O marketing da era digital tornou-se essencial para os negócios e-commerce (online). A veiculação de anúncios usando o gerenciador de negócios do Facebook ou do Instagram, tem sido ferramentas muito adotadas para ampliar os negócios.
O gerenciador do Facebook para negócios, ou Facebook Business Manager, atua como um local para gerenciar ferramentas de negócios, ativos de negócios e acesso de funcionários a esses ativos, bem como de campanhas de veiculação e fornecedores.
Em outras palavras, é uma ferramenta gratuita para centralizar o controle sobre as ações dos negócios, com o intuito de economizar tempo e esforço. Em associação a isso, as empresas podem buscar assessoria contábil para controle dos negócios.
O Facebook cresceu muito nos últimos anos e tornou o gerenciamento difícil para uma empresa sozinha, o que os fez criar essa ferramenta.
Neste artigo, serão apresentados os benefícios de usar o gerenciador do Facebook para negócios, etapas para geração de campanhas e quais os limites para as campanhas por conta de anúncios.
10 Vantagens do uso do gerenciador de negócios do Facebook
Agora lhe apresentaremos quais as 10 vantagens que podem ser obtidas nas empresas por meio do gerenciador do Facebook com foco em negócios.
1. Integração
Essa ferramenta integra todo o marketing disponível no Facebook com os parceiros. Pode ser utilizada para exibir e rastrear anúncios, gerenciar várias contas, páginas e ativos do Facebook e possíveis parceiros.
Tal ferramenta otimiza o fluxo de trabalho, centralizando em apenas um local o que é necessário para o gerenciamento das campanhas, mesmo que isso envolva plataformas parceiras.
2. Escalabilidade
O gerenciador do Facebook permite dimensionamento de campanha conforme o tamanho de cada empresa, criando meios personalizados e direcionados conforme o negócio, funcionando como etiquetas em branco que tem as escritas conforme a destinação.
Além disso, ajuda a criar e gerenciar páginas ou anúncios junto com a propriedade mantida para todos os diferentes ativos, páginas e contas de anúncios. Isso permite melhores oportunidades de colaboração.
3. Maior organização
Ele também permite a manutenção dos perfis pessoais e profissionais separados, com intuito de obter maior organização.
Esse benefício é uma via de mão dupla, pois ao mesmo tempo que evita possibilidade de erro de postagem na página de perfil profissional ou pessoal, também impede que fornecedores e parceiros tenham acesso às informações pessoais do negociante.
4. Segurança
Por realizar a verificação em duas etapas, a segurança é ampliada. Além disso, fornece relatórios constantes sobre as atividades realizadas na conta, permitindo a obtenção de histórico de movimentações e identificação de ações suspeitas.
Funciona como um serviço de digitalização de documentos, que mantém sob sigilo os dados, mas permite acesso àqueles que são considerados os responsáveis.
5. Responsabilidade
A responsabilidade sobre as ações de campanhas pode ser compartilhada com os funcionários, por meio das funções, e do controle de permissão de acesso às configurações.
Além dos próprios funcionários, as permissões podem ser concedidas a parceiros de acordo com os objetivos de negócios.
O painel de configurações é o que controla todas essas atividades, delegando funções e permitindo acesso conforme grau dentro da empresa.
6. Direcionamento da segmentação
A ferramenta permite a criação de públicos personalizados para diferentes campanhas. Os anúncios paralelos podem ser criados, com a realização de testes entre eles para ajudar a identificar qual anúncio tem melhor desempenho com o público-alvo.
Por exemplo, se o cliente pesquisa por “letreiro fachada orçamento” deseja rapidamente obter preços para esse serviço. Com os relatórios obtidos da ferramenta e direcionamento de sua estratégia, o seu resultado pode ser o primeiro a aparecer.
7. Alta rastreabilidade
O Facebook Business Manager permite a rastreabilidade das diversas campanhas que estão sendo veiculadas ao mesmo tempo. Os relatórios são altamente detalhados e contribuem para uma visão geral do todo.
8. Suporte técnico
Com o uso da ferramenta, a equipe de especialistas do Facebook pode facilmente solucionar problemas ou sanar dúvidas, por conseguir acesso aos próprios relatórios gerados das campanhas.
9. Fornecimento correto dos dados
Dados de pixel e acesso a catálogos exclusivos estão liberados ao cliente que faz uso da ferramenta, permitindo ainda maior ampliação e potencial das campanhas.
Por exemplo, nos catálogos você pode encontrar brindes personalizados para comprar com a logo do Facebook, por preços promocionais.
10. Gestão de fornecedores
Dentro da ferramenta há ainda um painel que permite a gestão dos fornecedores, para planejar as vendas, o estoque e o almoxarifado.
A ferramenta é dividida em 4 partes, conforme as etapas de uma campanha: planejamento, criação e gerenciamento, análise de métricas e geração de relatórios e configurações.
Planejamento
O planejamento é a primeira aba que aparece no gerenciador e oferece as opções de insights da audiência e central de criatividade. A aprovação interna das campanhas é favorecida por meio da adoção desses mecanismos.
Essas ferramentas permitem o fornecimento de novas ideias de estratégias a serem aplicadas nas campanhas e são modificadas conforme a interação do público com a página e os anúncios.
Dessa forma, supondo que a empresa trabalha com vendas de estrutura metalica para telhado, deve pensar em veicular campanhas contendo as palavras-chave de interesse do público, como “estrutura metálica”, “mezanino” e “preço”.
Criação e gerenciamento
Nesta etapa, podem ser encontrados:
- Gerenciador de anúncios;
- Gerenciador de negócios;
- Gerenciador de comércio;
- Publicações da página;
- Painel de aplicativos;
- Verificador de aplicativos para anúncios;
- Regras automatizadas;
- Qualidade da conta.
Todos esses recursos servem para promover a criação da campanha, com base nas ideias da fase anterior, e manter o controle sobre ela ao longo de sua veiculação.
O gerenciador de anúncios associado às publicações da página e verificador de aplicativos para anúncio, fazem o controle das campanhas, criadas e em andamento.
O gerenciador de comércio, qualidade da conta e painel de aplicativos tem por objetivo juntar as solicitações de pedido resultantes das vendas e a veiculação de novas campanhas associadas ao produto.
Por fim, o gerenciador de negócios e regras automatizadas, bem como o painel de aplicativos, são ferramentas usadas para ajudar na gestão do negócio como um todo, apresentando uma visão geral da conta e campanhas.
Análise de métricas e geração de relatórios
Após a veiculação das campanhas, é importante realizar a mensuração dos resultados a fim de personalizar as próximas, por meio da obtenção dos dados dos relatórios.
Uma ferramenta associada a essas métricas é o Analytics, dentro do próprio Facebook, que é capaz de realizar as métricas e emitir relatórios. O tráfego da página pode também ser monitorado, contribuindo para a análise da eficácia das campanhas.
O Analytics contribui para uma ampla mensuração, permitindo discernir todos os acessos e tráfego, mesmo que de diferentes dispositivos. Se o cliente pesquisa por “aviação civil curso” e é direcionado à sua página, você saberá se foi pelo celular ou computador.
Configurações
Nesta última sessão do gerenciador são selecionados os métodos de pagamento e a quantidade a ser investida nas campanhas, permitindo adaptações conforme o andamento do negócio.
Além disso, é nela que estão as opções de controle sobre as funções de pessoas que tem acesso à campanha e atuam em prol de sua administração. É possível controlar os tipos de acesso e permissões, conforme a função de cada pessoa.
Dentro dessas configurações é possível distribuir 5 tipos de funções:
- Administrador;
- Editor;
- Moderador;
- Anunciante;
- Analista.
De modo geral, essas configurações funcionam como um fator de sinalização de segurança no trabalho, evitando que pessoas erradas tenham acesso a áreas restritas de campanhas, podendo induzir falhas no processo.
Limites de campanhas de conjuntos de negócios
A veiculação de anúncios dentro da plataforma é limitada, conforme o tipo de conta de anúncios que a empresa possui.
No caso de contas de anúncios com condições regulares, podem ser criados e gerenciados 5.000 campanhas, 50 anúncios por conjunto de negócios, 5.000 anúncios (apenas 2.000 desses podem adotar criativos dinâmicos) e 5.000 conjuntos de anúncios.
Por outro lado, no caso de anunciantes que são gerenciados, os limites de conjuntos de anúncios e campanhas sobem para 10.000 cada, com a possibilidade geral de 50.000 anúncios e mantendo o máximo de 50 anúncios por negócios.
Se a pessoa que usa a ferramenta atingir algum desses limites máximos, pode optar pela exclusão de alguns. O Facebook automaticamente arquiva e exclui definitivamente os arquivos selecionados, tendo também um limite para isso, de 100.000.
Conclusão
O gerenciador de negócios do Facebook é a ferramenta mais útil para agências, anunciantes e empresários que buscam impulsionar seu gráfico de sucesso online.
Portanto, o domínio de conhecimento sobre a ferramenta Facebook Business Manager é necessário para a divulgação das marcas, melhor direcionamento e, consequentemente, geração de retorno mais significativo de resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.