Michael Campos

TikTok ou Instagram: qual o melhor para sua empresa

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    TikTok ou Instagram? Sem dúvidas, essas são grandes redes sociais hoje em dia, porém cada uma desempenha um papel diferente para cada função. Ou seja, é preciso ter estratégias bem planejadas para gerar resultados significativos para sua empresa, mesmo 

    Afinal, vivemos na era do TikTok e do Instagram, e elas fazem parte da vida das pessoas. Por isso, é importante que as empresas, no geral, sejam companhias fabricantes de máquina seladora, ou negócios de automação industrial, por exemplo. 

    Logo, com bilhões de usuários ativos, as plataformas de mídia social são as estratégias de marketing mais importantes para as empresas.

    Embora existam muitas plataformas de mídia social disponíveis, essas duas redes- Instagram e o TikTok. –  tomaram conta da Internet desde a pandemia e são as mais utilizadas pelas pessoas. 

    Embora ambas as plataformas tenham suas próprias vantagens, vamos nos aprofundar nos recursos distintos e nas diferenças entre elas. 

    Caso seja proprietário de uma empresa em qualquer setor, seja uma de serviço de instalação de sistema fotovoltaico preço, ou companhia de eletrônica, e deseja expandir seu alcance de mídia social para outras plataformas, este artigo é para você.

    Então, se quer saber mais detalhes sobre a batalha TikTok e Instagram, e identificar qual melhor para sua empresa, continue lendo este artigo adiante!

    Tik Tok e Instagram: Benefícios de cada rede

    Agora vamos ver com mais detalhes os pontos positivos de cada rede social para uma empresa que deseja aumentar as vendas. 

    Afinal, independente se é uma companhia de embalagem Flow Pack, ou uma loja de roupas, é importante se destacar no meio digital. Confira a seguir os benefícios de cada rede:

    Instagram

    O Instagram é atualmente o aplicativo de mídia social mais popular quando se trata de marketing de influenciadores, mas isso não significa que seja o melhor para sua empresa.

    As necessidades de cada empresa são muito diferentes. Então, as plataformas que você precisa usar mudam. Vamos ver agora os principais benefícios do Instagram detalhadamente:

    Versatilidade

    Porém, falando de benefícios, o primeiro, certamente é pelo fato do Instagram ser muito versátil. Ou seja, é uma rede social completa, que tem a capacidade de criar e compartilhar fotos com aparência profissional, bem como vídeos curtos e longos.

    Ou seja, o Instagram atende a todos os gostos, inclusive do seu público-alvo, que podem ser clientes em potencial de uma loja de retentores, por exemplo. 

    Conteúdos engajadores

    O conteúdo que vemos no Instagram é cuidadosamente selecionado para gerar maior engajamento. 

    Por exemplo, o Instagram Stories é ótimo para exibir conteúdo em tempo real muito mais “pronto para uso”, e o recurso Reels permite que os influenciadores mostrem sua criatividade e paixão pela criação de conteúdo.

    Dessa forma, se uma empresa que vende balanças analítica, por exemplo, quiser aumentar sua base de clientes, contratar um influenciador para fazer stories e reels falando sobre o produto gera maior engajamento, e consequentemente, mais lucros, o que é ótimo. 

    Ferramentas de análise

    O Instagram também possui seu próprio conjunto de ferramentas de análise, o que significa que é fácil e direto para as empresas rastrearem as métricas e resultados de campanhas. 

    Com isso, ajuda a tentar entender o sucesso da campanha e o que pode ser melhorado na próxima vez.

    Possibilidade de senso de comunidade

    Além disso, o Instagram é uma ótima plataforma para criar um senso de comunidade e construir relacionamentos com seu público, tornando-o perfeito para o marketing de influenciadores. A chave, afinal, é o engajamento e uma base de clientes fiéis.

    Tik Tok

    Conhecido por sua capacidade de compartilhar conteúdos de vídeos curtos, principalmente cômicos, o Tik Tok virou uma verdadeira febre mundial.

    O que começou como um aplicativo para os usuários compartilharem esquetes cômicos hilários, comentários e se envolverem em tendências de dança virais, o TikTok se tornou o uma rede impulsionadora de empresas de renome mundial.

    Versatilidade

    Assim como o Instagram, o TikTok oferece aos usuários do aplicativo a capacidade de curtir, comentar e compartilhar, possibilitando tanto a promoção de conteúdos de uma empresa fabricante de bombas autoescorvante, por exemplo, como de uma loja de velas aromáticas, por exemplo

    Muitos usuários ativos na rede

    Não há opções para recarregar ou salvar conteúdo, mas o aplicativo ainda tem impressionantes 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo.

    Desde o surto da pandemia de coronavírus em 2020, o TikTok continuou a crescer significativamente em popularidade e a dominar o cenário da mídia social por si só.

    Portanto, pode ter certeza de que boa parte dos seus clientes em potencial estão por lá se divertindo com vídeos virais e engraçados, e sua empresa pode utilizar essa rede para captar a atenção desses clientes que estão por lá.

    Fácil de viralizar conteúdos

    O Tik Tok é conhecido por sua viralidade e conteúdo exclusivo que o torna tão único e poderoso quando se trata de marketing de influenciadores.

    Como empresa, há muitas maneiras de se conectar com um influenciador do TikTok. Isso inclui a criação de desafios que geralmente se tornam virais, o que significa que é uma maneira infalível de divulgar sua marca, produtos e serviços no mundo.

    De acordo com dados compartilhados pela empresa, aproximadamente 60% dos usuários do Tik Tok têm entre 16 e 24 anos, algo que as marcas devem estar cientes e garantir que isso também se correlacione com seu próprio público-alvo e dados demográficos.

    Ferramentas de análise

    TikTok também oferece ferramentas de análise onde podem ser encontrados medidores de visualização de vídeo e visualização de perfil.

    Além disso, disponibiliza informações úteis sobre os seguidores da conta, o que é especialmente útil para marcas que buscam novas parcerias ou colaborações.

    Qual a melhor rede para trabalhar com marketing de influência?

    Como vimos acima, ambas as redes sociais são ótimas para realizar a estratégia de marketing de influenciadores. 

    Porém, para saber se a rede social é adequada para o seu nicho de atuação através de marketing de influência, é importante realizar uma pesquisa de mercado, para indicar onde boa parte do seu público-alvo está inserido.  

    Contudo, falando de números e resultados com marketing de influência, entre as duas plataformas, um fato inegável é que o Instagram ainda lidera nesse quesito, com a maior parte de influenciadores e conteúdos de influência por lá. 

    Portanto, independente se tem uma empresa de serviço de instalação de cardan caminhão, ou uma loja de brinquedos, caso queira investir mais pesado em marketing de influência, indicamos o Instagram. 

    Porém, caso queira viralizar um conteúdo de vídeo e gerar um maior reconhecimento, o Tik Tok é a melhor opção, pela facilidade que possui de viralizar de todos os nichos de mercado. 

    Por que é importante entender cada rede social?

    De fato, entender o comportamento de cada público que está presente em ambas as redes sociais é a melhor estratégia para toda e qualquer empresa, mesmo que seja uma fabricante de morsa giratória, por exemplo, ou uma loja de calçados, por exemplo. 

    Logo, para clarear sua mente e facilitar seu entendimento sobre o motivo que é tão importante entender cada uma dessas redes sociais para sua empresa e seu negócio, confira essas informações a seguir:

    • 9 cada 10 brasileiros pesquisam nas redes antes de comprar;
    • 80% dos consumidores mundial usam smartphones para fazer compras;
    • A maioria dos consumidores (75%) tomam decisões pela influência;
    • Boa parte do público de cada empresa utiliza essas redes.

    Ou seja, se sua empresa realmente investir em um marketing adequado para cada rede social, os resultados de vendas e lucratividade serão muito maiores do que o normal. 

    Afinal, são essas as redes sociais do momento, e que todos estão por lá consumindo conteúdos diariamente de todos os tipos.  Além disso, entender cada uma dessas duas redes sociais possibilita que cada empresa:

    • Realize melhores estratégias de marketing;
    • Alcance maiores públicos;
    • Gere maior reconhecimento de marca;
    • Aumente a base de clientes da empresa.

    Ou seja, são resultados que toda e qualquer empresa quer alcançar, o que faz com que de certa forma, seja indispensável para alcançar resultados mais expressivos. 

    Ao investir no TikTok ou Instagram, as empresas podem apostar no diferencial da sua marca. Afinal, o que torna o seu negócio diferente dos outros? Qual é a vantagem do seu produto ou serviço? Como o atendimento ao cliente da sua empresa se destaca da concorrência?

    É preciso encontrar o seu diferencial e criar conteúdos de valor para o seu público e tentar mostrar como a sua empresa pode solucionar os problemas dele da melhor forma possível. 

    Observe que o conteúdo postado lá tende a ser mais descontraído, mas sempre gerando algo de valor.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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