Michael Campos

O que esperar do futuro do SEO?

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    SEO local

    O futuro do SEO pode possuir algumas alterações. Essa é uma ferramenta muito utilizada no mercado, onde o seu objetivo em auxiliar os conteúdos a possuírem uma ótima classificação no sistema de busca do Google é essencial para o sucesso de um negócio. 

    As estratégias de SEO possuem muita eficiência no ranqueamento do Google, uma vez que as técnicas referente a quantidade de links que uma página disponibiliza, quantidade de palavras, subtítulos, palavras-chave e muitos outros elementos auxiliam o usuário.

    Dessa forma, desde um artigo sobre como é produzida uma chapa expandida 1/4 a quais passos são necessários para efetuar uma reserva de emergência podem levar o seu site a adquirir um alto número de visitas, melhorando a sua autoridade.

    Com isso, as chances de efetuar vendas e o alcance para outras pessoas cresce consideravelmente, aumentando a possibilidade de sucesso do seu negócio.

    Todavia, esses eram os pontos que tornavam as estratégias de SEO tão importantes e relevantes no meio digital, ajudando muitos empreendedores a divulgarem os seus produtos da melhor forma possível, mas hoje em dia, o Google possui novas regras e prioridades.

    Continue lendo esse artigo e compreenda quais são as alterações que irão ocorrer nessa ferramenta de pesquisa e como você pode se adequar a ela, mantendo uma ótima posição de ranqueamento e aumentando ainda mais o sucesso da sua empresa.

    Qual é a importância do SEO?

    O SEO possui uma grande relevância no mercado, onde, como já mencionado, os diversos negócios presentes no meio digital podem utilizar essa estratégia para melhorar o seu posicionamento no Google e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

    Dessa forma, a venda de uma chopeira a gelo, por exemplo, pode ser efetuada a você de forma rápida e fácil, o levando a conhecer empresas que muitas vezes seriam de difícil acesso no mercado, devido à alta concorrência.

    Em 2020, com a pandemia do coronavírus, as empresas precisaram desenvolver os meios online com muita rapidez, acompanhando a alteração em massa dos meios de comercialização para o digital.

    Os volumes de vendas cresceram rapidamente na Internet, de forma que a concorrência também aumentou muito.

    Com isso, um fabricante de compressores de ar, por exemplo, precisaria utilizar as estratégias de SEO para se sobressair no mercado e, consequentemente, vender mais.

    As estratégias de SEO possuem a capacidade de aumentar a visibilidade da sua página e, com isso, aumentar a sua taxa de conversão, vendendo mais e aumentando os lucros.

    Em 2021, o tráfego orgânico, ou seja, que não é pago e sim distribuído de forma orgânica, se consolidou como sendo a segunda maior fonte de tráfego para o e-commerce no Brasil.

    Todavia, o mercado vive mudando, com o intuito de melhorar a experiência do usuário e a sua navegação nas diferentes plataformas. Com o Google isso não é diferente, uma vez que ele realiza algumas atualizações de tempos em tempos com a mesma finalidade.

    Entretanto, é muito importante estar sempre atento às alterações que são realizadas na plataforma, com o intuito de não ser impactado negativamente pelas mudanças e conseguir acompanhar o mercado.

    Quais foram as últimas atualizações de algoritmo?

    O Google passou por uma série de alterações ao longo dos anos, onde os profissionais em SEO observam as mudanças e se adequam a elas, enquanto que os menos experientes na área se veem perdidos, procurando por respostas que o auxiliem.

    Todavia, é muito importante sempre buscar compreender as atualizações realizadas para não ser impactado negativamente, uma vez que se deve sempre evitar que o seu site não perca a autoridade já conquistada na plataforma.

    Por esse motivo, o Google sempre anuncia com certa antecedência as alterações que pretende efetuar, disponibilizando documentações a respeito e instruindo a boa prática em seu site.

    Com isso, a sua fábrica de trocador de calor pode se manter em um bom ranqueamento no Google e com um alto nível de visitas. Dessa forma, os impactos negativos no seu site só irão ocorrer caso você não esteja em conformidade com as diretrizes de qualidade do Google.

    Com isso, você pode observar não apenas as regras, como também as atualizações já realizadas, a fim de compreender a intenção do Google. Dentre as principais alterações realizadas pela plataforma no passar dos anos, podemos citar:

    • Google Hummingbird;
    • RankBrain;
    • Mobile-First Index;
    • Medic Core Update;
    • BERT Update;
    • Google Page Experience;
    • Google Link Spam Update;
    • Google Title Tag Update.

    Essas são as principais alterações efetuadas pela plataforma, onde o seu papel principal é um fator que se repete constantemente, passando a ideia central por trás das mudanças efetuadas.

    Google Hummingbird

    Em 2013, esse foi o início do aperfeiçoamento linguístico do Google, onde a compreensão sofisticada da plataforma se fez presente.

    Essa foi a primeira atualização realizada pela plataforma que possuía como objetivo o melhor entendimento possível dos termos que eram buscados, diminuindo assim o tempo gasto em pesquisas.

    Por exemplo, hoje em dia você pode pesquisar apenas por “estrutura metálica para garagem” no Google e ele já compreende as suas intenções relacionadas ao tema.

    Com isso, ele conseguiu utilizar a linguagem como um facilitador, apresentando resultados cada vez mais precisos ao usuário.

    Rank Brain

    Em 2015, essa foi a atualização realizada com a chegada da inteligência artificial, onde o Google conseguiu aplicar o machine leasing, ou seja, o aprendizado de máquina.

    Com isso, a plataforma adquiriu a capacidade de aprendizado automático, a partir de várias análises das pesquisas anteriores realizadas pelos usuários e os seus padrões de comportamento.

    Por exemplo, se um usuário pesquisa sobre o funcionamento de um lavador de gases e demonstra certo interesse sobre o assunto, esse dado é absorvido pela plataforma, a fim de proporcionar melhores resultados no futuro para você.

    Além disso, ao redigir uma palavra incorretamente, a plataforma é capaz de identificar a sua intenção e, com isso, apresentar os resultados desejados.

    Mobile-First Index

    Em 2018, o Google passou a priorizar os sites que são otimizados para as buscas móveis. Dessa forma, um site para a compra de um ralo linear, por exemplo, pode ganhar prioridade ao adquirir uma adaptabilidade a diferentes dispositivos.

    Medic Core Update

    Em 2018, essa alteração tinha como base proteger os usuários de conteúdos sensíveis, disponibilizando mais assuntos que não causassem desconforto ao internauta.

    BERT Update

    Em 2019, essa atualização visava a compreensão da linguagem natural. Com isso, a qualidade do conteúdo era a chave para um bom posicionamento, onde, por exemplo, se você produzisse um texto referente a chillers industriais de qualidade, mais pessoas iriam até você.

    Google Page Experience

    Em 2021, essa atualização visava a experiência do usuário como um todo, onde o UX era um novo fator de ranqueamento, ou seja a facilidade de utilização de um site, seu ele intuitivo ao internauta, entre outros fatores.

    Google Link Spam Update

    Também em 2021, a alteração queria combater os spams e links de baixa qualidade da plataforma.

    Dessa forma, o intuito do Google era o de anular os hiperlinks que não possuíam a qualificação adequada, como os links de afiliados, links de posts patrocinados e links em guest posts.

    Google Title Tag Update

    No fim de 2021, essa atualização obteve uma nova forma de apresentar os títulos nas páginas, onde os novos títulos devem ser desenvolvidos a partir de outros elementos textuais presentes na página, se baseando em seu conteúdo.

    Com isso, o Google espera que os conteúdos fornecidos aos usuários tenham uma maior relação com o que de fato foi pesquisado.

    Qual é o futuro do SEO?

    Pode-se perceber então que o objetivo principal do Google com todas essas atualizações é a melhoria contínua na experiência do usuário em seu sistema de busca.

    Através do aperfeiçoamento tecnológico de seus algoritmos, a plataforma busca entregar conteúdos cada vez mais relevantes ao internauta e com resultados excelentes.

    Dessa forma, o Google busca conteúdos que sanem o problema do usuário e que sejam pertinentes à sua intenção de busca, possuindo então três pilares principais, sendo esses:

    • Velocidade;
    • Autoridade;
    • Conteúdo.

    Esses são os principais pontos em que o Google busca se destacar, melhorando sempre a experiência do usuário.

    Para que você continue bem posicionado no mercado, é necessário então buscar estruturar as estratégias de SEO de forma que o internauta possa acessar um site rápido, encontrar as soluções que precisa com facilidade e compartilhar a sua experiência com outras pessoas.

    Deve-se então construir conteúdos relevantes ao internauta, adicionar um link building para aumentar a autoridade do seu site e otimizar a sua utilização, tornando a página de fácil acesso e, com isso, melhorando consideravelmente a experiência do usuário.

    Manter o seu site em uma boa posição no ranqueamento do Google é fundamental para se destacar da concorrência e atingir ótimos resultados, por esse motivo, você deve sempre focar no internauta e na sua relação com a sua página.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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