Michael Campos

Instagram Analytics: veja como funciona

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    Para muitas empresas, trabalhar com o Instagram Analytics pode ser uma das melhores maneiras de entender melhor o impacto que suas publicações geram na rede social.

    O mundo tem passado por uma importante mudança, conhecida popularmente como transformação digital. Nesse processo, uma série de avanços tecnológicos tem se tornado parte do dia a dia das pessoas.

    O smartphone foi um desses avanços, é um dos principais elementos para contribuir para a ascensão do mercado digital, onde a maioria dos consumidores busca suas informações constantemente.

    De todo o tempo que um usuário passa conectado a internet, a maior parte desse tempo é navegando em redes sociais. Estas plataformas de engajamento possuem um forte impacto nas relações digitais atuais.

    Dentro desse conceito, o Instagram é uma das redes de maior crescimento, fundamental para até mesmo uma fábrica de telha térmica conseguir expor sua produção e garantir novos clientes.

    Todos os dias, milhões de usuários acessam o Instagram para compartilhar fotos, vídeos e para verificar o que seus amigos, familiares e pessoas de interesse estão fazendo.

    A rede tem como principal objetivo trabalhar o estilo de vida, promovendo uma interação mais profunda através de conteúdo produzido para compartilhar momentos e experiências especiais de cada consumidor.

    Por conta da quantidade de acessos e do tempo utilizado na rede social, muitas companhias começaram a criar material para se engajar com seu público-alvo, entendendo o potencial da plataforma em criar estruturas adequadas para vendas.

    O próprio Instagram notou a movimentação, e começou a criar ferramentas que pudessem auxiliar a criação de material e o acompanhamento de resultados por parte das empresas.

    Avaliar as métricas relacionadas a redes sociais é um dos recursos mais importantes para qualquer profissional de marketing, principalmente em um momento onde os canais digitais estão em franca ascensão.

    O Instagram Analytics é a ferramenta adequada para esse tipo de atividade. Isso porque ela avalia automaticamente as publicações da sua empresa de balões infláveis para propaganda e oferece uma série de informações importantes, como:

    • Impressões;
    • Engajamento;
    • Alcance;
    • Comentários.

    Além de outros dados muito relevantes para identificar se suas publicações estão oferecendo o resultado esperado para esse tipo de atividade, provando cada vez mais a qualidade da performance de suas estruturas.

    Até pouco tempo atrás, a avaliação de dados em uma campanha de marketing, mesmo em canais digitais, demandava muito tempo e recursos, como softwares e profissionais treinados especificamente para este fim.

    O Instagram saiu na frente, possibilitou que com apenas alguns cliques, todas as informações relevantes para a sua empresa de caixas de papelão ondulado embalagens estejam disponíveis.

    Embora a presença de um profissional de marketing digital permita que você tenha informações mais precisas sobre as ações de sua estratégia de marketing dentro das redes sociais, hoje é possível rapidamente ter acesso a esses dados.

    O próprio Instagram oferece, em sua opção Analytics, os dados mais básicos para você conseguir identificar todas as questões relevantes para sua estrutura comercial de divulgação.

    Vale lembrar que o Instagram Analytics funciona apenas na versão mobile, e está disponível para contas de perfil comercial, como empresas ou influenciadores digitais, que entram na categoria “criadores de conteúdo”.

    Caso sua conta ainda seja um perfil pessoal, é interessante fazer a mudança para poder aproveitar todos os recursos que o Instagram pode oferecer em termos de comunicação com o público e ferramentas de avaliação.

    Além disso, é importante ter em mente que um perfil pessoal pode soar amador para o público. O perfil comercial traz mais profissionalismo para a conta, que será melhor aceita entre seu público-alvo.

    Principais análises da ferramenta

    Agora que você conhece melhor o Instagram Analytics, é hora de identificar quais são as principais análises realizadas pela ferramenta para possibilitar uma estrutura adequada de sua empresa.

    Vale lembrar que cada companhia é única, e tem suas próprias prioridades no que diz respeito a métricas. Por isso, é possível que duas empresas de um mesmo segmento tenham resultados completamente diferentes ao avaliar o Instagram Analytics.

    Isso porque existem diversas variáveis dentro desse tipo de estrutura, o que pode ser uma grande mudança para a maneira como você enxerga essas métricas e o impacto que elas geram em seus resultados.

    Adaptar esse tipo de informação a sua realidade é muito importante para garantir um resultado de qualidade em suas campanhas de marketing digital, independentemente de seu nicho de atuação.

    Visão geral

    A primeira métrica é um modelo mais genérico, que mostra por alto todas as principais publicações de sua empresa de reforma de fachada. Isso inclui todos os tipos de material que você criou para o Instagram.

    Dentro da aba publicações, você pode ter uma série de informações relevantes, que podem ser filtradas por período para uma avaliação mais precisa dos dados referentes a publicações de sua empresa.

    Além disso, é possível filtrar por tipo de publicação, uma vez que existem diversos recursos dentro do próprio Instagram que permitem uma diversificação dentro do conteúdo criado pela companhia.

    Fotos, vídeos ou mesmo itens à venda podem ser avaliados separadamente, gerando informações mais completas sobre um tipo específico de produção de conteúdo.

    Diferentes conteúdos geram diferentes interações com o público, e você também pode usar filtros para entender melhor como essas pessoas estão interagindo com o material que sua empresa de corte de chapas de aço produz.

    Seja por conta de cliques, compartilhamentos ou mesmo do alcance de uma publicação, é possível saber muito mais sobre o quanto ela impactou seus clientes com o Instagram Analytics.

    As informações são guardadas dentro da plataforma por dois anos, permitindo que você faça ranqueamentos de desempenho usando os filtros escolhidos para entender melhor como publicar na rede social.

    Uma empresa de sinalização vertical que sabe usar o Instagram a seu favor acaba ganhando muito mais destaque no mercado em que está inserida, obtendo mais atenção do público como um todo.

    Atividade

    A aba atividade lida com questões de tempo. As métricas de atividade avaliam todas as interações em publicações realizadas ao longo de uma semana.

    Isso permite que a empresa identifique quais são os dias mais interessantes para publicação, quando você tem o melhor retorno e mais interesse do público-alvo, além de impressões e alcance de cada post.

    Com esse modelo, é possível entender também a taxa de engajamento, que possibilita uma visão mais ampla sobre suas publicações e o que você está conseguindo utilizar para entender a melhor forma de trabalhar.

    Normalmente, a taxa de engajamento é uma porcentagem, calculada em cima do número de interações ao longo da semana e dividindo esse valor pelo alcance total de suas publicações.

    Esse tipo de métrica é muito importante para que sua empresa de funcionários terceirizados consiga lidar com o material digital, sabendo como otimizar as semanas seguintes a que está sendo analisada.

    Público

    A análise de público permite que você segmente melhor seus seguidores, para identificar quais são as melhores estratégias para atingir estas pessoas e conseguir mais vendas.

    Uma das métricas mais importantes dentro desse tipo de atividade é o crescimento de público. O Instagram Analytics oferece uma maneira de identificar o crescimento líquido de sua página.

    Isso significa que você consegue identificar tanto os novos seguidores quanto aqueles que foram perdidos, dando um patamar mais adequado do tipo de engajamento que você está conseguindo.

    Os dados demográficos também podem ser obtidos nesse tipo de pesquisa, identificando melhor informações cruciais para a montagem de seu público-alvo.

    O público-alvo é considerado todo o grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, cuja propensão para consumir em sua fábrica de uniforme profissional é grande.

    Essas pessoas são o foco principal de suas estratégias de marketing, e por isso é muito importante saber se comunicar com elas e entender elementos fundamentais para esse tipo de estratégia, como gênero, faixa etária e outros elementos.

    Até mesmo o horário de acesso ao Instagram pode ser obtido junto a ferramenta de análise, permitindo um processo com mais qualidade quando você começar a planejar uma próxima campanha de marketing.

    Considerações finais

    A possibilidade de otimizar seus resultados e criar um perfil empresarial mais completo são algumas das principais vantagens de usar o Instagram Analytics em suas estratégias de marketing.

    Usufruir destes benefícios é um processo que depende de atenção e cuidados para otimizar seu empreendimento, garantindo uma estrutura de qualidade para suas publicações.

    Com o Instagram Analytics, você tem muito mais informações para conseguir gerar o tipo de material necessário para engajar sua empresa em seu nicho de atuação adequadamente.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

     

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