O Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia para atrair clientes, distribuir conteúdos de valor e se tornar autoridade na sua área, sem promover explicitamente a sua marca.
A sua empresa pode ajudar os clientes oferecendo as melhores soluções e ainda se tornar uma referência no mercado.
Diversos negócios têm utilizado estratégias de marketing de conteúdo para se destacar diante da concorrência, chamando atenção do público.
Isto posto, conhecer o conceito e como ele é importante para o sucesso da marca, são maneiras de colocar em prática as estratégias.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias utilizadas na produção de conteúdo para o público, visando atrair os potenciais de forma espontânea e natural, auxiliando-os em todo processo de compra.
O objetivo é produzir conteúdos que informem e tenham relevância, assim no futuro, quando for realizar uma compra, a pessoa lembrará da sua marca. Essa é uma tática importante nas estratégias de inbound marketing.
A criação de conteúdo pode ocorrer em diferentes formatos como:
- Blogs;
- Podcasts;
- Vídeos;
- Redes sociais;
- Webinars;
- Imagens.
Além desses exemplos, existem outras possibilidades que podem ser exploradas e quando o assunto é formato, sempre surgem novidades.
Entenda porque o Marketing de Conteúdo é importante para o seu negócio
Existem muitas possibilidades para o marketing de conteúdo, mas é importante pensar nos objetivos e metas da sua marca. A partir disso, você pode escolher as técnicas que mais geram resultados positivos.
As mais eficientes são o CRO (otimização de conversão), e-mail marketing, SEO (otimização dos mecanismos de busca) e redes sociais. Esse conjunto de técnicas ajudam a aumentar a visibilidade da sua empresa.
Conteúdos de qualidade têm mais chances de serem bem ranqueados nas primeiras posições das páginas de resultados de busca, algo que aumenta o número de visitantes.
Esse processo de ranqueamento ajuda na visibilidade, deixando sua marca mais relevante para o público, contribuindo para atração e conversão de leads (potenciais clientes).
Atrair novos leads, criar uma jornada para os consumidores com topo, meio e fundo de funil e aumentar as conversões em vendas são os principais motivos pelos quais os conteúdos se tornaram essenciais nas estratégias de marketing nos negócios.
Como fazer marketing de conteúdo?
Pensar em boas estratégias é fundamental para ter sucesso com o marketing de conteúdo e para isso, você precisa de tempo para elaborar um bom planejamento.
O marketing de conteúdo é muito mais do que legendas, textos e postagens nas redes sociais.
É possível explorar a criação de conteúdo por meio de blogs, e-mail marketing, vídeos e outros.
Para ter bons resultados, você tem que pensar no que escrever, qual canal usar para promover, quando publicar, qual formato e persona quer conquistar e os resultados que aspira atingir.
Os objetivos e metas bem definidas facilitam a rotina de trabalho e a pensar nas estratégias de marketing de conteúdo.
Você pode criar um blog para atrair audiência e através das estratégias de slow content, oferece conteúdo relevante. Com um conteúdo de qualidade e técnicas de SEO é possível ganhar mais tráfego e consequentemente credibilidade.
Um bom planejamento de pautas, periodicidade e otimizar as páginas para aparecer nas primeiras posições do Google é algo positivo, assim como diversificar a comunicação do blog.
Conteúdos ricos para ter conversões imediatas são outra opção. Você pode oferecê-los por uma landing page que são páginas com foco em conversão, onde você pode oferecer o conteúdo em troca de informações para contato.
Esses conteúdos ricos podem ser ferramentas que ajudam com soluções no dia a dia, e-books, infográficos, templates, webinars, entre outros.
Vídeos no blog e nas redes sociais da empresa é outro formato muito interessante e que pode ser explorado no marketing de conteúdo, assim como as redes sociais e e-mail marketing.
Vantagens do marketing de conteúdo
Os investimentos em marketing de conteúdo proporcionam os seguintes benefícios aos negócios:
- Gera reconhecimento de marca;
- Aumenta o tráfego do site;
- Educa o mercado e a audiência;
- Contribui como engajamento da marca;
- Impulsiona a geração de leads;
- Melhora as vendas;
- Aumento do lifetime-value.
Principais tendências de marketing de conteúdo que você pode seguir
Seguir algumas tendências pode ajudar a sua marca a ficar na frente dos concorrentes e se destacar com um conteúdo de qualidade.
Criar conteúdos autênticos, que mostram a verdade, por exemplo, é algo que os consumidores querem muito nos últimos tempos. A diversidade e inclusão é um tema que precisa estar envolvido nas estratégias e objetivos da empresa.
Pensar em conteúdos focados na pesquisa de voz, usar o conteúdo para captação do público e pensar no conteúdo como uma estratégia efetiva são tendências que podem ajudar no sucesso do seu negócio.
Portanto, o marketing de conteúdo é fundamental para o crescimento e credibilidade da sua marca, ajudando você a se destacar no mercado com bons resultados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.