Caso esteja atento aos hábitos de consumo e possua um olhar estratégico e consiga identificar tendências, você pode se destacar como brand designer no mercado de trabalho.
O brand designer lida com a construção de marcas e o setor tem uma alta demanda por profissionais com essas características. É importante saber, no entanto, que o sucesso dessa área requer muito mais que um olhar afiado.
Nesse setor, é preciso saber transformar informações e dados em estratégias e conceitos em identidade de marca.
Caso queira entender mais sobre o tema, continue a leitura e descubra como suas aptidões podem ser usadas para garantir a vida útil das empresas de iluminação para piscina e demais segmentos.
O que faz o profissional de Branding?
A função principal de um profissional de branding visa a definição de um conceito que expresse os propósitos e valores de uma marca. Podemos dizer que esse conceito é a identidade da empresa e deve ser a base para todas as ações relacionadas a ela.
Estamos falando de um modelo de gestão que visa diferenciar a marca por meio de sua identidade, não pelo serviços e produtos. O branding está intimamente ligado a diversas disciplinas, e depende delas e de suas ferramentas para ser comunicado ao público.
Por isso, muitas pessoas acabam utilizando o termo para se referir a outras áreas. É preciso deixar claro que branding não é:
- Marketing;
- Marketing digital;
- Produção de conteúdo;
- Publicidade;
- Propaganda;
- Identidade visual;
- Campanhas;
- Design.
É claro que o profissional de sua empresa de seladora de embalagem precisa conhecer as práticas e estratégias dessas áreas, mas elas não são sinônimos de branding.
O branding vem antes delas, servindo como um guia para a construção de materiais e práticas que representem a identidade da marca por meio de:
- Ações, falas e práticas da marca;
- Tom de voz;
- Conteúdo das redes sociais;
- Artigos para blog;
- Slogan;
- Jingles;
- Design dos produtos e embalagens;
- Identidade visual;
- Relacionamento com o cliente;
- Eventos patrocinados;
- Parcerias com empresas.
Todos esses materiais devem ser a personificação da identidade da marca de sua empresa de uma esteira transportadora.
Deve ser uma representação fiel desse conceito, de forma que seja capaz de imprimir no público as sensações e percepções pelas quais a empresa deseja ser reconhecida.
O que é brand designer?
O brand designer é responsável pela expressão visual da identidade de uma marca. Ele dá cor, forma e tamanho para todas as informações existentes no conceito definido pelo branding.
É uma função que engloba profissionais de diversas áreas do design. Por exemplo, o designer gráfico expressa o conceito de uma marca pela criação de logotipos, identidade visual e projetos gráficos de conteúdo impresso e digital, como flyers, revistas, sites, etc.
Já o designer de embalagem ou produto, usa o design físico para traduzir o branding e contar uma história coerente sobre a solução.
Esse trabalho envolve a criação das formas da embalagem, o material, as cores, o slogan e demais pontos que empresas de usinagem devem considerar.
O que faz um brand designer?
Esse profissional é responsável pela criação de uma identidade visual para as marcas. Ele desenvolve o logotipo, as cores, os ícones, os tipos de letras e demais elementos que compõem a identidade visual.
Primeiramente, quando contratado por uma organização, o brand designer realiza uma pesquisa sobre a marca, buscando compreender seu posicionamento e público-alvo.
Baseando-se nessa análise, ele cria o briefing de identidade visual que servirá de base para o desenvolvimento de todos os elementos da marca.
É importante que esse profissional tenha conhecimento de ferramentas gráficas, como o Photoshop, Illustrator, InDesign, entre outros, pois com elas se cria elementos da identidade visual.
Também é preciso que ele entenda como a marca deseja ser vista e qual impacto a identidade visual pode causar.
Após criar a identidade visual de uma empresa de stand para eventos, o brand designer deve fazer um manual, mapeando todos os elementos criados, como cores, logotipo, tipos de letras, proporções, tons e usos permitidos.
Além da criação de peças da identidade visual, esse profissional também precisa aplicar a identidade visual nas mídias digitais, como site, blogs, redes sociais e demais canais de comunicação.
É importante lembrar que um bom profissional entende muito bem a marca que está desenvolvendo e também deve estar atualizado com as tendências de design.
Somente dessa forma, o brand designer será capaz de criar identidades visuais que realmente chamem a atenção do público-alvo.
Como se tornar um brand designer?
Como falamos, estamos tratando de todo o processo de criação de uma marca ou identidade visual para um produto ou empresa. As marcas são aplicadas para identificar, diferenciar e promover um negócio, um serviço ou um item.
Sua empresa de embalagem para marmita sabe que o design de marca é uma das mais importantes partes de qualquer campanha ou estratégia de marketing. Ele ajuda a criar uma presença unificada e reconhecível, que pode ajudar na construção de uma imagem forte.
Quem está interessado em se tornar um designer de marca ou um brand designer, precisa saber de algumas coisas.
O primeiro passo para ingressar na área é ter um bom conhecimento de design gráfico. É importante entender como usar e aplicar os princípios básicos para criar uma forte identidade visual.
É preciso conhecer também os tipos de design, como o de logotipo, de embalagens, de mídia impressa, de produto e por último, de mídia digital.
Outro ponto importante é que é preciso ter um bom conhecimento em comunicação, pois um designer de marca precisa entender as necessidades do cliente e comunicá-las de forma eficaz.
Conhecimentos de marketing também são importantes, pois é preciso compreender como as marcas são usadas para promover os serviços e produtos de uma empresa.
Uma vez que você tenha adquirido o conhecimento necessário, é possível se inscrever para trabalhar em uma agência de marketing ou criar seu próprio negócio de brand design, prestando serviço para uma empresa de adesivos decorativos.
Nos dois casos, é preciso de um portfólio para mostrar o seu conhecimento de design gráfico e marketing, assim como as marcas que foram criadas.
Por fim, para se tornar um brand designer de sucesso, é preciso que seja capaz de trabalhar de forma eficaz com os clientes para entender suas necessidades e criar uma marca única que represente a empresa ou produto.
Nesse sentido, é fundamental ter uma boa compreensão dos princípios de design e das melhores práticas para criar uma marca memorável e forte. Esses são diferenciais que podem fazer com que se destaque no mercado.
Seguindo todas essas etapas, certamente você poderá se tornar um designer de marca de sucesso.
Cursos e certificações para um profissional de branding
Além das competências e habilidades úteis e relevantes para atuar com branding, é preciso também buscar por conhecimentos mais específicos.
O “Obviously Awesome”, da April Dunford e “Comece pelo porquê” de Simon Sinek, são livros que podem trazer muito conhecimento para você.
Quanto aos cursos, existe uma vasta lista de opções, áreas e temas para se desenvolver mais como profissional, tais como:
- Curso Branding da Rock Content;
- Branding Essencial, da Laje Aprendizagem;
- Branding na lógica do consumo, PUCRS Online;
- Branding, do CXL Institute;
- Radical Differentiation, do CXL Institute;
- Voice of Customer Data, do CXL Institute.
Com relação a cursos relacionados a ferramentas, também é muito amplo o leque de possibilidades, que inclui o estudo de ferramentas como:
- Introdução ao Adobe Photoshop;
- Adobe Photoshop avançado;
- Adobe Photoshop para ilustração;
- Introdução ao Adobe Illustrator;
- Adobe Illustrator para design gráfico;
- Adobe Illustrator: design gráfico para iniciantes;
- Adobe Illustrator avançado para ilustração;
- Adobe Illustrator para tipografia, lettering e caligrafia;
- Adobe Illustrator para identidade visual;
- Design de logo: otimize seu workflow no Illustrator;
- Lettering digital com Illustrator e Photoshop;
- Introdução ao Adobe InDesign;
- Adobe InDesign do zero ao avançado.
Para trabalhar em uma empresa de máscaras de tecido, existem também diversos cursos relacionados diretamente ao brand design, tais como:
- Design de marca: crie um conceito inovador;
- Princípios básicos para design de marcas;
- Design de identidade de marca: expresse visualmente sua essência;
- Design e desenvolvimento de marcas empreendedoras;
- Design de logotipo para identidade de marca;
- Design de identidade visual para sua marca pessoal;
- Design do universo gráfico de uma marca;
- Design de tipografia para storytelling de marcas.
Essas são algumas das diversas possibilidades para aprender mais e se especializar em sua área de brand design.
Conclusão: Como conseguir trabalho de branding
Vagas CLT são normalmente divulgadas em agências, sites especializados em vagas de trabalho e no LinkedIn, a maior rede social profissional.
Trabalhos remotos, freelancer ou não, podem ser encontrados em plataformas de serviços e redes sociais, como a 99Freelas, Workana e Crowd.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.