Por mais que se cause uma estranheza ao ouvir o termo flat design, esse termo está estabelecido no mercado há mais de 10 anos, estando presente em diversos momentos e tendo sua utilização e aplicação de uma forma totalmente útil e necessária.
Com o crescimento da internet e a utilização dos mais variados recursos e ferramentas, cada vez se tem mais facilidade para um rebuscamento e para implantar elementos em seus projetos e afins.
Entretanto o flat design vai na contramão desse rebuscamento e de atribuir diversas características e elementos para os projetos, pois leva em consideração a simplicidade e facilitando esse momento de contato.
Por exemplo, uma empresa de capachos ao utilizar o flat design na criação do seu logotipo e de momentos voltados ao design, se preza por buscar uma objetividade e elementos que proporcionem uma facilidade para o entendimento da mensagem.
Afinal, assim como uma famosa frase diz “menos é mais”, com isso o flat design segue essa linha de pensamento, priorizando essa objetividade e uma assertividade através de cada projeto.
Com isso, hoje iremos falar justamente sobre esse conceito, fazendo com que você entenda tudo sobre esse recurso, evidenciando seu conceito, características, vantagens e uma série de questões.
O que é o flat design?
O conceito e significação do flat design se mostra de uma forma simples de ser entendida, sendo caracterizado por uma espécie de filosofia do design onde se preza por elementos visuais simples e econômicos.
Logo, ao utilizar dessas técnicas e recursos, se elimina a utilização de elementos visuais rebuscados e que podem acabar passando uma sensação de bagunça e desorganização.
Dessa forma, os elementos, símbolos e signos utilizados são principalmente os que proporcionam essa clareza e um contato visual claro e totalmente objetivo, gerando esse conforto e essa aproximação através de cada projeto e imagem desenvolvida.
Para estabelecer um entendimento ainda maior, vamos imaginar uma empresa especializada em serviço de estrutura metálica, ao aplicar o flat design em seu logo, se traz essa representação positiva e um impacto diante do mercado.
Com isso, essa empresa tende a se favorecer nos contatos e todos os momentos em que possam ser estabelecidos, tendo esse fator de aproximação totalmente determinante para a imagem e apresentação da empresa.
Além disso, esse recurso está também associado com o uso inteligente das cores em diversos momentos, e no significado de cada elemento, proporcionando essa facilidade diante do entendimento e da navegação através desses momentos destacados.
Por isso, se tornou mais que necessário entender sobre esse recurso que é sempre aplicado através dos projetos voltados aos logotipos, posts e uma série de movimentos diante do universo digital.
Através das informações e desse prévio entendimento, continue acompanhando o texto e entenda as características do flat design, subindo mais um degrau rumo ao entendimento e aplicação desse recurso.
Características do flat design
Como foi visto, o flat design tem seu funcionamento e aplicação desde posts em redes sociais até mesmo em brindes personalizados para feiras, logo, o seu conhecimento se mostra primordial e necessário.
Dentre as características desse recurso fundamental, se destaca as cores utilizadas, optando de fato por uma paleta de cores brilhantes diante de um fundo neutro, focando também na tipografia e em eliminar de fato o exagero em relação às sombras e contornos.
Dessa forma, se destaca os símbolos e imagens da forma ideal, fazendo com que os elementos falem por si só, gerando esse holofote para a comunicação e para imagem a ser estabelecida e divulgada.
Um exemplo claro de onde o flat design deve estar presente para gerar essa objetividade e clareza, é em uma fábrica de placas de sinalização, onde se prega pela objetividade da mensagem e por destacar a interpretação para os motoristas.
Além disso, outro ponto importante a ser destacado é em relação ao uso do negrito para oferecer destaque, optando por esse elemento ao invés de botões que proporcionam uma série de ações, mas não tem uma objetividade e clareza.
Logo, fica claro o quanto a simplicidade se tornou o caminho para a evolução e para de fato ter sucesso diante dos seus logotipos, projetos e os mais diversos movimentos.
Pensando nisso, para que se tenha mais um passo importante para o sucesso, suba mais um degrau acompanhando a seguir em tópicos as principais vantagens desse recurso e como ele é usado atualmente.
Principais vantagens do flat design
Entender as vantagens desse recurso possibilita com que de fato se tenha ainda mais motivos para implementar o flat design na sua empresa, com isso acompanhe as principais vantagens e fique ainda mais atento a sua importância e funcionalidade. Vamos lá!
- Mais leve em relação à carga;
- Facilidade para a compreensão;
- Imagem cada vez mais estética;
- Utilização de recursos mais limpos;
- Projetos e elementos mais modernos.
Diante dessas características fica ainda mais visível o quanto o flat design tende a estabelecer essa evolução e um conceito de modernidade desde uma empresa de automação residencial de iluminação aos meios mais distintos.
Indo ao encontro de um cenário vantajoso e animador, onde se estabelece essas características e se tem um chamativo cada vez mais evidente em relação às características e a esse tipo de abordagem nos projetos imagens e afins.
Por isso, seguir essa tendência vai muito além de apenas somente um recurso, mais de fato se tem essa profundidade em relação aos relacionamentos e a questões voltadas a uma visualização agradável que permite diversos movimentos e ações das empresas.
Como o flat design é utilizado atualmente
Uma das principais sacadas das empresas para que se tenha essa utilização mais atual, foi de fato desapegar do fotorrealismo e buscar essas melhorias para os celulares, computadores e afins.
Um dos exemplos principais para que esse conceito tivesse cada vez mais proporção e uma atenção maior em sua aplicação, foi a utilização do flat design no IOS 7, demonstrando sua funcionalidade e tendo esse meio de divulgação extremamente relevante.
Através desse momento, com o constante uso dos smartphones, esse recurso de fato casou com as ações e movimentos necessários diante dessa tecnologia, gerando uma agilidade e deixando todo esse processo ainda mais claro.
Dessa forma, a propagação do flat design se torna presente diante de praticamente todo o mercado, sendo estabelecido desde elementos para um projeto voltado a uma capa térmica para piscina sob medida, aos meios e serviços mais distintos.
Assim, demonstrando através da sua prática e funcionalidade esse caminho ao encontro da evolução e a características que remetem a inovação, utilizando cores agradáveis e sempre tendo essa percepção em relação a uma visão e usabilidade melhor diante de cada ação.
Entretanto para ter êxito através desse uso é essencial manter um equilíbrio e conseguir estabelecer esse ambiente de extrema comunicação e objetividade diante de cada momento.
Com isso, os locais mais utilizados em que possivelmente se tem toda uma projeção e aplicação do flat design, são:
- Sites de negócios e empresas;
- Lojas virtuais;
- Marcas e logotipos;
- Infográficos;
- Jogos eletrônicos;
- Redes sociais.
Logo, ao ter noção dos principais meios de utilização, se tem esse conhecimento sobre a amplitude e o quanto de fato o flat design se faz presente em momentos que sequer imaginamos.
Por exemplo, ao desenvolver um anúncio sobre climatizadores de ar para lojas, é evidente a necessidade do uso do flat design para ter a propagação e utilização ideal e assertiva.
Por isso, esse recurso se mostra primordial e tende a demonstrar suas características em diversos momentos no universo digital, entre as empresas e nos mais diversos meios.
Dessa forma, para finalizar e dar o passo final em relação ao entendimento a um sucesso diante do meio digital acompanhe quando não utilizar o flat design, tendo essa recomendação e expertise.
Quando não utilizar o flat design
Conhecer também quando não se utiliza do flat design é um dos principais movimentos, tendo essa prevenção e de fato conseguindo estabelecer um cenário onde se garante somente os recursos necessários que proporcionam benefícios.
Um momento claro de quando não se utiliza o flat design é justamente quando se busca uma profundidade através das ações, logos, posts e afins. Por ser mais simples e priorizar essa objetividade, de fato não se tem um total aprofundamento em cada momento.
Por isso, é essencial ter esse ponto em alerta e não utilizar desse recurso em alguns momentos específicos, voltando essa utilização para momentos como os que foram citados no texto.
Por exemplo, se a sua empresa de execução e manutenção de jardins busca um aprofundamento e experiências mais detalhadas para o seu público, ao utilizar o flat design pode estar cometendo um erro.
Logo, é essencial estar atento a essas questões e ao projeto, gerando essa consciência e conseguindo realizar por si só essa percepção e filtro.
Assim, de fato os designers tendem a utilizar o melhor desse recurso e sua propagação só tende a crescer e tomar rumos cada vez maiores e mais impactantes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.