As métricas importantes de comunicação ajudam a tangibilizar quantitativamente os resultados obtidos pelas empresas. Elas permitem demonstrar, por meio de dados, o valor conquistado e facilitam a captação de recursos da organização.
No entanto, de acordo com os resultados do Data Marketing Landscape 2022, cerca de 70% dos comunicadores corporativos dizem ter dificuldade em escolher quais métricas empregar.
Isso mostra que cada vez mais as habilidades analíticas de profissionais tornam-se relevantes e importantes.
Principalmente com a chegada de um novo ano, analisar os resultados de uma empresa é indispensável para planejar as principais estratégias de vendas e aumento da base de clientes.
Portanto, seja para vender mais ventilador de coluna silencioso ou para aumentar o engajamento em um blog de estudos para a OAB, por exemplo, é preciso pensar em quais matérias analisar nesse processo de planejamento estratégico para 2023.
Com isso em mente, preparamos este artigo para que você entenda quais as principais métricas mais importantes para 2023.
O que são métricas?
Métricas são medidas e dados e resultados de ações quantificáveis que os líderes de negócios monitoram para garantir que suas estratégias estejam funcionando de forma eficaz. Ou seja, são formas quantificáveis para as empresas:
- Medirem o progresso de estratégias;
- Estimarem o sucesso de suas estratégias;
- Identificarem os pontos fracos e fortes;
- Buscarem soluções para aumentar a lucratividade e visibilidade do negócio.
Existem muitas maneiras de definir metas, mas uma coisa que todas têm em comum é usar métricas de sucesso para medir o progresso.
As métricas também são chamadas de indicadores-chave de desempenho (KPIs). Não existe uma métrica única que funcione em todas as situações, portanto as equipes devem usar uma variedade de métricas para medir o sucesso.
Por exemplo, em uma empresa de manutenção de máquinas industriais, as categorias importantes de métricas mudam de forma específica.
Logo, quando as métricas corretas são rastreadas adequadamente, os líderes podem usá-las como referência para o desempenho da empresa.
É importante definir suas métricas antes de começar a planejar para que você possa acompanhar seu progresso do início ao fim.
Por que é importante acompanhar as métricas?
Você sabe por que é tão importante acompanhar as métricas na sua empresa? De fato, existem vários motivos pelos quais as empresas devem acompanhar criteriosamente as métricas definidas no planejamento estratégico organizacional.
Para te ajudar entender melhor essa importância, aqui estão algumas razões pelas quais todas as empresas devem acompanhar as métricas minuciosa e regularmente. Confira:
Vincular tarefas a metas
Um dos principais motivos pelos quais a empresa deve acompanhar as métricas minimamente é pela possibilidade de vincular o trabalho de sua equipe aos objetivos desejados de sua empresa.
Por exemplo, digamos que uma empresa de automação de processos precisa alcançar a meta de clientes mensal. Ao avaliar as métricas, a empresa pode entender qual o ponto-chave necessário para alcançar as metas estabelecidas.
Nesse sentido, quando as equipes alinham seu trabalho com metas de negócios específicas, elas podem priorizar o que precisa ser feito com mais eficiência.
Avaliação da eficácia da estratégia
Acompanhar as métricas minuciosamente possibilita avaliar o sucesso da organização como um todo e entender se ela está funcionando adequadamente de acordo com as metas estabelecidas.
Com isso, as empresas podem usar isso como linha de base antes de implementar uma nova estratégia. À medida que ela é implementada, elas poderão comparar a nova métrica com a linha de base para ver o desempenho dela.
Isso é muito importante inclusive para uma empresa de controle de qualidade de alimentos, por exemplo.
Tomada de decisão baseada em dados
Assim como as métricas são usadas como linhas de base para novas estratégias, elas também podem ser usadas para ajudar as equipes a tomar decisões de negócios informadas.
Ou seja, as empresas podem verificar as métricas de um ano específico e averiguar se são diferentes do habitual. Com isso podem entender quais foram as estratégias que a equipe seguiu para produzir determinados dados.
E esses dados podem ser números importantes para determinar seus próximos passos e tomar decisões mais informadas.
Identificar os pontos fracos da estratégia
Se uma empresa está avaliando minuciosamente as muitas métricas estabelecidas e vê uma queda, por exemplo, é fácil identificar qual parte da estratégia precisa ser mudada para driblar essa queda, e assim a equipe pode ajustá-la para o próximo plano.
Mas isso só acontece se de fato houver um acompanhamento produtivo dessas métricas estabelecidas nas organizações.
Métricas importantes para 2023
Agora vamos ver com mais detalhes quais são as métricas que de fato não podem faltar no ano de 2023, tendo em vista o momento atual e as previsões para o ano novo que está chegando.
Valoração
Essa métrica informa quanto uma marca gastaria em publicidade para atingir o mesmo número de pessoas que a mídia orgânica alcança.
Semelhante aos equivalentes comerciais, pode ser calculado de diferentes maneiras. As mais precisas delas utilizam o conceito de CPM (custo por mil impressões) como base para seus cálculos.
As ferramentas de gerenciamento de comunicações que fornecem essa métrica realizam cálculos de maneira específica para cada veículo, com base no valor de CPM de cada veículo.
Share of Voice (SOV)
Share of Voice (SOV) é outra métrica que não pode faltar para o ano de 2023, e refere-se basicamente a uma medida do mercado que sua marca possui em comparação com seus concorrentes.
Por exemplo, imagine que uma empresa de serviço de usinagem quer comparar sua posição em relação aos concorrentes do mesmo segmento de mercado. Logo, ela deve utilizar o Share of Voice para mensurar essa medida.
Pode servir como um indicador do conhecimento da marca e do seu domínio no setor. Quanto mais participação de mercado uma empresa tiver, mais popularidade e autoridade provavelmente terá com usuários e clientes em potencial.
Retorno sobre investimento (ROI)
A proporção entre retorno sobre investimento é de fato uma métrica muito importante de ser avaliada em qualquer empresa de qualquer segmento de mercado.
Isso significa que tanto uma loja de cerâmica, como uma empresa fabricante de produtos de segurança como a placa de segurança do trabalho, por exemplo, deve acompanhar o ROI criteriosamente.
O retorno sobre o investimento é frequentemente usado para decidir se um programa deve receber um investimento de tempo e recursos, por exemplo, ou, quando usado como uma métrica de negócios, normalmente monitora o desempenho de um investimento.
Índice de promoção da marca
A métrica de índice de promoção da marca é usada para relatar de forma categórica a reputação de uma marca, e serve também para apoiar ações focadas na manutenção da saúde dessa marca.
Reflete o percentual de publicações classificadas como positivas sobre o total de publicações. Em outras palavras, essa métrica representa a reputação, não a popularidade da sua marca.
Portanto, uma empresa de licenciamento ambiental, mesmo que não queira analisar sua popularidade, mas sim sua importância, pode usar o índice de promoção da marca, que é uma métrica importante a ser avaliada.
É diferente de apenas medir a visibilidade. No marketing, essa métrica é semelhante ao Net Promoter Score (NPS) comumente usado.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é uma outra métrica que não pode faltar nas análises internas da sua empresa no ano de 2023. É chamada e reconhecida como bounce rate em algumas plataformas, como o Google Analytics, por exemplo.
Essa é uma métrica que mostra a quantidade de usuários que saem de uma página imediatamente após entrar no site ou após alguns minutos.
Com isso, se você tiver um site ou blog que fale sobre arruela dentada, por exemplo, essa é uma métrica que deve continuar sendo acompanhada criteriosamente no próximo ano.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é provavelmente uma das métricas mais importantes para um blog ou site, independentemente do segmento e do nicho que atua. Ela aponta a relação entre visitas e compras, ou leads captados nas estratégias de conteúdo.
A melhor forma de aumentar sua taxa de conversão é ampliar o público qualificado que visita seu blog. Para isso, é importante pensar em quais conteúdos construir e gerar tráfego para atrair visitantes genuinamente interessados em seu produto ou serviço.
Taxa de engajamento
As taxas de engajamento levam em consideração o número de compartilhamentos nas redes sociais, comentários nas postagens e outros aspectos que nem sempre estão diretamente relacionados aos blogs.
Embora mais difíceis de determinar, as taxas de engajamento são fundamentais para entender como seu público-alvo se comporta com base no conteúdo gerado em seu blog.
O conteúdo que se torna viral e atinge mais pessoas pode ser a chave para conseguir mais clientes. Por isso, é muito importante medir o nível de engajamento das publicações das redes sociais da sua empresa, e assim mudar a estratégia conforme necessário.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.