Michael Campos

Os principais segredos para aumentar as vendas online

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    Para aumentar as vendas online é preciso estratégia e bom conhecimento do mercado e do seu público-alvo. O fato é que as vendas online crescem de maneira constante, sendo uma excelente oportunidade para as mais diversas marcas.

    Geralmente a parte mais difícil é rentabilizar o canal digital de vendas, pois existe muita concorrência e o consumidor está cada vez mais exigente.

    Realizar as vendas online para muitos profissionais pode não ser uma tarefa fácil, e muitos se empenham para conseguir bons resultados. Por isso é muito importante estudar sobre técnicas de vendas online e marketing digital para conquistar ainda mais o público ideal.

    Neste artigo vamos apresentar uma série de dicas para você conseguir aumentar seu volume de vendas online. Acompanhe e confira.

    Como aumentar as vendas online?

    Pontuamos diversas ações que precisam ser implementadas no dia a dia de quem trabalha com vendas online, como:

    • A definição do público;
    • Capricho na experiência do usuário;
    • Ciclo de vendas;
    • Conteúdos de valor;
    • Otimização de SEO;
    • Uso da linguagem adequada para o público;
    • Demonstração de confiança no produto ou serviço;
    • Cuidado com a gestão.

    Acompanhe a seguir cada um desses tópicos, que certamente vão te ajudar a ter insights sobre as suas vendas.

    Definição do público

    Para aumentar as vendas online é preciso ter foco sobre o cliente e ter certeza que você está atraindo pessoas que comprariam o seu produto ou o seu serviço de pintura de fachadas.

    Tenha certeza que sua loja online interage com o perfil específico de público-alvo desejado para ter melhores resultados. Não adianta interagir com milhares de usuários que não cumprem com o perfil da sua persona, ou seja, o cliente-alvo.

    Então o primeiro passo é definir qual é o padrão do cliente ideal e agir sempre sobre as preferências dele. Se você não sabe por onde começar, pode se fazer as seguintes perguntas para ajudar a definir quem é sua persona:

    • Qual é a faixa etária?
    • Quais são seus gostos pessoais?
    • Qual é a principal dor que essa pessoa possui?
    • Como posso interagir melhor com tal consumidor?
    • O que o cliente considera ao fechar uma compra?

    Ter respostas para essas perguntas é um excelente começo para direcionar suas estratégias de marketing e saber como melhorar as vendas atuando sobre o público ideal.

    Capricho na Experiência do Usuário (UX)

    Uma empresa de aluguel de empilhadeira sabe que o conceito de User Experience, a experiência do usuário, tem se tornado cada dia mais essencial. Quando o usuário interage bem com a página da web, ele se sente mais confortável para fechar uma compra.

    Essa boa interação engaja o cliente e aumenta as chances de fidelização, pois o usuário sai satisfeito. Foque em estabelecer uma boa conexão com o cliente, seja por meio de uma escrita clara, sites responsivos e com um layout atrativo.

    Pode ter certeza que focar na experiência do usuário é um dos principais segredos para aumentar as vendas no ramo digital.

    Ciclo de vendas 

    Infelizmente muitas pessoas não têm sequer noção que existe um ciclo de vendas, que é o tempo médio entre o conhecimento do produto ou serviço e a sua venda.

    Uma fábrica de máquinas empacotadoras sabe a importância de se levar o ciclo de vendas em consideração para pensar suas estratégias. Isso porque a compreensão sobre o ciclo de vendas permite traçar melhores estratégias de marketing.

    O ciclo de vendas considera desde o primeiro contato do usuário indo até a compra e a fidelização no pós-venda.

    Para aumentar as vendas online com base no ciclo de vendas, tenha em mãos um bom aplicativo de vendas que te ajude a controlar toda a trajetória do usuário.

    Conteúdos de valor 

    Antigamente as pessoas precisavam ir até a loja para conhecer um produto, conversando com vizinhos e amigos e prestando atenção em comerciais de TV.

    Era uma formação de opinião para a compra totalmente diferente da que vemos hoje, onde as pessoas sempre se informam nos meios digitais. Mesmo que hoje existam lojas físicas, a pesquisa em buscadores da internet, como o Google, se tornou vital para impulsionar as vendas.

    O que ocorre é que o cliente já se informa sobre o produto ou um serviço de levantamento topográfico antes mesmo de realizar uma compra física ou online.

    Em um cenário tão competitivo, não basta apenas realizar publicidade e propaganda, é preciso investir em estratégias como a geração de conteúdo útil, original e relevante para o cliente.

    Isso encanta mais o consumidor e ajuda a fidelizar mais clientes, impulsionando suas ações de marketing. Marcas que criam conteúdo de valor estão um passo à frente para conquistar qualquer cliente.

    Com estratégias de conteúdo bem executadas, a empresa pode se tornar referência em seu segmento, gerando mais reconhecimento para a marca e um indireto aumento nas vendas.

    Otimização de SEO

    Para aumentar as vendas e atrair mais clientes é preciso colocar a mão na massa, produzindo conteúdo de valor e trabalhando com ferramentas de otimização para conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

    Quando um usuário faz uma pesquisa em um buscador como o Google, dá mais atenção aos links que aparecem na primeira página, e é ali que sua empresa de aplicação de resina em piso deve estar.

    Invista em estratégias de otimização para motores de busca, o famoso SEO, que permite um melhor posicionamento de forma orgânica. O link para a sua página vai aparecer entre os primeiros colocados no resultado da pesquisa, o que vai te dar mais exposição.

    Uso de linguagem ideal para o público

    O seu site precisa vender seu produto ou serviço, fazendo esse serviço na linha de frente por você. Para aumentar as vendas online é essencial criar um site com argumentos que convençam os visitantes.

    Para isso existem as técnicas de copywriting, que em síntese significa escrever com foco comercial para convencer o cliente a realizar uma ação.

    Visando melhorar a escrita com foco comercial, use títulos claros e objetivos para prender a atenção do usuário. Também divida o texto em parágrafos de até 3 linhas, subtítulos, tópicos e frases curtas.

    E use palavras simples, evitando uma linguagem muito complexa, que só irá confundir seu usuário. Sua empresa de aluguel de transpaleteira elétrica deve conversar diretamente com sua persona e falar a língua dela.

    Demonstração de confiança no produto ou serviço

    É normal que as pessoas tenham dúvidas se um produto vale o que está sendo ofertado por uma marca. Mesmo que as pessoas comprem muito mais online atualmente, elas precisam demonstrar confiança para adquirir o seu produto ou solução.

    Para gerar confiança, nada melhor do que mostrar um exemplo real de quem já adquiriu sua solução. E para isso você pode usar o depoimento de pessoas ou empresas.

    Faça uma campanha pedindo para que seus clientes façam depoimentos sinceros sobre sua solução e divulgue-os no seu site. Apoiar em empresas de confiança, como uma empresa de elétrica industrial, pode aumentar a confiança de quem está lendo o conteúdo.

    Cuidado com a gestão

    A gestão e o atendimento ao cliente é parte essencial de qualquer negócio, independentemente das vendas serem realizadas fisicamente ou de forma digital.

    Temos tecnologias que oferecem gestão de relacionamento com o cliente, os CRMs, totalmente online.

    Usando um CRM de qualidade, é possível aumentar as vendas online devido ao maior contato, estímulo de estratégias de vendas e a automatização do atendimento ao consumidor.

    Como estar presente online para vender mais?

    A dica aqui é reforçar a divulgação de sua loja online, fazendo posts em redes sociais, compartilhando conteúdos e informando no perfil do negócio qual é seu site.

    Isso é algo que funciona e ajuda a aumentar a audiência. Você pode ir além e fazer anúncios em locais como o Google e nas próprias redes sociais.

    Os anúncios são ótimas formas de permitir que você faça uma triagem entre seus usuários, de forma a atingir o verdadeiro público-alvo.

    Para ir ainda mais longe, crie um blog e produza conteúdos de valor sobre seu negócio de terceirização de limpeza industrial ou sobre seus produtos.

    Crie posts patrocinados nas redes sociais e venda em marketplaces de grandes empresas, que funcionam como shoppings virtuais e abrem horizontes de vendas.

    Considerações finais

    Neste artigo você viu os principais segredos para aumentar as vendas online, e como bônus, você deve estar sempre disponível para solucionar qualquer problema e tirar dúvidas dos clientes.

    As chances de dúvidas podem aumentar durante o processo de compra ou aquisição de uma solução.

    Para aumentar as vendas online é preciso estar disponível para seu usuário, sabendo onde o cliente está e dando o melhor atendimento a ele.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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