Michael Campos

SEO para YouTube: como ranquear bem seus vídeos

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Você sabia que as técnicas de SEO para YouTube também são fundamentais para um melhor alcance do seu conteúdo em vídeo?

    Ou seja, o SEO é uma estratégia de ranqueamento de conteúdo que pode ser o grande diferencial para tornar seu canal no YouTube mais conhecido e acessado pelos usuários.

    Se você ainda não sabe, a sigla SEO significa Search Engine Optimization, que em português se traduz como otimização para mecanismos de busca.

    Ou seja, se refere a uma gama de possibilidades para garantir uma melhor posição de visualização dos conteúdos de marketing que você produz para sua empresa, seja uma empresa de construção de casas ou qualquer outro tipo.

    Hoje, sempre que um consumidor se interessa ou precisa de algo, ele insere algumas palavras-chave em um mecanismo de busca para encontrar a solução mais adequada.

    Em outras palavras, o algoritmo do mecanismo de pesquisa verifica seu banco de dados em busca de referências à palavra-chave inserida e cria uma lista de resultados para apresentar ao usuário.

    Esta lista está em ordem de relevância, e em muitos casos as pessoas encontrarão o que precisam no primeiro link, o que torna este espaço um ótimo lugar para qualquer empresa de montagem mecânica que queira se manter relevante no campo importante.

    O mundo está em constante mudança, assim como a forma como as pessoas usam a internet. O conteúdo de produção audiovisual cresceu muito, em grande parte graças ao YouTube.

    Uma das grandes vantagens dessa plataforma é também ser um motor de busca. Quando os usuários inserem as palavras-chave desejadas na ferramenta, uma lista de vídeos aparece.

    Isso torna o SEO ainda mais importante para qualquer canal, tornando o conteúdo de vídeo produzido por uma fábrica de placas fotoluminescentes mais popular.

    Algoritmos de mecanismos de pesquisa como o YouTube precisam seguir um conjunto de diretrizes projetadas para fornecer aos consumidores material relevante e bem elaborado. No entanto, essas diretrizes são desconhecidas.

    Essa é uma forma de proteger a integridade da plataforma, pois muitas pessoas tentam abusar da ferramenta para ganho pessoal quando o elemento de busca é claro.

    Por isso, o SEO se tornou uma forma de produzir conteúdo de qualidade, com ferramentas que podem ajudar os vídeos de empresas de construção e montagem industrial a se tornarem relevantes.

    Essas são as ferramentas para melhorar o uso e a apresentação de material realmente relevante, impactando diretamente na forma como essa produção audiovisual é combinada.

    Por isso, entender algumas das principais formas de otimizar o SEO do seu canal do YouTube pode ser uma das principais formas de garantir resultados positivos para sua produção de conteúdo.

    Principais estratégias de SEO para YouTube

    Agora que você já entendeu melhor a importância que o SEO tem para o YouTube, é importante conhecer as principais estratégias para obter os resultados desejados com suas ações.

    Vale lembrar que cada canal é único e, em muitos casos, uma técnica pode ter efeitos diferentes em variados tipos de canais diferentes, mesmo que ambos tratem do mesmo tipo de assunto.

    Portanto, é fato que as possibilidades que o SEO oferece para a popularização do canal de uma determinada empresa de laudo de engenharia, por exemplo, são muitas, mas é preciso saber como fazer isso de forma assertiva.

    Confira as principais estratégias de SEO para YouTube a seguir:

    Palavras-chave

    Palavras-chave são a base da maioria das ferramentas de SEO. Esses são termos comuns que os usuários normalmente digitam na barra de pesquisa para encontrar o que estão procurando.

    Por exemplo, quando alguém digita a frase “porta para sala de alumínio”, os primeiros resultados serão dos canais que realmente estruturam e planejam bem para saber que essa é a palavra-chave mais buscada pelos usuários em seus segmentos.

    Para isso existem diversas ferramentas na internet para avaliar as melhores palavras-chave para cada tipo de segmento ou conteúdo, e é importante entender como usá-las para garantir mais tráfego para seu canal.

    O SEO depende muito do uso adequado e estratégico das palavras-chaves para obter resultados mais expressivos em relação ao número de visualizações do número de “gostei” nos vídeos.

    Por isso é preciso garantir que seu canal esteja realizando as estratégias corretas de palavras-chave.

    Títulos e descrição

    Outro fator fundamental para garantir maior sucesso no YouTube é o título e o material descritivo de cada postagem.

    O título é o primeiro contato do consumidor com o material, que muitas vezes acaba fazendo com que ele opte por assistir. Por outro lado, o material descritivo envolve links e outros elementos que são ditos no texto, mas não podem aparecer diretamente.

    Você tem que ter cuidado com este material de clickbait. Esse é um formato que muitas pessoas usam no YouTube, mas pode ter um SEO negativo a longo prazo.

    Clickbait nada mais é do que um título chamativo controverso cujo principal objetivo é levar os usuários ao vídeo, muitas vezes sem realmente apresentar o conteúdo relacionado ao título.

    Mesmo com o rápido aumento do número de pessoas assistindo ao vídeo, a maioria ficará insatisfeita e acabará por sair do canal ou até mesmo reclamar nas redes sociais.

    Por isso é tão importante saber como aplicar os títulos corretamente para manter os consumidores interessados, mas ao mesmo tempo evitar as complexidades e mal-entendidos de tais operações.

    Tags

    Uma ótima maneira de estruturar seu conteúdo e torná-lo acessível a um público mais amplo é usar hashtags. Meta tags são um conceito geral que ajuda os algoritmos a indexar vídeos corretamente.

    Esse tipo de ferramenta também ajuda a otimizar as ferramentas de recomendação, pois a própria plataforma do YouTube costuma recomendar novos vídeos aos usuários com base em suas pesquisas anteriores.

    Evite colocar muitas tags em cada vídeo que você escolher fazer, pois isso confunde o algoritmo e reduz o tráfego a longo prazo. A ideia dessas ferramentas é otimizar seus resultados.

    Transcrições e legendas

    As legendas são uma importante ferramenta de inclusão que permite que usuários com deficiência auditiva acompanhem o material em vídeo. O próprio YouTube possui uma ferramenta para automatizar esse processo.

    No entanto, ela não é muito confiante e pode estragar as legendas ou ter muitos erros. Por isso, é ideal avaliar e transcrever o conteúdo do material, independentemente se o vídeo é sobre serviço de guincho ou preparo de bolo de cenoura, pois é uma ação importante.

    Você ainda pode usar legendas geradas automaticamente, mas para acompanhar e corrigir todos os erros e fazer as edições necessárias, garantindo que seu material esteja melhor estruturado.

    CTR (taxa de cliques)

    A taxa de cliques ou CTR identifica o número de pessoas que acessam seu vídeo por meio da pesquisa. Muitas vezes para poder amplificar esse resultado, a melhor abordagem é otimizar a forma como as pessoas visualizam o material.

    Isso significa prestar atenção a muitos elementos, como:

    • Títulos;
    • Descrições e legendas;
    • Imagem de capa;
    • Informações adicionais.

    Quanto melhor o conteúdo inicial for produzido, mais os consumidores ficarão interessados ​​em ver o que você tem a dizer, aumentando muito a sua probabilidade.

    Engajamento do público

    Embora o principal objetivo das técnicas de SEO seja melhorar os resultados das ferramentas dentro da própria plataforma de busca, isso não significa que a interação com o público deva ser abandonada.

    Na maioria das vezes essa influência fornecida pelos usuários por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários ajuda a aprimorar ainda mais o conteúdo de um canal no YouTube de uma empresa de aluguel de impressoras e de qualquer outro ramo. 

    Isso porque, além de dar dicas e conselhos para produzir um material melhor, o impacto desse engajamento cria mais autoridade para o canal, facilitando a localização dos algoritmos.

    Considerações finais

    O YouTube é uma importante plataforma de comunicação, e saber usá-lo é um dos pontos mais importantes para qualquer empresa do mercado hoje. Isso porque o consumo de vídeo na internet é muito expressivo e só tem crescido ao longo dos anos.

    Logo, as empresas e organizações que produzem conteúdos na internet precisam se adaptar a essas novas tendências. E nada melhor que o SEO de conteúdo de blog e também do YouTube para garantir melhores resultados.

    Esta estratégia de ranqueamento abre novas possibilidades para promover a sua marca. Os influenciadores digitais podem ser patrocinados e anunciados por meio deles. Isso aproxima o produto do público de forma natural e espontânea.

    Dependendo do seu ramo de atividade, também pode ser divertido fazer vídeos detalhando as etapas de produção, como os processos internos que ocorrem em várias empresas.

    Essa maior humanização das marcas é uma tendência muito poderosa no marketing digital e tem conquistado muitos seguidores. Como resultado, sua influência sobre a rede de vídeo se tornará maior, garantindo que você esteja no topo das buscas do YouTube.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade