Michael Campos

Como o investimento em SEO pode impulsionar as vendas online da sua empresa

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    SEO

    O investimento em SEO é fundamental, uma vez que as empresas que investem em estratégias de marketing digital conseguem se destacar no mercado e atrair uma maior quantidade de clientes.

    O posicionamento de uma marca no meio digital e o seu ranqueamento em navegadores de busca podem fazer toda a diferença em seu desempenho na internet, impactando diretamente nos seus resultados em conversões.

    Dessa forma, desde uma empresa de reciclagem de plástico até uma loja de instrumentos musicais podem utilizar as estratégias de SEO, com o objetivo de obter maiores vendas.

    Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é SEO, qual a sua importância e entre muitos outros fatores.

    O que é SEO?

    O SEO significa Search Engine Optimization, sendo ele a junção de uma série de técnicas que possuem o foco em otimizar as páginas da web para os seus usuários.

    O SEO tem como objetivo o aumento no número de visitas de um site, uma vez que ele possui a capacidade de proporcionar um melhor posicionamento no ranking do Google, facilitando que o seu público-alvo encontre o seu conteúdo.

    Esse fator é extremamente importante porque uma página bem ranqueada no Google, no topo da página, possui uma maior probabilidade de conseguir um número elevado de visualizações.

    Por exemplo, se pesquisar “conserto de elevadores” no Google, as primeiras lojas serão as mais visitadas. Isso acontece porque, normalmente, elas já possuem a resposta que estão buscando, além de obterem um índice alto de autoridade no mercado.

    Além disso, se o primeiro link já tiver a resposta para os seus problemas, provavelmente você nem sequer vai visitar as próximas páginas.

    Cerca de 75% das pessoas que realizam buscas no Google, não olham para além dos primeiros resultados da pesquisa para buscarem o que precisam.

    O SEO, diferente dos anúncios pagos, é realizado através de um tráfego orgânico, em que os algoritmos do Google permitem que a sua posição no ranqueamento do navegador suba e, assim, quando o seu público-alvo procurar sobre o seu produto, ele encontra o seu site.

    A importância do investimento em SEO

    O SEO tem como objetivo otimizar as suas buscas na Internet, com isso, você encontra com uma maior facilidade o que precisa, adquirindo as informações de forma eficiente e rápida.

    Por exemplo, se precisa entender como colocar uma iluminação para piscina LED na sua casa, através de ferramentas específicas de busca, o Google te encaminhará os melhores resultados para a sua pesquisa e que melhor o auxiliam a sanar o seu problema.

    Existem algumas estratégias, como o uso de palavras-chave, por exemplo, que são desenvolvidas em torno de um conteúdo para que, assim, as suas buscas sejam otimizadas.

    Esse sistema de busca possui grande impacto nos negócios, uma vez que, de acordo com a BrightEdge, cerca de 68% de toda experiência online começa com uma pesquisa.

    Por exemplo, se você está em busca de uma envasadora de líquidos, provavelmente irá primeiro começar as suas buscas através de uma pesquisa no Google para que, assim, encontre os melhores produtos.

    Com isso, é possível perceber que o SEO possui uma grande capacidade de gerar oportunidades ao seu negócio, já que é através dele, que é possível expandir a sua empresa nas buscas na web.

    Quais são as vantagens do SEO?

    A utilização de estratégias de SEO podem proporcionar algumas vantagens ao seu negócio, onde dentre elas, podem-se citar:

    • Aumento do tráfego para o site;
    • Destaque da concorrência;
    • Tráfego qualificado;
    • Aumento da autoridade da marca;
    • Aumento da taxa de conversão;
    • Acompanhamento dos resultados;
    • Ser referência no mercado.

    Esses são alguns dos benefícios que as estratégias de SEO podem gerar para a sua empresa, impactando significativamente nos seus resultados.

    Aumento do tráfego para o site

    Devido ao ótimo posicionamento nas buscas do Google, existe um grande aumento no tráfego para o site, sendo realizado através de tráfego orgânico, onde o cliente vai até você.

    Destaque da concorrência

    Atualmente, todas as empresas precisam atuar na internet, buscando acompanhar os avanços do mercado e se sobressaindo dos demais estabelecimentos.

    Além disso, o posicionamento superior no Google consegue proporcionar um destaque da concorrência até mesmo entre o meio virtual.

    Tráfego qualificado

    Os usuários só irão encontrar o seu site, caso pesquisem por ele e, com isso, já tenham uma intenção clara de busca por um produto ou serviço.

    Dessa forma, você acaba atraindo um tráfego mais qualificado, sendo o seu público-alvo, e que já está em busca do que oferece.

    Aumento da autoridade da marca

    Ao aparecer entre os primeiros resultados do Google, é possível ganhar uma grande autoridade no seu setor, onde os seus potenciais clientes passam a confiar mais na sua empresa e na busca pelo seu site quando precisam de respostas relacionadas ao seu nicho de atuação.

    Aumento da taxa de conversão

    Um bom SEO possui a capacidade de afetar a taxa de conversão do seu site, uma vez que eles ajudam a aumentar o número de visitas e a otimizar a sua página, aumentando a atração e a retenção de usuários.

    Acompanhamento dos resultados

    Os dados que são gerados pelos usuários no meio virtual acabam facilitando o acompanhamento de resultados do seu site, observando as preferências do seu segmento.

    Ser referência no mercado

    O conteúdo que é criado por você utilizando as estratégias de SEO ajudam a enriquecer o seu site e o deixar mais atrativo aos internautas, se tornando uma referência no mercado.

    Quais são as principais técnicas de SEO?

    O Google é uma ferramenta de busca que tem o intuito de solucionar problemas e proporcionar a melhor experiência ao usuário. Com isso, dentre os principais critérios que ele utiliza para que isso aconteça, podem-se citar:

    • Palavras-chave;
    • Autoridade;
    • Links relevantes;
    • Conteúdo de qualidade;
    • Rejeição.

    Esses são os principais fatores usados pelo Google, garantindo ao usuário a melhor experiência em sua navegação e encontrando as informações que necessita de uma forma rápida e fácil.

    Palavras-chave

    As palavras-chave são as principais de um conteúdo, dessa forma, ao pesquisar sobre jogos para terceira idade, por exemplo, o Google irá buscar por conteúdos que utilizem esses termos em seus textos.

    Com isso, o Google consegue entregar as informações corretas para você, de maneira filtrada e específica para as suas necessidades.

    Entretanto, o sistema de busca do Google não vai destacar os textos que utilizam as palavras-chave com um maior número de vezes, mas sim a página que mais se relaciona ao tema e que consegue entregar uma qualidade elevada.

    O Google tem uma preferência pela qualidade dos conteúdos, em que as palavras relacionadas ao tema possuem o dever de solucionar as dúvidas que o internauta possui sobre o assunto.

    Autoridade

    A autoridade é nada menos do que uma métrica do Google, onde ele consegue identificar os sites que mais conseguem chamar a atenção do usuário.

    Por exemplo, se efetua uma pesquisa relacionada a ultrassom da tireoide, por exemplo, com o intuito de obter uma relação com os melhores hospitais, é possível identificar o nível de autoridade de um site com a quantidade de tempo que passa nele.

    Links relevantes

    Todas as páginas têm a possibilidade de colocarem sites internos e sites externos, onde a sua utilização pode aumentar o seu número de visualizações.

    Por exemplo, se possui uma página com um link referente ao tema de análise de alimentos e ele é encaminhado para um site que possui uma alta autoridade, a sua página pode subir consideravelmente no ranqueamento do Google.

    Todavia, caso insira links que encaminham o usuário para páginas de baixa autoridade, nesse caso, o seu posicionamento tende a cair.

    Nesse caso, o melhor cenário seria o de possuir links em outros sites de alta autoridade e que encaminham o internauta até o seu, sendo essa ação chamada de backlinks. Assim, consegue aumentar consideravelmente o número de visualizações no seu site.

    Conteúdo de qualidade

    Como já mencionado, o Google usa ferramentas que identificam a qualidade do conteúdo que é disponibilizado em um site.

    Através do tempo gasto em sua plataforma, a quantidade de cliques que o usuário precisa realizar para ter a sua dúvida respondida e entre muitos outros fatores são levados em consideração.

    Por exemplo, se um texto sobre planejamento tributário preventivo possui um conteúdo de qualidade, com autoridade, boa resposta, sem ser repetitivo ou plagiado, mas sim único, então o seu posicionamento tende a ser elevado.

    Rejeição

    Por fim, mas não menos importante, existe a taxa de rejeição dentro do Google, onde ela é medida com a entrada e saída muito rápida de um usuário ao visitar um site.

    Com isso, o Google entende que o site não atendeu às expectativas do usuário e, caso isso se repita com muita frequência, a sua taxa de rejeição pode subir e a de autoridade cair, comprometendo o seu posicionamento.

    Essas são apenas algumas das estratégias que são aplicadas no SEO, onde é possível obter uma maior quantidade de visualizações em uma página e, assim, aumentar a sua taxa de conversão

    O investimento em SEO deve estar atrelado ao investimento em tecnologia, acompanhando as mudanças do mercado e melhorando sempre a experiência do usuário, em que dessa forma é possível impactar significativamente a sua empresa e conquistar maiores lucros.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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