Michael Campos

Saiba o que são Rich Snippets e como é importante para SEO

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    Estar nos primeiros resultados do Google é o grande objetivo de muitas empresas, e para isso você precisa saber do que se tratam os Rich Snippets.

    Quando se encontra bem posicionado, um site ganha tráfego e se destaca entre seus concorrentes. Pois bem, neste artigo você vai aprender mais sobre rich snippets, vendo sua importância e sua relação com o SEO.

    O que são rich snippets?

    Mesmo que você ainda não saiba a definição dos snippets, certamente já está cansado de vê-los nos resultados das buscas. Nessas páginas de respostas, buscadores tais como o Google exibem como resultado um resumo das páginas com informações como:

    • Título da página;
    • URL;
    • Descrição;
    • Meta description.

    Isso é um snippet, ou seja, um fragmento, se traduzirmos o termo do inglês para o português. Ele mostra ao usuário o que ele encontrará naquele link.

    Em 2009, o Google introduziu nos resultados de busca os rich snippets, ou seja, os fragmentos ricos. Um bom exemplo são as avaliações dos usuários, como nas páginas do Facebook que têm mais estrelas.

    É o oferecimento de uma informação adicional sobre a página que auxilia na tomada de decisão do usuário sobre qual página lhe dará o melhor resultado.

    Para os mecanismos de buscas é assim que uma empresa de locação de geradores tem suas informações mais relevantes identificadas para oferecer uma experiência de busca mais satisfatória.

    Como criar rich snippets para as minhas páginas?

    Quando falamos em rich snippets estamos abordando um nível mais avançado do SEO, a otimização para os mecanismos de busca. É preciso entender melhor o funcionamento do Google, contando com mais conhecimento sobre programação.

    Para que eles sejam exibidos, os rich snippets são identificados no código HTML da página por meio dos dados estruturados. Dados estruturados são aqueles que têm a função de classificar e organizar o conteúdo, facilitando o acesso às informações da página.

    Quando o robô do Google examina a página de sua empresa de calibração de balanças, por exemplo, os dados estruturados ajudam para que ele identifique o que é mais relevante para exibir na SERP, a página de respostas.

    Para a implementação dos dados estruturados é possível usar o Schema para criar novas marcações e inseri-las de forma manual no código da página.

    Outra opção para quem entende de programação é usar a ferramenta Google Search Console para ensinar ao robô como ele deve ser sua página.

    Uma última opção para quem não entende sobre programação é o uso do plugin All-In-One Schema.org Rich Snippets, para quem usa o WordPress.

    Qual a importância dos rich snippets em SEO?

    Vamos lá, empresas de montagem industrial, por exemplo, precisam saber que os rich snippets não são um fator de ranqueamento para o Google, ou seja, não são usados para posicionar uma página.

    Mas existe uma contribuição indireta para o posicionamento, pois com boas informações se aumenta as taxas de cliques, bem como se diminui as taxas de rejeição.

    Relação entre rich snippets e tráfego

    De uma forma geral, os resultados que aparecem na SERP não se diferenciam muito entre si, pois são compostos do título, da URL e da descrição. Mas quando os rich snippets são exibidos, eles permitem a criação de um destaque visual que atrai o usuário.

    Dessa forma, a página tende a receber mais cliques, aumentando as taxas dessa métrica (CTR), e o tráfego na página de, por exemplo, venda de ferramentas elétricas.

    O Google interpreta esse aumento da CTR como um sinal positivo de que sua página está entregando ao usuário o que ele procura quando digita uma determinada palavra-chave.

    Para quem já está na primeira posição, são formas de se garantir um tráfego ainda maior, distanciando-se da concorrência. E para quem ainda está em posições inferiores, tem a chance de atrair mais visitantes e investir em um melhor posicionamento da página.

    Relação entre a taxa de rejeição e as rich snippets

    A taxa de rejeição é uma métrica aplicada para avaliar a quantidade de visitantes que acessa uma página mas a abandona sem realizar qualquer interação.

    Isso costuma acontecer quando as informações oferecidas na SERP não são condizentes com o conteúdo da página, havendo uma decepção ao acessá-la.

    Os rich snippets existem justamente para reduzir essa frustração, pois fornecem mais informações para o usuário tomar a decisão de clicar ou não.

    Dessa forma, quem acessa o site de sua empresa de equipamentos para solda não deve deixar a página sem interagir com ela.

    Além disso, tem-se uma melhora do tempo de permanência também, dando mais sinais ao Google de que seu conteúdo atende às necessidades do usuário.

    Quais são os tipos de rich snippets?

    Existem vários tipos de rich snippets, sendo que alguns são específicos para alguns tipos de páginas e outros são mais gerais. Vamos falar a seguir dos principais, lembrando que você deve focar no que realmente for importante para sua estratégia.

    Breadcrumbs

    Breadcrumbs pode ser traduzido como migalhas de pão, remetendo ao caminho feito dentro do site para se chegar até a página em questão.

    Sitelinks 

    Os sitelinks apresentam as principais páginas de um site de automação elétrica industrial, por exemplo, voltado para quem está nas primeiras posições na SERP.

    Mas este rich snippet não depende de você inserir dados estruturados, uma vez que o próprio buscador decide quais links serão exibidos, conforme o tráfego e a relevância das páginas.

    É possível ajudar a partir da criação de uma estrutura de navegação coerente e de fácil compreensão para os robôs.

    Searchbox

    É possível que mecanismos como o Google exibam na sua página de respostas uma caixa de busca exclusiva para pesquisas dentro do site, para páginas com tráfego significativo.

    Geralmente este rich snippet aparece quando o usuário digita o nome de uma marca distribuidora de espelhos, por exemplo, ajudando a refinar a pesquisa.

    Avaliações

    As avaliações são levadas em conta pelos usuários, sendo exibidas no formato de estrelas em uma escala que vai até 5. Trata-se de uma demonstração da opinião dos visitantes sobre o conteúdo oferecido em uma página.

    Logo

    Quando a busca é feita diretamente sobre o nome de uma marca, empresa ou site são exibidos dados relevantes sobre ele em um box à direita, chamado de Knowledge Graph.

    Ali o logo pode aparecer como dados estruturados, ou então o buscador pode captar a imagem em sua página do Google Plus.

    Contato

    O telefone de contato é outra informação útil que pode aparecer quando tange televendas, SAC, suporte técnico, reservas e outros serviços ao consumidor.

    A forma mais garantida do Google coletar essa informação é através do perfil Google Meu Negócio, por dados estruturados ou por outros sites da web.

    Negócios locais

    Os negócios locais como mercados, restaurantes, bares e salões de beleza ganham destaque na SERP, também aparecendo no box à direita do Knowledge Graph.

    Uma boa forma de garantir que as informações apresentadas estejam corretas é a partir da criação de um perfil no Google Meu Negócio, onde você pode inserir dados estruturados no seu site, como endereço, contato, horário de funcionamento e fotos.

    Complementarmente o próprio Google insere algumas informações extras, como horários de pico, notas e comentários de consumidores, bem como serviços de delivery.

    Artigos

    Quem tem páginas de notícias e posts em blogs, pode usar dados estruturados para aparecer como um carrossel nos resultados entre as principais notícias.

    Já na busca em aparelhos móveis, as páginas só aparecem nesse formato se forem desenvolvidas em AMP (Accelerated Mobile Pages), que acelera o tempo de carregamento da página.

    Ferramentas de teste para Rich Snippets

    Para ter uma melhor compreensão sobre sua estrutura interna é possível verificar a presença de marcações se utilizando de um teste.

    Para executá-lo você pode usar uma ferramenta de teste de dados estruturados do Google, sendo que para isso basta abrir uma página de teste e inserir a URL ou o trecho de código que você quer testar.

    Após inserir o texto ou o endereço você chega até a página do relatório, em que à esquerda você visualiza o documento HTML e à direita aparecem os erros e alertas.

    Você também pode verificar seus rich snippets pelo relatório de dados estruturados, acessando a partir do Google Search Console.

    Outra forma de fazer essa pesquisa em seu site de impressão adesivo personalizado é pelo marcador de dados que ajuda os mecanismos de pesquisa a entender e processar os dados estruturados.

    Considerações finais

    Os rich snippets são fragmentos ricos que trazem informações importantes para o usuário nas páginas de respostas.

    Oferecendo as melhores pistas e informações ao usuário, você acaba influenciando no sucesso de sua atividade de pesquisa, pois fornece informações relevantes que incrementam sua experiência.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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