Michael Campos

Como lidar com um feedback negativo na empresa

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    Receber um feedback negativo nem sempre pode ser fácil, principalmente porque ninguém gosta de ser criticado e receber uma resposta negativa em relação ao seu trabalho pode ser muitas vezes difícil.

    Todavia, adquirir um feedback negativo de um colega de trabalho ou supervisor não é de todo ruim, uma vez que ele possui o poder de identificar pontos que não eram antes reconhecidos por você e proporcionar uma melhora nas suas atividades.

    Além disso, receber um retorno negativo em relação ao seu trabalho com manutenção de balanças, resolução de problemas financeiros ou qualquer outro setor, faz parte do seu crescimento profissional.

    Isso acontece porque ninguém é perfeito e, caso você ainda não tenha recebido um feedback negativo na sua carreira, ele ainda vai acontecer.

    Até mesmo os profissionais mais experientes do mercado já obtiveram um retorno negativo em algum momento de suas vidas profissionais e isso pode ser muitas vezes algo positivo caso você o aceite de uma boa forma, ajudando no seu desenvolvimento no mercado.

    Continue lendo esse artigo e compreenda como um feedback negativo pode o auxiliar no seu desenvolvimento profissional e como lidar com ele.

    A importância do feedback negativo

    Não importa o seu setor de atuação, seja ele na confecção de uma bateria para central de alarme ou o desenvolvimento financeiro de uma empresa, os erros que você comete em sua profissão, como você lida com eles e o que faz em seguida podem fazer toda a diferença.

    O feedback nada mais é do que o ato de avaliar o trabalho de um colega ou funcionário, fornecendo um retorno em relação ao seu desempenho e a qualidade de suas atividades e atitudes no local de trabalho.

    Com isso, é possível obter um parecer em relação às suas ações, comportamentos, entregas e resultados profissionais. 

    Essa é uma prática muito comum em qualquer empresa, sendo assim, uma oportunidade de se alinhar às expectativas e corrigir possíveis falhas no local de trabalho.

    Em um mercado de trabalho tão competitivo, a melhoria contínua das suas habilidades e desenvolvimento profissional é de extrema importância para se manter em constante desenvolvimento, evoluindo e acompanhando as necessidades que a sua área possui.

    Desde aprender a utilizar um transmissor de pressão com uma maior facilidade a aprender uma nova função ou aprimorar uma atividade do seu dia a dia, o constante desenvolvimento se faz extremamente necessário no mercado de trabalho.

    A estratégia de um feedback realista e direto é uma forma muito eficiente de se obter uma alta performance de seus profissionais, uma vez que o seu impacto, se aplicado corretamente, pode garantir ótimos resultados dos funcionários.

    Isso acontece porque, quando um colaborador recebe um feedback positivo, ele acaba adquirindo um motivador poderoso, reconhecendo o seu valor e incentivando a continuação do bom trabalho que obteve até o momento.

    Por exemplo, quando um funcionário recebe uma resposta positiva em relação à comercialização acima da média de alguns lotes de martelo para moinho, ele se sente reconhecido pela empresa, demonstrando que o seu trabalho possui grande valor.

    Já quando o colaborador recebe um feedback negativo, existe a possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissionais, fornecendo a chance de melhora na empresa para que o funcionário evolua e atinja os seus objetivos dentro do local de trabalho.

    A resposta em relação ao desempenho do funcionário possui grande relevância para construir um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável.

    Por exemplo, se um profissional está realizando o processo de soldagem de forma incorreta, confeccionando uma tela soldada para cerca, é o seu dever como líder do projeto passar a informação correta de como deve ser realizado o processo.

    Com isso, o profissional pode obter uma oportunidade de melhoria, adquirindo um desenvolvimento profissional.

    O feedback negativo possui grande relevância no mercado de trabalho, com o intuito de melhorar a produtividade de um negócio e o ambiente de trabalho em que ele está inserido.

    Por esse motivo, se faz extremamente necessária a habilidade de compreender como deve ser a sua reação, absorção e resposta ao obter uma resposta negativa em relação a alguma atividade que você realizou ou atitude que demonstrou no local de trabalho.

    Como lidar com um feedback negativo?

    Como já mencionado, o feedback negativo é muito comum nas empresas, visando sempre a melhoria contínua de seus funcionários e da organização como um todo. Todos os profissionais já receberam ou irão receber uma resposta negativa, sendo isso muito comum.

    Entretanto, é fundamental entender como você deve responder a isso, da melhor forma possível, possibilitando assim o seu desenvolvimento profissional e melhor aproveitamento da situação.

    Por esse motivo, aqui estão algumas atitudes que devem ser tomadas por você ao receber uma resposta negativa do seu superior ou colega de trabalho:

    • Escute atentamente;
    • Peça exemplos;
    • Não deixe isso abalar a sua autoconfiança;
    • Reflita sobre o que foi passado;
    • Comece a efetuar a mudança.

    Essas são apenas algumas das atitudes que podem ser tomadas por você para o melhor aproveitamento da situação, aceitando o que lhe foi dito e realizando mudanças que ajudem no seu desenvolvimento profissional.

    Escute atentamente

    O primeiro passo ao receber um feedback negativo, por mais que muitas vezes possa ser difícil de realizar, é ouvir atentamente o que está sendo passado a você.

    Muitas vezes, as pessoas tendem a entrar na defensiva, encontrando justificativas para os seus atos e mal desempenho ou então retrucando o que lhe foi dito, sem realmente escutar o seu feedback e se preocupando apenas em se defender.

    Isso acontece porque todos possuem alguma dificuldade em receber críticas, uma vez que assimilar os seus erros e os corrigir pode ser doloroso.

    Todavia, todos cometem erros e, ao admitir que você realmente errou ao utilizar a letra caixa em um projeto ou teve uma falta de organização em alguma etapa pode ser o ponto-chave para a melhoria.

    A melhor forma para não se fechar ao receber uma resposta negativa é compreender que esse não é um ataque pessoal a você, mas sim a identificação de um ponto fraco no seu processo de trabalho que pode ser melhorado.

    É importante ter em mente que você está aprendendo, assim como todo mundo, e que os erros vão acontecer, problemas irão surgir e você pode ter a chance de se desenvolver.

    Por esse motivo, tenha sempre a maturidade e a humildade de identificar e solucionar os erros que cometeu, obtendo um crescimento profissional.

    Peça exemplos

    Outro ponto que deve ser sempre levado em consideração é a opção de obter exemplos que se encaixem com a sua situação, para compreender melhor o problema encontrado por aquele que está passando o feedback.

    Muitas vezes, uma resposta negativa pode acabar sendo muito abstrata, atribuindo muitos adjetivos mas poucas ações de fato.

    Por esse motivo, solicitar exemplos que melhor se encaixam a sua situação podem fornecer uma ideia mais realista do problema e, com isso, soluções viáveis à situação.

    Por exemplo, se o seu supervisor aponta que o seu processo de trabalho está incorreto, peça exemplos que o ajudem a identificar se o modo como você utiliza o martelete perfurador pode ser melhorado ou então a montagem das peças.

    Dessa forma, você saberá exatamente onde está errando e como solucionar o problema encontrado por seu supervisor, obtendo um melhor desempenho no trabalho.

    Não deixe isso abalar a sua autoconfiança

    Não é fácil receber críticas e, por esse motivo, muitas vezes a sua autoconfiança pode ser abalada ao obter uma resposta negativa.

    Entretanto, você deve entender que todos erram e podem melhorar em algum ponto, não sendo esse um motivo para duvidar das suas capacidades ou então se autossabotar.

    O feedback negativo faz parte do processo profissional e deve ser encarado como uma oportunidade de melhoria.

    Por exemplo, se você comprou calhas galvanizadas para telhados incorretos para o seu cliente, pode identificar o que o fez cometer esse erro e como ele pode ser melhorado.

    Dessa forma, você aproveita a situação para melhorar o seu desempenho e se tornar um profissional melhor no futuro, se desenvolvendo e evoluindo constantemente.

    Reflita sobre o que foi passado

    Muitas vezes não é possível obter uma total noção dos assuntos que foram apontados durante a conversa e, por isso, é importante ter um pouco para refletir sobre todos os assuntos que foram abordados.

    Deve-se digerir, ponderar, reavaliar para só então reagir sobre o que foi passado a você. A ação imediata após a conversa pode muitas vezes não ser tão assertiva caso você não assimile tudo o que lhe foi passado.

    Pense bem sobre a conversa e os motivos que o levaram a acontecer. Caso a sua conclusão seja a de que o seu feedback não faz muito sentido, recorre então a outras fontes confiáveis que podem fornecer uma segunda opinião.

    Comece a efetuar a mudança

    Por fim, após uma análise detalhada em relação ao que foi dito, você deve encontrar os pontos que podem ser melhorados para obter um melhor desempenho profissional na empresa em que trabalha e, assim, evoluir no meio de trabalho.

    Outro ponto importante a ser ressaltado caso você esteja efetuando o feedback ao invés de recebê-lo, é utilizar a tática do feedback sanduíche, onde primeiro se começa com um elogio em algum ponto, depois fornece a crítica construtiva e por fim fecha com mais um elogio.

    Com isso, você mantém o profissional motivado, demonstrando que reconhece os pontos em que ele se destaca, mas ainda assim passa as situações em que o seu desempenho pode ser melhorado.

    O feedback negativo possui uma grande relevância no mercado de trabalho e deve ser sempre fornecido de forma respeitosa e com o intuito de melhoria do profissional.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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