada, mas o inbound commerce nada mais é que o conjunto de ações que tem como objetivo principal atrair atenção do lead.
Lead são contatos que demonstraram interesse por algum produto ou serviço, como uma pessoa que está buscando adesivos personalizados de empresas é um lead das empresas desse segmento.
E aí depende de como essas empresas vão se apresentar para tornar esse lead um cliente ou não, assim o inbound commerce atrai esses possíveis clientes para o seu site, blog ou rede social.
A partir desse processo que a sua empresa começa o relacionamento com esse usuário, na forma de conteúdos personalizados, informativos, descontos, promoções e o que mais desejar.
Essas ações dependem do nível de proximidade que o cliente tem com algum produto, podendo variar de acordo com o perfil desses usuários.
É importante que a empresa se apresente como referência em algum assunto, como uma empresa de armação de aço para construção pode criar conteúdos relacionados ao meio ambiente e como tornar suas obras mais sustentáveis.
Assim essa empresa irá impressionar esse cliente pela capacidade de responder questões que ele busca entender, trazendo esse consumidor mais perto dos seus produtos.
Ao utilizar o inbound commerce da melhor forma, sua empresa gera uma maior probabilidade de transformar esse lead em seu cliente, seja porque ele deseja, viu algo útil que não tinha reparado antes ou porque descobriu uma solução para o seu problema.
Assim sua empresa consegue:
- Fidelizar o cliente;
- Ter maior visibilidade nos sites de busca;
- Criar conteúdos relevantes;
- Otimizar os processo de marketing;
- Informar esse cliente sobre determinados assuntos;
- Aumentar o lucro da empresa.
O inbound commerce funciona como uma espécie de captador de pessoas, com o intuito de aumentar o engajamento das lojas virtuais.
O processo de inbound commerce
Agora que você já entendeu o termo do inbound commerce e como ele funciona, é importante entender todo o processo que está por trás dessa estratégia.
Para melhor compreensão, pense no seguinte exemplo: uma empresa de etiquetas e rótulos, ao usar o inbound commerce, reconhece o seu visitante como presente em três partes do processo de compra, que são eles:
- Primeiro: reconhecimento do problema;
- Segundo: consideração das opções;
- Terceiro: decisão.
Partindo dessa ideia, é necessário que essa empresa tenha uma boa estratégia de conteúdo que seja capaz de converter 98% dos consumidores que ainda estão nas fases de reconhecimento e considerando as opções de compra.
Essa conversão ocorre quando as pessoas fornecem suas informações de contato. Aqui é importante criar uma estratégia eficaz para que esse usuário se convença de deixar suas informações.
Pode ser algo como “se cadastre no site para ganhar um cupom de desconto” ou “acompanhe as novidades do blog”, existem inúmeros gatilhos que podem ser usados nessa estratégia.
Obter essas informações é essencial para conseguir manter contato com esse cliente, além de oferecer mecanismos que vão tornar essa pessoa um consumidor desses produtos.
Quais suas vantagens?
A maior vantagem ao usar o inbound commerce é a fidelização dos clientes, assim você consegue educar seu público-alvo, criando uma aproximação e com isso gerando um maior engajamento dos seus consumidores.
Isso torna sua empresa sempre presente na memória das pessoas, como uma empresa de fábrica de placas de sinalização que tem um bom relacionamento com o cliente, se mantendo sempre perto desse consumidor.
Ela tem maiores chances de ser lembrada e escolhida para uma futura compra do que outra empresa do mesmo segmento que não mantém essa relação, fazendo com que os usuários nem lembrem o nome desses negócio que não tem um bom relacionamento.
O inbound commerce alinhado com uma boa experiência de compra torna esse cliente fiel aos seus produtos.
Além disso, essa estratégia permite uma manutenção da experiência com o cliente, pois a sua empresa vai estar sempre perto, garantindo o bem-estar desse consumidor referente ao seu produto.
Sem contar que você conhece o seu cliente, ajudando a criar outras estratégias de marketing que funcione com o seu público-alvo, tornando sua empresa referência no mercado.
Por exemplo, quando uma pessoa pesquisar “capacho personalizado para comprar”, a sua empresa irá aparecer como uma das primeiras buscas de navegação, pois você gerou engajamento dos seus outros clientes, possibilitando esse resultado.
Assim você consegue entender o que funciona ou não para o seu público, direcionando da melhor forma sua verba de marketing e criando estratégias que façam sentido para o seu negócio, seja uma empresa de recuperação de telhado industrial ou uma doceria.
Além de entender qual a melhor forma de se comunicar com os seus clientes e por meio de quais canais fazer isso, seja por blog, e-mail ou redes sociais.
Em um exemplo prático, você criou duas ações de marketing para a comunicação, a segunda teve melhores resultados no engajamento desses clientes e com isso aumentou as vendas.
Já a primeira não teve nem metade dos resultados esperados, assim você consegue mensurar quem é o seu público e qual a melhor estratégia para investir que irá atraí-los.
Assim você consegue conhecer quem é esse consumidor e fidelizar todos os leads que tem esse perfil aumentar o alcance do seu negócio.
Como aumentar as vendas com o inbound commerce?
É importante, antes de tudo, estudar bem o comportamento do seu cliente, entendendo seus gostos e desejos. Conheça algumas ações que você pode fazer para chegar a esse resultado.
Tenha reviews no e-commerce
Quando uma pessoa não conhece sobre o produto ou serviço, ela procura boas referências para saber se pode ou não confiar na empresa, por isso é importante que o seu site tenha avaliações.
Crie um blog
Ao criar um blog, a sua empresa vai ficar em evidência, pois você vai gerar conteúdos sobre o seu produto.
Um exemplo, uma loja de embalagens de papel cartão personalizadas pode criar conteúdos do que dar de presente em determinadas datas festivas, assim a pessoa clica no texto e conhece a sua marca.
Invista em landing pages
As landing pages são páginas que capturam os dados do cliente. Por exemplo, você disponibiliza em seu blog um e-book gratuito, mas para ter o acesso liberado esse usuário precisa preencher um formulário.
Assim você consegue essas informações e usa para criar um canal de comunicação direta com esse cliente.
Aposte nas redes sociais para gerar engajamento
Criar conteúdos que os clientes se identificam é fundamental para aumentar seu número de seguidores nas redes sociais, aumentando o engajamento do seu público com a sua marca.
Isso faz com que esses conteúdos sejam compartilhados, dessa forma chegando a um maior número de pessoas que não conheciam sua empresa.
Invista na fidelização
Essa estratégia é fundamental para reter os seus clientes. Pense em ações como programas de fidelização, vantagens nas próximas compras, recuperação de clientes inativos, entre outras que podem ajudar a manter esse cliente consumindo seus produtos.
Defina metas e analise os resultados
Com a estratégia de inbound commerce você consegue mensurar todos os resultados como quantidade exata de consumidores que clicaram no link, preencheram o cadastro, compraram algo, entre outras informações.
Assim você consegue usar esses dados a seu favor e estabelecer as melhores metas para o seu negócio.
O inbound commerce, além de ajudar o seu negócio a conhecer os clientes e criar estratégias que funcionam, ele te mantém à frente dos seus concorrentes, afinal essa estratégia permite que você otimize toda sua estratégia de marketing.
Criar os mecanismos certos e feitos sob medida para os seus usuários, além de criar essa relação próxima e se tornar presente na vida do consumidor, faz com que sua marca seja referência para todos que a conhecem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.