Michael Campos

Saiba como montar o funil de vendas

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Gizella Almeida

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    funil de vendas

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    Sua empresa conta com um funil de vendas? Ele está alinhado com sua jornada de compra? Você conhece as etapas e gatilhos?

    Empresas que trabalham com o inbound marketing geralmente compartilham esse modelo entre marketing e vendas, sendo que cada área é responsável por etapas específicas.

    O que é um funil de vendas?

    Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é a representação visual do processo de vendas de um serviço ou produto.

    Sua principal finalidade é dar suporte para a jornada de compras dos potenciais clientes de uma empresa, como aquela especializada em metais não ferrosos.

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    De forma geral, o funil abrange desde a criação de uma oportunidade de negócios até o fechamento da compra. Essa ferramenta utilizada pelo departamento de vendas, gestores e diretores pode ser dividida em 3 etapas básicas: topo, meio e fundo de funil.

    O topo do funil é quando um potencial cliente está descobrindo e entendendo seu problema. Esse é o momento de gerar reconhecimento para a empresa e atrair potenciais consumidores.

    O meio do funil é a etapa em que o time comercial transforma leads em oportunidades de vendas. Aqui o potencial cliente já sabe qual é seu problema e está buscando uma solução para resolvê-lo.

    No fundo do funil o potencial cliente está avaliando e escolhendo o produto ou serviço. Esse é o momento em que as oportunidades criadas são finalmente transformadas em clientes.

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    Geralmente o fundo de funil é uma fase muito mais curta e objetiva que as demais, pois entende-se que o potencial cliente já tem uma decisão formada.

    Como construir o funil de vendas?

    Para que você consiga construir o funil de vendas de sua empresa de servo motor industrial, recomendamos que siga algumas etapas que listamos abaixo.

    1. Mapeie a jornada de compras

    O objetivo aqui é descobrir quais são as necessidades, comportamentos, níveis de contato e interação de seus leads.

    Ao utilizar plataformas digitais como blogs, sites, lojas virtuais e redes sociais, refine as informações para entender como cada canal ajuda a mover alguém do topo até o fundo do funil.

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    2. Defina os milestones do processo de vendas

    Após esse primeiro mapeamento da jornada de compra, você deve definir os principais marcos que representam as viradas de estágios.

    Responda perguntas como: em que momento meu lead descobre que precisa implementar uma solução para seu problema? Como você pode garantir que ele atinja esse estágio? O lead consegue evoluir sozinho?

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    Respondendo a essas perguntas, sua empresa de inversor de frequência 3cv terá os milestones da jornada de compra e do processo de vendas, que devem ser os mesmos.

    3. Definindo as etapas do funil de vendas

    As etapas do funil de vendas devem ser planejadas com o objetivo de dar o maior suporte possível para a jornada de compra, entregando o valor necessário para que o lead avance.

    Durante a execução do processo de vendas, devem ser observados gatilhos claros de passagem entre as etapas, fazendo com que elas tenham o mesmo significado para diferentes atores que concretizem o objetivo de trazer previsibilidade para o funil.

    De forma geral, o funil de inbound sales é dividido em quatro grandes etapas que podemos listar como:

    • Visitantes;
    • Leads;
    • Oportunidades;
    • Clientes.

    É muito importante que cada etapa de seu funil de vendas esteja otimizada para trabalhar com seu público.

    4. Otimizando e escalando o funil de vendas

    Após construir o funil de vendas de sua empresa de conectores harting, é preciso pensar em como escalar a operação e fazer com que seu time siga o processo para a conversão de novos clientes.

    Para fazer isso de forma otimizada, é aconselhável dividir o processo em duas frentes: otimização e escala.

    A otimização depende inicialmente da definição de indicadores de performance da atividade (produtividade) e das taxas de conversão entre as etapas (eficiência).

    Ao gerenciar a produtividade do funil, é possível determinar qual o nível de atividades é requerido para atingir as metas traçadas e tornar o processo escalável.

    Ao monitorar as taxas de conversão, torna-se possível trabalhar a eficiência e a necessidade de revisões de processo ou novos treinamentos para a equipe.

    Já a escala do funil se baseia em tornar as pessoas aptas a executar as atividades relacionadas ao processo desenhado por meio da construção de playbooks, treinamentos, certificações e ferramentas de aprendizado.

    Qual é a importância e os benefícios do funil?

    Os vendedores não querem desperdiçar tempo com leads que ainda precisam amadurecer em sua empresa de sulfato de zinco agrícola e nem queimar contatos que estão no melhor estágio.

    Entre os benefícios e vantagens de se criar um funil de vendas, podemos citar a definição de metas possíveis, a otimização de esforços, a redução de gargalos no processo, o aproveitamento das possibilidades e a melhoria do relacionamento com o cliente.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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