Michael Campos

Saiba os segredos para manter sua equipe unida e engajada

Gizella Almeida
Gizella Almeida

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    Uma empresa que preza pela autonomia dos funcionários reconhece a importância da participação de cada um nos projetos propostos, assim como nas tarefas realizadas na rotina de trabalho.

    Os gestores que se preocupam com o clima organizacional de uma empresa devem motivar os funcionários, dando liberdade criativa para o desenvolvimento de projetos e proposição de ideias e soluções que possam ser empregadas no dia a dia.

    Em momentos específicos deve ser resgatado a máxima da missão e valores da empresa, para que os profissionais responsáveis pelos mais diferentes setores possam seguir em frente.

    Assim, as metas e objetivos podem ser traçados de maneira clara, contando com a colaboração de todos.

    A partir do momento em que um funcionário se sente empoderado, responsável pelas atitudes profissionais dentro da empresa, ele passa a compreender o papel fundamental em produzir para colher. 

    Todo líder deve saber delegar as tarefas propostas, motivando cada colaborador para que ele possa dedicar o melhor do conhecimento no desenvolvimento de todo o trabalho sob a responsabilidade.

    Vale reforçar a ideia principal de que, quando um projeto é compartilhado por uma equipe de trabalho, é preciso ter o senso de coletividade, respeitando os limites de cada um e a responsabilidade pelo qual faz parte da empresa.

    Há maneiras eficazes de propostas para cada profissional, assim como propor autonomia aos funcionários e engajamento entre as equipes de trabalho.

    As motivações podem ser apresentadas de diferentes formas, o que é muito importante para a condução da empresa para o caminho do sucesso e, consequentemente, para todos os envolvidos. 

    As estratégias podem ser aplicadas desde um formato simples de reunião informal, o que pode levar a novas ideias, até o desenvolvimento de um projeto que envolva todos os funcionários e colaboradores dentro de uma empresa.

    Compartilhando metas e objetivos da empresa

    A realidade deve ser trabalhada no dia a dia de um profissional. Estabelecer metas e objetivos irreais, ou que não provoquem o engajamento necessário pode ser desestimulante e desanimador em qualquer cenário.

    Dentro de um canteiro de obras, por exemplo, a instalação de gradil preço m2 incluso no valor de um imóvel em desenvolvimento, precisa ser adequada à engenharia e arquitetura do projeto.

    As metas e objetivos da empresa devem ser compartilhados de forma que insira os profissionais dentro da realidade de cada trabalhador. 

    Assim, propor uma autonomia para que ele possa fazer o serviço da melhor forma possível pode ser revelador e servir como exemplo para outros.

    A necessidade de instalação de uma esquadria de alumínio sob medida pode ser feita de acordo com a técnica apresentada em treinamento, e isso é válido. 

    Caso o funcionário tenha um modelo de aplicação que facilite o processo, isso pode ser estimulado e colocado em prática.

    A recompensa faz parte das propostas apresentadas pelas empresas, e isso deve ser cumprido de maneira adequada. 

    Isso estimula cada vez mais o funcionário a fazer parte dos sonhos da empresa da qual faz parte, como um integrante importante de tudo que é realizado.

    Bate-papo para estímulo individual e coletivo

    Os funcionários podem se sentir desestimulados ou fora de sintonia com a empresa, em algum momento. 

    Deste modo, o líder pode ser a pessoa ideal para identificar o que está acontecendo e, em caso mais grave, direcionar para o setor de Recursos Humanos para que possa receber o atendimento adequado.

    Muitas vezes, um bate-papo descontraído pode pôr fim a dúvidas que o funcionário apresenta em um momento particular e que podem impactar na produção.

    Quando se faz a contratação de uma empresa para criar aplicativo personalizado, os clientes estão preocupados com a produção do serviço. 

    Nesse sentido, a empresa contratada precisa estimular os profissionais a se dedicarem na produção das tarefas, e isso pode ser feito em partes específicas na área da tecnologia. 

    Se alguém se sentir desconfortável, é preciso sinalizar, ou ser percebido o quanto antes pelo gestor ou líder.

    Isso permite que o trabalho seja produzido sem contratempos, com os profissionais atuando de forma segura dentro do ambiente laboral. Mesmo que seja preciso um bate-papo informal apenas para descontrair quando algo não está funcionando.

    Elogios são necessários

    Os funcionários que bajulam os chefes, e são incentivados a isso, podem cair em uma armadilha que não tem volta. Isso é percebido entre a equipe de trabalho e pode prejudicar o andamento dos processos em qualquer ambiente corporativo ou de produção industrial.

    Acompanhar os profissionais e tecer elogios, quando necessário e merecido, valorizando o colaborador, pode ser muito benéfico para toda a equipe e demonstra esforço aplicados nas tarefas propostas e o reconhecimento.

    Uma equipe responsável pelo gerenciamento de riscos ocupacionais cuida da saúde laboral de todos os funcionários. 

    Quando o trabalho é bem feito, diminui o número de faltas, o que reflete na produtividade e eficiência que pode ser observado nos mais diversos segmentos. 

    Portanto, um elogio pontual feito para o líder, e a mensagem repassada para a equipe pode fazer bem para o ego, e demonstrar que tudo que está sendo feito está sendo observado, mesmo que não transpareça em um primeiro momento.

    Proposição de treinamento reforça profissional

    O papel dos trabalhadores é realizar as tarefas propostas, conforme a contratação para o cargo ao qual foram contratados. 

    No entanto, há profissionais que demonstram interesse em evoluir, e as empresas podem oferecer, por exemplo, treinamento e reciclagem de bombeiro civil para um funcionário ligado à área de segurança patrimonial para seu constante desenvolvimento.

    Esse investimento em um profissional, ou mesmo a disposição de cursos profissionalizantes para diversos trabalhadores se transforma em um retorno positivo para a própria empresa. 

    Quanto mais qualificado um trabalhador, melhor será realizado o trabalho para o qual foi contratado. Isso estabelece um vínculo que ajuda, e muito, na retenção de talentos, promovendo a empresa a uma autoridade no setor em que atua.

    Isso é muito importante para se destacar no mercado, passando à frente da concorrência e entregando melhores produtos e serviços em relação à eficiência e qualidade produtiva.

    A coletividade deve ser estimulada sempre

    Seguindo a proposta de que quando uma empresa se destaca no mercado, os funcionários passam a ser reconhecidos como parte de uma coletividade, é preciso estimular esse sentimento de maneira ímpar dentro do ambiente de trabalho para que os profissionais se mantenham engajados e compreendam essas oportunidades.

    Uma equipe que atua no setor de assistencia tecnica rinnai para equipamentos de aquecimento residencial, por exemplo, deve contar com diferentes profissionais para desenvolver projetos e fazer as instalações necessárias. 

    O trabalho coletivo é necessário, pois é preciso aplicar um conhecimento amplo sobre uma estrutura que está relacionada ao conforto e segurança dos usuários. Assim, a responsabilidade também é compartilhada, o que propõe um senso de equipe sem igual.

    Motivações pessoais dão o tom do engajamento

    É preciso ficar claro que um funcionário possui metas e objetivos pessoais, e por isso todo o esforço aplicado dentro do ambiente de trabalho. 

    Pode ser que o interesse vá além da vacina gato filhote preço em momentos específicos, indo de encontro a satisfação pessoal a longo prazo. 

    O que ocorre é que as pessoas sonham mais alto, e isso deve servir como estímulo em todos os momentos em que se trabalha em uma empresa. 

    Quando os líderes e gestores percebem essa motivação, devem fazer parte como incentivadores para que o profissional tenha uma melhora significativa na vida, que pode ser desde a aquisição de uma casa própria, a compra de um novo veículo ou a realização de uma viagem dos sonhos.

    Uniformização para literalmente vestir a camisa

    Fazer parte de uma equipe pode ser muito significativo para um profissional que almeja um cargo e seu desenvolvimento. 

    Anos de estudo e dedicação à profissão podem ser recompensadores, e vestir a camisa de uma empresa, de forma literal, junto com uma bolsa de algodão cru customizada pode ser o ápice da realização profissional. Até certo ponto, pelo menos.

    Vale reforçar que as empresas devem valorizar esse tipo de profissional, pois eles entendem a importância do papel dentro de uma sociedade produtiva. O engajamento deve ser recíproco e servir como estimulante contínuo na vida dessas pessoas.

    Conclusão

    Muitas empresas recorrem ao treinamento individual e de equipe, oferecendo:

    • Cursos de aprimoramento;
    • Palestras motivacionais;
    • Participação em simpósios 
    • Presença em eventos corporativos. 

    O sucesso empresarial está concentrado na contratação de profissionais que realmente fazem a diferença dentro dos cargos que ocupam. 

    Seja em tempos de crise ou que a economia está estabilizada, a motivação de cada funcionário pode ser o motor propulsor para manter a empresa em pleno funcionamento. 

    Isso demonstra o quanto é importante direcionar os funcionários para que tenham autonomia dentro dos limites propostos, porém oferecer um campo amplo de atuação com soluções pontuais pode ser necessário. 

    Isso diferencia as empresas de sucesso entre aquelas que não conseguem se destacar no mercado, mesmo tendo toda a capacidade para alcançar os objetivos pretendidos.

    O segredo está na manutenção de equipes unidas e engajadas em propósitos compartilhados, onde todos ganham e se sentem recompensados de maneira apropriada.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade