Michael Campos

Saiba como o SEO on page pode melhorar o seu ranqueamento

Picture of Gizella Almeida
Gizella Almeida

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    SEO

    O SEO consiste em uma estratégia que favorece o ranqueamento de um site no Google ou em outras plataformas de pesquisa. 

     

    Esse ranqueamento ocorre de forma orgânica, ou seja, não existe um pagamento direto por parte da empresa para campanhas publicitárias ou posicionamento. 

     

    Na verdade, há a escolha assertiva de palavras-chaves que se relacionam com o negócio e fazem parte do interesse do cliente. 

     

    Quando uma pessoa realiza uma pesquisa no Google, geralmente, os primeiros links costumam chamar mais atenção e promover mais confiança.

     

    Por isso, existe uma competição entre as empresas em busca de um melhor ranqueamento e o SEO é fundamental para que a empresa conquiste o primeiro lugar nos resultados do Google. 

     

    Na prática, existem algumas ferramentas de SEO que podem ser utilizadas, dentre elas, o SEO on-page. 

     

    Essas ações lidam com uma otimização que é feita dentro da página, ou seja, quando existe a inserção de uma palavra-chave no título do texto, nas imagens ou até mesmo na URL. 

     

    É sobre o SEO on-page que falaremos a seguir. Prossiga a leitura!

    4 estratégias de SEO

    Antes de nos aprofundarmos sobre o SEO on-page faremos um contexto acerca do SEO e do processo de otimização dos sites, visto a importância dessas práticas. 

     

    Para isso, é essencial conhecer quais são as dimensões dessa estratégia a partir de 4 etapas cruciais. São elas:

     

    • SEO Estrutural;

    • SEO on page;

    • SEO off page;

    • SEO SERP.

    Vamos entender sobre cada uma dessas etapas a seguir. 

     

    Quando falamos sobre o SEO estrutural, estamos nos referindo a técnicas de SEO nos sites que buscam destacar a sua página a partir dos mecanismos de busca. 

     

    Ou seja, quando o cliente fizer a busca de um tema na internet, a ideia é que seu site esteja bem posicionado a partir das configurações de programação das páginas, identificando fatores como navegação intuitiva e rapidez no carregamento.

     

    No caso do SEO on page, as técnicas são aplicadas de modo individual nas páginas do seu site, qualificando os conteúdos. 

     

    Isso ocorre por meio da inserção de palavras-chave no título do texto, nas imagens e URL, bem como na estruturação fluida dos conteúdos apresentados. Ou seja, a legibilidade dos textos.

     

    O SEO off page, como o próprio nome já diz, consiste na geração de estratégias fora da página. 

     

    Assim, redes de parceria, com a geração de backlinks e até mesmo a publicação de conteúdo em sites parceiros, são ações mais recorrentes para demonstrar a autoridade do site.

     

    Por fim, o SEO on SERP trabalha com técnicas de SEO que destacam sua página com mais atratividade em relação ao público-alvo. 

     

    O ideal é que essas estratégias de SEO estejam integradas para que os resultados sejam ainda mais efetivos. 

    Por que investir em SEO on page?

    Para que um site tenha visibilidade no Google e para os usuários, assim como um bom ranqueamento, é essencial contar com as técnicas de SEO on page, que lida com elementos que estão presentes na página e seções de um site. 

     

    Isso significa que para manter a atenção dos algoritmos e dos internautas, é preciso garantir a qualidade de suas páginas e navegação, conforme os critérios dos buscadores e comportamentos do público.

     

    Com isso, sua empresa consegue ganhar uma posição de destaque, além de atrair ainda mais a visibilidade do público-alvo, que passa a confiar e considerar a marca para aquisições comerciais.

     

    Dessa forma, podemos afirmar que o SEO on page trabalha para a otimização das páginas do seu site, tornando-as ainda mais atrativas e referenciadas.

     

    Essa técnica também pode trazer ainda mais credibilidade para a empresa, além de reforçar a autoridade da marca junto ao público.

    6 elementos do SEO on page

    Conhecendo as vantagens e especificidades dessa ação, vamos conhecer como o SEO on page funciona na prática. 

     

    Para isso, separamos 6 elementos que fazem parte dessa estratégia e que vão te ajudar a melhorar o seu rendimento. Acompanhe a seguir:

     

    • URL precisa ser amigável;

    • É necessário inserir o Meta Tag Title;

    • Lembre-se que o conteúdo demanda uma boa meta description;

    • A palavra-chave deve constar nos títulos e subtítulos;

    • É crucial inserir tagline;

    • É necessário ter tags de ênfase.

    O primeiro passo diz respeito à URL, que é o link que direciona para a sua página. Para que o Google compreenda o assunto e o usuário saiba exatamente o que vai encontrar na página, a palavra-chave precisa estar inserida no link para chamar mais atenção. 

     

    Também é necessário inserir a Meta Tag Title e a Meta Tag Description. No primeiro caso, trata-se do título utilizado na descrição do Google, que  precisa chamar a atenção e conter a palavra-chave para reforçar o assunto abordado e possibilitar o tagueamento.

     

    Já uma boa descrição daquele conteúdo, a meta description, contribui com o processo de atração dos cliques dos visitantes. 

     

    Uma questão importante é inserir também as palavras-chaves nos títulos do conteúdo, assim como nas subtítulos, que geralmente variam entre 2 ou 3. 

     

    No decorrer do texto é comum inserir palavras de ênfase, assim como em negrito e sublinhada, que se tratam das taglines e tags de ênfase.

     

    É importante dar esse destaque às palavras-chaves para chamar ainda mais a atenção dos clientes e melhorar a estratégia de SEO na página, destacando conceitos importantes e implementando outros termos de referência do assunto, de modo que a leitura das máquinas e dos usuários seja qualificada.

     

    Assim, ao aplicar tais técnicas, será possível melhorar a experiência, evidenciar os temas focos da página e melhorar o ranqueamento, o que permitirá alcançar potenciais clientes cada vez mais qualificados para seu negócio.

     

    Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade