Michael Campos

Métricas: o que você precisa saber para alavancar seu negócio

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    Conhecer as principais métricas de avaliação é muito importante para que você consiga trabalhar melhor com seu negócio, principalmente por conta de todos os detalhes necessários para criar um bom relacionamento no mundo online.

    Inclusive, trabalhar com a internet tem se tornado uma rotina, principalmente por conta do crescimento constante da maioria dos negócios digitais. Isso fez com que empresas já estabelecidas iniciassem um processo de migração, tamanho o efeito do recurso.

    Ademais, o mundo passa atualmente por um processo de transformação digital, onde os avanços tecnológicos estão cada vez mais populares, seja nos processos de uma fábrica de camisetas promocionais ou dentro de uma empresa de tecnologia da informação.

    O crescimento do mercado online

    Assim, isso ajudou o mercado digital a crescer, sobretudo por conta da qualidade de suas ações e dos avanços especificamente na área de segurança, que começaram a tranquilizar os clientes e fazê-los acreditar e confiar nas transações online.

    Esse avanço no mercado digital também foi interessante para os empreendedores, que viram novas oportunidades, fazendo o mercado crescer pela facilitação do processo de abertura de empresa de sistema de segurança, por exemplo.

    Com o mercado em alta, a concorrência começou a ficar cada vez maior, e isso fez com que a maioria das empresas precisasse trabalhar ativamente com novas técnicas para conseguir resultados expressivos em suas ações.

    Garantir os avanços de sua empresa é um processo importante que deve ser acompanhado de perto, principalmente com relação a uma série de novos elementos trazidos para o mundo digital, o que mudou até mesmo a forma de trabalhar com o marketing.

    A importância das métricas nesse processo digital

    Assim, algumas métricas são fundamentais para você conseguir identificar a saúde financeira de sua empresa, bem como o seu crescimento e até mesmo o sucesso de suas estratégias, garantindo uma segurança muito maior para qualquer companhia.

    Qualquer corporação, independentemente de estar ou não na internet, precisa de acompanhamento. Essa é a única forma de saber se a atividade é lucrativa e se está apresentando resultados adequados, ou se é hora de começar a pensar em alternativas.

    Para o mercado digital, entretanto, esse tipo de avaliação é muito mais simples. Sendo assim, da mesma forma que um sistema de monitoramento em nuvem pode ajudar nas ações, as métricas servem para aprimorá-las.

    Desse modo, os recursos tecnológicos para empresas normalmente possuem uma série de dados e informações precisas sobre cada ação, permitindo que relatórios complexos sejam realizados em pouco tempo.

    É possível avaliar diversos pontos de sua empresa para garantir que ela está no caminho certo para o crescimento, eliminando uma série de pontos negativos em sua estratégia de negócios. Dentre os elementos que podem ser avaliados estão:

    • Lucros;
    • Efetividade das campanhas de marketing;
    • Satisfação do consumidor;
    • Custo de aquisição de clientes e retorno sobre este investimento.

    Estas e muitas outras métricas ajudam a compreender melhor o quão bem sua empresa está seguindo e o que você pode fazer para conquistar uma estrutura melhor, garantindo resultados muito mais efetivos para suas ações.

    Por que pensar em métricas?

    As métricas ajudam sua empresa a entender melhor todo o andamento da produção, permitindo uma otimização nos lucros e uma diminuição nos gastos, sobretudo em ações que possam ser consideradas desnecessárias, seja em uma consultoria fiscal ou em qualquer outra empresa.

    Quando você trabalha com uma análise complexa de sua companhia, as chances de operacionalizar o negócio com uma estrutura de qualidade são muito maiores, garantindo resultados positivos para sua companhia.

    Além disso, você consegue identificar os resultados de ações singulares de marketing, avaliando o que elas trouxeram de positivo ou negativo para a empresa, e como você pode melhorar as próximas que forem realizadas.

    Tomar decisões com base em intuição ou achismos pode ser muito negativo para sua empresa, e por isso é importante você saber o máximo possível de informações para conseguir dar um novo rumo para sua marca, mais pautado no sucesso.

    Com as informações necessárias, você consegue não só avaliar as ações passadas de sua empresa, mas pode fazer planejamentos e ter ideia do que fazer no futuro, ajudando a pensar em próximas campanhas e como se engajar com seus consumidores.

    As falhas em suas operações aos poucos serão resolvidas, e você terá uma efetividade muito maior quando trabalhar com estes recursos, uma vez que terá novas opções para conseguir resolver a situação de seu software de gestão empresarial, por exemplo.

    Ainda assim, é importante ter em mente que muitas vezes o processo é de tentativa e erro, ainda que você tenha um norte a seguir.

    Por isso, se perceber que alguma nova ação ainda não está obtendo resultados, um bom acompanhamento pode identificar a tempo de você trabalhar de maneira mais efetiva e encontrar uma solução para reverter a situação em que a empresa se encontra.

    Conheça as principais métricas para sua empresa

    Para conseguir ter essas informações sempre em mãos, é importante ter algumas das principais métricas de uma empresa em mente.

    Você deve trabalhar efetivamente com estas informações para pensar nos rumos que pretende seguir e em como você pode trabalhar mais efetivamente com sua companhia, alcançando resultados mais positivos.

    Ainda assim, é importante ter em mente que existem muitas outras métricas que podem ser escolhidas, e é necessário que você tenha sua realidade em mente quando pensar na melhor maneira de avaliar sua empresa de curso de capacitação online, por exemplo.

    Pois bem, entre as métricas estão:

    1 – Custo por aquisição

    Também conhecido como CPA, o custo por aquisição é uma métrica básica para avaliar suas ações de marketing. Trata-se do custo necessário para conseguir um novo cliente, o que deve ser pensado minuciosamente.

    Isso significa que todos os custos envolvidos na conquista do cliente devem ser pensados, desde as ações de marketing e publicidade até os salários de seus colaboradores e gastos básicos de marketing.

    Para conseguir calcular corretamente o CPA, some todos os valores do investimento em marketing de um determinado período e divida pelo número de clientes conquistados nesse mesmo período com sua empresa de sistema gravação de ligações, por exemplo.

    Assim, você terá uma ideia de quanto cada cliente custou para a empresa, e pode se preparar para a próxima métrica.

    2 – ROI

    Também conhecido como Return of Investment, ou Retorno sobre Investimento, esta métrica é a outra ponta da balança para identificar o quanto um cliente é lucrativo para a empresa. Este é o valor que o cliente devolveu para a empresa quando concluiu uma compra.

    O cálculo é simples, bastando subtrair os custos do investimento da receita gerada pelo cliente. O objetivo maior é conseguir um retorno sobre investimento muito maior do que o custo para a aquisição dos clientes.

    Essa diferença é a representação do lucro que o cliente está gerando para a empresa, e quanto maior for a margem de lucro, mais efetividade sua companhia está conseguindo conquistar.

    3 – Taxa de conversão

    Esta é uma das principais métricas para acompanhar seu cliente durante um processo digital. Normalmente, quando você avalia a jornada de um consumidor em seu site, é utilizado um processo conhecido como funil de vendas.

    O funil representa toda a caminhada que o consumidor faz em seu site, desde o ponto onde ele é apenas um visitante até se tornar um cliente efetivamente, comprando algum produto ou serviço que você tem a oferecer, como um sistema de gestão de processos logisticos.

    Toda vez que o consumidor passa por uma etapa do funil, ele gera uma conversão para sua empresa. O objetivo final é a conversão em vendas, mas cada etapa deve ser computada e trabalhada para que o cliente continue na jornada.

    Quanto mais conversões você tiver, maiores são as chances de conseguir conquistar resultados efetivos com suas ações, garantindo uma estrutura muito mais qualificada para trabalhar com seus clientes.

    4 – Satisfação do cliente

    Esta é outra métrica fundamental para conseguir resultados efetivos em suas ações. Quanto mais você consegue agradar o cliente, maior a chance de ele se fidelizar com sua empresa. Um cliente fiel produz uma série de benefícios.

    Em um primeiro ponto, o cliente fidelizado custa muito menos para a empresa, reduzindo consideravelmente o CAC em uma segunda compra, o que aumenta o lucro para a empresa.

    Além disso, o cliente satisfeito provavelmente compartilhará sua experiência com seus amigos e familiares, aumentando suas oportunidades e se tornando um promotor da empresa, contando da experiência positiva e facilitando sua interação para vendas.

    Considerações finais

    As métricas podem ser grandes aliadas de qualquer empresa que deseja se tornar uma liderança em seu nicho de atuação, uma vez que elas permitem uma análise mais profunda de seus resultados.

    Quanto mais você consegue trabalhar este tipo de ação, maiores são os resultados de sua empresa, que consegue vender melhor e até mesmo se tornar uma liderança no mercado, aproveitando suas oportunidades com mais afinco.

    As métricas avaliam sua situação, permitindo a mudança de estratégias sempre que você julgar necessário para garantir uma eficácia muito maior em seu empreendimento, ajudando seu crescimento.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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