Michael Campos

Marketing de indicação: saiba qual a importância e como aplicar

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    O marketing de indicação talvez seja a estratégia mais antiga utilizada, afinal quem nunca comprou algo por indicação, não é mesmo? E você já parou para pensar em quantas vendas a sua empresa já fez por alguma indicação?

    Afinal, indicar é algo bem natural em nós seres humanos, pois sempre queremos mostrar para o outro que aquele produto é tão bom que vale a pena conhecer, seja o intercâmbio Canadá 1 mês que você fez ou uma blusa que comprou.

    Com o aumento da tecnologia e toda essa mudança da forma de consumo, se antes íamos até as lojas para pesquisar sobre valores e conferir de perto a qualidade dos produtos, hoje nos direcionamos aos sites e aplicativos de compra.

    Sendo assim, quando queremos comprar um mini porta pallet usado, por exemplo, pesquisamos na internet e com isso começamos a avaliar:

    • Os melhores preços;
    • A descrição do produtos;
    • Se o site é confiavél;
    • O estão falando sobre a empresa e os produtos.

    Além disso, nos deparamos com cada vez mais golpes que são aplicados na internet, muito por isso as pessoas têm medo ou algum receio de realizarem compras na internet.

    Por isso é fundamental que as avaliações sejam positivas para que as marcas se mostrem confiáveis para o público, fazendo com que eles queiram adquirir o produto em questão.

    Com toda essa realidade, fica muito mais evidente como o marketing de indicação se torna fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência no mercado, ver seu negócio crescer e suas vendas aumentarem.

    Para entender melhor como o marketing de indicação funciona e como ele pode ajudar a sua empresa a aumentar as vendas, além de se fortalecer no mercado, continue lendo este artigo, pois separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

    O que é marketing de indicação?

    Podemos definir o marketing de indicação como a ciência que gera novas vendas e que utiliza apenas os seus clientes atuais.

    Sendo assim, são aqueles consumidores que estão satisfeitos e com isso mais propícios a indicarem a boa experiência que teve com a marca para os seus amigos e familiares, com isso esses clientes se tornam promotores da sua marca.

    O marketing de indicação se baseia em um processo bem simples e que acontece no dia a dia das pessoas, sem que ao menos ela perceba, e é justamente por acontecer dessa forma natural que as empresas precisam dar mais atenção para essa estratégia.

    Por exemplo, quando alguém for questionado sobre empresas de usinagem em SP, irá se lembrar apenas daquelas que tiveram o melhor atendimento, além de um bom serviço, afinal a indicação só é feita de boas experiências.

    Quando o marketing de influência é feito da maneira correta, os seus clientes se tornam propagadores dos seus produtos e serviços de uma forma positiva, fazendo com que sua marca seja reverencial no mercado.

    Importância do marketing de indicação

    Agora você já entende o conceito do marketing de indicação e já viu como ele é importante para uma empresa, afinal sua marca será propagada pelos clientes, fazendo com que seus produtos e serviços sejam conhecidos por mais pessoas.

    Por isso, vamos deixar claro que alguns fatos mostram como o marketing de indicação realmente é importante para que qualquer empresa cresça, seja ela de assistência de impressoras Epson ou uma loja de ventiladores.

    De forma resumida, o marketing de indicação ajuda clientes que estão satisfeitos com o seus produtos e serviços a passarem adiante as boas soluções e tudo que foi oferecido pela sua empresa.

    Com isso o seu cliente faz uma espécie de publicidade verdadeira, contando para os seus conhecidos com a maior sinceridade a experiência que teve.

    É importante ressaltar que muitas vezes as empresas focam todos os seus recursos em estratégias e campanhas para atrair novos clientes e se esquecem dos clientes que já conhecem a marca e que são até mais importantes que esses novos consumidores.

    Afinal, o cliente novo não conhece de fato a sua empresa e pode acabar trocando seus produtos pelos da concorrência, mas os clientes fiéis que já conhecem sua marca dificilmente fazem isso.

    Saiba que o valor da indicação é muito alto e ele consegue proporcionar para a sua empresa os seguintes benefícios:

    • Criar um menor tempo de negociação;
    • Potencializar os resultados com menor investimento;
    • Formar uma rede de promotores verdadeiros da marca;
    • Leads com potencial de qualificação;
    • Diminuir o ciclo de vendas;
    • Expandir o alcance.

    Com isso fica claro que dar atenção para os clientes que já conhecem sua marca, além de fazer com que eles continuem comprando seus produtos e serviços, faz com que eles tragam novos clientes para a sua empresa.

    Como colocar o marketing de indicação em prática?

    Se você tem uma empresa de projeto de recuperação de áreas degradadas, por exemplo, deve estar se perguntando como colocar o marketing de indicação em prática, afinal ele não gera nenhum custo adicional para a empresa e consegue influenciar as pessoas.

    Veja a seguir algumas práticas que você pode implantar em seu negócio e fazer com que a sua empresa desfrute de todos os benefícios que o marketing de conteúdo pode te proporcionar.

    Construa sua marca com um diferencial

    Para conseguir se destacar de fato dos seus concorrentes, é preciso que mostre o que a sua empresa tem que as outras não possuem.

    Com isso uma empresa de sistema de exaustão industrial, por exemplo, consegue gravar as experiências que serão multiplicadas nas indicações dos seus clientes, além de mostrar que a sua marca possui domínio da sua área de atuação.

    Crie e divulgue um programa de indicações

    Essa é uma ótima estratégia para dar aquele empurrãozinho nas indicações e fazer com que os seus clientes ativos falem sobre a sua empresa para o seu ciclo de amizades.

    Por exemplo, uma empresa de estufa incubadora pode criar um programa através de um cartão de indicação, assim quando esse novo cliente chegar através daquele que já consome o seu serviço, o consumidor antigo ganhará uma porcentagem de desconto.

    Também podem ser usadas estratégias como:

    • Mimos;
    • Descontos progressivos;
    • Brindes;
    • Vouchers.

    Você pode usar as redes sociais e todos os seus canais de comunicação para impulsionar essa estratégia.

    Ofereça boas experiências para seus clientes

    Como já dito, o marketing de indicação é bem simples, afinal a base dessa estratégia está em passar adiante experiências positivas que os clientes tiveram ao comprar climatizador, uma escova de cabelo, roupas, acessórios ou outros produtos na sua empresa.

    Sendo assim, é fundamental que sua empresa ofereça o melhor atendimento para os seus clientes, afinal é justamente isso que fará com que ele volte a consumir os seus produtos e serviços, além de, claro, indicarem para os seus conhecidos.

    Para que você consiga garantir que essa experiência será feita da melhor forma, é importante que toda a jornada de compra seja avaliada, para que possíveis erros sejam identificados e solucionados de uma maneira rápida e eficaz.

    Com isso, analise desde a infraestrutura do seu site, o atendimento dos seus colaboradores, além de, claro, a comunicação interna, que pode parecer sem importância, mas possui um forte impacto no produto final e consequentemente na experiência do cliente.

    Crie em ações estratégicas para as indicações

    É importante que você pense em ações que possam ajudar na indicação dos seus produtos ou serviços, esse momento é bem particular, pois existem práticas que sempre funcionam para um segmento de negócio, mas para outros não.

    Por isso é importante que você conheça a fundo o seu negócio e acima de tudo os seus clientes, só assim você irá conseguir traçar as estratégias ideias para o seu público, afinal irá conhecer ele a fundo, além de saber seus anseios e necessidades.

    Você pode, por exemplo, criar uma seção de comentários no seu site e pedir para que os seus clientes escrevam avaliações sobre os seus produtos e serviços, além de compartilharem seus conteúdos.

    Com isso você impulsiona os seus clientes a falarem bem da sua empresa, criando assim um canal de confiança, afinal antes de comprar qualquer coisa na internet, as pessoas costumam analisar as avaliações para saber se a marca e os produtos são de confiança.

    Quando uma empresa entende que a base do seu sucesso são os clientes que já conhecem o seu produto e com isso potencializa suas ações para esses consumidores, transformando-os assim em propagadores da sua marca, alcança o crescimento da marca.

    Afinal, as pessoas confiam umas nas outras e levam em consideração suas experiências sobre os produtos e serviços que consomem, por isso é importante que o marketing de indicação seja aplicado em seu negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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