Michael Campos

O que é Google Helpful Content e qual a sua importância

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    O campo digital vem crescendo de forma exponencial na sociedade, e muito disso se dá por causa das diferentes aplicações que podem ser encontradas dentro desse cenário virtual, assim como sua renovação, chegando até a função do Google Helpful Content.

    Para garantir a melhor experiência possível, tanto aos usuários como para as empresas que buscam se estabelecer nesse cenário, muitos programas digitais vem desenvolvendo novas estratégias para estabelecerem um bom desempenho dentro deste local.

    Seja por parte dos usuários, que procuram por uma forma prática de alcançar produtos ou serviços que o interessem, além das soluções rápidas que podem ser acessadas para problemas específicos, como também por parte das empresas, a atingirem novos clientes.

    Um exemplo disso está na forma em que um usuário pode pesquisar por algo específico, como “conserto de motor de portão” e então ser direcionado ao contato de empresas que trabalham com esse tipo de serviço.

    E justamente por ser um ambiente tão benéfico para o público em geral, as companhias dentro das plataformas de buscas acabam lidando com uma concorrência cada vez maior.

    Mesmo tipo de conceito que também é válido para as redes sociais. Nesse tipo de plataforma a competição pode ser ainda maior, se levarmos em conta que tanto as empresas como os próprios usuários estão ali publicando diversos conteúdos.

    Cenário esse a fazer com que uma empresa de restauração de fachadas tenha que desenvolver uma boa estratégia para se manter relevante na internet, pois não basta manter um contato digital, é preciso saber como colocá-lo em evidência.

    Tendo uma clara noção sobre essa importância, as próprias plataformas de buscas vem desenvolvendo ferramentas e práticas que possam ajudar um perfil a conseguir o tipo de atenção que procura nas redes, já que isso pode influenciar positivamente seus negócios.

    Questão essa a fazer com que o próprio Google venha se renovando, da mesma forma em que se espera que as empresas cadastradas em sua plataforma de busca  também estejam atentas a possíveis atualizações a ocorrerem neste sistema.

    O Google Helpful Content e sua importância

    De tempos em tempos o Google apresenta novas ferramentas ao público, da mesma forma em que modifica também seus termos de serviços, sendo possível citar a anunciada exclusão dos cookies, programas que são usados para coletar dados dos usuários.

    Tudo levando a uma realidade na qual para quem está em busca de se colocar em evidência nesse campo é necessário adaptar frequentemente.

    Um exemplo recente disso é o Google Helpful Content, uma atualização da plataforma de busca que procura adotar como diretriz principal a oferta de conteúdos que de fato sejam úteis aos usuários, facilitando a eles conquistarem uma boa experiência na internet.

    Algoritmo esse que trabalha para garantir com que, sempre que alguém pesquise por algo em particular, como fábrica de máquinas empacotadoras, ele seja direcionado as melhores opções de conteúdo que estejam associadas a esse termo citado.

    Ou seja, é uma forma de garantir com que tantos os usuários como as empresas que trabalham com esse tipo de serviço consigam ter acesso a melhor experiência possível, tendo o Google como uma plataforma positiva que ajude a garantir essa conexão.

    Através deste novo algoritmo, é possível garantir com que apenas as melhores páginas estejam ali presentes e consigam se destacar entre as primeiras posições na área de resultados, conversando diretamente com o conceito de SEO.

    Sigla essa que associa a ideia de Search Engine Optimization, uma Otimização dos Mecanismos de Busca, que trabalha para garantir com que um site consiga se posicionar de forma superior junto aos programas de busca.

    Destaque esse que pode ser garantido para o site de uma empresa de instalação de sistema de câmeras de segurança através dos conteúdos bem estruturados disponíveis em sua página na internet. Além disso, tal posição pode partir também de:

    • Títulos chamativos;
    • Uso de palavras-chave;
    • Número de caracteres;
    • Sistema de links internos e externos.

    Um conjunto de tópicos que é visto como essencial para quem um endereço digital consiga alcançar uma boa posição no Google. O problema é que muitas páginas usavam essas estratégias não para otimizar seus conteúdos, mas para burlar o sistema do Google.

    Ou seja, era comum que um site enchesse sua plataforma de matérias diversas, atingindo assim uma melhor posição junto ao serviço de busca, no entanto, grande parte dessas matérias poderiam ser vazias ou até mesmo repetitivas, impedindo uma boa experiência.

    É o mesmo sentido de uma companhia contratar um serviço de paisagismo para empresa apenas para cuidar da sua fachada, sem usar desse ofício para cuidar dos jardins internos que possam fazer parte de tal empreendimento.

    Uma prática prejudicial aos usuários que agora o Google busca evitar, sendo esse o motivo por trás da aplicação desse novo sistema, com o seu sistema de Helpful Content atuando para que apenas bons conteúdos possam de fato se destacar no seu campo de pesquisa.

    Atualização essa que exige que as páginas em busca de se manter relevantes tenham que adotar uma série de estratégias para garantirem seu sucesso ali.

    Como se destacar nesse novo sistema do Google?

    Se essa plataforma está em busca justamente de dar prioridade a bons conteúdos na internet, a solução para se destacar ali está associada então a qualidade a ser garantida a essas produções, existindo formas diversas de se conseguir isso, como:

    Entender seu público-alvo

    Para que uma empresa que atua com o serviço de aplicação de insulfilm residencial consiga um certo destaque no mercado, ela precisa saber como adaptar o seu negócio para conversar diretamente com o seu público-alvo.

    Uma realidade do mercado que também se adapta ao cenário digital, sendo preciso compreender qual é o comportamento da sua audiência, para assim garantir com que esse público consiga se relacionar melhor com o tipo de conteúdo fornecido na rede.

    E isso pode incluir desde o formato até mesmo o tom de diálogo a ser usado na produção de materiais ou qualquer que seja o conteúdo compartilhado por um site.

    Pesquisar frequentemente seu mercado

    Além do seu público existem outros tópicos que precisam ser estudados, para assim garantir com que uma plataforma digital consiga publicar os melhores conteúdos, baseado na realidade do seu mercado e até mesmo nas ações adotadas por seus concorrentes.

    Isso inclui também um estudo sobre o próprio conteúdo em si, optando por trabalhar com tendências que se encontram em alta, de forma a otimizar o contato de uma plataforma com o seu público, além de garantir uma boa posição junto aos serviços de busca.

    Evitar produzir conteúdos automáticos

    Por muitos anos o destaque de uma página na internet se deve muito pelo uso de algumas das estratégias citadas anteriormente, como o uso de palavras-chave. Apesar disso seguir tendo função na internet, tal prática não é mais suficiente para um bom desempenho.

    Ou seja, para garantir com que uma matéria em seu blog, falando sobre a necessidade de um registro de licenciamento por parte de um negócio, consiga se destacar na internet é preciso produzir conteúdos otimizados ao público e não para as plataformas de busca.

    Dar preferência à qualidade ao invés de quantidade

    Outro ponto importante está associado a quantidade de conteúdo que um site ou plataforma digital qualquer procura publicar, sendo importante entender que um número excessivo de postagens, ainda mais as de baixo valor, podem até mesmo prejudicar um perfil na internet.

    Isso porque um perfil de baixa autoridade pode acabar sendo taxado negativamente pelo Google, prejudicando assim a performance deste site em relação às páginas de resultados, indo em direção contrária para quem busca se destacar diante dos seus conteúdos.

    A adoção dessas práticas podem fazer com que uma plataforma específica conquiste uma melhor performance junto ao Google, sendo importante seguir a nova e principal diretriz trabalhada pela empresa de tecnologia hoje, que é manter o público sempre em prioridade.

    O mesmo tipo de pensamento que pode fazer com que um produto se destaque nas prateleiras do supermercado, através da aplicação de bons rótulos personalizados, mas que agora pode ser adaptado para o cenário digital, em relação às buscas no Google.

    Cenário esse que precisa ser visto com bastante atenção, afinal, se sua empresa não se adaptar nesse sentido, seus concorrentes irão, fazendo assim com que a sua performance na internet seja diretamente dependente da sua estratégia para se destacar nas redes.

    Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para conseguir utilizar as estratégias de SEO da melhor maneira possível em seu site.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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