Michael Campos

Saiba como produzir um conteúdo evergreen

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    O marketing de conteúdo já provou o quanto suas estratégias são importantes para o sucesso da empresa. Dentre algumas práticas desse meio, o conteúdo evergreen merece destaque e tem total relevância.

    Os conteúdos evergreen preservam essa durabilidade com a sua utilização, sendo sempre relevante independentemente do tempo passado desde a sua publicação, mantendo a sua importância e não envelhecendo.

    Dessa forma, contar com essa relevância e durabilidade nos conteúdos do seu site pode ser algo primordial ao se pensar nos acessos, na propagação e na relevância dos conteúdos.

    Por exemplo, uma empresa de consultoria em gestão financeira, ao preservar esses conteúdos evergreen, independentemente do tempo que se passe o conteúdo continuará captando leads, dando resultados e sendo algo que gera resultados para a empresa.

    Com isso, produzir conteúdos que sigam essa linha é um dos caminhos para ter uma autoridade online, se destacando dos demais e estabelecendo características determinantes na captação e atração do público.

    Por isso, para que seus conteúdos tenham essa relevância a longo prazo e sua marca seja reconhecida, considerar os conteúdos evergreen é uma ação totalmente necessária.

    Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre esses conteúdos, fazendo com que você entenda seu significado, as vantagens de criar esse tipo de conteúdo e principalmente como realizar a sua produção. Confira!

    O que é o conteúdo evergreen?

    O conteúdo evergreen está associado a algo mais duradouro, não tendo um prazo para que se expire e se mantenha atual independentemente do tempo e de mudanças que possam ocorrer.

    O “green” do nome tem relação com o conteúdo ser sustentável, podendo ser utilizado desde pessoas nesse exato momento a pessoas daqui 2 ou 3 anos.

    Além disso, vale ressaltar que, diferente dos conteúdos noticiosos, que têm uma espécie de prazo para serem válidos devido a sua urgência, os conteúdos evergreen continuam atuais justamente por ter um aprofundamento e não ter esse prazo mais curto.

    Um exemplo disso é a criação de um conteúdo sobre sistema de pedidos online para restaurantes, onde se tem um aprofundamento maior e informações mais relevantes, tornando esse conteúdo evergreen.

    Por isso, para que se continue atraindo o público independentemente do tempo e seu conteúdo sempre tenha relevância, focar nessa estratégia é algo necessário e é o que de fato permite que esse conteúdo se torne atemporal.

    Vantagens de criar um conteúdo evergreen

    Um dos primeiros e principais benefícios desse conteúdo é justamente a sua capacidade de alcançar o público e ser relevante, seja em qual for o momento, assim ele continua tendo esse acesso a curto e a longo prazo.

    Por exemplo, quando se cria um conteúdo tendo como intuito somente informar o lançamento de uma película antivandalismo automotiva, já se coloca uma data de validade para esse conteúdo que está sendo divulgado.

    Por isso, ao produzir o conteúdo visando ter um aprofundamento e abordando mais técnicas na escrita, de fato ele se torna atemporal, podendo ser consumido sempre, dessa forma algumas das vantagens de produzir esses conteúdos são:

     1 – Melhora na performance nos mecanismos de busca

    Ao produzir conteúdos que de fato têm esse tom mais atemporal, o acesso continua sendo realizado tanto daqui a algumas semanas, como meses e até mesmo após diversos anos.

    Com isso, ao criar esse ambiente propício ao consumo e a visitas frequentes por parte do público, os mecanismos de busca entendem essa relevância e dão cada vez mais espaço a sua marca e ao que está sendo divulgado.

    Por isso, estabelecer os conteúdos evergreen é um recurso necessário desde serviços de consultoria em TI a empresas de publicidade, gerando esse cenário perfeito para que seus conteúdos possam ser consumidos e propagados.

    2 – Diferencial e autoridade no assunto

    Ao aprofundar os temas abordados e trazer uma análise e informações completas sobre um determinado assunto, sua empresa se torna autoridade no mercado e no universo digital.

    Por exemplo, ao trazer um conteúdo sobre configuração de servidor, destacando suas funções e deixando claro para o público esse funcionamento, independentemente do tempo esse conteúdo será a referência, demonstrando a relevância do site e do tema abordado.

    Dessa forma, sua empresa se diferencia das demais, gerando sempre algo que vai muito além, atraindo tanto o público que busca pela novidade como também o público que busca pelo total conhecimento.

    3 – Backlinks

    Ao gerar esses conteúdos mais autorais e trazer um aprofundamento maior, as chances de outros sites o mencionarem se tornam ainda maiores, sendo a principal referência ao se tratar de determinados assuntos.

    Assim se tem cada vez mais tráfego para o seu site, além de interferir positivamente nos mecanismos de busca, demonstrando a relevância dos seus conteúdos e se estabelecendo nesse meio digital de tanta concorrência.

    4 – Ajuda na nutrição dos leads

    Os conteúdos evergreen têm um papel fundamental auxiliando a mapear os temas que mais atraem a atenção e interesse dos visitantes em seu site, assim auxiliando na segmentação e nutrição dos leads.

    Por exemplo, se um conteúdo sobre fretamento de táxi aéreo gera mais tráfego que um conteúdo sobre tecnologia e novas ferramentas, a empresa sabe o caminho a se explorar para ter mais resultados e alcançar cada vez mais o público.

    Assim, ao ter o conhecimento e entender o quanto os conteúdos evergreen têm uma relevância e um papel fundamental através do sucesso e destaque do seu site, estabelecê-lo se torna um recurso cada vez mais necessário.

    Como produzir um conteúdo evergreen?

    Agora que você já tem ideia da proporção e do quanto o conteúdo evergreen tem um papel crucial para o sucesso do seu site, chegou a hora de pensar na produção e na criação desse conteúdo.

    Um dos primeiros passos se você busca estabelecer esses conteúdos é escolher um tema consolidado e que se mostra atual independentemente do tempo, não indo em direção às tendências passageiras, lançamentos ou notícias urgentes.

    Por isso, para que se tenha de forma clara essa produção, confira alguns tópicos para estabelecer assertividade e conseguir ter êxito ao criar esses conteúdos.

    • Foque em conteúdos de topo de funil;
    • Evite abordar apenas tendências;
    • Foque no que já é comprovado;
    • Crie estratégias de links internos;
    • Utilize URLs amigáveis;
    • Insira bons CTA;
    • Mantenha o conteúdo atualizado.

    Com isso, ao seguir esses passos a sua empresa está no caminho certo para estabelecer esses conteúdos evergreen, sendo marcado justamente por esse aprofundamento e por se manter atual independentemente do tempo ou do tema em questão.

    Além disso, diante do meio digital que sofre tantas mudanças e é repleto de inovações que surgem o tempo todo, se manter atual por um longo período com seus conteúdos é uma ação cada vez mais necessária e que gera um diferencial dos demais.

    Por isso, desde serviços de cabeamento de rede a uma empresa de publicidade, ir em direção a esses conteúdos é dar um passo importantíssimo para a ascensão do marketing da empresa e para um sucesso do seu site.

    Formatos mais comuns de conteúdo evergreen

    O conteúdo evergreen tem como sua principal característica permanecer atual por muito tempo, fazendo com que uma pessoa, por exemplo, daqui a 5 anos entre nesse conteúdo e de fato encontre aquilo que ela precisa.

    Por isso, ao preparar esse conteúdo falando sobre fabricantes de lacres de segurança, é importante se ater até mesmo à escrita, aos verbos utilizados e aos diversos elementos que tendem a trazer essa característica atemporal.

    Dessa forma, ao ter o conhecimento sobre diversas questões em relação aos conteúdos evergreen, confira os formatos mais tradicionais e comece a realizar a sua produção.

    Guias de como fazer

    Nesse tipo de conteúdo o que deve ser preservado é um conteúdo totalmente claro, realizando essa espécie de orientação, dando os passos e ações necessárias para que o público saiba o que fazer ao ler o conteúdo.

    Listas

    Esse tipo de conteúdo é caracterizado justamente pela sua propagação e popularidade, tendo um alto engajamento por apresentar assuntos como filmes, ferramentas e diversos eventos.

    Comparativos

    Esse conteúdo tem um papel de auxiliar o público a diferenciar e entender dois conceitos, apresentando o lado de ambos e fazendo com que essas informações fiquem claras na mente de quem está consumindo.

    Curiosidade

    Geralmente as curiosidades trazem à tona algumas informações referente a sua marca, gerando esse cenário onde o público fica interessado para saber e estar cada vez mais por dentro.

    Tutoriais

    Uma forma mais dinâmica que tem esse papel explicativo, ensinando o público a fazer algo, deixando claro os passos e fazendo com que a interação ao consumir esses conteúdos seja algo totalmente presente.

    Assim, ao ter esses pontos em mente, chegou o momento de colocar os ensinamentos em prática, fazendo com que os conteúdos do seu site fiquem eternizados e sempre tenham a relevância e importância devida.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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