Escolher uma plataforma para fazer a divulgação dos seus produtos não é uma tarefa simples, afinal existem muitos formatos para divulgação. Assim, às vezes criamos um texto ótimo e no fim vemos que poderia ser um ótimo vídeo, ou o contrário.
Afinal, são vários os tipos de conteúdo que podemos utilizar como estratégia de marketing, por exemplo, blog, podcast, vídeo, entrevistas, entre diversos outros tipos. Desse modo, todas essas opções causam um impacto diferente no público.
Levando isso em consideração, é bastante possível dizer que cada um deles possui diferentes maneiras de atrair público.
Pois bem, pensando em tudo o que foi dito, esse texto tem como objetivo falar sobre formatos de conteúdo web que ajudarão a sua marca a ser muito mais reconhecida por conta da divulgação. Então, veja a lista:
- Blog e postagem;
- Áudios;
- Podcast;
- Vídeos;
- E-book;
- Estudo de casos e entrevistas;
- Newsletters;
- Posts de Perguntas e Respostas;
- Gráficos e Infográficos.
Para facilitar o entendimento sobre todos os pontos que foram ditos, vamos abordar separadamente cada um. Siga a leitura e entenda mais sobre:
As mais interessantes formas de conteúdos
Não é só apenas fazer a produção de conteúdo, também é necessário achar a maneira mais adequada de fazer a apresentação de cada um para o público, pois cada formato de conteúdo atinge um público-alvo diferente.
Então, imagine que você possui um cliente em potencial que está muito interessado na postagem que você fez. Mas há um problema, a agenda dele está apertada e ele está sem tempo de ler aquele conteúdo.
Por mais que sua postagem seja bem interessante, é muito provável que ele vá atrás de outro conteúdo que ele possa consumir que possua exatamente as mesmas informações, conteúdo com áudio, por exemplo.
Desse modo, o que aconteceu foi que ele foi atrás de um conteúdo muito mais fácil para ser consumido por ele. Então essa é uma maneira de pensar sobre a produção de conteúdo web.
Afinal, um assunto sobre, por exemplo, serviços de abertura de empresa, é algo que pode ser lido com paciência por alguns, enquanto outros podem optar por escutar um áudio ou ver um vídeo mais completo.
Pois bem, sem mais delongas, agora é hora de dar mais detalhes sobre cada formato:
Blog e postagem
O primeiro formato que faz associação com a produção de conteúdo, em geral, é justamente o blog e a postagem. E de fato, ele é uma das portas de entrada no marketing digital, o motivo é que esse tipo de produção web é muito vantajoso.
Isso porque ele pode ser feito em diversos tamanhos, ou seja, é um tipo de mídia que é bem receptivo a fotos, gifs, imagens e áudios, além de ajudar a dar respostas de dúvidas que possivelmente ela terá.
Desse modo, você pode falar sobre terceirização de portaria e limpeza, mostrar fotos de locais limpos que foi de responsabilidade da empresa, falar sobre o processo, entre outras coisas.
Áudios
Esse formato de conteúdo é algo que torna tudo muito mais dinâmico em todas as áreas, sendo, inclusive, bastante útil em geral.
O que esse formato é, na verdade, é uma gravação do post criado, porém há algo a se ressaltar, mesmo que ele seja um formato que é requisitado bastante pelo público, sendo possível ouvir em qualquer momento e em qualquer lugar, ele é bem trabalhoso.
Então, você pode usar quando faz um texto que acha que responde muito mais do que as outras postagens, ou pode trabalhar em cima daquele post que fez mais sucesso com o público. Isso também é válido para os e-books.
Geralmente essa transformação se chama de audiobooks, o que facilita a vida do visitante da página. Então se você tem um blog de consultoria ambiental para empresas, por exemplo, e um post sobre macacos fez sucesso, transforme-o em áudio.
Podcast
Ainda no seguimento de áudios, os podcasts são como se fosse um programa de rádio, mas que são gravados e depois são escutados e compartilhados pela internet.
Nesse formato é possível fazer debates sobre vários temas, trazer profissionais que podem oferecer informações abrangentes para os seus ouvintes, entre outras boas e diversas possibilidades.
Inclusive, ele pode ser vantajoso por acabar sendo uma única produção sobre um tema específico, até mesmo uma série, o que pode acabar tornando um público fiel.
Um exemplo é que você pode falar sobre consultoria contábil empresarial, trazer pessoas que fazem esse tipo de consultoria e falar disso em uma série com outros profissionais, como um advogado.
Vídeos
Se há a possibilidade de fazer gravação de áudio, também pode se fazer vídeos, e ainda se deve considerar que esse formato ganhou um destaque e acabou se tornando um dos que mais se consome na internet. Ou seja, colocá-lo em sua estratégia passa a ser uma ideia.
Inclusive, esse formato pode ser aproveitado em sites como o Youtube, Facebook e Instagram, o que acaba expandindo sua marca.
Assim, se você mostrar algum desenvolvimento de software sob medida que sua empresa está fazendo, isso poderá chamar muito a atenção do cliente, e porque não, de investidores que estão interessados em fazer algum investimento em marcas.
Existem também os videocast que são bem parecidos com os podcasts já citados anteriormente, mas que podem ser jogados nessas plataformas acima, o que ajuda muito no engajamento.
Além deles existem os webinars, que são bem como as palestras, conferências e chats on-lines que são feitos ao vivo.
Com esse formato é possível realizar treinamentos, demonstrações, fazer esclarecimento das dúvidas e de ações de interesses voltadas ao público-alvo, isso inclui até mesmo fazer interações com o público.
Por exemplo, explicar o funcionamento do sistema para controle de loja, as dúvidas que os clientes tiveram e o ensinamento do funcionamento do sistema poderá ser feito através do Webinars.
E-book
Esse é um formato que é um conteúdo web escrito, inclusive é um tipo de formato bastante usado. Inclusive, possui uma grande vantagem que é em um único ponto colocar as respostas mais pontuais para dúvidas muito mais frequentes.
Ele é muito benéfico por conta de seu lead mais qualificado ser conquistado no momento de fornecer o material. Então um e-book de empresas de serviços terceirizados, por exemplo, vai buscar exclusivamente esclarecer as dúvidas daquele serviço.
Estudo de casos e entrevistas
Esta é uma linha de produção que pode ser muito interessante para o conteúdo web, contando com um bom retorno para fazer a amostragem ao seu público a respeito de resultados para outros consumidores.
Inclusive, nos dois formatos é possível pegar depoimentos de clientes que já foram atendidos e não possuem nenhum problema enquanto ao produto ou serviço, bem como que a aquisição do item ajudou a fazer a resolução de problemas desse cliente.
Na entrevista pode até ser usada de outra forma, como algum convidado que esteja nessa área de atuação e que possa dividir informações com seus leitores, a exemplo do podcast, só que em formato de texto mesmo.
Nesse caso, uma empresa de assessoria contábil, por exemplo, poderá fazer uma entrevista com um contador que possa falar sobre tendências do mercado contábil, assim como muitos outros temas.
Newsletters
Não ache que a ferramenta do e-mail é algo que já é ultrapassado, não se engane de maneira alguma, esse formato de comunicação ainda está em alta e é eficiente, tendo como função fazer o estreitamento de laços com potenciais clientes.
Então quando falamos exatamente de newsletters, estamos falando dos leads conquistados via e-books? E a newsletters é uma forma extremamente eficiente de se trabalhar via e-mail.
Graças aos Newsletters enviados via e-mails, é possível divulgar as postagens que foram feitas durante a semana de seu blog ou serviço, materiais valiosos, quais são as novidades da empresa, entre outros.
Posts de Perguntas e Respostas
Também podem ser conhecidas como FAQs, o princípio desse formato de conteúdo é trazer respostas para perguntas que são comuns ao cliente de maneira mais eficiente e rápida, facilitando a vida dessas pessoas.
Assim, veja quais são as perguntas que são feitas frequentemente e monte um FAQ (Frequently Asked Questions) ou até mesmo um blog de postagem que esteja em posição de destaque.
Então, quando os clientes possuírem alguma dúvida que é mais comum, ela pode ser respondida muito mais facilmente, sem que haja perda de tempo, bem como mostrando exatamente tudo o que for necessário.
Gráficos e infográficos
Essas duas ferramentas usam a imagem como sua principal característica. Tanto o gráfico, quanto o infográfico possuem o objetivo de passar informações que serão úteis e de maneira muito mais dinâmica.
Em uma imagem é possível mostrar os pontos principais da postagem, mostrando tendências e resultados, o que pode ajudar na decisão final da compra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.