Uma das coisas que a internet trouxe à superfície nos últimos anos é a necessidade de comunicação que o ser humano tem. Pode ser por isso que você está interessado em criar um blog em 2023, mas ainda não sabe como.
Com a pandemia, os recursos digitais passaram a ser vistos com outros olhos, e pessoas que eram mais resistentes ao uso dessas inovações precisaram ceder para se adaptar à nova realidade.
Os blogs são um reflexo dessa urgência de se colocar no mundo, tanto por parte de empresas e profissionais, como de pessoas normais que buscam um espaço de expressão da mesma forma que buscam em lançamento de concreto preço justo no mercado.
Criar um blog pode parecer uma tarefa complexa, mas, na verdade, não é. Nesse artigo você entende qual a importância de se ter um blog e acompanha um passo a passo para colocar o seu conteúdo no ar.
Por que ter um blog nos dias atuais?
O blog deixou de ser um capricho e se tornou uma obrigação para todas as empresas. Profissionais autônomos também se beneficiam dessa ferramenta para divulgar seu trabalho e atrair público.
Os consumidores estão se tornando mais exigentes e comparar empresas antes de tomar a decisão de fazer uma compra é um hábito cada vez mais comum. Através do blog, as corporações abrem um canal de comunicação sem ruídos com esses clientes.
Uma empresa de porta de enrolar pode usar o seu blog para compartilhar as novidades do mercado, mudanças internas relevantes ao público, como novas políticas de inclusão, e até mesmo novos produtos.
O objetivo de cada blog é particular e pode levar a empresa para direções diferentes. Essa mesma lógica se aplica aos profissionais autônomos, e se aplica através da produção de conteúdo estratégico.
O que é o marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo, ou inbound marketing, é uma das estratégias mais adotadas dentro do marketing digital hoje em dia. Consiste em ampliar o alcance, posicionamento e margem de lucro da empresa através da produção de conteúdo relevante ao público-alvo.
O inbound marketing permite qualificar a audiência para melhorar a recepção dos produtos ou serviços oferecidos pela marca, criar autoridade para a empresa ou profissional no mercado, fidelizar a clientela e aumentar o tráfego no site.
Nem todo conteúdo fala diretamente sobre o que a sua empresa oferece. Uma rede de lavanderia, por exemplo, pode apostar em conteúdos como “como clarear as roupas usando alvejante sem cloro” e mostrar, nas entrelinhas, um domínio sobre o assunto.
Além disso, dicas como a do exemplo geram valor para a marca e os clientes entendem que essa empresa é confiável e entrega algo que vale a pena comprar.
Como essa estratégia ajuda o seu negócio?
A possibilidade de expandir a consciência do seu público a respeito do seu serviço ou produto é uma das principais vantagens do marketing de conteúdo.
Para quem oferece serviços e cursos online, a criação de conteúdo é quase como uma amostra grátis do que os clientes podem obter contratando esse profissional.
Um bom conteúdo pode transmitir segurança e autoridade, o que faz aumentar as chances do público consumir os produtos da marca.
O conteúdo também pode ser educativo, como um artigo ensinando o que é um tampo semi-esférico, como é fabricado e qual a melhor forma de usar.
De modo geral, o marketing de conteúdo ajuda a consolidar a marca no mercado e atingir mais clientes qualificados, com taxas maiores de conversão.
Como criar um blog em 2023?
O melhor veículo para aplicar o marketing de conteúdo é o blog. Diferente das redes sociais, o blog permite um aprofundamento dos assuntos e controle sobre a plataforma.
Existem diversos caminhos para se criar um blog, e para quem não está acostumado, pode ser um pouco confuso. Por isso, nesse artigo você encontra um passo a passo para criar o seu próprio blog de forma simples e eficiente usando poucos recursos.
Defina um objetivo
Definir objetivos é o primeiro passo de muitas estratégias. É necessário saber para onde se quer ir, antes de decidir qual caminho tomar. Eles servem como esquadrias de alumínio, orientando toda a criação de conteúdo.
Você pode usar seu blog para ser reconhecido como um expert, para criar uma base de público que compartilha das mesmas ideias e se tornar um influenciador, ensinar sua audiência sobre os resultados obtidos com o seu novo curso, etc.
Saber o que você espera dessa ferramenta evita frustrações e permite traçar estratégias assertivas para alcançar os objetivos.
Planeje seu conteúdo
Uma coisa é fato: manter um blog exige muito planejamento. Preparar um calendário de postagens é o último passo desse processo.
Definir um nicho é o primeiro. No caso de blogs corporativos, não há muito o que pensar. O conteúdo será referente ao trabalho desenvolvido na empresa.
A partir disso, é possível mapear temas a serem abordados. O blog de uma empresa de hidráulica pode ter artigos resenhando equipamentos, como uma bomba pressurizadora, outros sobre sustentabilidade, outros sobre obras e reparos.
É importante ter em mente quem é o seu público, o que é relevante para ele, qual o seu posicionamento no mercado e quais são os seus objetivos com a criação de conteúdo.
Registre o domínio do seu blog
O nome do seu site e o domínio, ou seja, o endereço digitado na barra de endereços do navegador, precisam ser coerentes com o conteúdo criado e transmitir uma mensagem.
O nome é o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca, portanto, é imprescindível que ele seja claro e tenha a ver com o que você oferece.
Se uma empresa quer divulgar quadra de futsal para alugar, criar um blog chamado “www.jadinagemenatureza.com.br” não é a estratégia correta.
Uma vez que se tenha o nome escolhido, é hora de registrar o domínio. Sites como o “Registro.br” são ideais para verificar se o endereço está disponível e comprá-lo.
Defina a Plataforma
Existem diversas plataformas onde você pode desenvolver o seu blog. É através delas que você vai personalizar o seu site, criar páginas, escrever e publicar os conteúdos, gerenciar os comentários, entre tantas outras coisas. Alguns dos serviços mais conhecidos do mercado são:
- WordPress;
- Blogger;
- WIX;
- Squarespace;
- Joomla;
- Medium.
O WordPress é uma plataforma usada por milhões de sites ao redor do mundo. É recomendada por ser completa, ter plugins exclusivos, estar em constante atualização e ser fácil de usar.
Apesar de ser mais complexa do que a Wix com o sistema de arrastar e soltar, existem inúmeros tutoriais e soluções publicadas na internet por outros usuários que ajudam os novatos na plataforma a navegar por ela com mais facilidade.
Faça a hospedagem e instalação do blog
A hospedagem é onde os dados do seu site ficarão armazenados. Algumas opções bem conhecidas, como a Locaweb e a Hostgator, oferecem planos com preços e benefícios diferentes.
É preciso escolher com cuidado e bastante atenção para garantir que o serviço contratado será suficiente para comportar a demanda do seu site.
A maioria dos serviços de hospedagem também oferecem integração simples com as plataformas citadas acima, o que torna a instalação do seu blog muito fácil.
Escolha um layout
Se você está começando com um investimento baixo e não pode contratar um desenvolvedor profissional, fique tranquilo. Ainda é possível ter um site bonito e agradável ao público.
A maioria das plataformas dispõe de temas personalizáveis que você pode facilmente instalar no seu blog pelo painel de controle e customizar de acordo com a sua marca.
Certifique-se de que o tema escolhido é responsivo e se adapta bem a tablets e celulares. A maioria dos usuários navega por esses dispositivos e um site mal programado pode gerar uma alta taxa de rejeição no seu blog.
Explore a plataforma e faça os últimos ajustes
Essa é a hora de navegar pela plataforma e acertar detalhes de configuração. Uma dica rápida e valiosa é a de configurar os links permanentes do site antes de começar a publicar. Isso evita que cada post saia com um endereço confuso e pouco otimizado para o SEO.
Opte pela alternativa de gerar links como “www.nome-do-blog.com.br/título-do-post”. Assim, os seus links são automaticamente otimizados e encontrar um post do seu blog se torna muito mais fácil.
Publique seu conteúdo
Agora que está tudo pronto, você pode começar a publicar seu conteúdo sobre abraçadeiras para tubos, dicas de confeitaria, marketing digital, esportes, viagens, enfim, a lista de opções é infinita.
A produção de conteúdo pode ajudar o seu negócio a crescer de forma sólida e consistente. Aposte nessa estratégia para validar seu posicionamento, conquistar um público qualificado e atingir as suas metas e as metas da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.