Michael Campos

Saiba como otimizar imagens para WordPress

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    É de grande valor para uma empresa, assim como para um artista ou profissional autônomo contar com uma boa plataforma digital. Um local onde é possível entrar em contato entre outras funções. Espaços onde se mostra necessário otimizar imagens para WordPress.

    Principalmente sendo esse o programa mais comum de ser usado para desenvolver um site, blog ou qualquer tipo de plataforma de cunho digital, cujo objetivo é manter uma boa relação com o público, permitindo o encontro dos seus trabalhos ou itens à venda.

    Quando se fala sobre a exibição de um portfólio, por exemplo, é indicado o uso de imagens de qualidade, para assim facilitar a percepção dos usuários sobre os itens compartilhados em tal site, com o mesmo sendo válido para os mais diversos conteúdos ali postados.

    Conceito visual que já é conhecido por quem atua no mercado tradicional, onde é preciso colocar à mostra do público, de forma bastante visível os modelos de ecobags personalizadas que podem estar disponíveis à venda, próximo ao caixa dos mercados.

    É por meio dessa visualização de maior destaque que os clientes podem se interessar por tal produto, decidindo então por fazer essa compra, por mais que tal aquisição não estivesse em seus planos para aquele dia, contando fora de sua lista de compras.

    Mesmo que exista um interesse prévio em comprar algo, seja pelas ecobags ou qualquer outro tipo de produto, é sempre bom garantir que tais itens tenham uma boa visibilidade no mercado, já que é ao absorver melhor tais itens que um indivíduo pode definir sua compra.

    Questão essa que faz com que as lojas tenham uma grande preocupação em relação a como a sua marca está sendo estampada no mercado de uma forma geral. Seja em seus produtos ou em uma sacola de papel kraft personalizada a ser oferecida aos clientes.

    Uma imagem de baixa qualidade, seja no rótulo de uma marca em um produto, ou até mesmo na variedade de opções disponíveis em um catálogo ou encarte, pode resultar em uma situação prejudicial para tal produto ou serviço apresentado.

    Algo que pode ocorrer diante da associação do público com essa imagem ruim com o que pode ser a qualidade do produto em si. E é por situações assim que as empresas costumam dar atenção à sua produção de anúncios e outras estratégias de cunho visual.

    E se isso vale para o mercado tradicional, quando se fala sobre o campo digital essa responsabilidade acaba se tornando ainda maior.

    A importância de imagens de qualidade nas redes

    Nos primórdios da internet a qualidade dos conteúdos que circulavam nas redes não eram conhecidos por sua alta qualidade. Uma consequência da própria qualidade do sinal digital, que podia levar horas para carregar uma imagem, dependendo do seu tamanho.

    Em resposta a isso, era comum a circulação de fotos e vídeos de qualidade menor. E isso não era apenas uma resposta ao avanço dos equipamentos de edição e gravação de imagens e vídeos, mas também porque o peso dos arquivos era uma grande preocupação.

    Anos se passaram e essa preocupação continua válida, no entanto a situação se mostra bastante diferente, já que por meio de qualquer tipo de dispositivo com acesso à internet é possível acessar uma qualidade mínima de sinal capaz de carregar certos conteúdos.

    Cenário onde é possível por parte de uma empresa de filmagem com drone profissional disponibilizar aos seus clientes um arquivo de grande tamanho através dos canais digitais, se que isso seja um desafio enorme para que um indivíduo consiga acessar o material.

    E se isso é válido para os conteúdos em vídeo, quando se fala sobre as imagens a situação costuma se mostrar ainda mais prática. Mesmo diante dessa facilidade muitos acabam não dando muita atenção ao tipo de fotos que compartilham nas redes em termos de qualidade.

    Algo que pode ser bastante prejudicial para quem gerencia um site de vendas, já que ao carregar fotos de baixa qualidade em seu catálogo de produtos é possível até mesmo afastar os usuários que antes tinham algum tipo de interesse em um item em particular.

    Ao mesmo tempo que é preciso ter cuidado para não exagerar no tamanho do arquivo, impedindo assim com que ele abra em todos os dispositivos, atrapalhando a experiência que um usuário pode ter enquanto navega algum tipo de site.

    Em frente a esse tipo de caso é importante saber como otimizar da melhor forma possível o uso das imagens a estarem presentes em suas plataformas digitais, com uma atenção maior a como isso pode ser feito através do sistema WordPress.

    E isso pode ir desde a aplicação de uma descrição a essas imagens, através da aplicação de texto alternativo, visível apenas aos dispositivos de busca da internet, como também a escolha da melhor imagem a ilustrar um site sobre serviço de levantamento topográfico.

    E para que seja possível otimizar essas imagens é importante conhecer melhor quais são os principais formatos disponíveis.

    Modelos de imagens que podem ser otimizadas

    O processo de otimização de uma imagem passa pela sua compactação sem que isso altere a qualidade de tais recortes visuais. Ou seja, é uma prática que envolve diminuir o tamanho de uma imagem sem que isso afete suas propriedades visuais.

    Processo que pode ser aplicado a formatos tais como:

    • JPG;
    • PNG;
    • GIF;
    • WebP.

    Cada um lidando com suas características, sendo o formato o JPG o mais popular da internet como um todo, respondendo bem a um processo de compactação, dependendo apenas do tamanho e da qualidade do documento original.

    Nesse sentido o PNG pode ser outra opção a se destacar, por mais que geralmente apresenta uma quantidade maior de pixels, sendo comum de ser usado em rótulos adesivos por causa da possibilidade de trabalhar com elementos transparentes.

    Os GIFs são aquelas imagens em movimento, obedecendo a um conjunto de frames. Outro formato que pode ser otimizado é o WebP, modelo desenvolvido pelo Google comum de ser usado em plataformas tais como no catálogo de lojas digitais.

    Mesmo sendo importante trabalhar com esse processo de otimização, muitos não sabem como fazer isso sem colocar em risco a qualidade da imagem em si, questão que pode ser facilmente resolvida por quem usa do WordPress, por meio dos plugins lá disponíveis.

    Bons plugins de otimização de imagens no WordPress

    Um dos principais canais para se desenvolver um site, o programa WordPress se destaca também por causa dos seus plugins que podem ser usados para diversas finalidades, entre elas a possibilidade de otimizar imagens que serão aplicadas em um endereço digital.

    Programas que podem ser usados para que o site de uma empresa de laudo de engenharia construa um bom sistema visual de navegação em sua plataforma, destacando fotos de serviços realizados além do próprio logotipo da companhia.

    Ação que pode ser conquistada através do uso de plugins como:

    Optimole

    Disponível em um modelo premium, o Optimole pode ser usado também em seu formato gratuito, sendo um plugin recomendável por causa da sua capacidade de reduzir automaticamente o tamanho de uma imagem.

    Função essa que adapta essas fotos para o tamanho do dispositivo e para a qualidade de internet do usuário que acessar tal site.

    EWWW Image Optimizer Cloud

    Esse plugin tem um uso popular por trabalhar com a otimização direta dos pixels de uma imagem, sendo assim uma boa opção para quem busca otimizar algum gif.

    Tiny PNG

    O Tiny funciona de forma similar, contudo o seu uso é mais indicado para quem busca otimizar a qualidade de alguma imagem antiga, o que pode ser útil para uma empresa de projeto de estrutura metálica para telhado em busca de digitalizar fotos da companhia.

    ShortPixel

    De função similar, o ShortPixel é indicado para quem busca uma restauração robusta de maior qualidade, sendo um plugin gratuito, mas com apenas 100 serviços disponíveis por mês.

    reSmush.it

    Esse plugin funciona por meio de um sistema de interface de programação capaz de realizar esse processo de otimização de imagens, contudo tendo um limite máximo de download de apenas 5 MB por arquivo.

    Independentemente ao plugin escolhido, é importante ter atenção ao processo de otimização de imagens em seu site, sendo útil para um catálogo de catraca eletrônica para empresa como também para um blog com fotos de viagens.

    Isso por causa das vantagens que podem ser conquistadas por ambos os canais citados. Benefícios como:

    • Melhor adequação aos programas de busca;
    • Carregamento mais rápido do site;
    • Espaço menor a ser ocupado no servidor;
    • Melhor navegação aos usuários.

    Tudo a justificar a importância que deve ser dada a esse tipo de ação, otimizando suas imagens para assim otimizar o seu site.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade