Michael Campos

SEO ou PPC: qual é o melhor para sua estratégia de marketing

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    Apostar no SEO ou PPC é apostar em estratégias extremamente importantes e eficazes dentro do universo digital, pois trazem um conceito diferente e inovador quando falamos da construção de um bom posicionamento para as marcas no mercado. 

    Não é novidade para ninguém que o universo digital mudou o nosso mundo por completo, trazendo novas formas de se trabalhar, consumir, vender, se relacionar, estudar e fazer diversas outras coisas. 

    Quando falamos sobre uma empresa que entende a importância do mercado digital e deseja construir um espaço online que seja um ponto de encontro para que as pessoas possam conhecer o seu negócio. 

    Uma das melhores maneiras de se fazer isso é justamente criando um site que seja alimentado com conteúdos de qualidade e com constância, pois isso chama a atenção das pessoas e faz com que elas se interessem pelo que tem ali. 

    Hoje, quando uma pessoa deseja comprar madeira para telhado, ela não procura apenas por uma marca que lhe ofereça as informações e valores daquele produto, mas ela deseja uma marca que se preocupa com a sua experiência do início ao fim. 

    E para oferecer uma boa experiência dentro do seu site, é preciso que você saiba quais são as formas viáveis de oferecê-lo aos potenciais clientes e de aumentar o seu posicionamento dentro dos principais buscadores de informação. 

    Os buscadores de informação são justamente as plataformas por onde as pessoas conseguem encontrar o seu site, que, quanto mais bem avaliado pelos algoritmos através de suas estratégias ele for, melhor posicionado ele estará. 

    Isso significa que, dentro do universo dos buscadores de informação, existe uma espécie de ranking de sites, onde quem ocupa a primeira posição, obviamente, é o melhor, mas chegar até lá requer muito trabalho e paciência. 

    Os sites que ocupam as primeiras posições dos buscadores tendem a ser as principais opções dos usuários, seja na procura por uma capa térmica para piscina sob medida ou até mesmo por um serviço de festa em salão. 

    E existem duas maneiras principais de se fazer isso, uma delas é através das estratégias de SEO e a outra é através do PPC, caso você não conheça nenhum dos dois, não se desespere, hoje iremos abordar sobre cada um deles. 

    Entenda o que é SEO e o que é PPC 

    Entender o que é SEO e o que é PPC é muito mais do que apenas entender sobre marketing digital, é entender sobre formas inovadoras de potencializar os resultados do seu negócio, seja qual for o tamanho ou segmento dele. 

    Para que uma marca faça sucesso dentro do universo digital nos dias de hoje, ela não precisa só de um produto ou serviço de qualidade, mas de estratégias certeiras que a ajude a ter bons resultados. Por isso, confira abaixo os dois conceitos que podem te ajudar nisso: 

    SEO 

    A sigla SEO vem do termo Search Engine Optimization, que nada mais é do que Otimização dos Mecanismos de Busca, um conjunto de estratégias orgânicas que podem ser usadas por todo e qualquer tipo de site. 

    Quando falamos de estratégias orgânicas, nos referimos a estratégias que não recebem dinheiro para que os resultados cheguem o mais rápido possível, é de forma natural que uma pessoa, ao pesquisar por instalação de câmeras de segurança preço acessível, encontre o seu negócio. 

    Dentro do universo do SEO existem inúmeras estratégias que você pode aplicar, como o link building, que trabalha com a troca de links do seu segmento de mercado e até mesmo o uso de palavras-chave, que atraem pessoas que já pesquisaram por algo relacionado. 

    Essas estratégias não requerem dinheiro para serem aplicadas, qualquer profissional da área pode colocá-la em prática ao entender sobre o assunto e deseja construir um site de sucesso que tenha um bom posicionamento nos buscadores. 

    PPC 

    Já o PPC é a sigla para o termo pay-per-click que significa Custo Por Clique, essa estratégia se baseia na construção de anúncios pagos dentro dos buscadores, que são estruturados de forma onde cada clique neste anúncio gera um custo para a marca. 

    Por exemplo, imagine que uma rede de fabricantes de reservatórios metálicos constroem um anúncio através dos buscadores para atrair novos clientes, cada usuário que clicar nesse anúncio e ser redirecionado para o site de vendas irá valer um custo para a empresa. 

    Esse custo varia de quanto a marca está disponível a investir na estratégia, mas tende a ser um processo eficiente e que gera ótimos resultados quando o anúncio é estruturado da maneira correta e a empresa possui o dinheiro para investir em tais ações. 

    Com isso, já é possível entender sobre o que se trata cada um, não é mesmo? Enquanto o SEO trabalha com estratégias orgânicas, o PPC entra com um universo de tráfego pago, o que não desmerece nenhum dos dois, ambos são ótimos para quem deseja resultados. 

    Conheças algumas das vantagens de ambos 

    Agora que você já sabe sobre o que se trata tanto o conceito de SEO quanto de PPC, chegou o momento de conferir algumas das vantagens que a aposta em cada uma dessas estratégias pode trazer para o seu negócio. Confira: 

    Vantagens do SEO 

    Começando pelo SEO, a estratégia consegue sair em frente da PPC quando falamos do custo benefício, pois um fornecedor de estrutura metálica, por exemplo, consegue construir autoridade e relevância nos buscadores sem precisar desembolsar um real para isso.

    Também é válido ressaltar que, ao investir no SEO, você constrói um posicionamento que dificilmente será derrubado por concorrentes, pois as estratégias de SEO trabalham de maneira minuciosa e garantem que você conquiste um lugar só seu no digital. 

    Vantagens do PPC

    Falando sobre o PPC, ele se destaca pelos grandes resultados em pouco tempo, ou seja, é possível duplicar ou até mesmo triplicar o número de novos acessos ao seu site através dele, pois com o pagamento de anúncios, seu site sempre estará à frente dos outros. 

    Além disso, ele também garante mais chances de vendas, pois ao divulgar uma página de seu produto ou serviço, por exemplo, é possível que o usuário não olhe apenas o seu conteúdo, mas também dê uma olhada no que você oferece e compre de você. 

    Saiba quando usá-las e entenda qual é o melhor 

    Agora que você entende as vantagens de ambas as estratégias, é possível que se pergunte quando deve usá-las e qual é a melhor para ser aplicada em sua empresa de montagem de painel elétrico, ou seja qual for o seu tipo de negócio. 

    Bom, para saber o momento certo de usá-las, é importante que você se atente ao que deseja para a sua empresa no momento e também o que ela precisa, pois isso são situações diferentes e decisivas para o uso dessas estratégias. 

    Por exemplo, se você deseja mais resultados, mas no momento não possui dinheiro para investir em nada grande, o SEO é a opção perfeita para que você comece a construir um público fiel de forma orgânica. 

    Agora, se a sua empresa já possui um público bem definido e fiel, mas ainda assim você deseja mais resultados, é possível uma boa rentabilidade para investir em estratégias desse mercado, o PPC é ideal para você. 

    Com isso, você saberá exatamente o que fazer para que a sua fábrica de placas fotoluminescentes tenha ainda mais resultados, mas é importante se atentar a alguns pontos importantes antes de apostar em qualquer uma dessas estratégias, como: 

     

    • Tamanho da empresa;
    • Valor para investimento;
    • Segmento de mercado;
    • Tipo de produto ou serviço;
    • Público-alvo;
    • Principais canais de comunicação;
    • Proposta de valor, entre outros. 

     

    Se atentando a esses pontos e entendendo quando a sua empresa precisa de mais clientes, você terá a situação perfeita e as estratégias certeiras para serem colocadas em prática e gerar ótimos resultados para o seu negócio. 

    Os desafios do SEO e do PPC 

    E como nem tudo são flores, é claro que cada um desses conceitos também teriam os seus desafios a serem enfrentados durante a sua implementação. Sendo assim, confira abaixo quais são eles: 

    Desafios do SEO 

    Os principais desafios do SEO são a demora para os resultados e o tempo gasto na produção, isso porque, o SEO é um conceito que trabalha a construção do sucesso de uma marca aos poucos, então não espere um boom em seu engano da noite para o dia. 

    Além disso, o SEO requer esforço e estudo constante em cima de suas estratégias, o que exige tempo por parte de um fabricante de etiquetas e rótulos que já possui diversas tarefas para dar conta

    Desafios do PPC 

    Já dentro do PPC, os desafios são justamente os custos e a fragilidade do posicionamento, isso porque, para apostar nessa estratégia, é preciso que o empreendedor possua uma boa quantia em dinheiro, o que nem sempre está à disposição de todo empresário. 

    E a fragilidade do posicionamento se caracteriza pela possível queda de posicionamento nos buscadores, caso o empreendedor pare de pagar pelo PPC ou atrase algum pagamento, fazendo com que ele saia de sua posição e dê lugar a um concorrente. 

    Esses são os principais desafios de ambos os conceitos que, assim como qualquer outra estratégia, os possui, mas ainda assim são grandes potências do universo digital e podem mudar o seu negócio por completo. 

    Considerações finais

    Dessa forma, você contará com estratégias de sucesso para que os seus resultados cresçam e para que a sua marca seja cada vez mais conhecida dentro do seu segmento e do mercado como um todo, seja através de uma estratégia orgânica ou paga.  

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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