Michael Campos

Entenda a importância dos mockups para o design gráfico

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Os mockups são ferramentas essenciais de apresentação de projetos para designers gráficos, em sua tradução literal significa maquete.

    A compreensão deste termo é um desafio comum para designers gráficos iniciantes que estão buscando qualificação profissional. Neste artigo vamos explicar melhor o que são os mockups, pontuando as diferenças entre eles, os Wireframe e Protótipos.

    Você vai entender a importância dessa ferramenta, e como nela é importante se dedicar com as técnicas de designer gráfico, aplicando táticas como:

    • Equilíbrio;
    • Alinhamento;
    • Hierarquia;
    • Linhas;
    • Formas;
    • Cores.

    Além disso, vamos pontuar alguns sites que podem ser referências para a aplicação de mockups em projetos como empresa manutenção elétrica.

    O que é mockup e para que serve?

    O mockup é uma apresentação gráfica de seus projetos em formato de maquete, com uma apresentação muito próxima ao tamanho real do objeto em questão.

    Uma vez que permite um alto realismo, além de uma visualização completa sobre a solução criada pelo designer, a aplicação e o uso dos mockups vem se popularizando cada vez mais.

    Sua função é deixar a arte ainda mais realista, propiciando uma visualização completa sobre a criação digital, podendo até mesmo simular o tamanho real do objeto.

    Ou seja, já na apresentação de um projeto para aprovação é possível observá-lo em todos os seus detalhes, considerando cores, texturas e alinhamentos, e tudo em tamanho real.

    Pode ser aplicado aos mais diversos projetos, como elaboração de fachadas, soluções para máscaras de proteção, criação de logotipos, imagens para estampar camisetas ou mesmo um lençol hospitalar.

    Sua principal funcionalidade é apresentar com um alto nível de realismo todas as criações de um designer. É uma ferramenta importante tanto para apresentação de projetos quanto para a correção de possíveis imperfeições, que se tornam mais identificáveis.

    Como criar um Mockup para apresentação profissional?

    Uma ferramenta muito usada para a criação dos mockups é o Photoshop, que permite diversas funcionalidades inteligentes que podem ser aplicadas a um projeto desenvolvido para um importador de peças para empilhadeiras.

    Esse programa conta com uma série de recursos que são muito apropriados para a criação de cenas foto-realísticas. São diversos recursos inteligentes que permitem maior facilidade para realizar produções e alterações no objeto em criação.

    No Photoshop é permitido que se trabalhe as diferentes perspectivas de objetos, imagens e formatos, de maneira facilitada. Para a elaboração de alguns tipos de mockups mais elaborados é necessária a aplicação de cuidados e técnicas mais avançadas.

    Para a criação de mockups profissionais não podemos esquecer da necessidade de contar com um banco de imagens de alta qualidade, que propiciem boas fotografias para a aplicação nos projetos.

    É possível que você mesmo produza suas próprias fotografias, mas quando falamos de alta qualidade nesse meio existe uma grande exigência.

    A fotografia e o designer gráficos são duas vertentes do conhecimento que se encontram entrelaçadas, mas possuem suas particularidades e critérios de aplicação.

    Diferenças entre Mockup, Wireframe e Protótipos

    Quando chega a hora de apresentar uma ideia de uma criação a um cliente como um advogado de divórcio, existem alguns formatos que você pode utilizar para isso.

    Antes dos mockups se popularizarem, os Wireframes eram os formatos mais utilizados, mostrando como o designer gráfico evoluiu ao longo do tempo.

    Um Wireframe também é uma representação, mas nem se compara à fidelidade ao design que os mockups permitem. Ele é um formato útil para se ter uma visualização do princípio básico do objeto que está sendo criado, tratando-se de seu esqueleto primordial do projeto.

    Já um protótipo é o termo designado para tratar de uma representação de média a alta fidelidade para a simulação da interface de um produto. 

    Mas hoje os mockups são as formas mais úteis de apresentar um projeto e vender a ideia para seu cliente, uma vez que se trata de uma representação extremamente bem elaborada.

    Por exemplo, um cliente como uma empresa de cancela automática para veículos, precisa ser convencido da qualidade da ideia criada.

    Para que esse objetivo sempre seja atingido, você deve fazê-los da forma mais fiel possível, sendo mais que uma simples representação, mas uma visualização da realidade que será entregue, de forma a satisfazer cada cliente.

    Para expandir as possibilidades de comunicação de um projeto de design, os mockups permitem uma pré-visualização que realmente representa o que está sendo criado.

    A importância dos mockups para o design gráfico 

    Para a criação dos melhores projetos é preciso aplicar a criatividade e a expertise de mercado, além de técnicas próprias do design gráfico como equilíbrio e alinhamento, hierarquia, linhas, formas e cores.

    É preciso passar para o cliente a melhor forma de visualização da sua ideia, o que uma simples imagem plana não consegue fazer.

    O arquivo apresentado em uma reunião com um cliente como uma consultoria ambiental precisa ser de altíssima qualidade, robusto e não pode ter marcas de corte, bordas de seleção e qualquer outra marcação dos softwares utilizados para criar o projeto.

    A visão do cliente pode ser bem diferente da sua ao olhar representações, por isso a projeção da ideia precisa ser clara e o mais realística possível.

    Um cliente não é obrigado a entender conceitos como profundidade, volume e ambientação das cores, características que influenciam nas diferenças entre uma visualização da ideia e o resultado real após a impressão do produto.

    Todas essas características influenciam muito na arte que você realmente entregará ao cliente, o produto em si. E é justamente para possibilitar essa visualização que existem os mockups. São uma grande solução da tecnologia para os designers gráficos.

    Nesse ponto é importante chamarmos atenção para que o designer desenvolva qualidades e características como a empatia necessária para entender o cliente.

    Dessa forma haverá maior possibilidade de realmente acertar na criação do que o cliente precisa, como um fabricante de refletor industrial que desenvolve um cartão de visitas.

    Aplicando os mockups no Design Gráfico

    Seguindo esse exemplo do cliente que deseja um belo, funcional e atrativo cartão de visita, com o uso de mockups é possível mostrar a ele quase uma projeção real do cartão impresso, sem a necessidade de realmente fazê-lo.

    E diferente de uma demonstração estática, é apresentada uma simulação completa do cartão pronto, como se fosse o produto em si.

    Os mockups podem ser aplicados aos mais variados tipos de projetos gráficos, garantindo realismo e imagens de alta qualidade. Use essa ferramenta para criações como:

    • Revistas;
    • Panfletos;
    • Flyers;
    • Cartões;
    • Convites;
    • Embalagens;
    • Crachás.

    Esses foram alguns exemplos, mas como você deve saber as possibilidades da aplicação dos conhecimentos do designer gráfico são amplas, havendo tantas outras possibilidades.

    Sites que podem ser referência para mockups

    É muito comum que os profissionais de designer gráfico se dediquem a pesquisas de referências, dê toda atenção ao briefing do cliente, se esforçando ao máximo para o desenvolvimento de peças gráficas.

    Mas quando chega no momento da apresentação, acabam falhando não conseguindo passar ao cliente a sua ideia real.

    Ter pressa para enviar um projeto para aprovação é algo que pode gerar pedidos de alterações desnecessários ou gerar reprovação por não haver compreensão sobre o projeto e o verdadeiro resultado dele.

    Não é possível cobrar de um cliente que tem seu foco produtivo em um segmento totalmente diferente, como painéis elétricos, e exigir que ela tenha a mesma facilidade de visualizar uma ideia que o designer, perito em área de criação.

    Dessa forma, enviar um simples PDF para demonstrar sua criação ao cliente pode não ser uma boa ideia. Com a criação de uma maquete virtual você tem a captação de todos os detalhes importantes tornando o objeto quase real.

    Hoje em dia existem mockups para os mais diversos segmentos, como moda, papelaria corporativa, objetos, embalagens, equipamentos, imobiliários urbanos, entre outros.

    Separamos a seguir alguns sites que podem agir como um diferencial em suas apresentações. 

    Mr. Mockup

    O Mr. Mockup é um site de mockups gratuitos e pagos, trazendo lindas opções de diversas categorias, como embalagens, papelaria, e muitos outros.

    Conta com um download transparente e fácil, além da qualidade garantida pelo site. A única questão é que os preços são em dólar.

    Graphic Burger

    O Graphic Burguer é um site de mockups gratuitos, com um extenso catálogo que envolve opções como papelarias, gadgets, camisetas, veículos, entre muitos outros.

    Apesar da amplitude de opções é muito provável que você veja o mesmo mockup aplicado em diversos locais, e nem sempre as opções se aplicam ao contexto do Brasil.

    Free Mockup World

    O Free Mockup World também é um site de mockups gratuitos, com grande variedade, fornecendo opções de mockups para os mais diversos projetos.

    No entanto, por se tratar de um site gratuito, existe uma grande quantidade de anúncios, e pode ser que você tenha que esperar alguns segundos para iniciar um download.

    Considerações finais

    Para apresentar ideias com alta eficiência aos seus clientes, use a aplicação de mockups aos seus projetos e provavelmente terá resultados melhores do que uma apresentação plana e estática.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade