Michael Campos

Phygital: conheça mais sobre esse conceito

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    O phygital consiste na fusão entre o mundo digital e o mundo físico, no qual será possível desenvolver novas experiências de relacionamento e consumo. A tecnologia chegou como algo que vai revolucionar a forma de fazer negócios.

    Logo, o Phygital é uma estratégia que utiliza a inovação tecnológica para aproximar os mundos online e offline. Algo muito importante com o advento do e-commerce. Portanto, as operações multicanais são mais eficientes e os consumidores e empresas reconhecem os benefícios.

    Embora possa parecer uma solução inatingível, conhecendo as ferramentas e as melhores práticas, é possível implementar esta estratégia e colher os seus benefícios.

    Além do mais, empresas de sistema de emissão de boletos e até mesmo empresas de tecnologia já estão utilizando essas ferramentas e já estão obtendo resultados determinantes diante das suas estratégias.

    Por isso, é importante entender que Phygital é uma tendência cada vez mais difundida nesse contexto e faz parte das estratégias omnichannel que as empresas estão desenvolvendo. 

    Sendo um conceito importante que melhora o atendimento ao cliente e acima de tudo aumenta os resultados.

    Dessa forma, se a sua empresa busca estabelecer resultados cada vez mais positivos, o Phydigital deve ser sempre considerado, pois esse conceito tende a ser determinante e um dos pontos-chave diante das estratégias.

    Entretanto, ainda se tem muitas dúvidas do que significa o termo e por que é o futuro das relações de consumo? O fato é que a ideia surgiu para mostrar que novos rumos ou integração entre caminhos complementares são sempre possíveis.

    Pensando nisso, para que fique bem claro hoje iremos falar justamente sobre o phydigital, evidenciando a sua significação, como ele funciona, qual a relação dessa estratégia com a experiência do consumidor, as tecnologias que são utilizadas no Phydigital e formas de aplicá-la em seu negócio.  

    O que é o Phydigital?

    Phygital é um conceito que conecta o mundo físico com o mundo digital, para que ambos possam proporcionar a melhor experiência para consumidores e usuários de diversas tecnologias.

    Como o nome sugere, o físico e o digital se juntaram para demonstrar que o uso de um não exclui o uso do outro, tornando as ações e processos das empresas cada vez mais importantes e únicos.

    Afinal de contas, o mercado consumidor exige cada vez mais a integração dos dois meios para melhorar a experiência de compra, sendo algo que deve ser estabelecido desde uma consultoria de TI a uma empresa de acessórios de viagem.

    Mais importante ainda, estamos atravessando uma fase de transição no varejo tradicional que conhecemos para o inovador Varejo 4.0.

    Ou seja, à medida que as inovações tecnológicas avançam cada vez mais, esse deslocamento entre os ambientes físico e digital acontece de forma quase imperceptível.

    Entre as atividades diárias essa fusão já era visível, e os consumidores não agirão mais apenas no mundo físico ou digital.

    Em breve, as empresas serão forçadas a aderir a vários canais de atendimento ao cliente e prestação de serviços. E essa comodidade para os consumidores também beneficia as empresas.

    Por isso, quanto antes a sua empresa de balança digital 150kg estabelecer um atendimento personalizado e gerar essa conexão do físico com o digital para divulgar, os resultados tendem a ser positivos. 

    Como o Phygital funciona?

    Essencialmente, o termo phygital funciona usando ferramentas específicas para unir os mundos online e offline. Para isso, muitas áreas estão sendo estudadas. exemplos incluem vários canais de atendimento, uso de realidade virtual e experienciar diferentes produtos.

    Ou seja, ao utilizar da realidade aumentada em uma reunião para que as pessoas possam escanear e ter acesso a um produto como um quebra cabeça de madeira ,esse é um exemplo claro do Phydital e sua utilização.

    O envolvimento de clientes em várias plataformas envolve a identificação de recursos para distribuir soluções, incluindo canais de atendimento, atividades de marketing e vendas completas. 

    Todas essas etapas são feitas estudando o comportamento e as tendências do consumidor, além de informações precisas.

    Logo, ao ser estabelecido as estratégias e ferramentas do Phydigital os resultados tendem a ser totalmente vantajosos, pois todas as ações e estratégias realizadas vem através da análise do comportamento e ações do público diante do meio digital o que gera o máximo de assertividade.

    Qual a relação do phygital com a experiência do consumidor?

    Conquistar clientes fiéis e promotores de marcas é o sonho de toda empresa, e um bom ponto de partida para atingir esse objetivo é pensar em tudo o que pode dar errado na experiência do consumidor e implementar soluções que evitem problemas recorrentes.

    Afinal, quanto custa um cliente insatisfeito, seja por mau atendimento em sua boutique ou por falta de contatos nos canais digitais da marca.

    Além do mais, ao imaginar uma empresa que venda de equipamentos odontológicos, conquistar um novo cliente custa muito mais do que manter os clientes já conquistados e gerar estratégias para fidelizá-los.

    Além do mais, provavelmente muito mais do que você pensa a longo prazo, porque dependendo da experiência do cliente ele pode contar a outras pessoas o que aconteceu ou até mesmo tornar sua experiência viral nas redes sociais.

    Por isso, não espere que situações ruins aconteçam para identificar os gaps entre os espaços físicos e virtuais da sua marca, se antecipe e considere essas questões muito antes.

    Afinal de contas, uma das grandes tendências do futuro já chegou: a ênfase na experiência do consumidor, nessa estratégia, tratar bem o cliente é mais do que necessário para fidelizá-lo, seja qual for o canal.

    Não existe uma fórmula mágica para passar o dia, mas certos comportamentos podem fazer a diferença. Afinal de contas, um anúncio referente casas de repouso para idosos preços ao ser bem estabelecida pode alcançar muito mais lugares do que se imagina.

    Isso é importante para empresas que querem ser lembradas em todos os lugares por suas ações positivas, estabelecer o Phydigital e fazer com que essa estratégia venha sempre estar em evidência e ser um dos pontos fortes.

    Tecnologias usadas no Phydigital

    As tecnologias são grandes aliadas para melhorar a experiência do consumidor e para que o cliente sinta que suas requisições são conhecidas por todos os envolvidos em qualquer canal de comunicação com a empresa.

    Consequentemente, é necessário saber quais ferramentas tecnológicas permitem que essa integração seja fluida e multicanal. Você pode ver alguns deles abaixo:

    • Internet das coisas;
    • Realidade aumentada;
    • Reconhecimento facial;
    • Inteligência artificial;
    • Wearables.

    Logo, assim como as estruturas de armazenagem são essenciais para o funcionamento das empresas, essas tecnologias são o ponto-chave para que o Phydigital possa ser aplicado e garanta resultados incríveis.

    Por isso, estar por dentro de tudo referente ao Phydigital é uma ação determinante para o sucesso e evolução constante da sua empresa diante do mercado.

    Como aplicar a tecnologia nos negócios?

    Diante da proporção que o Phydigital possui, fica claro que estabelecer as tecnologias é uma ação determinante e que tende a fazer toda a diferença diante das estratégias e interações com o público.

    Com isso, para que seja implantada as tecnologias diante da sua empresa de instalação elétrica residencial simples, confira algumas formas de estabelecer o Phydigital diante da sua empresa.

    Aposte em uma excelente comunicação com foco em omnichannel

    Uma excelente comunicação é um requisito para estabelecer um bom relacionamento com o cliente. As pessoas gostam de ser ouvidas e de resolver problemas. 

    E embora falar com o cliente possa parecer fácil no começo, a falta de uma estratégia eficaz e consistente pode ter consequências devastadoras para sua marca.

    Não há como pensar em ações de comunicação em múltiplos espaços e canais sem ter uma fundamentação e um tom de voz alinhados aos valores da sua marca e uma comunicação personalizada para o seu público.

    Claro que o aumento do phygital traz consigo muitas mudanças e a possibilidade de se comunicar em mais de uma direção. No entanto, a consistência é a chave para manter uma comunicação eficaz independentemente da forma, estilo ou plataforma.

    Uma dica importante é utilizar uma estratégia multicanal em seus canais de comunicação e bata todos os fantasmas que assombram as boas práticas de comunicação nos canais de vendas e relacionamento da sua empresa.

    Invista em ações unem os mundos online e offline

    Quem disse que as ações de mercadologia on e off não podem funcionar de forma integrada? As plataformas são diferentes, mas é possível lançar iniciativas de sucesso com criatividade e planejamento.

    Um exemplo simples: para uma loja de roupas, por exemplo, o lançamento de uma nova coleção é um momento com grande potencial tanto para erigir relacionamentos entre os parceiros da marca quanto para impulsionar parcerias com influenciadores digitais e brand lovers.

    Você pode decorar um espaço aconchegante e “instagramável“, usar códigos QR criativos no ambiente e despertar nas pessoas o desejo de compartilhar essa experiência com o mundo por meio de histórias e conteúdos digitais. Fica a dica!

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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