Michael Campos

Saiba o que é intenção de busca e qual sua importância

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    Para se destacar na internet, é preciso contar com uma ótima estratégia digital, já que o que não falta são conteúdos ali disponíveis. Sendo preciso estar em uma boa posição dentro da intenção de busca, para que isso resulte em uma maior performance nas redes.

    Nesse sentido, é importante entender que diferente do mercado tradicional, onde uma companhia costuma competir apenas com os seus concorrentes diretos. No cenário digital, essa disputa é feita com os mais diversos tipos de negócio, todos em busca do seu público.

    Em relação às redes sociais, o próprio público passa a ser conquistado e também pode ser visto como uma espécie de competidor dentro desse ambiente digital. 

    Afinal, os conteúdos orgânicos dos usuários podem disputar a mesma atenção que os anúncios comerciais ali são publicados.

    Para entender de fato o tamanho da disputa que um conteúdo pode encontrar nas redes, basta fazer qualquer tipo de pesquisa na internet, tal como aspirador de pó industrial valor para ser surpreendido com um número enorme de ofertas sobre tal produto.

    Tal situação costuma se repetir em relação a todos os tipos de buscas a serem feitas na internet, cabendo a quem busca se destacar em seu segmento adotar estratégias que levem inicialmente a uma repercussão digital, para que isso chegue ao seu rendimento.

    O grande problema é que muitos estão à procura do mesmo tipo de resultado, fazendo das plataformas digitais em ambientes cada vez mais competitivos, em que todo tipo de solução possa ali estar presente, sendo preciso apenas saber como fazer tal tipo de busca.

    Ao trabalhar com essa realidade, é possível para quem oferece compressores de ar direto à indústria conquistar uma posição de destaque nas redes, fazendo assim com que tal marca possa tornar-se líder em seu mercado, começando por sua performance digital.

    Porém, para garantir que essas buscas possam levar um usuário até o seu negócio, é preciso olhar com atenção para todas as etapas que possam estar por trás do desempenho nas redes, começando não só pela pesquisa em si, mas também sobre como ela é feita.

    Do que se tratam as intenções de busca?

    Antes de procurar por algum tipo de produto no mercado, é comum que exista uma necessidade por ele. Isso pode incluir a procura por frutas secas durante o Natal, de forma a garantir com que a sua ceia natalina seja a mais completa possível com tais alimentos.

    E assim como o cenário físico depende de diversas questões antes que um público possa procurar por algo no mercado, o mesmo é comum de acontecer no ambiente digital, envolvendo nesse caso os tópicos que podem acontecer algum tipo de pesquisa virtual.

    Para que alguém procure nas redes por algum tipo específico de rótulo de produto de limpeza, é importante antes que exista certo interesse nessa informação, tal como a procura por ingredientes que possam ser muito nocivos para a faxina do seu lar.

    É de tudo isso que antecede ou complementa uma busca digital que podemos compreender melhor esse conceito de intenção de busca. Com isso, tratando-se de todos os tipos de pesquisas que possam ser feitas na internet, o que inclui palavras-chave e também objetivos.

    Para compreender isso, basta pensar no tipo de pesquisa que pode fazer para encontrar algum tipo de creme para o cabelo, existindo diversas maneiras de pesquisar por ele, seja citando sua marca, buscando lojas que o vendem, entre outras variações.

    Cada tipo de pesquisa feita pode ser definida como uma intenção de busca, cabendo a quem trabalha com esse produto, serviço ou marca a ser encontrada adotar estratégias que levem a uma maior repercussão nas redes, obtendo assim melhores resultados.

    Um exemplo disso, pode estar na forma em que fabricantes de cilindros analisam seus resultados em uma plataforma de buscas, como o Google, olhando também para qualquer tipo de pesquisa que possa acontecer o encontro a tal tipo de resultado.

    Para que isso seja possível, é importante reconhecer que podem existir diferentes maneiras de intenção de buscas, sendo elas:

    • Navegacional;
    • Transacional;
    • Informacional;
    • Comercial. 

    Cada uma dessas possibilidades deve ser considerada por quem busca se destacar na internet. Sendo relevante então conhecer as propriedades desses sistemas de procura para saber como melhor responder a eles e assim, garantir um maior destaque em tais buscas.

    Busca navegacional

    Trata-se de um estilo de busca onde o usuário já sabe exatamente aquilo que está à procura. Sendo então uma ação na qual um indivíduo pode digitar por conserto de bombas em seu navegador e então, ser direcionado a esse tipo de serviço disponível na internet.

    Busca transacional

    Nesse caso, estamos falando de uma intenção de busca que envolve o desejo de adquirir algo comercial. Sendo feita uma combinação de palavras como “comprar tênis azul”, para  ser levado aos sites de vendas que possam trabalhar com essa oferta.

    Busca informacional

    Tal pesquisa está voltada à procura por algum tipo de informação, como “qual o modelo mais econômico de geladeira”. Sendo uma pesquisa que pode levar a matérias ou até mesmo anúncios, cujo foco esteja em responder a pergunta feita entre as redes.

    Busca comercial

    Por fim, temos uma intenção de busca que complementa-se a versão transacional. Porém, não existindo um interesse comercial não tão direito, tal como a pesquisa sobre “”o melhor restaurante francês da região”, existindo uma busca por algo que vá levar a uma venda.

    E é a partir dessas opções que qualquer tipo de procura na internet pode acabar levando um usuário ao encontro de melhores opções, cabendo a quem oferece um serviço de manutenção de redutores pela internet saber como se destacar frente a tais intenções.

    Como garantir uma relevância com essas intenções

    Olhar com atenção para as intenções de busca é algo que pode fazer com que uma companhia acabe conquistando por melhores resultados, destacando-se como a melhor opção ao público. Isso dentro de todas as respostas que possam estar presentes na rede.

    Para que ocorra um destaque nesse sentido, o que pode levar até mesmo a um melhor desempenho comercial. Então, é indicado ficar atento a algumas ações que podem ser postas em prática, usando tanto de estratégias como de ferramentas úteis à sua busca.

    Programas de palavras-chave

    Para se destacar frente a qualquer uma das intenções de busca antes citadas é importante manter o uso de termos específicos, sendo o caso das palavras-chave. Agora, para que sejam escolhidas as melhores opções é indicado o uso de programas específicos para isso.

    Um exemplo que responde a esse tipo de sistema citado acima é o Google Keyword Planner, uma ferramenta do Google onde é possível descobrir quais são as palavras-chave associadas ao seu produto ou marca, facilitando assim criar conteúdos e ações de busca.

    Análise SERP

    A SERP, Search Engine Results Page, trata-se de uma página de resultados, sendo justamente aquilo que surge quando alguém procura na internet por cilindros hidráulicos, isso leva a um perfil que possa contar com os mais diversos tipos de respostas.

    Para garantir que o site da sua empresa consiga se destacar entre as melhores posições, é indicado analisar antes quais são os resultados que surgem na página SERP sempre que algo associado à sua companhia é buscado, permitindo a adoção de melhores estratégias.

    Google Trends

    Outra ferramenta do Google que deve ser considerada é o Trends, tratando-se de uma plataforma que aponta para as principais tendências de busca naquele momento. Com isso, pode ser dividido em diferentes categorias.

    Dentro desse conjunto de resultados, é possível procurar por conteúdos que estejam associados a algo que interesse à sua companhia, facilitando assim a otimização de uma busca por limpador de esgoto ou qualquer outra pesquisa a ser feita.

    Sugestões e pesquisas relacionadas

    Fechando a criação da sua estratégia de intenções de buscas, é indicado olhar para o Google em si, onde simplesmente ao digitar um termo, é possível ver as terminações que o programa de busca é capaz de oferecer, além das buscas relacionadas.

    A partir de tudo isso, torna-se mais fácil conquistar um certo destaque dentro desse meio digital, com essas intenções de busca interferindo diretamente no SEO de uma página, ou seja, as estratégias usadas para garantir um melhor desempenho dentro do meio virtual.

    Por fim, o mais indicado é estar sempre atento ao que o seu público busca nas redes, de forma a se destacar nesse espaço e assim, ser devidamente recompensado, tudo a partir da sua posição junto a qualquer tipo de plataforma de buscas.

    No material abaixo criado pela Growth Labs você pode ver um resumo dos principais tipos de intenção de palavras-chave abordados nesse artigo.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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