Michael Campos

Descubra o que fazer quando o engajamento do seu site cair

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Deixa o engajamento do seu site cair ou ou blog pode ser muito prejudicial para sua empresa, sobretudo em pontos importantes que precisam ser levados em conta, como o acesso de potenciais clientes em sua plataforma.

    O processo de produzir conteúdo e trabalhar com suas ações e conteúdos em um site de qualidade para a sua empresa de uniformes personalizados e ver o engajamento baixar pode ser bastante frustrante.

    Por conta disso, muitos profissionais acabam deixando de lado os sites ou blogs para se concentrar em outras áreas da empresa.

    Em um mundo cada vez mais digital, onde as pessoas resolvem a maior parte de seus problemas e necessidades usando a internet, esse pode ser um movimento muito falho, uma vez que o ideal é que você consiga alavancar seu site de outras formas.

    Entretanto, não há motivos para desespero, uma vez que esse caso não é incomum, e a maioria dos especialistas já lida com esse tipo de situação há algum tempo, produzindo diversas maneiras de se recuperar economicamente desse tipo de ação.

    Um processo de marketing para impressão em grandes formatos leva uma série de momentos.

    Primeiro, é preciso trabalhar com o planejamento e montar estratégias que sejam funcionais para sua empresa. Depois, é o momento de aplicar estas estratégias, o que gera custos financeiros e gasto de tempo.

    Em muitos casos, os resultados parecem começar bem, o que faz com que os empreendedores invistam mais nesse tipo de ação, porém logo depois o engajamento começa a diminuir, gerando frustração e receio de seguir fazendo a atividade.

    Porém, o primeiro passo que você precisa ter em mente é evitar perder a cabeça. Esse tipo de situação é muito comum, e é um processo reversível, que pode ser aprimorado de outras maneiras.

    Por isso, é importante que você saiba identificar suas possibilidades e seja maleável com suas ações de venda de crachá e cordão personalizado, para reverter o quadro e voltar a aumentar seu engajamento, possibilitando ações muito mais efetivas.

    Analisando seu engajamento

    O primeiro passo para identificar esse tipo de situação e até mesmo compreender os motivos que levaram seu site ou blog a baixar o engajamento é fazer uma análise constante desse tipo de recursos.

    Com ferramentas de análise, você pode acompanhar o dia a dia de suas ações de marketing e se elas estão apresentando os resultados desejados. Assim, em caso de baixa de engajamento, você consegue identificar o problema e lidar com ele de antemão.

    Isso pode representar uma série de fatores junto ao processo de negociação, e por isso é importante que você verifique o que pode estar afastando seus clientes, como:

    • Alta nos valores;
    • Frete muito elevado;
    • Pouco interesse nos produtos destacados;
    • Falta de confiança na forma de pagamento.

    Todos estes elementos acabam sendo muito importantes para que você consiga ter uma boa estrutura de atendimento e consiga identificar os pontos que podem ser melhorados em sua companhia de etiquetas para produtos, aproveitando para modificar o que for possível dentro de suas ações.

    Identificar a interação de seus clientes também é uma excelente maneira de perceber uma baixa no engajamento. Se os usuários estão entrando e saindo rapidamente de seu conteúdo, ele pode precisar ser melhor trabalhado para engajar-se com seus clientes.

    Isso depende muito do tipo de material que você está apresentando. Se você deseja que seus consumidores deixem os dados de contato e se tornem leads, é preciso criar uma landing page satisfatória com um bom produto de retorno.

    Essa landing page então deve ter uma interação razoável para ser bem efetiva. Não adianta ter esse tipo de recurso para os usuários simplesmente visualizar a página, o objetivo final ainda é conquistar mais conversões e a coleta de dados de contato.

    O engajamento nada mais é do que uma confirmação do usuário de que ele considera importante ou valiosa a informação que a página de letreiro para fachada de prédio está oferecendo.

    Esse é o resultado final que você precisa para trabalhar, uma vez que todo o processo de montagem de seu site leva a esse momento, desde um bom design até as qualidades de navegação e comunicação.

    A experiência do usuário é algo que tem sido muito falado atualmente, em grande parte porque lidar com a expectativa e o retorno do cliente tornou-se muito relevante nos últimos anos. Por isso, é fundamental que você tenha esse retorno em forma de engajamento.

    Esse tipo de ferramenta ajuda a entender o quanto seu conteúdo está sendo consumido e como ele é aceito no mercado, identificando sua necessidade de trabalhar com mais efetividade nesse tipo de ação.

    Como melhorar seu engajamento?

    Existem algumas ações que podem ajudar muito a melhorar o engajamento com seus clientes, possibilitando uma retomada de suas ações e uma reversão em um quadro negativo. Entretanto, é preciso ter atenção com alguns elementos.

    O primeiro ponto é que o engajamento depende do interesse do cliente, então nenhuma ação de venda de mochilas para brindes corporativos terá um resultado completamente satisfatório. 

    Trata-se de uma tentativa de reversão baseada no que o público parece estar interessado através de suas análises.

    Além disso, é importante ter em mente que cada empresa é única, e que muitas vezes o que resulta positivamente para uma companhia pode não ter o mesmo efeito para outra. 

    Você deve adaptar estas ferramentas a sua realidade para conseguir resultados mais efetivos.

    Conheça seu público

    Uma das maneiras mais eficazes de subir seu engajamento é entender com quem você está se comunicando. Ao identificar seu público-alvo, você consegue ter mais informações para criar suas estratégias de engajamento.

    O público-alvo é composto pelo grupo de pessoas com interesses, gostos e padrões de consumo similares, cuja propensão de consumir itens de sua empresa é muito maior.

    Por isso, é importante ter em mente que você deve trabalhar de maneira efetiva para conquistar melhores resultados com esse tipo de ação de consultoria contábil ao entender esse grupo de pessoas.

    Entretanto, este ainda é um método muito genérico de aplicar suas ações. Para conseguir uma garantia maior de sua efetividade, o ideal é que você trabalhe com uma persona.

    A persona é uma figura fictícia, que é montada com base em suas pesquisas de público e relações que já foram realizadas. Esta figura é quase real, uma vez que possui dados básicos e complexos como um ser humano, como desejos e vontades.

    Esse tipo de ação ajuda muito a determinar o tipo de material que você vai aplicar, uma vez que você pode testar com suas personas a efetividade de suas ações.

    Chamado à Ação

    Também conhecidos como CTA (Call to Action), o chamado à ação é uma forma de estimular diretamente o engajamento. 

    Além de colocar um elemento de destaque, como uma imagem ou texto de fonte e cor diferente do padrão de seu site, convidando-o a uma ação.

    Esse tipo de material pode ser um convite para entrar em uma landing page ou mesmo para que o consumidor interaja com o material de mochilas promocionais através de comentários e compartilhamentos. 

    Pelo tom impositivo, ele chama a atenção e muitas pessoas acabam fazendo a ação.

    Isso ajuda muito a aumentar seu potencial de engajamento e diminuir a falha que está acontecendo em seu site, permitindo que você retome a ordem de produção.

    Títulos chamativos

    Outro ponto muito importante para a criação de seu conteúdo é apostar em títulos chamativos e de qualidade para atrair a atenção do público. A maioria das pessoas se interessa quando vê um título impactante, o que a leva a consumir o conteúdo.

    É preciso cautela, entretanto, para evitar criar o conteúdo conhecido como click bait (isca de clique). Esse tipo de título é forçadamente polêmico para atrair os consumidores, mas têm pouca relevância com o conteúdo em si.

    Esse tipo de ação acaba caindo mal para a maioria das empresas, e os consumidores tendem a perder a confiança com o local por conta desse tipo de atitude.

    Design responsivo

    O mundo está cada vez mais tecnológico, e muitos dispositivos hoje superam o uso de computadores e notebooks. Por isso, é importante que sua página tenha um design responsivo para lidar com isso.

    Dessa maneira, mesmo que o usuário acesse sua plataforma usando um smartphone ou tablet, o site será adaptado ao formato de tela escolhido, não atrapalhando a leitura do material, o que ajuda muito a manter a atenção do público.

    Considerações finais

    Ter atenção em suas estratégias e criar conteúdo de qualidade é uma parte essencial do trabalho de engajamento, que é muito importante para você entender o quanto suas ações estão sendo efetivas ou não no mercado.

    Portanto, é muito importante que você saiba aplicar ações de recuperação se as coisas não estiverem indo bem, garantindo assim um resultado mais satisfatório para sua empresa no final da atividade.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp