Michael Campos

SEO negativo: saiba como evitar

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Você sabe o que é SEO negativo e por que é tão importante combatê-lo? As estratégias de SEO se tornaram mais populares nos últimos anos porque trazem as vantagens de um plano de marketing digital bem estruturado.

    Assim como na vida real, no mundo digital existem muitas pessoas com más intenções que se aproveitam dos outros para chegar mais rápido onde querem, mas não necessariamente são pessoas má intencionadas ou hackers.

    Podem até mesmo ser empresas históricas e de renome que, para obter melhores resultados, mesmo que já utilizem gestão de serviços TI, ignoram algumas das regras do Google e realizam estratégias erradas para um melhor posicionamento.

    Se antes o maior vilão do marketing digital era aparecer nos principais motores de busca, agora temos um ainda maior: o SEO negativo, que de fato pode ter uma série de consequências ruins para a estratégia de marketing digital do seu negócio.

    Vamos abordar com mais detalhes esse assunto a seguir!

    O que é SEO negativo?

    O SEO negativo nada mais é do que o uso de técnicas favoráveis ​​e injustas para tentar prejudicar uma página concorrente, tudo com a finalidade de evitar que ela se posicione bem nos resultados orgânicos do Google.

    Muitos sites de empresas de gerenciamento de obras industriais que têm muitos concorrentes e que chegam fielmente ao topo dos resultados de pesquisa do Google, podem acabar sendo vítimas desses ataques, geralmente da seguinte forma:

    • Cópia e distribuição do conteúdo do site em várias páginas;
    • Links de spam/vírus para sites;
    • Conteúdo replicado do próprio site;
    • Perfis falsos nas mídias sociais;
    • Fake news sobre o site/empresa.

    Quando o sistema do Google detecta um problema, geralmente penaliza o site tirando suas boas classificações de busca.

    Infelizmente a internet hoje está cheia de hackers e indivíduos mal-intencionados que vendem serviços de SEO negativos, e evitar isso independe se uma empresa vende fios elétricos de qualidade e gera conteúdos de valor para o site.

    Muitas vezes, esse tipo de golpe de SEO negativo é empregado por empresas concorrentes de um nicho, pois a tarefa prejudica os resultados de quem trabalha duro.

    Tipos de SEO negativo

    Existem muitas maneiras de realizar SEO negativo ou SEO black hat. A seguir mostraremos algumas das práticas mais comuns.

    Links tóxicos

    A ideia por trás dessa prática é enviar centenas de links tóxicos todos os dias para os sites vítimas. Desta forma, os motores de busca irão detectar o site como spam.

    Dessa forma, a popularidade do domínio não aumentará até que o Google entenda que links tóxicos são de outros sites.

    Plágio de conteúdo

    O objetivo desta ação prejudicial é coletar o conteúdo do site e distribuí-lo para outras páginas potencialmente prejudiciais. Outra maneira é publicar o mesmo conteúdo diretamente na própria página sem nomear o autor real.

    Para evitar ser plagiado, em primeiro lugar, você deve indexar seu conteúdo para que o Google o interprete como o primeiro, para que não o interprete como uma página plagiada.

    Além disso, tente entrar em contato com a pessoa responsável pela sua página plagiada, pois você pode estar fazendo isso sem saber, porque ela foi hackeada.

    Por fim, é importante utilizar esta ferramenta disponibilizada pelo Google, que informa o problema. Portanto, eles poderão retirar conteúdo duplicado dos SERPs.

    Seja um site de uma empresa de consultoria em gestão financeira ou um site de uma empresa de automação, sempre esteja de olho na exclusividade dos conteúdos publicados em sua página.

    Hackear páginas

    Quando falamos em hackear um site, queremos dizer assumir os servidores de um determinado domínio, principalmente de empresas  concorrentes, para encontrar vulnerabilidades que possam prejudicá-los.

    Imagine que um site que divulga serviços de engenharia elétrica de repente vê uma página da web cheia de anúncios que foram hackeados.

    Detectar esse tipo de spam ou hacker é uma tarefa muito difícil e complexa, porque às vezes nem aparece no código-fonte, mas apenas aos olhos do GoogleBot.

    A criação de alertas de conteúdo para determinadas palavras em seu domínio usando as palavras certas pode ajudar a evitar esses ataques o mais rápido possível. O uso do Google Footprint pode ajudar a detectar essas páginas de spam.

    Sobrecarregar recursos do servidor

    Inclui recarregar os recursos do servidor mediante solicitação. As páginas com melhor desempenho geralmente são blogs ou tópicos de comentários.

    Eles são frequentemente usados ​​em conjunto com um grande número de solicitações ao servidor ao mesmo tempo, o que pode fazer com que o site falhe ou demore muito para carregar.

    Realizar substituição de identidades

    É uma técnica que se traduz em substituir o status de webmaster de uma determinada página para pedir que ele remova os backlinks e direcionar os usuários para outra página de interesse particular.

    Podemos dizer que isso é muito antiético, mas você pode evitar essa prática monitorando seu perfil esporadicamente.

    Site sem certificado de segurança

    Todo site seguro deve ter um certificado de segurança. Ele protege seu domínio contra vírus e bandidos que podem tentar hackear seu domínio para fazer coisas ruins com seu site ou seus leitores.

    Para saber se o seu site possui um certificado de segurança, basta olhar para o cadeado no canto superior esquerdo da tela do seu computador. Se estiver ativado, é porque seu site já possui um certificado de segurança.

    As credenciais de segurança são importantes para a eficácia e o sucesso de estratégias como proteger sua empresa, seus clientes, leitores e garantir os efeitos das estratégias de inbound marketing que foram implementadas.

    Resultados prejudiciais do SEO negativo

    De fato, os prejuízos do SEO negativo são reais e podem afetar os sites de diversas empresas, desde sites institucionais de empresas de fretamento de aeronaves, como blog de uma empresa de cosméticos.

    Ou seja, infelizmente nenhuma empresa está imune desse mal digital. Dentre os principais prejuízos, podemos destacar:

    • Viola a política dupla do Google;
    • Faz com que o site seja restrito;
    • Pode fazer o site ser excluído dos resultados de pesquisa;
    • Afeta links, sua qualidade e direcionamento;
    • Redireciona links promocionais para páginas desconhecidas;
    • Classificações e visualizações mais baixas;
    • Fácil acesso para hackers;
    • Representam um risco de acesso e vazamento de dados confidenciais;
    • Fácil de criar perfis falsos em contas.

    Todos esses aspectos podem desacreditar uma marca de insulfilm bom e barato ou qualquer outra marca, pois além de prejudicar a credibilidade, os clientes e parceiros de negócios começam a cortar laços.

    Isso é até muito ruim para a imagem de qualquer empresa, pois a criação de contas falsas e a divulgação de informações podem ser muito prejudiciais à segurança dos clientes e de todos, já que outras ações podem se originar desses contatos e perfis.

    Ou seja, é algo que realmente precisa ser combatido no meio digital.

    Como proteger seu site de SEO negativo?

    SEO negativo é algo com o qual ninguém quer lidar. No entanto, nos últimos anos, isso infelizmente tornou-se algo muito corriqueiro, fazendo com que muitas empresas se desdobrem para evitar esse mal.

    Ou seja, desde empresas de fast food que possuem sites de auto atendimento fast food, até agências de turismo que possuem blogs com dicas de viagem devem seguir dicas para evitar SEO negativo. Confira:

    Monitore seus backlinks

    Backlinks são links que apontam para áreas externas da sua página (ou seja, outros sites). Este é um dos fatores de classificação mais importantes, por isso é necessário monitorá-los de forma intensa, afinal os mal intencionados podem direcionar links prejudiciais.

    Use as ferramentas disponíveis a seu favor

    Você realmente quer confiar no Google para cuidar de todos os links de spam? Melhor prevenir do que remediar.

    Ter um bom verificador de backlinks pode ajudá-lo a monitorar seu site e garantir que apenas links de alta qualidade sejam transmitidos. Também torna o processo de rejeição de link mais rápido.

    O próprio Google Search Console informará quando houver uma penalidade. Você pode até criar alertas.

    Outros recursos interessantes são Monitor Backlinks e Search Engine Land, que revelam de onde vêm os links. Se você vir muitos links suspeitos aparecendo, veja o próximo tópico.

    Desative links prejudiciais

    A ferramenta de rejeição do Google tem a capacidade de desativar links que afetam o desempenho de suas páginas. Você tem que selecioná-los e enviá-los através da plataforma, mas aqui vai uma dica: tome cuidado para não incluir links úteis.

    Cuidado com plágio

    A análise regular de plágio e cópia do seu conteúdo é ainda mais relevante e indispensável a cada dia. Existem ótimas ferramentas que estão disponíveis gratuitamente na internet.

    Tome cuidado ao baixar arquivos

    Essa é uma dica básica, mas muito importante. Muitos aplicativos maliciosos podem ser instalados em seu computador, portanto verifique sempre a adequação do arquivo baixado. 

    Cuidado com programas milagrosos e barras de ferramentas ocultas na instalação automática. Prevenção é melhor que a cura!

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade