Michael Campos

Customer Marketing: o que é e como fazer

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    O bom desempenho de um negócio está atrelado a uma série de táticas que podem ser adotadas, tudo isso a depender da realidade e objetivo de cada negócio em particular. Entre as ações que podem ser tomadas o Customer Marketing é um que se destaca.

    Esse modelo específico de marketing lida com a atenção que o mercado dá aos seus clientes, buscando assim alcançar um melhor número de resultados, com isso sendo um dos principais propósitos por trás de qualquer tipo de ação de marketing em primeiro lugar.

    O diferente que ocorre no mercado atual é que existe uma grande diversificação de serviços e também de públicos, sendo importante reconhecer a qual dele o seu negócio se encaixa, de forma a escolher as melhores estratégias de marketing que possam responder à área.

    Para quem busca se destacar na internet a melhor opção pode estar no marketing digital, assim como quem procura superar os resultados dos seus concorrentes, uma ação de guerrilha é aquela que merece uma certa atenção, ou seja, tudo depende do seu objetivo.

    Tudo isso deve ser levado em conta também de forma complementar, onde diversas ações podem ser adotadas de maneira conjunta para que um climatizador evaporativo portátil conquiste um maior número de vendas, seja qual for a plataforma de divulgação escolhida.

    Estar atento a todas essas possibilidades do marketing é algo que pode então ajudar o seu negócio a conquistar um melhor desempenho não só no presente, mas também em seu futuro, sendo preciso apenas recorrer às atividades adequadas ao seu ramo.

    Inclusive, ficar de olhos fechados a essa situação é algo que pode trazer grandes prejuízos para um negócio, ainda mais se os seus concorrentes estiverem melhor preparados nesse sentido, fazendo com que o público dê atenção a outra marca, por exemplo.

    O olhar para as estratégias comerciais adequadas é algo que pode garantir até mesmo com que mercadorias mais voltadas a nichos, como uma morsa mecânica para a indústria, possa se destacar em seu cenário comercial, tudo por meio de uma estratégia adequada.

    Mesmo com todas essas especificações existentes, é comum que empresas dos mais variados segmentos possam compartilhar entre si algumas estratégias de marketing, sendo importante então conhecer qual é o valor de tais táticas de forma especial.

    Ao falar sobre uma dessas práticas em particular é importante então citar a relevância de uma estratégia que está voltada a garantir a melhor experiência possível ao seu público.

    Como funciona o Customer Marketing

    Esse modelo de marketing está voltado a ajudar da melhor forma possível os clientes de uma empresa, fazendo com que esse público fique mais do que satisfeito com o produto adquirido ou então ao serviço que foi contratado.

    Tal propósito fica claro no próprio título desta estratégia, com a palavra customer se tratando de um termo em inglês para “cliente”, ou seja, o que estamos falando aqui é sobre uma ação de marketing voltada ao consumidor, buscando agradá-lo da melhor forma.

    De uma maneira geral qualquer estratégia de mercado já busca garantir essa satisfação do cliente, no entanto, o customer marketing costuma olhar para algo além disso, tendo um foco até mesmo no pós-venda, de forma a fidelizar melhor essa sua audiência.

    Como exemplo disso é possível citar uma encomenda de filtros de ar comprimido, sendo indicado a esse fornecedor manter contato com seus clientes um certo período após tal venda.

    É o mesmo que ocorre quando alguém visita uma loja de roupas e após ser bem atendido pode acabar voltando a fazer compras ali, ou até mesmo recomendar esse estabelecimento para algum conhecido, tudo para trazer um destaque que surge do customer marketing.

    Diante disso é possível dizer que o customer marketing se trata de táticas que conversam também com o conceito de customer success, onde essa venda desenvolvida tendo os clientes como foco responde a necessidade de garantir o sucesso de sua audiência.

    A partir dessa relação um fornecedor de bateria tracionária, pode então conquistar um melhor desempenho não só em seu presente como também em seu futuro, com isso sendo apenas uma das vantagens que fazem parte dessa estratégia comercial.

    Os benefícios do Customer Marketing

    A partir do momento em que uma companhia passa a focar suas atividades para garantir o melhor desempenho não só aos seus negócios, mas também ao seu público, é preciso destacar algumas vantagens que partem disso, entre elas:

    • Retenção de clientes;
    • Crescimento da companhia;
    • Indicação para novos públicos;
    • Menores gastos na expansão de negócios.

    Todos esses são pontos que destacam o customer marketing como um direcionamento a ser adotado aos seus negócios, para assim garantir a quem trabalha com torneamento e usinagem conquistar um melhor desempenho, baseado na percepção do seu público.

    Para que então seja possível ter acesso a tudo isso basta então saber como trabalhar com esse tipo de estratégia voltada aos seus consumidores.

    Formas de aplicar o marketing para clientes

    Para que seja possível para uma companhia ter acesso a essa melhor performance, é indicado que toda a sua estrutura de negócios seja adaptada para agradar ao máximo o seu público de clientes, com isso sendo possível a partir de ações como:

    Criar conteúdos exclusivos

    O marketing de conteúdo é algo que pode ter um grande valor para atrair a atenção de novos clientes, no entanto, se trata de uma técnica que também pode funcionar para fortalecer os laços com a sua audiência já existente.

    Para garantir isso é indicado então trabalhar com conteúdos feitos exclusivamente para os seus clientes, tal como informações e matérias a serem enviadas apenas por quem está na lista de e-mails de uma companhia, sendo o caso de antigos clientes.

    Lives e formatos especiais

    Ainda em relação aos conteúdos diferenciados aos clientes é importante apostar em novos formatos, tal como ocorre com o live marketing, um modelo onde é possível disponibilizar ao público não apenas descontos, mas também shows entre outros tipos de entretenimento.

    A partir disso é possível não só trabalhar o interesse comercial em cima de um projeto de fibra óptica ou qualquer outro tipo de oferta, como também estabelecer uma maior conexão com esse público, levando assim a melhores resultados no futuro.

    Disponibilizar um sistema de avaliações

    Ao dar ao seu público a chance de se expressar sobre os produtos ou serviços adquiridos é possível criar uma situação de transparência para a sua marca, destacando o quão importante é a opinião dessa audiência, fortalecendo a relação entre ambos.

    Colocar o cliente para falar

    Além desse sistema de notas é possível colocar os holofotes em seu público ao recorrer a depoimentos e estudos de casos em seus canais de comunicação, destacando assim o valor de garantir a melhor experiência ao público, com o parecer dessa própria audiência.

    Trata-se de um sistema interessante de se trabalhar por quem possui um site institucional, sendo uma forma de colocar em evidência o quanto é importante a audiência de uma empresa de peneira rotativa, aumentando assim sua recepção no mercado.

    Participação de eventos

    Outra maneira de se trabalhar essa relação com o público, por meio do marketing voltado à tal audiência é por meio da realização de eventos, seja para divulgar um lançamento ou qualquer outra ação da empresa, dando a chance dos seus clientes de participarem.

    Essas são apenas algumas das ações diferenciadas de marketing que podem ser trabalhadas por uma companhia, colocando o seu público no centro de suas atividades e então sendo recompensado por tal investimento.

    Por fim, para se certificar de que essa experiência realmente está sendo positiva ao público, basta então acompanhar algumas métricas associadas ao customer marketing.

    Índices que apontam a satisfação do público

    Caso você queira se certificar de que os seus clientes estão satisfeitos com suas ações, sendo isso o que se espera através dessa estratégia de marketing, é indicado ficar de olho na sua taxa de retenção de cliente, ou seja, quanto deles seguem associados a um negócio.

    Além disso, é importante olhar para o Lifetime Value dessa audiência, tratando-se de todo o rendimento conquistado junto a alguém em seu tempo como cliente, como uma empresa da área de reformas que por anos encomendou grelha piscina entre outros materiais.

    Junto da permanência do público é preciso olhar também para o seu nível de desistência, algo que está associado à taxa de churn, um índice que aponta para a quantidade de cancelamentos que uma companhia pode receber dentro de certo período.

    Ao observar essas métricas é possível então compreender se o seu marketing focado no cliente está trazendo bons resultados ou se é necessário ser ainda mais incisivo, fazendo de tudo para deixar seus clientes felizes e com isso também o seu negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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