Michael Campos

Registro de domínio: aprenda o passo a passo e sua importância

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    Trabalhar na internet exige um certo profissionalismo, para que os seus negócios virtuais tenham o mesmo prestígio e reconhecimento que se exige para o sucesso de uma loja física. O registro de domínio é uma dessas exigências, para qualificar o seu negócio.

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    Mesmo que o público esteja cada vez mais adepto ao comércio virtual, ainda existem certas reticências sobre esse essas plataformas, principalmente quando se pensa no quesitos de segurança referente a esse tipo de negociação online.

    Conquistar a confiança de um cliente em um ambiente presencial e em uma plataforma  online envolve um número diferente de particularidades, mesmo que esses elementos partam do mesmo conceito.

    Como na segurança, que em uma loja física se faz por meio da presença de vigilante na entrada e um sistema de alarme. Já em um site, o programa de segurança está nos softwares utilizados na construção desses endereços, exibindo certificado de proteção.

    O mesmo vale para os meios de divulgação, no qual uma loja que comercializa pen drive personalizado para empresas, entre outros artigos, trabalha com a distribuição de panfletos e com um painel luminoso na porta do estabelecimento.

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    Se tais elementos dão um toque de profissionalidade ao lugar, na internet essa identidade precisa ser desenvolvida de outras maneiras, como no design do site, o estilo intuitivo do mesmo, e claro, o endereço virtual no qual ele se encontra.

    Para destacar esse título correto de direcionamento online, é preciso ter atenção ao domínio registrado no seu site e se ele se conecta aos seus objetivos.

    Após encontrar um domínio que sintetiza perfeitamente o seu negócio e os seus propósitos comerciais, é importante registrá-lo, para que não exista o risco de perdê-lo para um concorrente ardiloso, ou que simplesmente teve a mesma ideia que você.

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    Como funciona o domínio de um site?

    Na internet, um domínio pode ser compreendido como o nome do seu endereço, o título que será informado para que os seus visitantes encontrem o seu site dentro do amplo universo que compreende o ambiente digital.

    Em um estabelecimento, esse endereço pode ser encontrado no cartão de visitas de um escritório de uma consultoria contábil, ou até mesmo no seu endereço na internet. E vice-versa, com o seu domínio agindo como o seu ponto de encontro registrado na rede.

    Fazendo uma analogia ainda mais clara, o seu domínio pode ser tratado também como o nome da sua empresa. O título pelo qual a sua audiência irá tratar quando estiver em necessidade dos seus serviços.

    E assim como é importante registrar o nome da sua marca, para que um concorrente, direto ou indireto, não tenha a possibilidade de atuar através de um mesmo título, o que pode vir a confundir os clientes, também é considerável trabalhar com um registro online do seu site.

    Ao registrar esse domínio um curso de design gráfico EAD (Ensino a Distância) contará com uma proteção legal, tendo a certeza que nenhum concorrente poderá utilizar o mesmo endereço virtual que o seu, mas ainda é preciso cuidar da hospedagem para que o site esteja disponível.

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    É comum que uma empresa ao abrir o seu site, seja para um projeto pessoal ou comercial, não tenha uma noção clara sobre a diferença entre o domínio e a hospedagem desse endereço virtual, pois mesmo sendo conceitos diferentes, ambos são essenciais.

    Enquanto o registro do domínio é similar ao registro de uma marca, a hospedagem está mais relacionada ao aluguel de um espaço, no qual a sua loja poderá atuar. Dessa forma, ambos os registros tornam-se importantes para o seu website.

    É comum, inclusive, que muitas empresas que realizam esses serviços de hospedagem ofereçam um registro de domínio gratuito, de acordo com o plano escolhido pelo contratante, como uma empresa de aluguel de impressoras que busca abrir o seu site.

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    Esse serviço de registro é imprescindível para uma empresa ou microempreendedor que acabou de abrir o seu negócio, ou para aqueles que após anos com um comércio tradicional resolveu expandir os seus empreendimentos para uma loja online.

    Por meio desse registro, um negócio pode contar tanto com a proteção do seu site, como ter um sinal de profissionalismo ligado ao seu projeto, através de um endereço registrado na internet, sem a necessidade de contar com outras empresas ou servidores.

    Além disso, visto a importância dessa ação para o site da sua empresa, ou mesmo para o endereço do seu projeto digital, é essencial que você agilize esse processo para o seu website, e isso pode ser feito por meio simples passos.

    Como registrar o seu site em 3 passos

    Hoje existem muitas empresas que trabalham oferecendo soluções de internet para diversos setores que não possuem muito conhecimento sobre essa tecnologia, seja para a implementação de sistema de rastreamento de entregas, ou para o design do seu site.

    Entre esses serviços se destaca o processo de registro de domínio do seu endereço online. Para quem planeja economizar e quer fazer esse registro de forma autônoma, só é preciso seguir essas pequenas dicas, pois não é um processo muito complicado.

    1º passo – Confira se o endereço está disponível

    Você não pode alugar uma casa que já foi arrendada para outro morador previamente. O mesmo acontece no território digital, onde após um alguém registrar o seu domínio ele passa a ser exclusivamente seu, sem que outra pessoa possa tomá-lo para si.

    Essa ação pode ser feita ao acessar o site registro.br, onde já na página inicial é possível verificar se o seu domínio almejado está disponível para registro, ou se alguém chegou antes de você.

    2º passo – Cadastre-se e registre o seu domínio

    Após conferir que o domínio brindesecologicos.com.br está disponível, uma empresa que confecciona brindes corporativos ecologicos pode registrar o seu site, precisando apenas cadastrar-se no site de uma empresa que realize tais serviços.

    Por mais que o citado registro.br também efetue esse tipo de serviço, existem outras entidades que também trabalham com o registro de domínio, apresentando facilidades que possam melhor se aplicar aos seus interesses.

    3º passo –  Faça o pagamento e complete o registro

    Muitas companhias permitem que você abra um site de forma gratuita, porém, essas empresas de tecnologia exigem que o seu site carregue junto ao domínio o nome dessa companhia, retirando a identidade única do seu projeto.

    De qualquer forma, o valor de registro de domínio não é tão caro, custando apenas R$ 40 reais ao ano, com essa assinatura podendo ser feita por até 10 anos, contando com descontos progressivos por quanto maior forem os anos de assinatura.

    Após esse período, caso você ainda esteja interessado em manter o seu domínio, é possível renovar o registro antes que ele volte a ficar disponível na internet, estando ele registrado no seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Física) informado.

    Os benefícios de ter um registro de domínio

    Contar com um domínio registrado para o seu site, permite não só que um grau maior de profissionalismo seja alcançado pelo site, mas também que outra série de vantagens sejam conquistadas como:

    • Maior credibilidade;
    • Alcance otimizado nas redes de pesquisa;
    • Proteção da marca;
    • Customização do site.

    Vale destacar o processo de customização de um site, por ser uma ação essencial para que o seu endereço virtual tenha a melhor recepção possível do público.

    Isso porque as empresas que disponibilizam domínios gratuitos não permitem que muitos aplicativos ou configurações diferentes sejam implementados no seu site. Como uma fábrica de etiquetas adesivas para código de barras, que pretende criar uma loja online.

    Quando se trata de um projeto comercial, essas plataformas costumam trabalhar com ambientes padronizados, impossibilitando que uma empresa adote estratégias diferenciadas, o que poderia fazer tendo o controle total do seu endereço online.

    Quais são os tipos de domínio existentes?

    O registro de um domínio parte de um conjunto de termos relacionados ao endereço de um site, começando pelo nome em si e terminando com a extensão que melhor se adequa ao propósito do seu registro virtual, seja partindo de uma pessoa física ou jurídica.

    Algumas extensões de destaque são:

    • .com (para sites comerciais);
    • .edu (para redes educacionais)
    • .gov (para entidades do governo);
    • .ong (para organizações de caridade).

    O mesmo serve para profissões mais específicas, apesar de terem um uso menos comum, como:

    • .ind (para o meio industrial);
    • .esp (para o setor esportivo);
    • .tur (para o ramo turístico);
    • .med (para médicos);
    • .eng (para engenheiros).

    E independente da extensão escolhida, é importante que o seu negócio conte com o auxílio de domínio bem elaborado, com um nome curto e intuitivo, facilitando que o público encontre o seu endereço online nos sites de busca.

    O registro de um bom domínio também permite que outros serviços relacionados a internet funcionem com o seu site, como a escolha de palavras-chave, durante a configuração de pesquisa do mesmo, conhecido como o sistema SEO (Search Engine Optimization).

    Assim como uma loja física necessita de um software para controle de estoques, uma loja virtual precisa contar com o auxílio de um domínio registrado, garantindo que essa empresa tenha o reconhecimento necessário para o seu funcionamento online.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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