Você sabe o que significa Business Development Representative? Esse termo da língua inglesa pode de fato ser muito importante para sua empresa que trabalha com vendas, seja venda de produtos ou serviços.
Ou seja, nos mais diversos segmentos de trabalho, o Business Development Representative é o profissional que pode contribuir em diversos aspectos para os negócios que precisa realizar processo de vendas, e é sobre isso que falaremos neste artigo.
Então, se você trabalha com vendas, ou possui uma empresa que precisa de boas estratégias de vendas, como loja de camiseta enfermagem, por exemplo, este artigo é para você!
Afinal, independentemente do que você venda, é importante conhecer a importância que o profissional de Business Development Representative representa no mundo dos negócios.
Continue lendo para entender com mais detalhes. Confira!
O que é Business Development Representative?
Afinal, o que é Business Development Representative ou melhor dizendo, quem é o profissional de Business Development Representative?
Em tradução direta para o português, Business Development Representative – ou BDR, que é a sigla muito utilizada para se referir ao termo – pode ser entendido como um representante de desenvolvimento de negócios.
Esse é um profissional que identifica oportunidades de negócios e sabe as principais estratégias para vender muito, seja em uma fábrica de eletroduto pvc 3 4, ou uma loja de artigos infantis.
Seu nome está relacionado ao mercado B2B, pois é onde costuma atuar um profissional de BDR, em busca de vendas.
O profissional de BDR realiza prospecção e qualificação inicial de leads, portanto, ao entrar efetivamente na fase de vendas, os vendedores recebem apenas os contatos identificados como leads.
O que faz um Business Development Representative?
Como dissemos, BDR é um profissional que impulsiona as vendas e faz com que as empresas que vendem impressora portátil – ou qualquer outro tipo de produto ou serviço – aumentem seus lucros.
Ou seja, é um daqueles profissionais que vasculha clientes em potencial para construir uma lista de contatos e depois classifica esses clientes em potencial.
Nesse ponto, seu papel em uma empresa costuma ser muito semelhante ao de um SDR (Sales Development Representative), mas há diferenças consideráveis entre os dois cargos.
Isso porque, enquanto o papel do SDR é mais de prospecção na estratégia inbound, onde as pessoas já conhecem e têm interesse nas soluções da empresa, o BRD faz todo o “trabalho pesado” de fazer as pessoas conhecerem o produto ou serviço e vendê-los.
BDR e aumento das vendas
De fato, ter profissionais de Business Development Representative nas estratégias de pré-vendas é um investimento que toda empresa que busca expandir seus negócios deve considerar, principalmente em um ambiente de negócios B2B.
Ou seja, onde os serviços e produtos são vendidos para outras empresas. E isso é essencial em todos os segmentos de negócios.
Por exemplo, para que uma empresa de montagem de stands alcance resultados mais expansivos em vendas de serviço, o profissional de BDR é indispensável; de fato, eles contribuem muito para o aumento de eventos.
Um ponto de curiosidade é que muitos gerentes têm receio de contratar um representante de desenvolvimento de negócios por não entenderem sua importância e enxergarem como um custo para a empresa. No entanto, este é um grande erro.
Isso porque, os profissionais de BDR são um investimento importante e indispensável para que as empresas alcancem maiores resultados em suas vendas.
Ou seja, o que acontece de fato é que, toda vez que você investir na contratação de um profissional para a pré-venda, terá retorno imediato de eficiência nas operações.
Por exemplo, imagine que uma empresa que fornece esteira transportadora tenha uma equipe de vendas responsável por todas as etapas, como:
- Identificar leads;
- Fazer o primeiro contato;
- Iniciar negociações;
- Fechar a venda.
Todas essas etapas constituem um longo processo, ou seja, não é concreto e programado. É claro que seria ótimo se toda a jornada fosse linear e cada lead representasse uma conversão, mas no mundo real não é assim
Uma grande porcentagem de leads não é elegível e uma grande porcentagem de leads qualificados não segue para as negociações.
Dos que seguirem em frente, muitos podem desistir de prosseguir com a compra ou terem dúvidas que podem fazê-los ficarem sempre no estágio inicial.
Com isso, o que acontece na prática na maioria dos negócios é que apenas uma pequena porcentagem das pessoas chega ao final de todas as etapas, que é de fato a compra da solução da empresa.
Agora, pense em quanto tempo sua equipe de vendas perde com possíveis clientes que não fecham a compra? E quanto desse tempo poderia ser utilizado para negociar com clientes que estão realmente dispostos a fechar negócio?
É por isso que existe o profissional de Business Development Representative, pois garante que leads qualificados sejam processados desde o início, e sejam bem assistidos para que possam finalmente seguir com a compra do negócio.
E, não só isso, esse profissional também garante que todas as outras equipes funcionem sem precisar ficar se preocupando se os clientes que chegam, se irão fechar a compra, pois ele já realiza esse filtro e garante que mais leads qualificados chegam até as empresas.
Com isso, tanto uma empresa que realiza serviços de calibração de instrumentos como uma loja de tecidos, precisa ter um profissional de BDR para aumentar as vendas e expandir seus lucros.
Vantagens de possuir um BDR
Ter um profissional qualificado de Business Development Representative no seu negócio promove muitas vantagens interessantes e importantes para o aumento dos lucros.
Se você ainda tem dúvida sobre se deve ou não contratar um profissional de BDR, confira a seguir todas as vantagens que sua empresa pode conquistar através desse profissional.
Vantagem de tempo de conversão em vendas
Como já explicamos ao longo deste artigo, de fato, o profissional de BDR promove uma vantagem de tempo sobre os negócios, afinal, ele fica responsável por filtrar todos os clientes em potencial dos curiosos que não compram a solução da empresa.
Portanto, essa é a primeira vantagem que não poderíamos deixar de destacar, pois auxilia até mesmo o aumento de solicitação de serviços em uma empresa seladora de embalagem.
Prospecção ativa
Além da vantagem do tempo, ter um profissional de BDR nos processos de pré-venda, essa função gera uma prospecção ativa de potenciais clientes que pode ser um grande diferencial para empresas, principalmente no segmento B2B em que a estratégia de negociação é indispensável.
Afinal, identificar potenciais clientes, apresentar-lhes oportunidades, realizar consultoria de recrutamento e seleção, e tentar orientá-los na jornada de compra são funções essenciais de um BDR, o que garante ainda mais a prospecção ativa.
Retorno em curto prazo
Como um profissional de BDR foca em todos os processos de prospecção ativa, os resultados esperados são mais rápidos. Ou seja, o retorno de curto prazo se torna muito mais alto.
Clientes fidelizados
Além dos retornos de curto prazo, o profissional de BDR é responsável por encontrar clientes estratégicos, ou seja, clientes que se tornam fiéis às empresas.
Se for no segmento B2B, o profissional de Business Development Representative identifica empresas com maior potencial de compra e que operam em nichos de mercado muito específicos para os quais a exploração de vendas será bem-sucedida.
Considerações finais
Com base em todas as atribuições que um profissional representante de desenvolvimento de negócios exerce, e todos os benefícios que ele promove para as empresas, fica fácil entender que eles são indispensáveis nas estratégias de pré-vendas.
Em uma era de acirramento e de alta concorrência e busca por melhor alocação de recursos, investir em profissionais que atuam na pré-venda pode desempenhar um papel importante no aumento do faturamento em todos os segmentos empresariais.
Embora isso muitas vezes signifique mais custo para as empresas, os resultados que um bom profissional de BDR pode oferecer sem dúvidas compensa todos esses custos.
Isso é especialmente interessante em negócios de nicho ou que envolvem grandes somas de dinheiro. Geralmente, esses segmentos têm clientes muito limitados e exclusivos, em que um representante de negócios é quase o principal para garantir o fechamento de negócios.
Afinal, atrair novas pessoas requer muita dedicação, comunicação, atenção pelos clientes, e tudo que um profissional de BDR pode fazer.
E os BDRs são profissionais que fazem exatamente isso. Eles são profissionais, analíticos, bons comunicadores e persuasivos, capazes de identificar potenciais clientes e qualificá-los para integrar a equipe de vendas, economizando tempo e eficiência.
Empresas que estão em fase de expansão ou que buscam aumentar as vendas no curto e médio prazo tendem a obter melhores resultados quando investem em profissionais de desenvolvimento de negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.