Qual a importância do marketing interno para os colaboradores?
Entre as diferentes estratégias de comunicação e divulgação, a que mais consegue aumentar a conexão entre seus colaboradores e a empresa é justamente a de marketing interno ou endomarketing, como é conhecido.
Dentro dela é onde estão alinhados os valores da empresa e os colaboradores, que acabam sendo mais valorizados e sentido-se importantes dentro da organização.
Essa conduta por si só eleva de maneira muito positiva o ambiente de trabalho, e consequentemente, a produtividade acaba aumentando também, essa que afeta diretamente os resultados finais do produto ou serviço.
Sendo que normalmente pessoas que têm formação em um curso comunicação e oratoria acabam sendo os responsáveis por aplicar a técnica.
O que é Marketing Interno?
Entre as formas de compreender a estratégia de marketing interno, um dos caminhos é começar pelo conceito do convencional, que nada mais é do que um conjunto de técnicas que qualificam a comunicação de uma empresa com o mercado.
Vale ressaltar que podem ser de diversas formas, seja até mesmo por intermédio da criação de conteúdo, em que o marketing é direcionado ao seu cliente.
Levando por esse ponto de vista, o objetivo do endomarketing também é qualificar a comunicação da empresa, porém ao invés de lidar com concorrência e novos clientes, o foco dessa qualificação é principalmente atingir os colaboradores.
Isso tem como consequência a melhora do ambiente de trabalho em si. Influenciando fortemente desde os colaboradores, até mesmo os gestores e gerentes, que acabam engajando ainda mais a marca da empresa.
Um detalhe é que normalmente se aprende os conceitos do endomarketing em estudos de comunicação, porém ainda é importante que os colaboradores tenham conhecimentos apresentados num curso gestão de equipes.
Como aplicar e trabalhar com o marketing interno?
Tendo compreendido que o marketing interno é a capacidade comunicativa de influenciar o ambiente de trabalho.
Isso tudo através de uma comunicação interna, ou seja, focada em seus colaboradores, é preciso dizer que existem ao menos três principais pilares que dividem o endomarketing.
Temos as ações estratégicas que possuem o objetivo de atingir metas, atitudes motivacionais que servem como uma facilitadora do ambiente de trabalho e as de apoio à gestão, que cujo propósito é fazer os funcionários entenderem o seu papel dentro daquela empresa.
Entendendo essa divisão e quais as dificuldades enfrentadas dentro da área que se encontra sua empresa, aplicar o processo de endomarketing fica ainda mais fácil.
Vale ressaltar que o setor de recursos humanos também precisa participar de toda transição e aplicação do marketing.
Tendo dito isso, essas são algumas das técnicas de marketing interno que você pode aplicar dentro da sua empresa:
Canais de comunicação interna;
Benefícios e reconhecimento;
Eventos internos;
Cursos e treinamentos;
Planos de carreira;
Dentre as técnicas apresentadas, podemos ressaltar que os canais de comunicação internos normalmente são tradicionais dentro das empresas. Porém, uma dica preciosa é inovar dentro deste tópico.
Ao invés dos comuns e-mails informativos, busque uma proximidade com os colaboradores, por exemplo, desenvolva um programa de podcast ou até mesmo um espaço em que o funcionário se sinta mais incluído do que informado.
Esta pode ser, inclusive, a forma de apresentar benefícios dados ao empregado, como um curso de jogos digitais, por exemplo.
E falando em cursos, essa sim, é uma ferramenta muito útil nessa aplicação do endomarketing, pois formação e treinamentos são extremamente lucrativos para os dois lados.
Afinal, a empresa acaba tendo um funcionário mais capacitado, e o colaborador consequentemente, se capacita para alcançar novos cargos. Uma boa opção é oferecer justamente um curso de gestão comercial ead.
Extremamente alinhado com o oferecimento de cursos, existem planos de carreira, que de uma maneira mais direta, trata-se da forma da empresa recompensar seu colaborador por se capacitar e adquirir mais experiência em determinada área.
Desse modo, isso torna recompensador e empolgante toda a jornada de trabalho.
Por fim, e não menos importante, podemos destacar benefícios e reconhecimentos, em conjunto com eventos internos na empresa.
Neste ponto, começar com pequenas coisas já é um grande ínicio. Por exemplo, oferecer um day-off, ou seja, folga no dia de aniversário, happy hours e outros tipos de eventos e benefícios para o público interno.
Benefícios do marketing digital
Aplicar tais estratégias traz para a rotina da sua empresa diversos benefícios, e como consequência a produtividade do trabalho também se torna satisfatória, mas não é somente ela que melhora.
Como as estratégias afetam o dia-a-dia, o clima do ambiente também fica harmonioso, bem como a moral e motivação das equipes que se elevam bastante.
Tendo como mais uma das consequências a redução de turnovers, ou seja, a rotatividade dos funcionários da sua empresa.
Porém, é importante que se fique atento aos limites da estratégia, para que não se confunda um bom ambiente de trabalho com o famoso oba-oba. Nesse sentido, um curso planejamento de marketing pode ser interessante de ser feito.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
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