Michael Campos

10 mulheres negras que inspiram gerações

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Atualmente, existem muitas mulheres negras que inspiram gerações através de suas palavras e atos que contribuem significativamente para uma sociedade melhor.

    Em um mundo onde o racismo tomava conta de tudo e que ainda hoje existem muitos vestígios de sua atuação, a representatividade e a inspiração que mulheres negras de todas as idades trazem ao seu próprio modo é de extrema importância.

    Desde uma loja de móveis planejados com uma mulher negra no comando, até um programa de TV com ela como protagonista podem fazer toda a diferença na vida de alguém e inspirar novas histórias a se concretizarem.

    Por esse motivo, continue lendo este artigo e dê uma olhada em algumas das mulheres negras que marcaram a história.

    O que é representatividade?

    A representatividade é a expressão dos direitos de um grupo, onde este pode ser um partido, um movimento, uma nação, uma classe e entre muitos outros.

    Dessa forma, o líder do grupo e que fala pelo coletivo deve estar comprometido com as demandas e necessidades daqueles que são representados.

    Entretanto, a representatividade é muito mais do que isso, uma vez que a representatividade possui como fator a construção de subjetividade e identidade dos grupos e dos indivíduos que fazem parte desse grupo.

    Isso significa que a representatividade possui o poder de realizar a formação do que é o indivíduo que compõe o grupo a ser representado, onde ao permitir que uma mulher negra chegue ao cargo de CEO de uma fábrica de lavatórios, você estará inspirando outras.

    Quando o seu grupo representativo alcança diferentes cargos e posições na sociedade, você permite que se crie a subjetividade na identidade feminina de que outras mulheres também possuem o poder e a capacidade de alcançarem a mesma posição.

    Da mesma forma, existe uma grande diferença ao realizar um programa televisivo onde a mulher negra é dona de uma fábrica de portão ou se ela trabalha como porteira em um prédio.

    Ao optar pela segunda opção, você pode restringir a representatividade com a subjetividade na população negra de que o seu lugar seria aquele com pouco prestígio social e servindo os outros.

    Por esse motivo é tão importante a representatividade negra na televisão e com papéis de maior relevância, demonstrando a mulher negra em posições de alto nível e de poder.

    De acordo com o cientista político estadunidense Robert Dahl, a democracia ideal possui como característica fundamental a responsividade, ou seja, o comprometimento do governo às preferências dos cidadãos.

    Dessa forma, todo o cidadão deve possuir a oportunidade de formular as suas preferências e expressá-las aos demais cidadãos e ao governo, tanto em forma individual quanto coletiva, e onde os seus interesses não sejam discriminados.

    Qual é a importância de uma referência?

    Uma referência a quem uma pessoa possa seguir é de extrema importância. Isso acontece porque, ao obter uma figura que possa ser admirada e colocada como exemplo de todas as possibilidades que podem ser alcançadas por você, isso inspira as pessoas a irem além.

    As figuras mais velhas, como os seus pais ou guardiões legais de uma criança, ao realizarem pesquisas sobre seu trabalho no Google como “Curso segurança do trabalho” para escolher aquele que melhor cabe em seu bolso, demonstra a importância da responsabilidade com a vida.

    Isso pode acontecer também através do ato de fazer exercícios físicos todos os dias para cumprir com todas as suas promessas. Ao mostrar isso aos seus filhos, você passa um senso de responsabilidade e dá o exemplo.

    Dessa forma, através de demonstrações de como cuidar melhor de si e do seu dinheiro, como pesquisas recorrentes de “container aluguel preço”, por exemplo, para encontrar os melhores valores, se passa os princípios que se deve possuir e seus cuidados.

    Da mesma forma, como as crianças levam os pais como figuras a serem seguidas, todos buscam por referências no mercado de trabalho ou no entretenimento como espelhos a serem seguidos ou possibilidades a serem tomadas.

    Buscar por um exemplo do qual você admira é extremamente importante para a sua trajetória de vida, pois isso permite que você adquira a ideia, o comportamento e as atitudes que você pode tomar.

    Por exemplo, uma mulher negra que consegue uma alta posição em uma empresa de locação de mini escavadeira transmite um senso às outras mulheres negras de que todas podem chegar a uma alta posição em uma empresa um dia, sendo essa uma possibilidade real.

    Em contrapartida, se não existisse essa representatividade, muitas mulheres negras poderiam se sentir impotentes e incapazes de atingir essa posição.

    Todos precisam de uma referência que inspire a alcançar novos resultados e ir além do potencial que se acredita possuir, fortalecendo a sua personalidade e inspirando a seguir o caminho que se deseja, seja ele qual for.

    Desde uma projetista de um elevador de carga residencial até a dona da empresa, as possibilidades são inúmeras e é muito importante obter uma representatividade que auxilie na divulgação dessa capacidade que todos possuem.

    Quais as 10 mulheres negras que inspiram gerações?

    Como já mencionado, a representatividade é de extrema importância para inspirar outras pessoas de seus reais potenciais e as incentivar a correr atrás de seus sonhos e desejos. Entretanto, quais são as 10 mulheres negras que inspiram gerações?

    O feminismo negro tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade e isso se deve principalmente à representatividade que as mulheres têm conquistado e transmitido no decorrer dos tempos.

    Dentre as principais mulheres negras inspiradoras que marcaram ou que ainda marcam a história no decorrer dos anos e forma positiva, podem-se citar:

    • Nina Simone;
    • Marielle Franco;
    • Djamila Ribeiro;
    • Elza Soares;
    • Chimamanda Ngozi Adichie;
    • Beyoncé;
    • Maya Angelou;
    • Lupita Nyong’o;
    • Carolina Maria de Jesus;
    • Oprah Winfrey.

    Essas são algumas das mulheres negras que marcaram ou que ainda marcam a história e inspiram milhares de outras mulheres no mundo, obtendo um papel essencial na vida de muitas pessoas.

    Nina Simone

    Nina Simone foi uma importante cantora, compositora e engajada em causas sociais e políticas. Mesmo em meio ao racismo, ela lutou para fazer sucesso e cantar, ganhando o espaço também para que outras mulheres negras pudessem vencer.

    Marielle Franco

    Marielle Franco foi a quinta vereadora brasileira mais votada no Rio de Janeiro, sendo a única mulher negra da Câmara de Vereadores. Além disso, ela também lutava pelos direitos dos negros, pobres e da comunidade LGBTQI+.

    Djamila Ribeiro

    Djamila Ribeiro é uma pesquisadora na área de filosofia política. Ela já foi secretária-adjunta da Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

    Ademais, ela também é escritora, publicou muitos livros referente ao feminismo negro, se tornando uma das maiores ativistas na causa no Brasil.

    Elza Soares

    Elza Soares foi a cantora do milênio pela BBC, ficando conhecida em todo o mundo como a rainha do samba.

    Além disso, ela também era ativista do feminismo negro, contando sua história e inspirando milhares de mulheres do mundo inteiro a lutarem contra a violência doméstica.

    Chimamanda Ngozi Adichie

    Chimamanda é conhecida no mundo inteiro, sendo uma grande voz do feminismo negro. Ela é uma escritora nigeriana que trouxe diversos conceitos referente ao feminismo negro através de publicações como “Todos devemos ser feministas” e “Hibisco roxo”.

    Ela ganhou muitos prêmios devido às suas ações, sendo que até hoje luta por uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

    Beyoncé

    Beyoncé é uma das cantoras pop mais conhecidas em todo o mundo, construindo um império no ramo musical. Nos últimos anos, a cantora ainda abraçou a causa do feminismo e as suas raízes negras em seus últimos álbuns.

    Maya Angelou

    Maya Angelou foi uma importante poetisa, historiadora, roteirista e ativista dos direitos civis. Ao passar por um caso de abuso na infância, a escritora se apegou à literatura, escrevendo o poema “Still I Rise”, que em tradução significa “se levantar de novo”.

    Lupita Nyong’o

    Lupita Nyong’o é uma aclamada atriz, mundialmente famosa e ganhadora de um Oscar de melhor atriz. Ela também é feminista e ativista dos direitos civis.

    Ao realizar o seu discurso no “Essence Black Women in Hollywood”, ela conseguiu emocionar e inspirar milhares de mulheres negras ao redor do mundo.

    Carolina Maria de Jesus

    Carolina era uma cantora, compositora e uma das primeiras escritoras negras no Brasil, e mesmo sendo semianalfabeta, ela marcou gerações com os seus escritos ao contar a sua trajetória.

    Oprah Winfrey

    Oprah Winfrey é uma das mulheres negras mais famosas da história, sendo ainda a maior apresentadora do mundo.

    Ela é uma mulher negra que conseguiu abrir espaço no mercado de entretenimento norte-americano, onde antes era dominado por homens brancos. Oprah é engajada em causas sociais e busca sempre inspirar as pessoas.

    Personalidades bônus

    Existem ainda outras mulheres negras que também marcaram a história e merecem ser mencionadas, e dentre elas podem-se citar:

    • Taís Araújo;
    • Camila Pitanga;
    • Michelle Obama;
    • Shonda Rhimes;
    • Viola Davis;
    • Alicia Keys.

    Essas são algumas das personalidades que marcaram a história e inspiraram muitas pessoas a conquistarem os seus sonhos.

    Sem poder esquecer da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, e de Viola Davis, atriz renomada, ganhadora de diversos prêmios.

    Dessa forma, elas demonstram que não existem limites para se realizar os seus desejos, onde desde ser uma profissional de laudo termografia a presidente da república, tudo pode ser alcançado.

    Essas são algumas das principais mulheres negras que conquistaram o seu espaço no decorrer dos tempos e inspiram as futuras gerações.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade