Michael Campos

Como fazer a mensuração de resultados de forma inteligente

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    A mensuração de resultados é um ponto muito importante dentro do marketing digital, afinal de contas, quem aplica esse conceito em seu negócio sabe muito bem que é preciso lidar com um grande volume de dados e informações diariamente.

    O marketing digital e suas estratégias mudaram por completo a maneira como as empresas trabalham, vendem e se comunicam com o seu público, por isso mais do que nunca é essencial mensurar os seus resultados.

    E quando falamos da mensuração de seus resultados, nos referimos ao desempenho deles e o alcance que a sua marca possui no mercado, o que sabemos que se tornou mais provável com a chegada do marketing digital.

    Por exemplo, encontrar um bom distribuidor de etiquetas adesivas nunca foi tão simples, já que com poucos cliques e em alguns segundos você possui o resultado na palma da sua mão através de uma pesquisa na internet.

    Mas o que todo negócio precisa entender é que, em uma empresa, os resultados gerados através da internet nem sempre vão ser positivos, e é justamente aí que entra a mensuração de resultados e a sua importância.

    Sendo assim, hoje iremos nos aprofundar nesse conceito, assim como iremos entender sua importância, conhecer suas principais ferramentas e os passos para realizá-lo de maneira eficaz e assertiva para o seu negócio.

    Entenda a importância da mensuração de resultados

    Muitos se perguntam qual a importância de verificar o desempenho e o alcance dos resultados de uma marca, e isso está diretamente ligado ao objetivo de uma empresa e como suas estratégias estão fazendo ela chegar mais perto dele.

    Por exemplo, uma empresa que oferece um serviço de corte de chapas a laser que deseja se tornar mundialmente conhecida precisa da mensuração de resultado para entender como a marca está sendo vista, antes de tudo, dentro do seu país de origem.

    Esse é um simples exemplo para te provar que a mensuração de resultados é extremamente importante para todo e qualquer negócio que deseja crescer digitalmente e realmente ver os resultados que ele traz.

    A mensuração de resultados trabalha na exposição daquilo que acontece com a sua marca, seja bom ou ruim, o que te ajuda a saber se está indo pelo caminho certo e se está apostando nas melhores estratégias para o seu negócio.

    Isso faz com que muitas empresas evitem grandes problemas no futuro e mude sua rota sempre que necessário para obter os resultados esperados, fazendo o processo e a jornada da marca se cada vez melhor.

    Ferramentas para mensuração de resultados

    A mensuração de resultados pode ser feita de diversas maneiras e, para isso, contamos com muitas ferramentas online que servem tanto para marcas que prestam serviços de classificação fiscal de mercadorias ou para as que vendem algum produto físico.

    Essas ferramentas fazem justamente o processo de mensuração, ou seja, elas verificam como a sua marca cresceu no digital, quantas pessoas alcançou e quais os resultados foram frutos de tudo o que foi feito.

    Por exemplo, essas ferramentas auxiliam na melhor verificação de novos leads e clientes para a marca, quantas vendas foram feitas, quantas pessoas compartilharam sobre o seu produto ou serviço, quantas pesquisaram sobre a sua marca e outras informações.

    Nesse caso, as ferramentas mais usadas e recomendadas e que possuem tanto a versão gratuita quando a paga, que ainda assim possui um preço bem acessível, são:

    • Google Analytics;
    • Scup;
    • MOZ;
    • Ad Servers.

    Elas servem tanto para uma fábrica de uniforme profissional quanto para qualquer outro negócio que queira ter a maior e melhor noção sobre o desempenho de sua marca dentro do imenso universo digital.

    7 dicas de como fazer a mensuração de resultados

    Fazer a mensuração pode até parecer complicado, mas na verdade está bem longe disso. Então selecionamos algumas dicas para te ajudar a realizar esse processo de maneira inteligente dentro do seu negócio. Confira:

    1. Defina metas

    As metas são parte crucial de qualquer empresa, pois elas servem como um norte para guiar toda a marca por um caminho que as leve ao seu objetivo. Por isso, definir metas para a empresa como um todo e para cada setor é essencial para a mensuração de resultados.

    As metas serão como um parâmetro para que os gestores vejam como a marca como um todo e como cada setor se saiu dentro de um determinado período de tempo e quais mudanças cada um deles precisa para ter resultados ainda melhores.

    1. Estabeleça indicadores

    Os indicadores nada mais são dos parâmetros que cada empresa usa para medir os seus resultados. Uma assessoria contábil para empresas, por exemplo, pode ter como indicador o número de captação de novos clientes.

    Esses indicadores variam de empresa para empresa, mas é importante que a sua tenha alguns para que eles sirvam como parâmetros para que você e suas equipes se baseie para realizar um bom trabalho e verificar se os resultados estão como o esperado.

    1. Faça um monitoramento periódico

    O monitoramento periódico nada mais é do que uma avaliação feita pela empresa dentro de um determinado intervalo de tempo que pode ser quinzenal, mensal ou trimestral para que os gestores vejam como andam seus resultados.

    Esse monitoramento precisa ser realizado para toda a empresa e para cada setor também, levando em consideração as ferramentas que indicamos e que servem para ajudar as empresas justamente a fazerem esse monitoramento de maneira inteligente.

    1. Analise o funil de inbound marketing

    O funil do inbound marketing é aquele que ajuda uma empresa que presta consultoria em gestão de empresas, por exemplo, a entenderem mais sobre a jornada de seu cliente em cada fase que ele se encontra.

    Existem os leads que podem estar no topo, no meio ou no fundo do funil, ou seja, aqueles que acabaram de conhecer a sua marca e os que já estão na decisão de compra, e analisar cada um desses estágios também é essencial para que sua mensuração seja eficiente.

    1. Identifique os melhores canais

    Os canais, aqui, são os espaços e meios de comunicação que você usa para levar sua marca para mais pessoas, e esses canais podem ser desde a televisão e rádio até mesmo outdoors, panfletos e as próprias redes sociais.

    Identificar quais são os canais onde o seu público alvo está e os melhores para o segmento do seu negócio é essencial para que os resultados sejam melhores e sua mensuração te traga números que te façam feliz.

    1. Aposte em fluxos de automação

    A automação é o processo que permite que os procedimentos de uma empresa sejam feitos de maneira automática através de sistemas e plataformas, assim como acontece em um negócio que oferece uma declaração de importação para quem precisa.

    Apostar nesses fluxos é essencial para a sua mensuração, pois eles fazem com que os processos sejam realizados de maneira mais rápida e otimizada, trazendo ótimos resultados para a sua empresa, independentemente do tamanho ou segmento dela.

    1. Avalie o e-mail marketing

    O e-mail marketing é uma estratégia focada na produção de e-mails personalizados que são enviados para os clientes ou possíveis clientes da sua marca com o objetivo de fidelizá-los ou manter um contato contínuo com eles.

    Por isso é importante avaliar bem essa estratégia ou aplicá-la, caso a sua empresa ainda não a conheça, pois eles são essenciais para gerar um melhor relacionamento com os seus clientes e possíveis clientes, o que gera mais intimidade entre ambas as partes.

    Essas são apenas algumas das diversas dicas que existem para te ajudar a ter uma mensuração de resultados cada vez melhor, seja o seu negócio especialista em serviços de limpeza em condomínios ou qualquer outro tipo de serviço ou venda de produtos.

    O essencial para mensurar seus resultados

    Tirando tudo o que mencionamos, existem alguns pontos essenciais e que não podem ficar de fora na hora de mensurar os seus resultados ou até mesmo traçar estratégias para aumentá-los.

    O primeiro deles é o seu público-alvo, ou seja, as pessoas para quem o seu serviço ou produto é destinado. Eles precisam ser levados em consideração na hora de traçar suas estratégias, pois elas precisam ser pensadas e aplicadas para eles e não apenas para a sua marca.

    O segundo ponto é o mercado. Vivemos em um mundo onde milhares de marcas nascem todos os dias, e a sua marca com certeza possui alguma concorrente, por isso é importante estudar e entender bem o seu mercado de atuação para saber como você pode se destacar.

    Por fim, mas não menos importante, é preciso entender quais as necessidades da sua marca e do seu público-alvo para que o seu produto ou serviço atenda ambas as partes e traga ótimos benefícios para marca e consumidor.

    Dessa maneira você conseguirá mensurar resultados de forma inteligente e aplicar estratégias que tragam bons resultados tanto para sua empresa quanto para o seu consumidor.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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