Michael Campos

Brand designer: veja como se tornar um

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    Caso esteja atento aos hábitos de consumo e possua um olhar estratégico e consiga identificar tendências, você pode se destacar como brand designer no mercado de trabalho.

    O brand designer lida com a construção de marcas e o setor tem uma alta demanda por profissionais com essas características. É importante saber, no entanto, que o sucesso dessa área requer muito mais que um olhar afiado.

    Nesse setor, é preciso saber transformar informações e dados em estratégias e conceitos em identidade de marca.

    Caso queira entender mais sobre o tema, continue a leitura e descubra como suas aptidões podem ser usadas para garantir a vida útil das empresas de iluminação para piscina e demais segmentos.

    O que faz o profissional de Branding?

    A função principal de um profissional de branding visa a definição de um conceito que expresse os propósitos e valores de uma marca. Podemos dizer que esse conceito é a identidade da empresa e deve ser a base para todas as ações relacionadas a ela.

    Estamos falando de um modelo de gestão que visa diferenciar a marca por meio de sua identidade, não pelo serviços e produtos. O branding está intimamente ligado a diversas disciplinas, e depende delas e de suas ferramentas para ser comunicado ao público.

    Por isso, muitas pessoas acabam utilizando o termo para se referir a outras áreas. É preciso deixar claro que branding não é:

    • Marketing;
    • Marketing digital;
    • Produção de conteúdo;
    • Publicidade;
    • Propaganda;
    • Identidade visual;
    • Campanhas;
    • Design.

    É claro que o profissional de sua empresa de seladora de embalagem precisa conhecer as práticas e estratégias dessas áreas, mas elas não são sinônimos de branding.

    O branding vem antes delas, servindo como um guia para a construção de materiais e práticas que representem a identidade da marca por meio de: 

    • Ações, falas e práticas da marca;
    • Tom de voz;
    • Conteúdo das redes sociais;
    • Artigos para blog;
    • Slogan;
    • Jingles;
    • Design dos produtos e embalagens;
    • Identidade visual;
    • Relacionamento com o cliente; 
    • Eventos patrocinados;
    • Parcerias com empresas.

    Todos esses materiais devem ser a personificação da identidade da marca de sua empresa de uma esteira transportadora

    Deve ser uma representação fiel desse conceito, de forma que seja capaz de imprimir no público as sensações e percepções pelas quais a empresa deseja ser reconhecida.

    O que é brand designer?

    O brand designer é responsável pela expressão visual da identidade de uma marca. Ele dá cor, forma e tamanho para todas as informações existentes no conceito definido pelo branding.

    É uma função que engloba profissionais de diversas áreas do design. Por exemplo, o designer gráfico expressa o conceito de uma marca pela criação de logotipos, identidade visual e projetos gráficos de conteúdo impresso e digital, como flyers, revistas, sites, etc.

    Já o designer de embalagem ou produto, usa o design físico para traduzir o branding e contar uma história coerente sobre a solução. 

    Esse trabalho envolve a criação das formas da embalagem, o material, as cores, o slogan e demais pontos que empresas de usinagem devem considerar.

    O que faz um brand designer?

    Esse profissional é responsável pela criação de uma identidade visual para as marcas. Ele desenvolve o logotipo, as cores, os ícones, os tipos de letras e demais elementos que compõem a identidade visual.

    Primeiramente, quando contratado por uma organização, o brand designer realiza uma pesquisa sobre a marca, buscando compreender seu posicionamento e público-alvo.

    Baseando-se nessa análise, ele cria o briefing de identidade visual que servirá de base para o desenvolvimento de todos os elementos da marca.

    É importante que esse profissional tenha conhecimento de ferramentas gráficas, como o Photoshop, Illustrator, InDesign, entre outros, pois com elas se cria elementos da identidade visual.

    Também é preciso que ele entenda como a marca deseja ser vista e qual impacto a identidade visual pode causar.

    Após criar a identidade visual de uma empresa de stand para eventos, o brand designer deve fazer um manual, mapeando todos os elementos criados, como cores, logotipo, tipos de letras, proporções, tons e usos permitidos.

    Além da criação de peças da identidade visual, esse profissional também precisa aplicar a identidade visual nas mídias digitais, como site, blogs, redes sociais e demais canais de comunicação.

    É importante lembrar que um bom profissional entende muito bem a marca que está desenvolvendo e também deve estar atualizado com as tendências de design.

    Somente dessa forma, o brand designer será capaz de criar identidades visuais que realmente chamem a atenção do público-alvo.

    Como se tornar um brand designer?

    Como falamos, estamos tratando de todo o processo de criação de uma marca ou identidade visual para um produto ou empresa. As marcas são aplicadas para identificar, diferenciar e promover um negócio, um serviço ou um item.

    Sua empresa de embalagem para marmita sabe que o design de marca é uma das mais importantes partes de qualquer campanha ou estratégia de marketing. Ele ajuda a criar uma presença unificada e reconhecível, que pode ajudar na construção de uma imagem forte.

    Quem está interessado em se tornar um designer de marca ou um brand designer, precisa saber de algumas coisas.

    O primeiro passo para ingressar na área é ter um bom conhecimento de design gráfico. É importante entender como usar e aplicar os princípios básicos para criar uma forte identidade visual.

    É preciso conhecer também os tipos de design, como o de logotipo, de embalagens, de mídia impressa, de produto e por último, de mídia digital.

    Outro ponto importante é que é preciso ter um bom conhecimento em comunicação, pois um designer de marca precisa entender as necessidades do cliente e comunicá-las de forma eficaz.

    Conhecimentos de marketing também são importantes, pois é preciso compreender como as marcas são usadas para promover os serviços e produtos de uma empresa.

    Uma vez que você tenha adquirido o conhecimento necessário, é possível se inscrever para trabalhar em uma agência de marketing ou criar seu próprio negócio de brand design,  prestando serviço para uma empresa de adesivos decorativos.

    Nos dois casos, é preciso de um portfólio para mostrar o seu conhecimento de design gráfico e marketing, assim como as marcas que foram criadas.

    Por fim, para se tornar um brand designer de sucesso, é preciso que seja capaz de trabalhar de forma eficaz com os clientes para entender suas necessidades e criar uma marca única que represente a empresa ou produto.

    Nesse sentido, é fundamental ter uma boa compreensão dos princípios de design e das melhores práticas para criar uma marca memorável e forte. Esses são diferenciais que podem fazer com que se destaque no mercado.

    Seguindo todas essas etapas, certamente você poderá se tornar um designer de marca de sucesso.

    Cursos e certificações para um profissional de branding

    Além das competências e habilidades úteis e relevantes para atuar com branding, é preciso também buscar por conhecimentos mais específicos.

    O “Obviously Awesome”, da April Dunford e “Comece pelo porquê” de Simon Sinek, são livros que podem trazer muito conhecimento para você.

    Quanto aos cursos, existe uma vasta lista de opções, áreas e temas para se desenvolver mais como profissional, tais como:

    • Curso Branding da Rock Content;
    • Branding Essencial, da Laje Aprendizagem;
    • Branding na lógica do consumo, PUCRS Online;
    • Branding, do CXL Institute;
    • Radical Differentiation, do CXL Institute;
    • Voice of Customer Data, do CXL Institute.

    Com relação a cursos relacionados a ferramentas, também é muito amplo o leque de possibilidades, que inclui o estudo de ferramentas como:

    • Introdução ao Adobe Photoshop;
    • Adobe Photoshop avançado;
    • Adobe Photoshop para ilustração;
    • Introdução ao Adobe Illustrator;
    • Adobe Illustrator para design gráfico;
    • Adobe Illustrator: design gráfico para iniciantes;
    • Adobe Illustrator avançado para ilustração;
    • Adobe Illustrator para tipografia, lettering e caligrafia;
    • Adobe Illustrator para identidade visual;
    • Design de logo: otimize seu workflow no Illustrator;
    • Lettering digital com Illustrator e Photoshop;
    • Introdução ao Adobe InDesign;
    • Adobe InDesign do zero ao avançado.

    Para trabalhar em uma empresa de máscaras de tecido, existem também diversos cursos relacionados diretamente ao brand design, tais como:

    • Design de marca: crie um conceito inovador;
    • Princípios básicos para design de marcas;
    • Design de identidade de marca: expresse visualmente sua essência;
    • Design e desenvolvimento de marcas empreendedoras;
    • Design de logotipo para identidade de marca;
    • Design de identidade visual para sua marca pessoal;
    • Design do universo gráfico de uma marca;
    • Design de tipografia para storytelling de marcas.

    Essas são algumas das diversas possibilidades para aprender mais e se especializar em sua área de brand design.

    Conclusão: Como conseguir trabalho de branding

    Vagas CLT são normalmente divulgadas em agências, sites especializados em vagas de trabalho e no LinkedIn, a maior rede social profissional.

    Trabalhos remotos, freelancer ou não, podem ser encontrados em plataformas de serviços e redes sociais, como a 99Freelas, Workana e Crowd.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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