Michael Campos

PPC (Pay-per-click): como otimizar seus anúncios para aumentar o ROI

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    Você já ouviu falar no PPC (Pay-per-click)? Conseguir atrair clientes no ambiente digital não é uma tarefa muito fácil, ainda mais com tanta concorrência. Afinal, quando um consumidor busca por lojas de biquinis no seu site, aparecem milhares de opções.

     

    Porém, como se destacar e conseguir vender seus produtos nesse ambiente? Através do PPC, uma estratégia de anúncios. Com isso, é possível fazer com que o seu público encontre sua empresa.

     

    Sendo assim, você direciona seus anúncios para os clientes que desejam seus produtos, fazendo o match perfeito entre busca e resultado e transformando essas pesquisas em oportunidades de vendas.

     

    O PCC é um canal de marketing digital em que as empresas utilizam para gerar tráfego e conversões dos mecanismos de pesquisa. 

     

    Caso tenha um negócio e esteja procurando como atrair tráfego, vendas e aumentar sua presença online, saiba que o PPC é ótimo para isso.

     

    Por exemplo, se tem uma empresa de usinagem 3d, saiba que o PPC é uma ótima forma de divulgar o seu negócio e fazer com que novos clientes sejam atraídos. Então, ainda não conhece sobre essa estratégia? Pois vamos te apresentar.

     

    Neste artigo, separamos as informações mais importantes sobre o assunto, para te ajudar a entender um pouco mais sobre como o PPC pode ajudar a sua empresa em diversos aspectos.

     

    Por isso, seja você dono de uma empresa de peneira rotativa ou uma loja de jóias, por exemplo, continue lendo esse artigo.

    Afinal, o que é PPC?

    Caso nunca tenha ouvido falar sobre esse terror, fique tranquilo, pois vamos explicar um pouco melhor sobre o que se trata essa estratégia. O PPC é o termo para Pay Per Click, que traduzido para o português fica pague por clique.

     

    Esse é um modelo de publicidade online em que as empresas anunciam e veiculam anúncios nas plataformas como o Google Ads de produtos, como:

     

     

    Essas empresas pagam uma taxa sempre que alguém clicar nesses anúncios, por isso, existe um nome tão sugestivo que pague por clique.

     

    Em praticamente todas as pesquisas do Google existem anúncios que são exibidos na parte superior da página de resultados. Os pagos ficam acima daqueles resultados orgânicos, fazendo com que a empresa tenha mais chances de ser vista pelos consumidores.

     

    Dessa forma, quando uma empresa de limpador de esgoto, por exemplo, utiliza o PPC consegue definir uma segmentação fazendo com que só as pessoas que realmente querem comprar o seu produto sejam impactadas pela propaganda.

     

    Afinal, esses resultados surgem de pesquisas feitas pelos usuários, quando alguém realiza essa busca está interessado nos produtos, por isso a chance de conversão desse lead em cliente é extremamente alta.

     

    O PPC ajuda com que as marcas alcancem esses consumidores em um nível muito preciso que nenhuma publicidade consegue oferecer. Além disso, ele coleta dados para melhorar a eficiência do canal ao longo do tempo.

    Importância do PPC

    Tenha você uma empresa de instrumentação industrial ou uma loja de calçados, o PPC é fundamental para aumentar suas vendas e fazer com que sua marca ganhe cada vez mais evidência. Então, veja a seguir alguns benefícios que essa estratégia proporciona.

    Velocidade para atingir o mercado

    Assim que ativar o anúncio PCC, em poucos minutos, o seu público-alvo terá acesso às informações dos seus produtos. Com isso, essa estratégia consegue fornecer leads qualificados para o site da sua empresa.

    Capacidade de realizar testes

    Todos os anúncios gerados através do PPC fornecem dados que podem ser analisados. Com isso, é possível entender o que melhor funciona para o seu público, adaptando as práticas para conseguir melhorar seus resultados.

     

    Por exemplo, sua empresa anunciou um rolamentos miniatura, analisando o desempenho do anúncio, é possível aprender melhor como o seu público-alvo funciona, fazendo com que trace melhorias para as próximas campanhas.

     

    Isso fará com que as estratégias futuras tornem-se mais fortes e mais focadas nos seus clientes, para potencializar ainda mais essa ação, poderá:

     

    • Testar manchetes e palavras-chave;
    • Tentar diferenciar a oferta da sua empresa da concorrência oferece;
    • Testar quais anúncios atingem diretamente as necessidades do seu público; 
    • Entre outros. 

     

    Essa pesquisa fará com que você melhore cada vez mais seus anúncios e com isso, consiga atingir seus clientes.

    Gerar custos somente quando o anúncio for clicado

    No PPC, você só paga quando alguém clicar no seu anúncio. Dessa forma, é possível reduzir o desperdício do orçamento no marketing, pois irá focar nos clientes que realmente desejam consumir seu produto.

     

    Por exemplo, sua loja vende jateamento de areia industrial. Com o PPC, você não terá milhares de cliques aleatórios de pessoas que nem ao menos se interessem pelo seu produto, muito pelo contrário, é um público muito segmentado.

    Alcançar um mercado maior

    O PPC permite com que consiga alcançar um público bem maior, pois ele tem um alcance mais amplo.

     

    Por exemplo, se tem uma empresa de locação de geradores para eventos com uma variedade de escritórios em todo país ou a capacidade de fornecer produtos ou serviços para todo o território nacional, é possível segmentar suas campanhas.

     

    Com isso, é possível executar campanhas segmentadas tanto para um público local quanto para um global, permitindo com que ele tenha um alcance amplo. Isso faz com que sua marca tenha uma maior exposição no país.

    Otimização da Taxa de Conversão (CRO)

    Bom, agora que já entendeu um pouco mais sobre o PPC, vamos nos aprofundar nesse assunto e mostrar como poderá aumentar sua taxa de conversão. Afinal, receber cliques em seus anúncios é uma coisa, converter a landing page é outra.

     

    A otimização da Taxa de Conversão é um processo contínuo. Nesse caso, os dados e testes são a base para essa análise. Então, uma boa plataforma proporciona a capacidade de fazer testes A/B encontrando versões que ajudem no PPC.

    Exemplos de CRO

    Para que consiga aumentar o desempenho do seu anúncio, é preciso que a taxa de conversão em sua landing page também seja aumentada. Pense que quanto maior for a porcentagem de visitantes que clicam em seus anúncios, melhor será.

     

    Caso crie uma boa landing page e ela seja bem construída, a sua empresa consegue identificar todos os comportamentos dos visitantes, como:

     

    • Botões clicados;
    • Seções acessadas;
    • Questionários;
    • Formulários respondidos.

     

    Esses dados conseguem ajudar com que as próximas campanhas sejam mais bem-sucedidas e ainda impulsionam as taxas de conversão.

    Por que investir em PPC no marketing digital?

    Como pode perceber, o perfil do consumidor tem mudado muito com o passar do tempo. Hoje em dia, ninguém sai mais de casa para fazer suas compras. Tudo pode ser acessado da tela de um celular ou computador.

     

    Por isso, é fundamental que as marcas entendam essa realidade e usem a tecnologia ao seu favor, para fazer com que as vendas aumentem. Além de claro, criar uma presença digital, fazendo com que as pessoas conheçam seus produtos.

     

    O PPC é um meio que as empresas utilizam para comercializar seus produtos no ambiente digital, através de anúncios e palavras-chaves. Dessa forma, essas campanhas são clicadas pelos usuários permitindo com que o público conheça o produto.

     

    As campanhas de PPC são baratas e permitem resultados imediatos, é só anunciar para começar a ver o número de vendas subir. Isso faz com que o público seja direcionado ao site da sua loja.

     

    Além disso, você consegue acompanhar os cliques e ver como a campanha está se desenvolvendo. Com isso, uma mídia de PPC é capaz de:

     

    • Aumentar as conversões de vendas;
    • Diminuir o custo por taxas de conversão;
    • Entender seus clientes de uma melhor forma; 
    • Aumentar o engajamento. 

     

    Dessa forma, investir em marketing digital PPC é uma forma muito eficaz de comercializar sua empresa, através de publicidade direcionada, isso faz com que sua empresa cresça, se destaque a concorrência e consiga alcançar um público maior.

     

    Com isso, ao invés de simplesmente transmitir anúncios, o PCC tem o poder de atrair clientes em potencial que estão procurando o seu produto. Com uma boa campanha, você conseguirá transformar essa pessoa em seu cliente.

     

    Por isso, se tem uma empresa e deseja aumentar seu alcance, vender em mais cidades e fazer com que o seu negócio cresça, é fundamental que invista na estratégia de PCC, só com bons anúncios, conseguirá alcançar esses objetivos.

     

    Como já vimos, os consumidores estão no meio digital e as empresas que não entendem essa realidade acabam perdendo eles para a sua concorrência. Por isso, existe a importância em investir em anúncios e na presença digital. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

     

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