Michael Campos

Saiba se textos em negrito podem ajudar no SEO

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    Durante a construção de um texto no papel, é possível usar de diversos artifícios para dar destaque a frases, como sublinhar, circular as palavras ou até mesmo usar uma caneta diferente. Já no digital, a principal ferramenta costuma escrever tais textos em negrito.

    A questão acerca do uso desse tipo de instrumento está na forma em que se torna possível para o escritor dar destaque a algum trecho específico do seu texto, fazendo assim com que o leitor passe a dar mais atenção a seja qual for a informação que ali esteja presente.

    Dentro de matérias jornalísticas, esse tipo de ação costuma ser usada para destacar trechos importantes do texto ou até mesmo para destacar as respostas que foram dadas a uma entrevista, ou tal foco pode ser mudado para as perguntas, existindo essa escolha.

    Tal estratégia de deixar uma palavra em negrito também pode ser usada para garantir com que um termo específico de um texto, como arruela dentada, possa levar o usuário a outra página que contenha mais informações acerca desse elementos que se destaca na página.

    Ou seja, existem diversas razões pelas quais possa ter sido feita a escolha de deixar uma palavra ou trecho em negrito dentro de um texto, podendo existir até mesmo uma questão estética, ainda mais na internet onde o visual também é importante para um conteúdo.

    No entanto, o que faz com que muitos sites optem por usar o negrito em suas produções textuais ou até mesmo na descrição de elementos em suas páginas é por causa da crença de que isso pode aumentar sua performance nas redes, dentro das plataformas de busca.

    Diante disso, é até importante abordar esse tema para entender se apenas a maneira em que um termo, como esmerilhadeira pequena, é escrito pode ser capaz de trazer uma maior atenção tanto para esse elementos textuais como também para todo o site em si.

    Sendo uma realidade ou não, essa crença na melhor performance de um texto em negrito parte da forma como essa decisão pode ser vista como uma estratégia de SEO, sendo preciso compreender também esse assunto para garantir o melhor às suas páginas.

    Elementos do SEO que aumentam o destaque do site

    As plataformas de buscas lidam com um volume cada vez maior de conteúdo, sendo preciso contar com um sistema de ranking para garantir que as melhores páginas sejam aquelas que fiquem em destaque, oferecendo a melhor experiência aos usuários.

    Para que sua posição seja definida dentro desse sistema, é importante recorrer ao SEO, sigla para Search Engine Optimization, um conceito que lida com a otimização dos serviços de busca, fazendo então com que certos conteúdos consigam se destacar nas redes.

    A partir disso é possível ao usuário pesquisar por algo como grelha para ralo ou qualquer outro termos específico e ser direcionado a sites que tenham um maior reconhecimento na internet, tratando-se de redes seguras para se fazer tal tipo de encomenda, por exemplo.

    Mas para que tal desempenho seja conquistado, é preciso contar com a ajuda de uma série de componentes que devem estar presentes em seus conteúdos digitais, com destaque para elementos como:

    • Uso de palavras-chave;
    • Qualidade do texto;
    • Design do site ou página;
    • Títulos chamativos.

    A partir de todos os elementos, um site em particular pode figurar entre as primeiras posições de uma página de resultados, aumentando assim o número de acessos que essas plataformas podem receber em relação a todas as opções que estão disponíveis nas redes.

    Além dessas práticas populares, existem algumas novas que foram surgindo nos últimos anos, com o foco maior na qualidade de cada conteúdo, onde a experiência do usuário é o que mais deve ser levado em conta por quem possui alguma página na internet.

    Junto dessas novas estratégias, uma que pode ser vista sendo usada para dar um maior destaque para termos, como juntas de dilatação, em um conteúdo sobre o setor de obras na cidade, é a utilização do negrito, existindo dúvidas sobre o funcionamento disso.

    Deixar um conteúdo em negrito afeta o seu alcance?

    Essa é uma crença que surgiu na internet nos últimos anos, mas não se trata apenas de um rumor, já que tal afirmação veio de John Mueller, um conhecido analista do Google. Rapidamente essa notícia cresceu na internet, e existem pontos a serem vistos.

    Para a pergunta antes feita, sim, deixar elementos em negrito pode aumentar a visualização de uma página, mas isso não depende do negrito em si, e sim da melhor escaneabilidade que esse tipo de ação pode atribuir a um texto, o tornando mais visível.

    Por exemplo, ao destacar sequências-chave dentro de uma matéria sobre a função de um higienização de colchão no tratamento contra ácaros, é possível garantir uma maior leitura sobre esse conteúdo, facilitando assim a absorção de tudo o que está ali presente.

    Esse conceito está ligado a melhor experiência de um usuário, sendo assim um ponto que conversa com a melhor visualização de um conteúdo, fazendo então com que o negrito seja uma consequência para o melhor alcance que um texto é capaz de conquistar na internet.

    Isso não significa, porém, que você deve deixar todo o seu conteúdo em negrito, afinal, esse excesso pode atrapalhar a capacidade de leitura de um usuário, prejudicando assim essa página e então levando a uma baixa performance em relação a tal conteúdo.

    Tendo isso em mente, é importante então recorrer também a outras estratégias que podem garantir uma melhor performance a um conteúdo, para assim fazer com que qualquer busca sobre autotransformador possa levar um usuário até um site em particular.

    Formas mais eficazes que o negrito ao seu SEO

    Visto que o negrito tem o seu valor, mas não deve ser usado de maneira excessiva, é importante então recorrer também a outras estratégias, com um destaque específico para ações como:

    Estrutura do conteúdo

    Além da melhor qualidade de leitura de um texto, a estrutura de uma matéria pode interferir também na forma em que ela é visualizada dentro de um sistema de busca, sendo importante recorrer a uma divisão a ser feita em parágrafos e tópicos.

    A partir dessa estrutura, o Google ou qualquer que seja a sua plataforma de busca de preferência pode destacar elementos-chave do seu texto em seus programas, facilitando assim o direcionamento do público até essas páginas específicas.

    Design do site

    O design de um site conversa tanto com a melhor exibição dos conteúdos escritos como também da experiência do usuário. Junto disso, torna-se necessário garantir um visual de destaque para que um site de vendas de tubo de aço carbono tenha bons resultados.

    Junto a isso se aplica também a construção visual do texto em si, como a escolha de fontes e outras escolhas de design, o que pode incluir o uso do negrito em momentos específicos.

    Seguindo tendências

    Da mesma forma em que a sociedade e o mercado se adaptam, o mesmo acontece na internet, existindo tendências de conteúdos que devem ser replicadas em suas produções para que elas recebam uma maior atenção pelo público e pelos programas de busca.

    Só é preciso garantir um alinhamento com o perfil do seu site e conteúdos, para que no intuito de se destacar nas plataformas de pesquisa um site não perca o reconhecimento do seu público fiel.

    Link building

    Essa estratégia lida com a conexão que pode ser feita entre diferentes páginas na internet, onde dentro de um conteúdo é possível destacar um termo, levando um usuário para outra página através do link escondido nessa palavra destaca pelo uso do negrito.

    A partir dessa relação, toda a autoridade de uma página passa a ser compartilhada por sua rede de conexões na internet, com isso valendo tanto para sites diferentes como para páginas presentes no mesmo endereço digital de uma empresa de estanho para solda.

    Com a ajuda dessas estratégias é possível melhorar a posição do site nos programas de busca, tudo através do SEO, sendo importante então acompanhar todas as tendências e técnicas que vão surgindo nesse sentido para dar destaque ao seu negócio.

    Quanto melhor otimizado estiver um conteúdo para a internet, maior pode ser a chance dele ser visualizado, criando assim uma necessidade de quem é responsável por essas produções em apresentar a melhor opção, para destacar-se e obter melhores resultados.

    A questão é que tais práticas vão evoluindo com o passar do tempo, sendo preciso estar sempre atento ao que surge no mercado.

    De qualquer forma, oferecer o melhor conteúdo ao público é sempre a melhor saída, esteja ela no ato de colocar alguns termos em negrito para melhorar a leitura dos seus textos compartilhados na internet.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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