Michael Campos

Marketing de produto: saiba as vantagens e como aplicar

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    Se você ainda não conhece, fique sabendo que o Marketing de produto é o que faz com que os consumidores prefiram sua oferta à da concorrência.

    Ainda que você tenha um ótimo produto, um preço justo e uma distribuição eficiente, isso não será suficiente se você não souber como apresentar sua solução.

    É nesse momento que entra o papel do marketing, que deve lançar, divulgar e promover o seu produto ao público-alvo visando o sucesso no mercado.

    Você já parou para pensar como os produtos se tornam fenômenos de vendas? Eles precisam ter qualidade e uma boa proposta de valor, mas precisam também da mensagem, posicionamento e estratégias comerciais adequadas.

    O que é Marketing de Produto?

    Ao ler essa introdução, os membros de sua empresa de manutenção de balanças devem estar se perguntando o que é marketing de produto. Trata-se de um tipo, escola ou vertente (como preferir) de marketing em que o foco é conectar produtos e pessoas.

    A meta é encontrar os consumidores certos para um determinado produto, criando uma forma de vendê-lo que seja interessante para esses consumidores. Entender o perfil do comprador é indispensável para esse trabalho.

    Em poucas palavras e em alguns tópicos podemos definir as funções do marketing de produto, como:

    • Desenvolver o posicionamento do produto;
    • Desenvolver a mensagem da marca sobre o produto;
    • Desenvolver o diferencial competitivo, frente aos concorrentes;
    • Garantir o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas.

    Dessa forma, o marketing de produto é essencial quando se trata do lançamento de um novo produto no mercado. Seu papel também é crucial quando um produto já existe e vai ser introduzido em um novo mercado, sendo uma novidade para os consumidores.

    Outro uso interessante do marketing de produto é o teste da recepção de um pequeno grupo de consumidores a um novo lançamento, antes de liberar o produto, como dobradiça para porta no mercado.

    Qual é a importância do Marketing de Produto?

    Após entender o que é o marketing de produto, vamos conferir qual é a sua importância em alguns tópicos.

    Destaque competitivo

    Essa modalidade de marketing é essencial para diferenciar produtos no mercado e estabelecer um destaque competitivo para sua marca.

    A empresa pode utilizar a comunicação segmentada a cada novo item lançado, como uma estratégia para fugir dos padrões da concorrência e gerar mais valor para o cliente.

    Partindo do posicionamento, o marketing estabelece relações entre o produto e a necessidade de seu uso, permitindo que características especiais sejam ressaltadas. Dessa forma, esse diferencial fica bem estabelecido tanto para profissionais internos quanto para clientes.

    Personalização

    No lançamento de um produto, essa estratégia ajuda a personalizar a comunicação e o posicionamento do produto. Dessa forma, ele permite que suas ações sejam segmentadas e direcionadas para as necessidades específicas de cada usuário.

    Assim, essa abordagem se torna uma forma interessante de apresentar um novo item que atraia a atenção do cliente, partindo de uma experiência pessoal e única. Isso é fundamental para uma abordagem de sua empresa de fornecedor de rolamentos de penetração no mercado.

    Sustentação do produto no mercado

    Conforme pontuamos, um bom marketing reforça as fases de crescimento e maturidade de um produto.

    Trabalhando bem a mensagem e estabelecendo os diferenciais, solucionando objeções e dúvidas, sua empresa será capaz de manter o produto sólido no mercado por mais tempo, evitando crises e problemas.

    Desenvolvimento de estratégias de preço, distribuição e design

    O marketing de produto também auxilia no design, nas etapas de distribuição e até mesmo na precificação. Você pode ajustar e reajustar os preços de acordo com a demanda e com o estudo sobre o que o mercado diz.

    Você otimiza a distribuição com o estudo de como a empresa deve disponibilizar o produto com o apoio de indicadores.

    Complementarmente, é possível desenvolver peças publicitárias de divulgação que sejam coerentes com o design do produto, beneficiando a parte gráfica da publicidade e desenvolvendo uma unidade, uma consistência para sua empresa de câmara fria.

    Alinhamento das equipes de marketing, vendas e gestão de produto

    Partindo das definições do marketing, é possível alinhar os times de produtos, marketing e vendas. Dessa forma você consegue garantir que todos estejam conectados e falando a mesma língua, e focados nos mesmos resultados.

    Definições e estudos da equipe de produto ajudam na comunicação e no posicionamento de marketing, bem como na argumentação do time de vendas.

    Fazendo marketing de produto em 10 passos

    O marketing de produtos precisa ser estratégico e bem elaborado para gerar resultados, e você deve seguir as seguintes etapas:

    • Estudo de mercado;
    • Estudo e definição de público-alvo;
    • Posicionamento e mensagem;
    • Estudo de concorrência;
    • Criação de um plano de lançamento;
    • Criação de conteúdo para o lançamento;
    • Preparação da equipe;
    • Orçamento;
    • Lançamento;
    • Acompanhamento.

    Seguindo cada uma dessas etapas certamente você vai conseguir aplicar o marketing de produto em sua empresa de consultoria ambiental Campinas.

    Ciclo de vida do produto no marketing

    Qualquer produto lançado no mercado conta com um ciclo de vida próprio, composto de quatro fases:

    • Introdução no mercado;
    • Crescimento;
    • Maturidade;
    • Declínio.

    A introdução no mercado é a fase que se inicia no momento do lançamento do produto e dura até o momento que ele atinge uma taxa de crescimento constante.

    O crescimento é a etapa em que a produção é escalada para atender uma demanda e as vendas tendem a aumentar, assim como a concorrência.

    A maturidade é a fase de maior duração, que começa quando o produto estabiliza no mercado e termina conforme o nível de saturação. O declínio é marcado pela queda nas vendas e mudanças no mercado que exigem novas soluções.

    Esse ciclo trata da jornada de um produto desde o momento que ele é oferecido ao público até quando ele perde sua relevância e é substituído por outra solução.

    Cabe ao marketing garantir que o produto, como motor de implante NSK, alcance rapidamente a fase de crescimento logo após sua introdução no mercado.

    O marketing também precisa trabalhar para estender a fase de maturidade renovando continuamente o produto para mantê-lo entre as preferências do consumidor.

    O objetivo central é evitar ou adiar a fase de declínio, momento em que não há mais interesse no produto e sua produção é descontinuada.

    Product Marketing Manager x Product Manager

    Os profissionais das duas áreas constantemente trabalham em conjunto, mas existem diferenças quanto a sua atuação e responsabilidades.

    O que faz um Product Manager (PM)?

    O Product Management (PM) é uma área que está mais próxima do desenvolvimento do produto, então o responsável trabalha em uma tríade com um UX Designer, um tech leader e um ou mais desenvolvedores.

    Esse profissional é responsável pelo roadmap do produto ou funcionalidade, sendo feito muitas vezes se baseando no input de diversas outras áreas, em especial a de Product Marketing, que traz uma visão do que está acontecendo no mercado e com a concorrência.

    O PM avalia e pondera as necessidades de mercado e dos clientes, guiando o desenvolvimento do produto e entregando-o em conjunto com outras áreas de sua empresa de serviços de contabilidade preço.

    Qual a função de um Product Marketing Manager (PMM)?

    A área de Product Marketing é a voz do mercado para o produto e é a voz do produto para o mercado. Primeiramente, faz-se a coleta e análise das tendências de mercado, entendendo quem está comprando seu produto e quais movimentações competitivas estão acontecendo.

    Os profissionais de Product Marketing precisam trabalhar muito próximos dos setores de marketing, vendas e atendimento e suporte, e dessa forma, o Product Marketing distribui as mensagens tanto para dentro quanto para fora da empresa.

    Mesmo considerando áreas distintas, o trabalho está o tempo todo interligado, pois tem um interesse em comum: o produto sendo um sucesso no mercado.

    Partindo desse princípio, ambos os profissionais de empresas de software para lanchonete, devem criar as melhores estratégias conforme suas habilidades para entregar a melhor experiência, seja para os clientes antigos ou novos.

    Considerações finais

    Certamente após ler esse conteúdo você não tem mais dúvidas sobre a importância do marketing de produto. Esperamos que tenha ficado claro que essa estratégia é fundamental para criar, lançar e promover os produtos certos para seu público e mercado-alvo.

    Indo além de criar soluções que atendam às necessidades do cliente e se destaquem da concorrência, é preciso que você comunique esses diferenciais. Essa é uma tarefa para o marketing, setor ao qual devemos o sucesso de nossas vendas e a satisfação de nossos consumidores.

    Além da importância do marketing de produto, você conferiu como as etapas para implementar essa estratégia, qual o ciclo de vida de um produto e a diferença entre Product Marketing Manager (PMM) e Product Manager (PM). 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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