Michael Campos

Saiba se é melhor focar em SEO ou personas

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    A internet trouxe um conjunto de possibilidades para o mercado, sendo preciso conhecer a fundo como funciona cada uma das ferramentas disponibilizadas para que seja possível ter sucesso em suas ações, conhecendo por conceitos gerais, tais como o SEO ou personas.

    Concepções que, ao serem bem exploradas podem fazer com que um negócio tenha acesso a melhores oportunidades dentro do mercado, garantindo assim com que uma companhia tenha sucesso em suas ações, assegurando uma atenção diferenciada por parte do público.

    Pois na mesma medida em que o campo digital apresenta certos benefícios, passa a ser disponível também alguns desafios, já que diversas são as empresas que passam a se estabelecer nas plataformas digitais buscando uma melhor associação com sua audiência.

    E quanto mais companhias atuam na internet, maior se torna a competitividade dentro desse mercado, na mesma medida em que outros negócios passam a crescer em relação à sua importância no setor comercial, como ocorre com uma empresa de criação de softwares.

    Um serviço cuja importância está associada à necessidade do público e do mercado em trabalhar com as ferramentas digitais. Como é o caso de um restaurante que passa a oferecer um serviço via delivery, sendo preciso um software para cuidar dessas transações.

    Isso facilita para um cliente pedir o seu jantar, tudo através de um aplicativo em seu celular, onde é possível não só fazer o pedido, como até mesmo executar o pagamento dessa compra, sem ao menos precisar tocar no dinheiro físico em sua carteira.

    É possível assim ter acesso a um almoço diferenciado, mesmo durante o dia de folga da sua cozinheira residencial. Mas para que um negócio consiga se destacar nesse espaço digital, é preciso estar atento a uma série de conceitos que podem ocorrer na rede.

    Como é o caso de alguns atributos associados à performance de um negócio na internet, como o conceito de SEO e de persona de marketing. Atribuições que, se bem trabalhadas, podem garantir um maior nível de sucesso para uma companhia que atue nas redes.

    Por mais que possa existir um pensamento popular de como esses dois conceitos de alguma forma podem agir de forma combativa, quando na verdade são ideais distintos, mas que possuem o mesmo tipo de importância para um negócio.

    SEO x Persona: Os valores de cada atributo

    Antes mesmo do crescimento das ferramentas digitais dentro do mercado, algumas estratégias de marketing já mostravam um alto valor para o meio comercial, servindo como algo capaz de aumentar a atenção de uma companhia em relação ao seu público.

    Isso diante da necessidade de uma companhia em trabalhar de forma alinhada à sua audiência, esteja ela presente no campo físico ou digital, afinal, ao oferecer as melhores propriedades para um público, é possível contar então com a atenção dessa audiência.

    Sendo assim um conceito a ser trabalhado desde a origem do que se conhece como marketing. O que houve nos últimos anos foi um processo de otimização nesse sentido, diante do valor do mercado digital, como uma opção mais aberta no mercado.

    Permitindo com que um usuário busque na internet por camisetas para uniformes de empresas, sendo facilmente direcionado até o endereço de uma empresa que trabalhe como fornecedor desse tipo de mercadoria, realizando rapidamente uma compra.

    Para se conquistar esse tipo de atividade comercial nas redes é preciso que uma companhia saiba como trabalhar com a sua rede de contatos na internet, garantindo que os seus produtos e serviços sejam considerados por um público para adquiri-los.

    Um interesse de compra que tem origem na forma em que uma empresa consegue divulgar as suas ações, tanto no ambiente presencial como no digital. No caso do segundo, sendo preciso trabalhar com alguns conceitos específicos, o SEO e uma persona.

    Ideias distintas que levam à concepção errada muitas vezes que se tratam de conceitos que agem de forma concorrente em relação ao tipo de estratégia a ser adotada por uma empresa nas redes, tendo como direcionamento esses dois sentidos em particular.

    Função do SEO

    O SEO, sigla para Search Engine Optimization (Otimização dos Mecanismos de Busca), é uma configuração na qual um site pode alcançar uma maior visualização tanto pelo público como pelos serviços de busca disponíveis na internet.

    É esse o conceito que permite com que um usuário possa buscar em uma plataforma digital pelo contato de uma distribuidora de carnes nobres, sendo rapidamente direcionado aos perfis digitais de empresas que trabalham com esse tipo de produto.

    Uma visualização que é capaz de ocorrer a partir do momento que um empresa passa a lidar com algumas características em relação ao seu site, blog ou perfis nas redes sociais, a partir da presença de tópicos como:

    • Uso de palavras-chave;
    • Títulos chamativos;
    • Conteúdos de qualidade;
    • Número de caracteres.

    Conceitos esses que, ao serem bem trabalhados, podem garantir com que uma companhia tenha maior destaque na internet, algo capaz de resultar em melhores benefícios para uma empresa, sendo um conceito visto com grande valor para as estratégias de uma marca.

    No entanto, esse não é o único conceito a ser visto com importância para que uma empresa desenvolva uma estratégia de sucesso para ser adotada.

    Até porque um sucesso de uma agência de consultoria contábil para abertura de empresa não depende apenas da sua performance na internet, mas também pela forma com que esse negócio é recebido pelo seu público, o que nos leva ao conceito seguinte.

    Persona de marketing

    A ideia de uma persona está associada ao perfil construído por uma marca, tendo como base as características gerais da sua audiência. Com base nessa persona, torna-se mais fácil para uma companhia adotar uma estratégia de sucesso.

    Usando desse personagem criado como uma figura central para a definição de todas as suas ações a serem adotadas, para assim ter sucesso com o seu público de uma forma geral. Para se criar essa persona, é comum se analisar informações como:

    • Idade;
    • Gênero;
    • Interesses;
    • Atividades realizadas.

    Dados que, ao serem reunidos de maneira otimizada, tornam possível criar um personagem que represente o público a ser conquistado por um serviço de suporte técnico em TI, nesse caso específico um gestor de um negócio que atue com alguma ferramenta digital.

    Ou seja, um perfil de grande valor para o mercado, já que permite com que uma empresa possa adotar ações otimizadas para o seu público de interesse, dando mais atenção para o lado humano da sua audiência ao invés da análise técnica trazida pelo SEO.

    E é justamente essa diferença que faz com que um empreendedor tenha dúvidas sobre qual conceito pode ser mais relevante de serem usados aos seus negócios, quando a resposta pode ser muito mais ampla do que se pensa.

    Em qual atributo minha empresa deve focar?

    Diante dos benefícios atrelados tanto ao SEO como às personas, pode ser difícil para um projeto definir qual atributo pode ser mais positivo de ser analisado para os seus negócios, mas para tomar uma decisão nesse sentido, as seguintes considerações devem ser feitas.

    Fatores de ranqueamento

    A visualização de um negócio na internet é de grande relevância para que ele possa ter um contato maior com o seu público, garantindo até mesmo melhores índices de interação. Tudo a partir da visibilidade inicial que tal marca recebe nas redes.

    Nesse sentido, para garantir que o serviço de declaração de importação oferecido por uma agência de transportes alcance posições altas nas páginas de resultado na internet, trabalhar com o seu SEO pode ser a melhor saída.

    Tráfego orgânico

    Mas esse não é o único conceito que pode ser trabalhado no campo digital, já que o tráfego orgânico, ou seja, a forma com que um usuário procura por sua empresa de forma espontânea, é também um índice importante de ser trabalhado nas redes.

    Para se ter sucesso com esse tipo de performance é preciso trabalhar próximo a sua persona de mercado, apresentando então conteúdos que estejam alinhados ao perfil desse público, facilitando com que ele venha a procurar posteriormente pelos seus serviços.

    Objetivos comerciais

    Para cada objetivo no mercado, é preciso trabalhar com uma estratégia em particular, com o mesmo podendo ser dito sobre o conceito a servir de base para as suas ações, como o SEO ou a persona.

    Pois se uma empresa busca aumentar o seu alcance na internet, o SEO pode ser mais indicado, assim como uma marca que queira aumentar o seu nível de interação com o público, a persona desenvolvida pode servir melhor como direção.

    Ou seja, ambos os conceitos são importantes para o mercado, sendo importante somente saber o momento correto de trabalhar com cada um, garantindo um direcionamento adequado do seus produtos, serviços e conteúdos.

    Analisando todas as soluções possíveis para um negócio, assim como uma companhia de diversas filiais pode fazer ao trabalhar com um software para gestão de franquias. O mais importante é saber como estudar todas as suas possibilidades.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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