Michael Campos

Saiba o que é posicionamento de marca e melhores seus negócios

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Caso você possua uma empresa, precisa saber exatamente onde está o posicionamento de marca para que sua empresa seja lembrada positivamente por seus clientes.

    O posicionamento de marca influencia diretamente na decisão final de seu cliente, ainda mais porque os consumidores preferem investir seu dinheiro em marcas que já utilizaram antes e gostaram.

    Por isso, caso você tenha uma empresa de máquina de extração de suco de laranja, por exemplo, ela precisa ser reconhecida de alguma forma e ser lembrada por conta da eficiência, praticidade e por um bom suco de laranja.

    Para te ajudar nesse processo, este texto tem como objetivo fazer você entender de um jeito prático sobre o que é posicionamento da marca, como ela vai te ajudar a melhorar os números finais de sua marca e como executar um plano estratégico para melhorar o posicionamento do seu negócio.

    O que é o posicionamento de marca?

    O posicionamento de marca é a imagem da empresa em si sendo trabalhada para que fique na memória de quem consumiu ou contratou o serviço de uma determinada empresa.

    Se você possui um escritório de contabilidade em São Paulo, por exemplo, um dos principais pontos para que ele seja reconhecido é a indicação dos seus próprios clientes.

    Dessa forma, a pessoa que precisar de um serviço contábil vai contratar os seus serviços, e caso seus serviços forem bons o suficiente, provavelmente haverá uma recomendação de seu escritório de contabilidade para outras pessoas. Isso é posicionamento de marca. 

    Porém, para que isso aconteça, você precisa estruturar uma estratégia e saber dos benefícios de ter um bom posicionamento de marca, como:

    • Marca fixada na cabeça de consumidor;
    • Reconhecimento e a visibilidade no mercado;
    • Controle de sua imagem;
    • Ascensão no mercado;
    • Conexão com o seu público-alvo;
    • Posicionamento digital.

    Levando esses benefícios para a prática, se você tiver uma empresa de processamento de folha de pagamento, entre na lembrança do seu consumidor, pois assim ele irá te  indicar para outra pessoa, que irá te indicar para outras pessoas também.

    Assim, o seu negócio ficará bem falado, tendo uma ascensão graças à conexão que a sua empresa criou com o público.

    Criando estratégias para o posicionamento de marca

    Primeiramente, para você criar uma estratégia eficiente, é preciso entender alguns pontos antes de executar uma ação que possa interferir na imagem da sua marca.

    Essas estratégias são diferentes para cada tipo de empresa, pois algumas são específicas e precisam de uma uma análise antes de ser executada.

    Portanto, estude o mercado e suas possibilidades e trace estratégias que estejam de acordo com os seus princípios e que atendam as necessidades e preferências do seu público-alvo.

    Estude as necessidades e as preferências

    O primeiro passo é analisar as necessidades e preferências de seu cliente, por exemplo, se faz vendas pela internet, é preciso controlar a gestão de entregas adequadamente.

    Isso porque é uma preferência do seu cliente fazer compras online, e a necessidade dele é receber seus produtos de forma rápida.

    Para identificar quais são as necessidades e preferências do seu público-alvo, é possível realizar uma pesquisa de mercado, que geralmente é realizada com grupos seletos.

    Outro exemplo eficaz é criar uma aba “Deixe sua opinião” no seu site, onde o cliente poderá fazer um feedback sobre seu produto ou serviço.

    Com essas informações em mãos, você consegue saber onde precisa melhorar e quais ações estão surtindo um efeito positivo para continuar investindo.

    Análise de concorrência

    O posicionamento de marca também é uma batalha que você trava com seu concorrente, pois todo mundo quer que sua marca seja reconhecida.

    Por isso, é bom analisar exatamente como o seu concorrente é visto com as ações que ele promove, como o público em geral vê o serviço ou produto que ele está lançando.

    Esse tipo de recursos é bom para o seu negócio, pois te dará uma exata noção do que é bom ou não no seu ramo de atuação, assim também será possível identificar fatores que vão diferenciar e se destacar do seu concorrente.

    Por exemplo, se você tenha um restaurante ou um bar, é preciso servir um prato melhor que seu concorrente e ser mais ágil nos serviços. 

    Para isso, é preciso ter um sistema de gestão para bares e restaurantes eficiente, um local mais atrativo e um atendimento diferenciado. 

    Possivelmente, seu concorrente deve ter mais eficiência em algum desses aspectos, então é necessário fazer uma melhora nesse ponto em que você sai perdendo para seu concorrente.

    Assim, se você se igualar nesse aspecto, ganhará mais pontos e irá se sobressair, por isso uma análise bem detalhada do seu concorrente é essencial.

    Usar pensamentos, valores e percepções para atrair o público

    Os valores, pensamentos e percepções de sua empresa precisam estar exatamente ajustados à realidade atual, levando em consideração o futuro. 

    Hoje em dia, um negócio não pode apenas sobreviver de preço e qualidade para ser líder no mercado, você precisa mostrar esses três itens para convencer o seu consumidor e ser lembrado por isso. Essas ações ajudam bastante no reconhecimento e no valor de sua marca.

    Vamos supor que você buscou na internet por “cursos técnicos preço”, e achou uma instituição de ensino que está de acordo com o valor que você pretende pagar.

    Porém, acabou de sair uma notícia negativa sobre aquele local nos noticiários. Pode ser que o assunto da notícia não seja culpa da própria instituição, mas a sua percepção sobre o local pode acabar interferindo na sua decisão. 

    Pensando nisso, é visível que trabalhar esses três itens é fundamental para o seu negócio, uma vez que uma mensagem positiva em seus processos publicitários, melhora as suas relações comerciais.

    Mostrar humanidade para seus consumidores

    Não tente colocar o seu produto ou serviço para o seu consumidor, você deve demonstrar humanidade para eles, e isso está diretamente ligado aos três itens de pensamento, valor e percepção.

    Dessa forma, tente se mostrar não apenas uma empresa que quer vender, mas sim agir como um amigo, oferecendo de maneira agradável o serviço ou produto.

    Mesmo que você tenha um negócio de instalação de sistema de automação comercial, não seja robótico, mostre que você pode fazer aquele serviço e estreitar suas relações oferecendo ajuda e mostrando que é vantagem para ele manter você por perto.

    A partir disso, crie um atendimento personalizado para cada um dos seus clientes, de modo que ele possa sentir-se acolhido e impressionado com as suas ações.

    Acrescente valores aos seus clientes

    Além de mostrar humanidade e oferecer um atendimento personalizado aos seus clientes, existe um outro ponto para que você consiga ganhar ainda mais a confiança deles: mostrando os seus valores.

    Contar a sua história através do marketing de conteúdo é uma ótima tática para a publicidade de sua empresa. 

    Para que isso ocorra, é preciso criar conteúdos que tenham carisma e que ao mesmo tempo passe uma informação relevante e educativa, para atrair potenciais clientes e fidelizar aqueles que já compraram com você.

    Quando as pessoas se sentem especiais e importantes para você, isso pode levar a um grande grupo de pessoas que são fiéis a sua marca, o que vai melhorar muito a sua posição no mercado.

    Demonstrar um diferencial

    Para uma marca realmente ganhar espaço no mercado e ter algo que a destaque das outras, é preciso investir naquilo que os seus concorrentes deixam a desejar para os consumidores.

    Com um sistema de gestão integrada, é possível melhorar o gerenciamento de informações, com um controle único de tudo que envolve a empresa e os seus clientes, o que já é um diferencial perante aos concorrentes que não tem esse tipo de sistema.

    Além disso, é possível investir em projetos sociais, uma decoração diferenciada ou em brindes para os clientes, pois todos esses pontos são diferenciais para a sua marca.

    Seja original ao máximo e aplique uma estratégia de sucesso, assim você irá se destacar e sair na frente dos seus concorrentes.

    O que fazer agora?

    Tente aplicar todas as estratégias da melhor maneira possível para otimizar tudo o que envolve o sistema de sua empresa.

    Trabalhe utilizando as estratégias de marketing, pois o posicionamento de marca nada mais é do que a imagem que seus consumidores têm sobre o negócio, e as vertentes do marketing são as principais ferramentas para mostrar quem é você para o mercado.

    Portanto, trabalhe com a humanidade em todas as suas ações, e lembre-se que seus clientes são pessoas antes de serem consumidores da sua marca, pois assim você será lembrado junto a uma imagem positiva na mente do seu público.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade