Michael Campos

SEO para jornalistas: o que é e como trabalhar de forma eficaz

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    Você já ouviu falar do SEO para jornalistas? Bom, a informação precisa chegar ao maior número de pessoas, afinal quanto mais gente informada por fontes confiáveis, melhor para sociedade, em tempos em que fake news reina é fundamental que a informação verdadeira seja disseminada.

    Fazer com que todos estejam bem informados é o que todo profissional ou veículo de jornalismo deseja, não é mesmo? Pois bem, esse é o principal objetivo do SEO para jornalistas.

    Com isso, desde o padeiro, até o técnico de tubos aço carbono, irá ficar bem informado, afinal se uma das grandes fontes de informações e muitas vezes de desinformação são os sites de buscas, os jornalistas e veículos de credibilidade precisam se destacar.

    Com isso, as estratégias de SEO deixaram de ser exclusividades do marketing digital, feitas apenas para vendas e empresas como fornecedores de matéria-prima para produtos de limpeza ou lojas de roupas, para invadirem as redações.

    É importante que os jornalistas além de se preocuparem com a apuração dos fatos, também saibam o que é SEO e como usá-lo ao seu favor, fazendo com que seus textos e notícias ganhem backlinks.

    Para te auxiliar nessa tarefa, separamos as principais dicas sobre o assunto, além de é claro como você  jornalista pode colocar em prática essa estratégia.

    Então para acabar de uma vez por todas esse preconceito com as estratégias de SEO, continue lendo esse artigo e veja como ele é importante para a profissão de jornalismo.

    SEO para jornalistas?

    Talvez você já tenha ouvido falar de SEO e como ele é importante para uma empresa de comando hidráulico 2 vias, por exemplo, mas sabia que ele também pode ser usado para os jornalistas.

    Afinal o SEO é um conjunto de estratégias de otimização de um site que tem o objetivo de melhorar seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores, que são utilizados pelos usuários para procurarem sobre determinadas notícias.

    Sendo assim, quando alguém quer saber sobre lançamento de concreto preço ou qual a atual situação financeira do país, recorre a esses buscadores, por isso é importante que você jornalista também esteja inserido nesse meio.

    Através das estratégias de SEO você consegue fazer com que o seu site de notícias fique entre as primeiras posições, fazendo com que os clientes tenham acesso rápido e imediato aos seus conteúdos.

    A intenção é que os textos aparecem nos primeiros resultados de busca por palavras-chave que estejam relacionadas ao tema das suas:

    • Notícias;
    • Reportagens;
    • Entrevistas;
    • Colunas.

    O SEO aumentará a visibilidade do seu site, fazendo com que os seus conteúdos sejam vistos por mais pessoas e com isso aumente sua presença digital e criar autoridade no mercado, além de é claro informar da maneira correta os usuários.

    Vantagens do SEO para jornalistas?

    Tenha em mente que, por mais que o SEO seja usado por empresas de lacre de segurança plástico, lojas de brinquedos e afins, é uma ótima forma dos jornalistas adaptarem a informação para as mudanças da era digital.

    O jornalismo já está sofrendo uma grande transformação, muitos veículos de comunicação acabaram migrando para a web, com seus portais e site de notícias, mas essa transição não é tão simples assim.

    Para conseguir se destacar nesse meio é preciso entender muito bem sobre as estratégias de marketing. Saiba que o SEO traz inúmeros benefícios para a sobrevivência da competitividade dos veículos de comunicação, veja a seguir quais são eles.

    Visibilidade

    Primeiro de tudo, sem dúvida é a visibilidade, com o SEO usado da forma correta você irá conseguir estar entre os primeiros resultados, sendo encontrado de maneira fácil pelas pessoas, com isso se destacando no meio da concorrência.

    Sendo assim, por mais que outro veículo tenha escrito sobre análise de água nas periferias de São Paulo, por exemplo, o seu conteúdo será um dos primeiros no mecanismo de 

    busca, fazendo com que todos leiam o seu texto.

    Tráfego orgânico

    As primeiras posições não só as mais vistas pelos usuários, como também as mais clicadas, afinal você já foi para a página 2 de algum buscador? Acredito que não, por isso é tão importante aparecer nos primeiros resultados.

    Sendo assim, quando esse usuário clica no seu link, ele apareceu por lá através do tráfego orgânico, sem que você precisasse pagar para que a mídia fosse patrocinada 

    Monetização

    Se antes a publicidade acontecia de forma impressa, com a migração para o digital, o jornalismo adota diferentes formas de monetizar seu negócio, com isso essas propagandas estão presentes no seu site.

    Sendo assim, quanto mais leitores você atrair para o seu site, mais usuários podem clicar nos anúncios e com isso acabar se tornando assinantes do jornal digital.

    Autoridade

    As estratégias de SEO permitem que você crie autoridade no ambiente digital e principalmente no mercado de notícias, é como se você recebesse uma espécie de selo de confiança do buscador, que te coloca nas primeiras posições.

    Isso porque os seus conteúdos possuem qualidade e entregam as melhores respostas, oferecendo as melhores experiências para o usuário.

    Dicas de SEO para sites e portais de jornalismo

    Agora que você já entendeu que o SEO não é só importante para empresas de resistor de potência, mas também para o jornalismo, é importante que você crie uma noção básica de como essa estratégia pode ser usada nos sites e portais de notícias.

    Por isso siga os seguintes passos:

    • Garanta a qualidade do SEO técnico;
    • Mantenha o foco no conteúdo;
    • Faça pesquisas de palavras-chave;
    • Otimize os fatores on page;
    • Insira links internos;
    • Procure oportunidades de link building.

    Seguindo todos esses passos, você irá conseguir utilizar tudo que o SEO tem de melhor para oferecer.

    Por isso é importante que você entenda que a estrutura da URL é muito importante para o SEO, ela deve ser descritiva, não use códigos ou números que não dizem nada, pois dessa forma, nem o robô e nem os usuários irão entendê-la.

    Com uma URL bem feita será mais fácil de conseguir localizar o seu site, por isso opte para que o que esteja escrito ali seja o assunto principal do site.

    Tenha conteúdos que sejam relevantes e de interesse do público, eles fazem total diferença, busque tratar de assuntos que estejam em alta e crie mídias que consiga fisgar e atrair esses usuários.

    Saiba que a internet é um ambiente onde as pessoas não têm muito tempo a perder, por isso tente ser objetivo e dinâmico nos seus conteúdos, passe as informações de uma forma objetiva.

    Busque por palavras-chave que tenham a ver com o seu conteúdo e que você acha que os usuários utilizam para buscar sobre determinado assunto, isso fará com que seus textos apareçam assim que essas palavras forem jogadas no buscador.

    Outra dica é colocar links internos de uma página para outra dentro do seu site, isso também faz parte da estratégia de SEO, eles ajudam os buscadores a indexar suas páginas corretamente e entender quais são os conteúdos importantes.

    Isso também permite que o usuário navegue mais pelo seu site e consequentemente veja mais notícias suas.

    Você pode utilizar links na home do site para notícias recentes, como a reportagem sobre válvula de retenção, isso faz com que os sites de busca entendam que tem conteúdo novo.

    Importância do SEO para o jornalismo

    Como você pode perceber o SEO pode ser um grande aliado para o jornalismo, ele permite com que conteúdos de qualidade estejam no topo das pesquisas, fazendo com que as pessoas se informem da melhor forma.

    Criar conteúdos de qualidade com notícias verdadeiras evita a propagação de fake news, sendo assim quando alguém pesquisar sobre determinado assunto, o seu conteúdo irá aparecer para ela e não alguma informação falsa.

    Isso democratiza a notícia e faz com que todos tenham acesso à informação de uma maneira simples, prática e de forma coerente.

    Por isso, se você é jornalista ou possui algum portal de notícias, largue esse preconceito de que o SEO serve apenas para o marketing digital e use todo potencial dessa estratégia para a propagação de boas notícias.

    É importante que você entenda que a forma de consumir notícias mudou muito com o passar dos anos e todos os veículos de comunicação precisam se adaptar a ela, afinal o jornalismo nunca morre ele só se reinventa.

    Sendo assim, invista na técnica de SEO, acompanhe as transformações do mercado e consiga criar autoridade no ambiente digital, isso fará total diferença tanto para o seu veículo de informação como para a sua carreira de jornalista.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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