Michael Campos

Analista de inteligência de mercado: entenda a importância de um profissional para sua empresa

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    Você sabe o que faz um profissional analista de inteligência de mercado e qual a importância dele para as empresas em geral?

    De fato, assim como as equipes de RH (Recursos Humanos), os profissionais analistas de inteligência de mercado se tornaram essenciais e até mesmo indispensáveis nas empresas e organizações de diversos nichos. 

    E essa grande importância é explicada devido a uma imensa quantidade de dados que escondem informações valiosas para o sucesso de um negócio, independentemente de seu segmento. 

    Com isso, a inteligência de mercado entra em ação, reunindo, analisando e obtendo insights de informações específicas do setor.

    É por isso que hoje em dia, um analista de inteligência de mercado é indispensável para o sucesso das equipes de vendas, marketing, produto e relacionamento das empresas. 

    Seja empresa fornecedora de tinta emborrachada, ou loja de artigos de festas, é de suma importância ter um analista de inteligência de mercado na equipe. 

    Se você quer entender melhor o que faz um analista de mercado e saber o porquê esse profissional tem se tornado tão indispensável nas equipes de uma empresa, então continue lendo o artigo que explicaremos mais detalhes. 

    Com base nessas informações, você poderá analisar se contrata ou não esse profissional para sua empresa de tubo aço carbono. Portanto, continue lendo!

    O que é inteligência de mercado?

    O termo inteligência de mercado (ou inteligência de marketing, como também pode ser chamado) refere-se à coleta e análise de dados externos a fim de desenvolver estratégias e orientar decisões internas importantes nas empresas.

    No entanto, o foco de quem trabalha nessa área é entender o que está acontecendo nos bastidores da empresa para aumentar o potencial competitivo dela.

    Por exemplo, imagine uma empresa de serviços de hot stamping que precisa alcançar melhores resultados em um curto prazo para ter uma transformação escalável e diferenciada. 

    Um profissional analista de inteligência de mercado poderá mapear todas as ações internas necessárias que devem ser desenvolvidas para alcançar esses resultados.

    Como surgiu essa profissão?

    Esse termo inteligência de marketing, que deu vida a essa profissão inovadora, foi utilizado pela primeira vez em 1958 pelo pesquisador e cientista da computação Hans Peter Luhn. 

    Naquela época, ele escreveu o artigo “Um sistema de inteligência de negócios” e usou esse termo para descrever a tecnologia do pós-guerra.

    No entanto, esse conceito postergou, com isso, só se popularizando na década de 1980 provando o seu grande potencial na análise de dados no desenvolvimento estratégico das empresas. 

    Além disso, o campo da inteligência de marketing se tornou mais complexo com o termo Big Data, e os dados aumentaram em variedade, volume e velocidade, dando ao termo um novo significado atualmente.

    Qual papel do analista de inteligência de mercado?

    Como mencionamos, um analista de inteligência de mercado ou inteligência de marketing é responsável por extrair insights do grande volume de dados disponíveis para uma empresa. 

    Trata do mapeamento, segmentação e estudo de mercado para identificação de riscos e oportunidades de negócios. Os recursos incluem benchmarking e análise de perfis de clientes.

    Só por esses motivos já poderemos identificar a grande importância desse profissional para as empresas de diversos nichos, seja empresa de instalação de cobertura em policarbonato, ou uma clínica de estética, por exemplo.

    Para exercer essa função, o profissional precisa desenvolver soft skills como pensamento analítico, raciocínio lógico, autogestão e comunicação assertiva. Isso porque as atividades diárias de um profissional analista de inteligência de mercado envolve:

    • Monitorar fontes de dados relevantes para o negócio;
    • Recolher, organizar e analisar dados;
    • Antecipar as tendências e mudanças do mercado;
    • Identificar falhas e melhorias em processos e produtos;
    • Organização de relatórios e dashboards para apresentação aos demais setores.

    A execução dessas tarefas exige que um analista de inteligência de mercado domine as ferramentas de análise de dados, seja para vender de forma expansiva extrato pirolenhoso, ou para desenvolver melhores estratégias em um supermercado. 

    Importância do analista de inteligência de mercado

    Como é o foco do nosso artigo, vamos agora identificar e esclarecer a grande importância que esse profissional tem para as empresas em geral. Confira a seguir todos os pontos que levam esse profissional ser muito requerido e até mesmo indispensável para as empresas!

    Excelente custo-benefício

    Quando realizada por profissionais bem treinados, a inteligência de mercado sempre representa um excelente custo-benefício.

    Para você que busca obter os melhores resultados na sua agência de consultoria empresarial, ou na sua empresa de letra caixa, por exemplo, saiba que é bem melhor contratar um bom profissional analista de inteligência de mercado do que uma equipe de vendas. 

    Isso ajuda não só a “vender peixe” melhor na hora de apresentar em licitações, mas principalmente na hora de desenvolver soluções.

    Vantagem competitiva

    O conhecimento é de fato uma forte, senão a única, vantagem competitiva que as empresas possuem, já dizia o mestre Peter Drucker.

    A verdade é que, sem um conhecimento profundo do mercado em que atua, a sua empresa que fabrica motor para portão basculante não conseguirá superar os concorrentes e ampliar sua presença.

    Além disso, é fato indiscutível que as empresas que utilizam os dados como matéria-prima para suas decisões levam vantagem sobre as que não o fazem.

    Nesse sentido, como os profissionais analistas de inteligência de mercado dominam todos os dados e sabem como utilizá-los, se você contar um profissional com essa qualificação  para sua empresa, automaticamente terá uma vantagem competitiva. 

    Maior eficiência

    Os profissionais analistas de inteligência de mercado promovem maior eficiência nas ações internas e externas das empresas, afinal, como mencionado, eles analisam dados reais e concertos de uma empresas que são ideais para desenvolver essas estratégias. 

    Em um sentido mais amplo, pode ser perfeitamente aplicado a atividades produtivas. Afinal, a coleta de dados é indispensável até mesmo para processamento e obtenção de insights, tudo que as informações sigilosas e dados da empresa podem proporcionar.

    Sem as ferramentas e processos certos, essas informações nunca seriam obtidas. Portanto, ao contratar um profissional analista de inteligência de mercado para sua empresa, o resultado só pode ser o aumento da eficiência em todos os níveis, do estratégico ao operacional.

    Projeção de cenários futuros

    Saber o que vai acontecer no futuro é, sem dúvida, uma grande vantagem para quem tem um negócio, independentemente do segmento de mercado que atue. 

    Apesar de não ser uma bola de cristal, a inteligência de mercado permite prever cenários, que sejam favoráveis ​​ou não.

    Isso é possível graças aos dados em massa, que quando processados ​​podem render revelações e ajudar a apontar tendências. Portanto, ao pensar em um profissional de inteligência de mercado para sua empresa de palheta parabrisa, pense nessa vantagem que obterá 

    Produtividade aumentada

    Inteligência nem sempre é sinônimo de produtividade, mas pode ser um caminho para atingir esse objetivo. Quanto mais se sabe e se conhece sobre uma atividade, mais seguras as empresas podem agir e tomar decisões.

    Desta forma, também permite utilizar o mais valioso de todos os recursos: o tempo. Afinal, a percepção de produtividade tem tudo a ver com a forma como ela é utilizada, pois quanto menos tempo se gasta em algo, maior a produtividade.

    Mais tempo gasto, por sua vez, reduz a produtividade. Dessa forma, a inteligência de mercado pode ser uma forma de dominar as habilidades que nos levam a aproveitar melhor o tempo das atividades desenvolvidas,

    Com isso, é de suma importância que as empresas tenham o suporte de um profissional como este em sua equipe.

    Oportunidades de negócio

    Já vimos que os dados enviados para processamento podem revelar oportunidades e até mesmo riscos ocultos.

    Nos negócios, isso significa estar atento ao cenário em todas as suas dimensões: perfil e preferências do consumidor, concorrentes, questões legais e governamentais, entre outras questões muito relevantes para os negócios em geral.

    Isso coloca a empresa em uma posição de agir de acordo com as circunstâncias, e contribui para criar novas oportunidades de negócios. .

    Talvez o melhor exemplo disso seja o uso de dados para tentar eliminar despesas. Esse é o dilema enfrentado por empresas de todos os segmentos quando precisam cortar custos, e, com isso, aumentar suas margens de lucro.

    Portanto, a inteligência de mercado serve para aproveitar as oportunidades externas, mas também aquelas que estão dentro da própria empresa. Para que isso ocorra de forma mais assertiva, é essencial ter um profissional analista de mercado nas equipes das empresas. 

    Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha entendido a importância de se ter um analista da inteligência de mercado em sua empresa.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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