Michael Campos

O que você precisa saber sobre o modelo B2B SaaS

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    Uma das estruturas mais em alta no mercado atual é o modelo B2B SaaS, também conhecido como Software as a Service for Business to Business.

    Esse tipo de ação se baseia em apresentar funcionalidades para automatizar uma série de tarefas, digitalizar processos e outras ações em sua empresa de brindes personalizados para comprar.

    A base desse tipo de estrutura é aproveitar o conceito de nuvem para gerar um acesso mais amplo e rápido para todos os recursos necessários para que a empresa contratante consiga utilizar suas ferramentas com qualidade.

    Esse tipo de ação pode ser contratada de acordo com a necessidade da companhia que procura pelo serviço, uma vez que a maioria das funcionalidades nesse tipo de empreendimento é altamente modular, permitindo o acesso de forma personalizada.

    Isso gera uma modificação no valor de pagamento do serviço, uma vez que a empresa de mochilas para brindes corporativos contratante paga apenas pelas funcionalidades que contratou. Dessa maneira, você consegue ter um custo baixo de execução das tarefas.

    Esse tipo de ação é muito importante para gerar interesse no mercado, uma vez que a redução de custos em operações do tipo acabam sendo muito bem-vindas.

    Quando você avalia a quantidade de operações possíveis dentro desse conceito, isso se torna ainda mais importante, uma vez que o serviço é muito melhor do que a contratação das estruturas em moldes mais tradicionais.

    O SaaS é um software que trabalha de maneira remota, utilizando servidores do provedor de serviços para conseguir aplicar conceitos de bancos de dados e estruturas de qualidade para acesso por parte do distribuidor de etiqueta adesiva contratantes.

    Para encontrar as funcionalidades desejadas, basta trabalhar com acesso a internet. Isso possibilita uma mobilidade muito maior do ponto de vista do gestor, uma vez que ele pode ter as informações necessárias em qualquer lugar.

    Para isso, basta acessar o site ou aplicativo do provedor de serviços com um login e uma senha de acesso, e isso pode ser realizado de qualquer dispositivo, até mesmo smartphones e tablets.

    Essa funcionalidade vai de encontro com a necessidade atual do mercado, de que o gestor pode ter acesso a informações atualizadas o tempo todo, mesmo quando está em movimento para conseguir trabalhar em ações da empresa de mochilas personalizadas com rodinhas.

    Dentre as muitas funcionalidades que o SaaS, pode oferecer para o mundo corporativo, principalmente em relação a empresas B2B, que lidam diretamente com outras empresas, é possível mencionar:

    • CRM (Customer Relationship Management);
    • Gerenciador de Projetos;
    • Repositório de dados;
    • ERP (Enterprise Resource Planning).

    Basicamente, qualquer trabalho que envolva diretamente a gestão pode ser beneficiado com esse tipo de recurso, aumentando consideravelmente suas oportunidades para conseguir trabalhar com mais assertividade.

    Por que utilizar esse modelo?

    Agora que você consegue identificar o que é o modelo B2B SaaS, é importante entender os motivos para aderir a metodologia. Isso porque os benefícios são tanto para a empresa de envelopamento de veículos quanto para o cliente que está fazendo negócios com você.

    Porém, é preciso ter em mente que nem todas as companhias respondem da mesma forma a implantação de novas metodologias e estratégias, ainda que sejam empresas que lidam com o mesmo tipo de interação.

    Adaptar estes elementos a sua realidade pode ser uma importante maneira de conseguir resultados mais expressivos, possibilitando ações mais enfáticas para buscar resultados melhores em sua companhia.

    Facilidade de uso

    Um dos principais pontos para a aplicação do modelo B2B SaaS é sua utilização. Normalmente, esse tipo de plataforma é muito simples, não exigindo nem um hardware potente para segurar as configurações, nem conhecimento técnico em programação.

    Esse tipo de plataforma é criada pensando no usuário final, além de contar com equipamentos de ponta utilizados pela empresa provedora de serviços que está sendo contratada, sem que você precise se preocupar com esse tipo de ação ao trabalhar com presente para empresas.

    Redução de custo

    Diferente da compra de um software de gestão, que normalmente inclui custos mais elevados para a aquisição da licença, este tipo de serviço acaba sendo muito mais em conta, uma vez que você só paga a taxa contratada pelo serviço.

    Além disso, você consegue contratar especificamente o que pretende usar, conseguindo reduzir ainda mais os custos desse tipo de operação, o que garante uma estratégia mais adequada de atendimento.

    Qualquer empresa que deseja se manter em atividade no mercado deve pensar na redução de custos com tanta importância quanto a geração de lucro. 

    Portanto, quando há a possibilidade de trabalhar com qualidade sem gastar muito, essa estratégia deve ser pensada com atenção.

    Receita previsível

    Para a empresa que trabalha com o modelo B2B SaaS, uma vez que recebe os pagamentos em recorrência, é muito mais fácil prever a receita, o que garante uma gestão de recursos mais efetiva e com objetivos mais claros.

    Para as empresas que contratam o serviço, esse benefício se mantém, uma vez que a companhia pode identificar o controle de gastos de sua empresa de rótulos adesivos com mais clareza, além de eliminar custos desnecessários, como manutenções e atualização de servidores e outros equipamentos.

    Flexibilidade

    Outro dos grandes benefícios desse tipo de serviço está em sua flexibilidade. Não só é possível alterar o pacote contratado inicialmente, você pode fazer isso em instantes, permitindo um acréscimo ou decréscimo de seu plano praticamente de imediato.

    Esse tipo de demanda é muito importante para empresas em crescimento, que podem identificar que o pacote contratado deixa de suprir as necessidades que a empresa precisa, e dessa forma você consegue se reorganizar.

    Da mesma forma, em um período de baixa no mercado você pode reduzir as atividades e ficar com um pacote mais básico, mantendo suas funcionalidades sem precisar trocar de provedor e conseguindo diminuir assim os custos mensais da operação de impressão 3D.

    Principais nomes no B2B SaaS

    Algumas empresas são referência nesse tipo de mercado, possibilitando interações muito mais efetivas e com qualidade, uma vez que trabalham com um grande suporte e estrutura de atendimento adequada para suas ações.

    Estas empresas, além de referência no setor, costumam ter diversas aplicabilidades para as companhias adequadas para o atendimento, aumentando assim suas chances de venda no mercado.

    Estas companhias são grandes players no mercado, e possuem estabilidade e qualidade para atender grandes grupos de clientes sem perder nenhum tipo de estrutura para os serviços apresentados.

    Google

    A gigante dos motores de busca é o maior nome da atualidade em questão de SaaS, e é indiscutivelmente um dos serviços que oferece maior gama de elementos de ação e de produtividade.

    A Google oferece uma série de recursos de análise, produtividade, criação de documentos e muitos outros serviços, com um foco principal em uma experiência de qualidade para os usuários.

    Tudo pode ser realizado pela internet, sem que você precise baixar nenhum tipo de programa para aproveitar todas as funcionalidades disponíveis desse tipo de interação.

    Microsoft

    A Microsoft é uma das mais influentes empresas da atualidade, e seu foco é 95% focado no mercado B2B. Embora ele possua uma série de soluções para o usuário comum, suas possibilidades em questões empresariais são muito importantes.

    Além disso, as ferramentas da Microsoft são as mais utilizadas no mercado, e os arquivos costumam ser os padrões para esse tipo de ação, sendo muito importante utilizar essas extensões para conseguir aplicar as ferramentas com qualidade no mercado.

    Salesforce

    A empresa, que surgiu em 1999, é uma das referências no mercado B2B e trabalha diretamente com um grande ecossistema de aplicativos que permite uma série de novas utilizações e ferramentas para o crescimento da empresa.

    Dropbox

    Esta é uma solução de armazenamento em nuvem, e se trata de uma empresa muito utilizada pelo pequeno empreendedor e por pessoas físicas.

     Além de um grande espaço de armazenamento gratuito, possui valores muito acessíveis para quem precisa de mais espaço

    Adobe

    Uma das principais soluções em questão de marketing digital e edição de imagens, a empresa conta com uma série de produtos que são referência no mercado, possibilitando uma interação muito maior dos consumidores com esse tipo de ação.

    A Adobe também é uma referência, e normalmente é o nome certo quando o assunto é trabalhar com a parte gráfica do marketing digital.

    Considerações finais

    Trabalhar com o conceito B2B SaaS é uma das principais maneiras de atualizar sua companhia e garantir resultados mais efetivos para sua empresa, sobretudo em questão de possibilidades de interação no mercado digital.

    Por conta disso, é fundamental que você saiba aplicar este modelo com qualidade, para conseguir um retorno mais adequado para melhorar sua produtividade e conquistar uma estrutura de vendas mais qualificada.

    As empresas que lidam com esse tipo de ação acabam conquistando um posicionamento muito mais qualificado no mercado, atingindo uma posição de liderança.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade